29/01/2013

Resenha - Lola e O Garoto da Casa Ao Lado


Nome: Lola e O Garoto da Casa Ao Lado
No Original: Lola and The Boy Next Door
Autor (a): Stephanie Perkins
Tradutor (a): Robson Falchetti Peixoto
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

Há pouco mais de um ano resolvi ler "Anna e O Beijo Francês". Na época li porque era um livro que ajudava a misturar mais os gêneros naquele começo de blog e foi com total surpresa que não só gostei da história como de vários outros detalhes. Um romance leve com personagens cativantes. Quando soube que a autora planejava mais dois livros que interligava os ambientes fiquei animada, afinal Stephanie Perkins tinha feito o que nenhum outro autor havia conseguido: conquistar-me com o puro e mais estrito romance jovem.

Dessa vez conhecemos Lola, ela está no último ano do ensino médio e tem dois pais protetores. Vive em São Francisco e namora Max, músico e mais velho do que ela. Os pais não aprovam Max, mas Lola faz o melhor que pode para tornar a situação agradável em todo café da manhã de domingo. Era mais um domingo comum quando Lola foi obrigada a levar a cachorra para passear. Sabia que os pais iriam encher Max de perguntas, mas não podia fazer nada. Não era surpresa para Lola ver a casa ao lado receber moradores. Desde que os donos se mudaram todo o tipo de pessoa já havia passado por lá. Apesar disso toda vez que Lola via um caminhão de mudanças sentia o mesmo frio na barriga. Não podia ser os Bell. Eles não voltariam nunca. Mas Lola perde o chão quando seu temor se confirma. Os Bell estão de volta. Calliope arrumou um novo treinador e Cricket entrou para a faculdade em Berkeley. Lola até tenta se convencer de que está e vai ficar tudo bem, mas velhos sentimentos e antigas mágoas retornam com força. Para piorar ela não está certa sobre Max, gosta dele, mas vendo Anna e St. Clair sabe que nem de longe seu namoro com Max é como deveria ser. Cricket está de volta, mais alto, mais bonito e com ele mudanças que vão abalar a vida de Lola.

A premissa é essa e a narrativa de Perkins segue tão harmoniosa, viva e leve quanto antes. Mais uma vez a autora investe em uma história visual, usando o ambiente e a caracterização dos personagens como pontos de apoio da trama. Lola é uma personagem singular, mas que consegue conquistar o leitor. Ela é improvável, mas não impossível. Stephanie Perkins desenvolveu uma trama sobre personalidade, auto descobrimento e escolhas. Os medos e as inseguranças de Lola e como tudo refletia no que ela mostrava as pessoas.

Lola é uma personagem visual, desde o modo como se veste até as suas ações. E isso pode não ser bem aceito por todos os leitores. A autora foi bastante corajosa, para não dizer audaz ao nos apresentar um ambiente que nem todos já tiveram contato e personagens que representam uma pequena parcela do mundo como a maioria conhece. Lola usa a roupa como forma de expressão. De perucas a maquiagens. Desde vestidos imitando o fogo a maquiagens estilo Cleópatra. Vai dizer que não é estranho? Mas aqui entra o bom senso do leitor, afinal só porque você não conhece e nem nunca viu alguém como Lola não quer dizer que não exista.

Cricket também é diferente, inventor e estudante de engenharia mecânica. Viveu a sombra da irmã gêmea, sempre seguindo a família de competição em competição. O maior problema não é a identificação o visual da protagonista e sim o modo como ela agiu, sendo injusta com coisas tão óbvias. Ouvi muitas pessoas comentarem que Lola usa figurinos bizarros e perucas para se esconder e até certo ponto concordo que Lola deixou claro em vários momentos isso, mas é complicado falar sobre isso porque a autora desenvolveu parte dessa questão e personalidade é personalidade, cada um enfrenta a vida com os recursos que têm.

