15/01/2013

Resenha - Exodus


Nome: Exodus
No Original: Exodus
Autor (a): Julie Bertagna
Tradutor (a): Lula Ramires
Páginas: 344
Editora: Farol
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma escolha capaz de mudar o futuro... É 2100 e o mundo mudou. As cidades estão debaixo d'água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço. Mas as pessoas estão céticas e esperançosas que alguém vira em sua salvação. O duro caminho em busca de terra firme em um planeta irreconhecível. Esta história busca levar à reflexão sobre a crise climática contemporânea e as relações humanas levadas ao extremo.

Faz muito tempo desde que conheci e fiquei com vontade de ler Exodus. Foi um pouco antes das distopias virarem a febre que são. Para aqueles que não sabem esse primeiro livro da trilogia escrita por Julie Bertagna foi lançado em 2002. A história começa na virada de 2099 e o planeta inteiro está imerso em água. Com sensibilidade e imensa capacidade descritiva Bertagna nos entrega uma história assustadoramente possível. Seria esse o destino da humanidade?

Na pequena ilha ao norte do que já foi o oceano pacífico os habitantes vivem em estado primitivo. Em cabanas de pedra e sem qualquer tipo de tecnologia. A cada ano que passa o período de tempestades aumenta e com ele o nível do mar. A cada ano o nível das construções e das poucas plantações que ainda sobrevivem tem de ser mudado. Cada vez mais para o alto. O problema é que as montanhas estão ficando menores, o pico se aproxima com rapidez. As pequenas ilhas que havia em torno de Wing, sumiram. O que é assustador já que elas eram nada mais do que o pico de altas montanhas do passado. Mara acredita no que Tain, o habitante mais velho da ilha diz. Que não virá ajuda e que se eles não pensarem em algo morrerão todos afogados se não pensarem em uma solução logo. Os habitantes ainda acreditam que alguém virá em socorro da ilha. Mara vê nascer um plano quando navegando na cyberwizz, uma espécie de internet, um mundo virtual encontra uma pessoa, Raposa. Mara sempre achou que as ruínas da cyberwizz eram vazias e sem vida, afinal o planeta todo morreu e essa tecnologia foi esquecida. Mas se Raposa diz a verdade, as cidades flutuantes da qual Tain falou são reais. Mara precisa provar para os habitantes de Wing que a melhor solução é partir em busca delas antes que seja tarde demais.

A premissa é essa e a partir daí Mara parte para a vastidão do oceano em busca das tais cidades. Julie Bertagna criou um futuro extremamente interessante e rico. Com uma angústia crescente o leitor acompanha Mara e seus amigos. Refugiados do clima, excluídos da promessa de mundo novo. E a surpresa chocante que Mara tem ao encontrar as tais cidades é ainda mais estarrecedora. A autora possui uma habilidade descritiva que merece ser citada. Sem cansar ou exagerar ela mostra as diferenças e as implicações do ambiente na vida das pessoas. A situação absurda em que muitos vivem em tornos das imensas e ricas cidades do mundo novo.

Quanto aos personagens. O livro tem figuras bem interessantes, mas Mara se destaca. Ela é uma boa protagonista e suas incertezas não são bobas, sempre coerentes com o momento. Não sei o que vai acontecer com Raposa e os Treenesters depois daquele final. O ritmo é cadenciado, com pequenas alterações entre rápido e lento. Outro ponto que vale ressaltar e que me pegou de surpresa foi a mescla com a fantasia que a autora decidiu fazer na segunda metade do livro. Acredito que não era a única saída, afinal a solução que Mara encontrou poderia muito bem ser explicada com pura ciência. Estou muito curiosa para ver o que vem por ai. Existe um lugar que esteja e ficará a salvo das águas? E o que de mais escuso Mara encontrará no seu caminho?

Leitura rápida, instigante e com uma história que serve como alerta ou ainda um triste lembrete de mais uma possibilidade assustadora para o futuro do planeta Terra. A edição da Farol está ótima, fonte boa, diagramação agradável e capa mantida. Uma história de sobrevivência e comovente que certamente ficaria ótima se transformada em filme. Um cenário único que vai conquistar o leitor. Recomendado a todos. Dos fãs da distopia aos da ficção científica, que ainda passeia levemente pela fantasia e uma pitada de romance. Leiam! Até mais!

Trilogia Exodus - Julie Bertagna
1- Exodus
2- Zenith
3- Aurora

28 comentários:

  1. Nossa, fiquei muito curiosa.
    O mundo debaixo d'água é um futuro bem possível, não?

    Não conhecia o livro, mas já entrou pra minha lista. Nunca li nenhum livro onde os personagens saem por aí navegando. Acho que vai ser interessante. Ótima resenha :)

    Ah, Yasmin, já mandei o email da Promoção Estrelas, mas você não respondeu. Você recebeu?

    Abraços, e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei da premissa do livro, e legal a questão das relações humanas, como diz na sinopse, tb adoro esse aspecto em qq história. Parece bem legal mesmo ;)

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, estou pensando seriamente em comprar o livro. A história parece ser muito interessante e também é bem provável que isso aconteça de verdade (nunca se sabe!). Está decidido, vou ler, haha!

