30/01/2013

Resenha - O Princípio da Tempestade


Nome: O Princípio da Tempestade
No Original: The Storm Begins
Autor (a): Damian Dibben
Tradutor (a): Regina Winarski
Páginas: 352
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Há muitos anos, a família Djones esconde um grande segredo: eles fazem parte de uma sociedade secreta que viaja através dos séculos para evitar que perigosos inimigos baguncem a História. Na tentativa de encontrar seus pais, que estão desaparecidos, Jake é levado da Londres do século XXI para a França do século XIX, a base dos Guardiões da História, onde ele descobre a verdade sobre o sumiço de seus pais e o plano diabólico do príncipe Zeldt para destruir o mundo atual.

Quando vi esse livro nos lançamentos da Rocco mal pude acreditar. Viagem no tempo pela história. Dois dos meus temas favoritos unidos em um mesmo livro. Onde eu estava que nunca havia visto esse livro no Goodreads? Não pensei duas vezes ao solicitá-lo como livro de janeiro da parceria. Damian Dibben nos apresenta um universo rico e inovador, com personagens cativantes, cenários fascinantes e uma trama complexa. Um verdadeiro passeio pela história.

Jake estava voltando do colégio quando foi abordado por um carro negro e um homem muito sério. Ele pensa em fugir, mas quando o estranho fala que seus pais estão desaparecidos a curiosidade e a preocupação vencem o temor. O carro se dirigiu ao Monumento de Londres e o estranho se apresentou como Jupitus Cole. Levado por uma porta secreta Jake ficou fascinado com o ambiente. Uma imensa sala repleta de livros e pinturas antigas, que retratava diversas civilizações. Os livros eram imensos e no centro da sala estava uma mesa, com mapas e globos mundiais de diversos períodos da história. Sem nem ter tempo de admirar a sala Jake é surpreendido com a verdade. Ele é filho de dois dos maiores agentes que a agência de Guardiões da História já teve e também possuí o átomo que permite viajar através dos séculos. O método foi descoberto séculos atrás e desde então eles tomam conta da história, sem nunca alterar pontos fixos e lutando para ninguém mais interferir. Levado ao quartel central da agência em plena França do século XIX, Jake está maravilhado e ao mesmo tempo assustado. A última mensagem que chegou de seus pais dizia código roxo. A líder da agência decidira então mandar uma equipe investigar o sumiço e Jake inconsequentemente vai atrás. Da Itália a Bavária de 1506, Jake, Topaz e Charlie descobrirão um plano que se concretizado poderá mudar para sempre o mundo que conhecemos.

A premissa é basicamente essa. Não vou estender mais porque estou muito animada com a história e a resenha ficaria enorme. Estou encantada com o universo criado por Damian Dibben. A narrativa possui um ritmo fluido que desenvolve o ambiente e seus personagens enquanto a trama anda. O estilo me lembrou Riordan em vários quesitos. A ambientação é perfeita e o autor foi cuidadoso ao transportar com detalhes precisos a Itália do século XVI. A história pode até ter ares juvenis, mas a trama por trás desse primeiro volume não era nem um pouco simplista. A forma como Dibben elaborou sua trama e desenvolveu os elementos dentro dela foi muito acertada, instigando e envolvendo o leitor.

Além de introduzir o mundo fascinante que se seguirá nos próximos livros o autor entrelaça algumas questões, alguns mistérios que me deixaram mais ansiosa ainda pelo próximo volume. Será mesmo que o segundo filho da terrível família Zeldt desaparecido anos atrás é quem eu estou pensando que é? E como será que Topaz vai se sair? São tantos pontos angustiantes. E é nesse ponto que chamo atenção para outro mérito do autor: o fato de todos os personagens conquistarem a empatia e a atenção do leitor. Todos eles possuem suas próprias histórias, segredos e personalidades marcantes. O estranho, assustador e misterioso Jupitus, a tensa e arisca Topaz, o inteligente e sagaz Charlie, o falastrão, mas corajoso Nathan e no centro disso tudo Jake, o garoto simples, mas que surpreende e amadurece ao longo da história.

Leitura rápida, que alterna ação entre momentos sombrios de pura tensão. Um final na medida entre o surpreendente e o emocionante. Damian Dibben construiu uma história criativa que deixa no ar possibilidades infinitas de crescimento. Toda a história do mundo a ser explorada. A edição da Rocco está perfeita. Fonte agradável, capa mantida e com detalhe em azul muito bonito. O cenário e a trama do livro renderiam um filme ótimo. Recomendado a todos que estão à procura de uma história diferente que fica entre o histórico e a ficção científica. Juvenil, mas com uma trama mais complexa e interessante. Leiam! Até mais!

Os Guardiões da História - Damian Dibben
1- O Princípio da Tempestade
2- Circus Maximus
3- Sem Título Ainda

28 comentários:

  1. Nossa, adorei sua resenha! A capa do livro chamou bastante a minha atenção quando vi. Sem mencionar que a sinopse é tudo o que eu gosto quanto gêneros literários! Mal posso esperar para ler ;D

    Bjos!

    www.silentmwyorld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um livro muito chamativo, adorei!
    Eu sinceramente quero lê-lo. Que resenha ótima!
    Adoro uma ficção <3

    ResponderExcluir
  3. Gosto desse tipo de gênero, porém, tem que ser algo bem elaborado e não tanto cansativo, porque se for, aí já era, não consigo mais lê-lo! rs

    Acho melhor eu esperar sair a série completa! HUSAHUSHAU


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou curiosa para ler o livro, já vou adicioná-lo na lista, haha!