Leitura rápida, que apresenta um cenário rico, um universo desconhecido de muitos. Stephanie Perkins é uma autora curiosa, que transporta parte da própria personalidade em seus livros. Seja com uma cinéfila em Paris ou uma futura designer que se expressa com as roupas a autora acertou na leveza do romance. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte agradável e título alterado só para agradar os leitores. Recomendado a todos que curtem um bom romance e ainda aos que adoram conhecer uma parte do mundo diferente. Stephanie Perkins é uma ótima opção para quem quer começar no gênero. Leiam! Até mais!

Anna, Lola & Isla - Stephanie Perkis
1- Anna e O Beijo Francês
2- Lola e O Garoto da Casa Ao Lado
3- Isla and The Happily Ever After

32 comentários:

  1. Oie :)

    Eu li Anna a pouco tempo e acredita que não gostei :(

    Fiquei com medo de não gostar de Lola , pois me disseram que é super parecido mais sua resenha , me animou é agora é ler e ver o que eu acho né ! Beijos .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Yasmin, quero muito ler esse livro da Steph.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou muito fã da Perkins, desde Anna e o Beijo Francês, eu gostei muito, mas muito mesmo desse livro. Já até entrou na minha lista de favoritos do ano. E sobre o fato da Lola se esconder, às vezes até ela pensa isso, mas aí vem o Cricket e mostra que não, que ela aquele figurino todo é ela! E isso é lindo, o fato dele aceitar isso nela, e ainda gostar é fofo demais. E quando ele defende ela *-* meus olhos brilham e solto suspiros. E o detalhes da capa que se relacionam com a história, como as pulseiras e a estrela, é tudo muito bem trabalhado pra conquistar o leitor.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não gostei muito desse livro, achei ele legalzinho, mas não o achei ótimo. Mas enfim...
    sua resenha está ótheeema.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser super legal esse
    vou colocar na listinha de leituras

    já estamos te seguindo
    gostariamos que nos seguisse tb
    te esperamos!
    http://fanaticas-por-livros.blogspot.com.br/

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei esse livro em um top comentarista, estou louca para que ele chegue logo =)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu li Lola e o Garoto da Casa ao Lado e amei. Ando numa fase menininha, lendo romances e chicks e Lola caiu como uma luva.
    Bem fofo e fácil de ler, muito divertido e depois de ler a gente fica com aquela sensaçãozinha boa..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da autora, mas falaram tanto de Anna e o Beijo Francês e agora desse livro que estou curiosa, se passou pelo seu crivo deve valer a pena..rs eu tinha medo de ser uma escrita fraca e inconsistente sabe?!!

    Enfim, valeu a dica

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  9. Eu lia Anna e o Beijos Fancês e gostei muito então não vejo a hora de ler esse que já tenho, só vou terminar o que estou lendo pra pegar esse para leitura, parece ser uma história maravilhosa e ainda trás os personagens de Anna legal pra caramba isso.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Me fez ter vontade mesmo de ler esse livro.
    Não li "Anna e o beijo francês", e ainda não sei se faz o meu tipo de leitura favorita, mas senti vontade de ler Lola pelo simples fato de a protagonista ser bem diferente, e ao mesmo tempo, tão igual a nós...
    A capa é muito lindinha *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É um livro bem legal, cheia de contravessas, lola é muito rebelde mas acaba se apaioxando.

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas outras resenhas que diziam de forma parecida o que você comentou na sua resenha. A premissa do romance parece ser bem simples, mas depois de ler suas impressões eu percebi que se pode tirar muitos proveitos desse livro. Nunca li nada da autora e nem o famoso Anna e o Beijo Francê - muito badalado no ano passado - mas o livro da resenha me pareceu bem mais interessante que o citado (posso mudar de ideia se ler os dois kk). É bom nós alternamos para leituras mais leves, princpalmente no meu caso que sai de Lewis direto para Tolkien e estou pirando, no bom sentido :D

    Bjs!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já vi muitas resenhas positivas desse livro, claro que não é perfeito, mas é muito recomendado, e essa capa é muito fofa haha adorei

    ResponderExcluir
  14. Já vi vários blogs elogiando este livro, mas não adianta, nunca fui com a cara da capa... affe esta menina com cara de "Lazy Town"!!! Esta é a primeira resenha que me faz querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louca para ler esse livro, eu sempre ouvi criticas muito boas sobre Anna e o Beijo Frances, e a Stephanie Perkins em si. Estou ansiosa para ler, ando precisando de um romance mais leve e divertido. Anna e Lola definitivamente entraram para minha lista.

