22/01/2013

Resenha - Nicolau São Norte e A Batalha Contra o Rei dos Pesadelos


Nome: Nicolau São Norte
No Original: Nicholas St. North
Autor (a): William Joyce
Tradutor (a): Érico Assis
Páginas: 232
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em Nicolau São Norte a verdadeira história de ninguém menos que Papai Noel, que, muito antes de ser São Nicolau (ou Santa Claus), era conhecido como Norte, um destemido espadachim e notório fora da lei. Na história, que traz charmosas ilustrações em preto e branco, somente quando vilões verdadeiros entram em cena Norte encontra outro uso para suas famosas habilidades de lutador, transformando-se no herói adorado por crianças do mundo inteiro.

Todo mundo sabe que sou apaixonada por livros infantojuvenis e como é difícil ter séries do gênero lançadas aqui. Por isso quando a Rocco anunciou o lançamento da série "Os Guardiões" fiquei muito feliz. Já tinha visto o trailer do filme, mas não acreditei que os livros um dia sairiam por aqui. William Joyce apresenta uma história inusitada e deliciosa que traz personagens conhecidos por todos de uma forma completamente nova.

Era uma ronda como outra qualquer para o pequeno raio lunar quando encontrou a estranha caverna mergulhada em uma escuridão profunda e que parecia respirar. Ele não devia ter entrado e foi com choque que encontrou na profundeza do abismo aquele que todos os raios lunares aprendiam a temer: Breu, o rei dos pesadelos. Após uma pequena série de acontecimentos inesperados não só Breu estava livre como o raio estava preso no punhal de cristal de um estranho garoto espectral. O garoto estava livre, e a guerra havia recomeçado. Longe dali estava o pequeno Papoff Noelen, um lugar tranquilo, separado do resto do mundo e repleto de criaturas mágicas. Foi Ombric Shalazar, o último mago conhecido que fundou o lugar e morava na Troncuda, uma imensa árvore, com quartos, bibliotecas e tudo o mais. Papoff Noelen era especial e Ombric fizera de tudo para proteger sua beleza e segredos. Apenas os de coração puro conseguiam alcançar seus muros e assim viver na cidade. Naquela noite Ombric teve a pior notícia de sua vida e precisava se preparar da melhor maneira possível para proteger as crianças e as pessoas do vilarejo. Mas não contava com a rapidez do ataque e muito menos com a ajuda inesperada. Como vencer essa batalha inesperada e principalmente onde encontrar ajuda para acabar com um inimigo tão cheio de malícias e truques?

Esse é o ponto de partida da encantadora história criada por William Joyce. Um mundo riquíssimo e repleto de elementos e seres interessantes. Estou apaixonada por cada pequeno detalhe. Desde o vilarejo até os infinitos recursos e feitiços conhecidos por Ombric. Uma escrita rica, com descrições precisas e bem colocadas onde o autor consegue mergulhar o leitor em uma trama equilibrada e mágica. Leveza, bom humor e uma narrativa que interage com o leitor. Esses são alguns dos elementos que faz deste primeiro livro uma história cativante e viciante.

Sem subestimar o leitor, William Joyce desenvolve a trama em um ritmo cadenciado, com pequenas reviravoltas e gratificantes surpresas. A história não é simples, os personagens passam por momentos difíceis e sombrios. Nada de mostrar a vida doce só porque a história é destinada a crianças. O caminho de Ombric, Katherine e Nicolau não é fácil. O autor enriquece a história ao usar um humor reflexivo em diversos momentos. E vai além ao trazer um personagem improvável para o centro da trama e da história central da série. Ombric é um personagem fabuloso e que foge ao máximo do clichê de velhos magos. Katherine é ótima, e o garoto espectral é um mistério instigante durante toda a história. Mas o autor se supera mesmo é em Nicolau São Norte. Um personagem improvável, de características ambíguas e que surpreende desde o momento que surgiu. William Joyce mostra que nem tudo o que parece é.

Leitura rápida, rica e criativa. Estou ansiosa pelas próximas histórias. Tão criativas e belas quanto essa... Sim, a história é indicada para crianças, mas duvido que você, tenha a idade que for não vai se apaixonar por Papoff Noelen e seus personagens. A diagramação do livro e as ilustrações são os fatores que completam a riqueza da história. Um conto moderno, uma história visual, que vai conquistar a criança que existe em todos. A edição da Rocco está ótima. Capa mantida, fonte agradável, ilustrações muito belas e uma diagramação linda. A animação chegou aos cinemas recentemente e adaptou, pelo que vi, o universo da série inteira. Recomendado para todas as idades. Você vai se apaixonar pela história de William Joyce. Se tiver filhos divida com eles. É uma história adorável e que vai marcar. Leiam! Até mais!

Os Guardiões - William Joyce
1- Nicolau São Norte e A Batalha Contra O Rei dos Pesadelos
2- E. Aster Bunnymund and the Battle of the Warrior Eggs at the Earth's Core
3- Toothiana: Queen of the Tooth Fairy Armies
4- The Sandman and the War of Drams
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda

12 comentários:

  1. Não leio muito infantojuvenis, e gostaria de ler mais. Esse parece muito bom e como eu amo animação vou acabar lendo antes de ver o filme
    Fiquei bem curiosa sobre Ombric e o tal Nicolau, adorei a resenha e já adicionei na lista. Já até imagino a mistura dos personagens. Ótima resenha, o livro parece mesmo muito bonito. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. AH, que demais! Não é um livro de um gênero que me interessa muito, mas deve ser legal. Vou tentar comprar e dar de presente para o meu primo, que aprendeu a ler super rápido. Aí aproveito e leio com ele ;)

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que vejo e já fiquei morta de vontade de ler. Eu gosto muito de infanto juvenis e desde que li outro que você recomendou estava a procura de algo. Acho mágico certas histórias e adoro o jeito que me sinto lendo essas histórias. Já vi o filme e amei, mas quero ler a série. Dizem por ai que William Joyce é mesmo tudo o que a resenha fala. Vamos ver. A capa é linda, espero que não demore a sair a série toda. Adorei a resenha! Abs.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não o filme, mas achei o enredo e o livro uma lindeza.
    Estou doida para ler, mas vou esperar lançar a série toda para não ficar com gostinho de quero mais por muito tempo.

    Abraços
    gabi Lopes

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Parece um livro muito bom mesmo e vou acabar conferindo. Podia mesmo ter mais séries desse tipo aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Também tenho alguns livros infanto juvenis e de vez em quando leio algum. Esse parece ser muito legal, adorei o enredo e a capa então, uma graça :)

    ResponderExcluir
  7. Parece bem rico e criativo mesmo, história bem cheia de detalhes, gostei!
    Agora estão lançando muitas séries, né?

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Achei o livro bem interessante, ainda não conhecia.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia muito esse livro, só tinha visto a capa por ai e acabei julgando (pois não gostei muito) mas agora vendo sua resenha mudei muito de ideia, parece realmente que vale a pena ler :D

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler histórias de fantasias principalmente quando entre seus personagens, existe o Papai Noel, não tão Noel assim, mas bastante chamativo. Gostei da resenha que não conhecia e já anotei o nome do livro.

    ResponderExcluir
  11. Continuando na onda de livros pouco conhecidos, quis saber sobre esse. Principalmente pela capa, que é bem infantil mas é linda.
    A premissa desse livro me lembrou o filme A Origem dos Guardiões, não se você estava falando sobre ele na resenha, mas se for pelo menos assisti só a metade e depois que ler a série termino de assistir.
    Tenho certeza de que vou amar essa série! Boa resenha!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.