    ResponderExcluir
  5. Entro na fila dos que ficou muito curiosa para ler por causa da resenha! É raro você falar com tanto entusiasmo de uma série/trilogia e todas as que indicou até hoje são mesmo muito boas. Viagem no tempo na história do mundo é mesmo um tema que tem muitas possibilidades. Não me recusaria a ir para a França no século XVIII. Já estou divagando. Ótima resenha mesmo! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a gostar de viagem no tempo tem pouco tempo e é tão difícil achar livros com o tema aqui no Brasil que mal posso esperar para ler esse. Sua resenha dobrou minha vontade e curiosidade. Sério, imagina andar por cada corte? Adorei a forma que fala da ambientação e tudo.

    Espero que seja uma série e não trilogia, uns cinco livros era o ideal. Ótima resenha como sempre! Ah, vai ter sorteio? Diz que sim. Hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Um infanto-juvenil que fica entre o histórico e a ficção-científica *-* AMEI! É o meu número \o/ haahahaha

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Como estou a procura de uma nova série juvenil é meio que minha cara. Surpresa com o que falou sobre o universo da série. Adicionado na lista de desejados.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. A Rocco sempre encanta e surpreende com suas capas e histórias, esse livro me lembrou de cara alguns do Rick Riordan (que sou apaixonada) o que já me convenceu, e depois da sua resenha, só gostei mais ainda haha Beijo!

    ResponderExcluir
  10. A historia me encantou, já esta na minha lista !

    ResponderExcluir
  11. O livro parece bem irreal, mas em compensação é cheio de aventuras... O que torna um livro cheio de expectativas que pretendo ler com certeza... A Rocco deve ter feito um belo trabalho no livro, não vejo a hora de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. A Rocco sempre lança esses infanto-juvenis que mais prende adultos do que o pessoal da faixa etária apropriada. Hahaha.
    Gosto de boas ficções,
    e o livro tem uma premissa bem interessante.
    Encaro.

    ResponderExcluir
  13. Adoro viagens no tempo também. Desde que vi Doctor Who tenho procurado livros deste tipo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei a resenha! O tema de viagem no tempo e aventura nunca foi muito empolgante para mim, mas historia sempre foi uma paixão minha e sua empolgação me deixaram curiosa para ler o livro :)

    ResponderExcluir
  15. Com uma resenha dessa eu não poderia ficar indiferente. Amei e quero ler o livro, não, quero ler a série. Amo esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  16. Mas é lógico que quero ler isso!!!! Viagem no tempo é comigo mesma ehehehe. Já ta na minha lista!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser demais, cheio de aventura! É a primeira resenha ueleio dele, e pelo que li, mal posso esperar pra ler eu mesma!
    Sabrina Piano
    Doces Leituras
    http://doces-leituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O livro me ganhou qdo eu li:
    "O estilo me lembrou Riordan em vários quesitos"
    Um dos meus autores favoritos!
    Além da trama parecer ser genial e a história envolvente.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  19. Fiquei interessada por esse livro desde a primeira vez que o vi.
    Amei a capa e fiquei com muita curiosidade sobre a história.Pretendo lê-lo o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
  20. A estória parece ter um enredo bem intrincado, que pega o leitor. Acho que a trama tem bastante aventura.

    ResponderExcluir
  21. A capa não tinha me chamado a atenção, acho que nem cheguei a ler a sinopse, mas a resenha me agradou bastante! Ainda não li nada sobre viagem no tempo pela história, parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  22. coloquei um link pra lerem essa resenha no meu blog

    ResponderExcluir
  23. Ai, agora eu vou ter que comprar!
    Adoro essas tramas de viagem no tempo, são infinitas possibilidades, além de o livro parecer emocionante.
    Penny Pe
    http://www.fomedelivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Parece ser super emocionante!!Eu queroo!! *-*

    ResponderExcluir
  25. Eu já havia lido a sinopse do livro, e achei bem interessante. Infelizmente, eu tenho que admitir que estou tendo problemas ao selecionar um livro para comprar. São tantos lançamentos de uma única vez que fica difícil filtrar quais livros comprar ou não. Admito que literatura estrangeira eu tenho comprado livros mais divulgados (é triste eu sei), e os nacionais eu tenho selecionado na maioria das vezes (nem sempre) pela sinopse. Outra situação que eu venho evitando, eu já até cheguei a comentar isso antes, é a compra de séries novas. Mas vou deixar o nome anotado.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  26. eh um livro que me chamou bastante atençao.Sua capa eh bem criativa e a sinopse ficou otima!

    ResponderExcluir
  27. Amo viagem no tempo e sua resenha ressaltou tudo o que amo em livros assim, na época nem fiquei muito interessada, mas vendo tudo o que falou já vai para a lista de desejados. A capa é linda, *=*

    ResponderExcluir
  28. Bem o que estou procurando no último parágrafo: "Recomendado a todos que estão à procura de uma história diferente que fica entre o histórico e a ficção científica."
    Gostei bastante da forma como esse vai se desenrolar, e também da narrativa ser fluida, amo muito isso!
    Amei a resenha!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.