    ResponderExcluir
  16. Bom,eu me interessei por este livro ao ler uma resenha.Eu nunca tinha me ouvido falar até então.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Não me lembro exatamente pq comprei Anna e o Beijo Francês, provavelmente pq tava em promoção e pra fechar algum frete grátis... foi uma história que me surpreendeu, como vc falou, um romance adolescente mas que tem algo de especial.
    Desde que vi que a NC ia lançar Lola fiquei ansiosa e logo que saiu li! Adorei tudo no livro!! Lola e Cricket são demais, cada um do seu jeito particular. A amiga dela tb, apesar de não aparecer muito simpatizei com ela, e os pais da Lola achei simplesmente incríveis, a colocação deles na história e tudo mais. A aparição de Anna e St. Clair tb foi muito legal, não sabia que eles apareceriam na história, e foram importantes de certa forma no desenrolar da trama. Só não gostei muito do 'fim' que a autora deu pro Max...
    Apesar de Anna ter uma trama melhor, a questão do intercâmbio e tal, no geral gostei mais de Lola! Não sabia que os livros eram meio que uma série, agora estou ansiosa pra conhecer Isla!!! :)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns. Sua resenha está simplesmente maravilhosa. Eu quero muito ler esse livro. Já li o outro livro da autora: Anna e o Beijo Francês e gostei muito. Já li algumas resenhas sobre esse livro e todos elogiam muito.

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha ficou ótima. Não tenho muito interesse em livros assim, mas... Quem sabe, não é?!

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei "Anna e o Beijo Francês" e li em 2 dias 'rsrs - Gostei muitoo!
    Sempre leio elogios desse livro! E agora estou doida para ler "Lola *--*
    Ótima resenha! =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Estou louca pra ler esse livro a muito tempo, só vejo resenhas positivas sobre ele. A escrita da autora deve ser ótima mesmo, porque eu só vejo elogios sobre ele.
    Amei a resenha, esse blog sempre trazendo ótimas resenhas!
    Sabrina Piano
    Doces Leituras
    http://doces-leituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Um romance adoslecente, daqueles que a gente começa na primeira página, vai se apaixonando e quando ve o livro acabou. Foi essa a impressão que o livro me passou na resenha. Vou ler.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li esse livro, mas quero muito. Esse livro parece ser muito bom, com uma leitura leve e envolvente!! Ele já faz parte da minha lista de leitura deste ano!!

    ResponderExcluir
  24. Ótima resenha.
    O livro parece ser bem legal, ja vi vários comentários positivos sobre ele. Estou curiosa para lê-lo.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  25. Queroo muuito ler!!Super anciosaa!!!Bjs

    ResponderExcluir
  26. Nossa, to ansiosa por esse livro desde que li Anna e o Beijo Frances!
    Está ótima a sua resenha. Não vejo a hora de poder ler e dar a minha opinião tbm

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha......lindas historia que essa autor escreve.........

    ResponderExcluir
  28. Linda historia.....ainda nao li algum livro desse autor,mais a historia parece ser super divertida.rsrs..

    ResponderExcluir
  29. Ownnn!
    Livro fofo!
    Amei só lendo a sinopse. Será meu próximo linvro para leitura.
    Amei Anna e o Beijo Francês e acredito que com Lola e o garoto da Casa ao lado não será diferente.
    Bjus

    ResponderExcluir
  30. Sim eu quero ler!!! Poxa Ana e o beijo Frances já está na minha lista de de quero muito e Lola não vai ficar de fora dessa lista rsrsrs. Adorei tua resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha. Esse livro vai ser a minha próxima leitura,sem dúvida. Adoro a escrita da Sperkis e achei a sinopse bem legal,ainda mais com pais que são gays,tema tão atual.

    ResponderExcluir
  32. Já faz um tempo que tenho curiosidade de ler este livro. A capa é legal o que me interessou a querer saber da história. Vou ver quando eu irei conseguir ler este livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.