    ResponderExcluir
  4. Que tensa a história! Parece muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro. Achava a capa e pela sinopse fiquei curiosa, mas ao ler a resenha decidi que tenho que ler muuuito rápido. Adorei.
    Acho distopias muito interessantes, então amei.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei encantada com a resenha *-* Amei mesmo, o livro parece ser viciante. A capa também é linda... As distopias são tão criativas né?
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmalando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho as capas dessa trilogia o máximo, mas não conhecia a história. Interessante no mínimo. Nossa só de pensar nas catástrofes que o mundo pode sofrer já me arrepio. Concordo quando diz que é possibilidade do livro que deixa tudo mais assustador. Amei a resenha, mais uma distopia para a lista de desejos. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha. A história é bem fascinante e eu gostaria muito de ler a série. Vou anotar os nomes e procurar para ler.

    ResponderExcluir
  9. Vou colocar na minha lista de "distopias que lerei quando distopia deixar de ser moda" =D

    ResponderExcluir
  10. Eu acho essa capa incrível, e a sua resenha também, chama muito a atenção, mostrando os dois lados da história. Se há alguém com talento para escrever, esse alguém é você! haha

    ResponderExcluir
  11. Desde 2011 tenho vontade de ler e como outros livros nao tive oportunidade! :c Acho essa capa linda e a premissa bem legal! Gosto desse clima ficção científica mais distopia e tem o apelo ecológico ainda! Enfim, 2013 dê-me tempo pra poder ler esse e outros livros!

    ResponderExcluir
  12. Olá,realmente as distopias são as queridinhas no momento,acho bem legal,que os autores não queiram construir um mundo perfeitinho,pois ele não existe,por mais que nesses livros a realidade seja distorcida eles nos mostram algumas coisas que devemos começar a cuidar de agora,como nesse livro,que me parece realmente maravilhoso,a natureza está enfurecida,e nós mais uma vez estamos tentando sobreviver em meio ao caos,fiquei muito curiosa para ler esse livro,que tenho certeza que vou adorar!bjos'

    ResponderExcluir
  13. Eu sou viciada em distopias e séries *--*
    Essa ja esta na minha lista a um tempinho..mas confesso que esse foi realmente um livro que julguei pela capa..rsrs..nem sabia sobre o que falava, mas ja inclui na minha lista simplesmente por ter amado essa capa linda!!
    Quero muito começar a leitura dessa série! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não entrei muito nessa de Distopias, acho que nesse gênero só li Feios (e gostei bastante), e tenho Delírio na minha estante (aguardando ser lido), mas todo mundo curte tanto, que fico até envergonhada de não estar totalmente submersa nesse tipo de livro :X
    Ouvi falar do Exodus no canal da Nine, do estante da Nine, e simplesmente adorei! As capas, a premissa, TUDO
    E sua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa, então parabéns hahahha

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Nossa, fiquei tão curiosa! Sou apaixonada por distopias, então, é um prato cheio pra mim. A premissa dessa história é ótima, e bem original, me parece. As capas também, são lindas, fala sério! Fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Essa série parece boa. Um mundo todo submerso e com risco dos picos altos acabarem, então a sobrevivência seria extinta. Gostei muito do que foi dito sobre a série e a protagonista não ser boba.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a capa do livro!
    Não conhecia essa série, mas ela parece ser muito boa! Li poucas distopias, e essa é uma das que tenho interesse em ler!!

    ResponderExcluir
  18. Amei a capa do livro, e parece ser uma distopia muito boa, na verdade todas as distopias que você posta são ótimas. Ainda mais pelo tema que ela carrega, o que pode vir a se tornar realidade, quero muito ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia essa serie e amei o tema, confesso que fiquei curiosa para ler e torço para que seja tão boa quanto parece ser.
    Gosto muito de distopias e essa entrou para a minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha visto o livro, mas não fazia ideia sobre o que era o livro, e agora que sei o livro parece ser muito interessante e diferente né, viver debaixo d'água isso que é ser original hein, espero ter a oportunidade de ler essa trilogia, pois eu gostei muito da trama da estoria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Faz um tempinho que estou de olho nessa trilogia. Gosto bastante de distopias, e com essa não foi diferente. Legal ver que a protagonista não é uma mosca morta cheia de dúvidas imbecis. As personagens principais de histórias como essas, precisam ter muita personalidade mesmo. Estou bastante curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Amo distopias, são o meu tipo favorito de livro. Nunca me decepcionei com nenhuma delas e sei que essa não é diferente. Amei a resenha e a capa desse livro é muuuuuuuuito linda! A história parece diferente e cativante. Estou apaixonada pela história e com tudo envolvendo. Quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  23. Resenha inteligente, abordando pontos relevantes do livro, levando o leitor para dentro da história, um belo convite à leitura.

    ResponderExcluir
  24. Resenha boa demais! Quero muito esse livro! :))

    ResponderExcluir
  25. Quero ganhar a promoção desse livro! Incrível!!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha.
    Por enquanto li apenas uma distopia, que foi Jogos Vorazes, e será realmente interessante ter contato com outras, acredito que essa faria bem o meu estilo.

    Beijos!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Apesar de distopia não ser o meu genero favorito de leitura, eu gostei muito da resenha, adoro quando a personagem principal é madura, cativante e lutadora! Mesmo sendo uma historia comovente de sobrevivência, vou adorar essa leitura! Amei sua resenha! :)

    ResponderExcluir
  28. Sou muito fã de distopias, mas não tinha ouvido falar nada dessa trilogia...
    Seria mesmo possível tudo ser inundado? Acho que sim...
    Esse livro tem tudo para ser um sucesso...
    Ansiosa para ler....

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.