07/01/2013

Resenha - Adormecida


Nome: Adormecida
No Original: A Long, Long Sleep
Autor (a): Anna Sheehan
Tradutor (a): Camile Mendrot
Páginas: 272
Editora: Lua de Papel
Comprar: Submarino - Americanas - Travessa - Cultura
Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

Quando vi o livro nos lançamentos da Lua de Papel fiquei bastante animada porque era uma espécie de distópico com referências a um conto de fadas e surpreendentemente uma história avulsa. Nada de trilogia ou série. Assim que lançou comprei, mas a fila é grande nem sempre consigo ler tudo o que quero na hora que quero. A história de Anna Sheehan me surpreendeu. Fui ao escuro, sem saber além da sinopse o que esperar e me vi diante de muito mais do que ficção científica.

Rose saiu da estase de maneira abrupta e seus primeiros dias passam em um borrão. O pesadelo começa quando no hospital, ainda sem entender muito que está acontecendo ouve conversas entrecortadas. Segundo as pessoas ela esteve fora por 62 anos. Rose não acredita que foi esquecida na estase. O garoto que a despertou se chama Bren, e tenta da melhor maneira atualizar Rose. O mundo passou por longos anos que eles chamam de "Tempos Sombrios", a terra padeceu com velhas e novas doenças. A única coisa que perdurou foi a UniCorp. Na época que Rose entrou em estase a empresa do pai já era uma das maiores do mundo, mas agora lidera não só na Terra, mas nas colônias espaciais. Rose acredita que seus pais a deixaram na estase para não sofrer os tempos sombrios, mas à medida que a história se desenrola isso parece mais improvável. Quando um homem plastificado surge em seu encalço com a ordem de exterminá-la Rose terá que decidir se vai continuar chorar o passado perdido ou começar uma nova vida.

A premissa é essa. Uma garota que passou a vida desde cedo perdendo longos períodos na estase. A narrativa surpreende por entrelaçar a elementos da ficção científica um tema tão sério quanto à alienação parental. A autora descreve com sensibilidade a nova vida de Rose e constrói uma personagem tão solitária, tão frágil psicologicamente que chega a sufocar porque ao passar das páginas vamos entendendo a raiz dessa fragilidade. É triste, é desumano, mas tão real. A luta de Rose para se encaixar nesse novo mundo novo é apenas uma das bases da história. A passividade e inabilidade de Rose de mudar são duas características muito marcadas na personalidade dela e pode irritar no começo, mas quando a raiz dessas características surge na história é desolador.

Desde o começo é possível ver que tem algo errado, não só pelos buracos que Otto disse que encontrou na mente dela, mas jamais imaginei o final. Não era apenas alguém tentando matar Rose para ela não assumir a empresa. Longe, muito longe disso. Surpreendi-me com a trama psicológica e com a construção da personagem. Esses são os verdadeiros focos. O cenário, a ambientação é muito boa e não vou mentir que adoraria ver mais desse futuro em outros livros, mas ele é apenas o catalisador da história. Um desfecho que com toda certeza vai fazer o leitor pensar até que ponto o controle entre pais e filhos é saudável.

Do cenário e a história daquele planeta Terra aos personagens secundários. Ficam muitas possibilidades no ar para outros livros, mas é difícil que isso venha acontecer já que a história de Rose está fechada. O universo criado por Sheehan é fascinante e não seria nada mal mais um ou dois livros. Leitura rápida, instigante, que conquista o leitor com uma história triste, que vai mexer com seus sentimentos. É inimaginável a situação que Rose fica ao descobrir a verdade aterradora por trás de seu longo repouso.

A edição da Lua de Papel está ótima. A capa é linda, a fonte muito agradável e a diagramação muito boa. A história e a trama ficariam perfeitas no cinema e não me admiro se um dia isso vier acontecer. Recomendado a todos que gostam de um bom romance, com uma protagonista bem construída, sensível e sofrida. Com o extra de ser ambientado no futuro e ter vários elementos da ficção científica. Leiam e se surpreendam com a história e o mundo de Rose. Até mais!

14 comentários:

  1. Ah, quero muito conhecer a Rose e sua história. Adoro um bom romance e esse me interessa por ser um livro único, já que tô correndo de trilogias e séries por enquanto. Fiquei curiosa pra saber o motivo de Rose ter ficado esquecida por mais de 60 anos, dormindo...

    ResponderExcluir
  2. Linda a capa, e o livro parece ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Estou bem ansiosa para ler esse livro! Um amigo acabou de ler, e me disse que é muito bom mesmo!!!
    Essa capa é linda demais *U* bem curiosa. haha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro, desde antes de ser lançado já me apaixonei. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero corrigir esse erro em breve..rsrs
    Acho que a história deve ser além de interessante, sensível e diferente.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para ler esse livro desde que lançou também, por isso votei nele. Ah! Sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda, acho que finalmente vou comprar o meu. A capa é linda, a história é muito boa e já estou apaixonada pelo universo da história. Amei sua resenha, ótima como sempre e ainda mais que é do Você Decide. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler este livro *-*
    Acordar depois de 60 anos? haha'Isso foi um dos motivos que me deixou curiosa!
    - um bom romance, com uma protagonista bem construída, sensível e sofrida - Sua resenha me deixou com mais vontade de ler, Ótima sua resenha
    E a Capa é tão Linda!.. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é muito linda e desde que li a sinopse queria ler! Mas tinha lido umas resenhas não muito encorajadoras e fui deixando. Gostei muito da sua resenha e fiquei novamente com vontade de ler! Eu vi que tem distopia e ficção científica, só fiquei na dúvida na referência aos contos de fada se é só no título mesmo...
    Outro livro que explora o assunto do limite do controle dos pais é Confie em Mim, do Harlan Coben, mas (pra quem conhece o autor sabe) a trama é mais no sentido suspense/policial.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, me surpreendi bastante, achei a sinopse bem atrativa, a capa linda e a resenha bem escrita. Entrou para a lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  9. Ai, me surpreendi com sua resenha, sempre gostei da capa, mas não esperava tanto da história, fiquei contente, já entrou para lista dos desejados :D

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito esse livro!
    Só um aviso: Não tentem comprar pelas Americanas.
    Eu tentei uma vez e quando chegou a hora da entrega eles disseram que o produto estava indisponível. Então porque el continua sendo anunciado no site como disponível?? Uma falta de respeito deles! Cuidado!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei o livro muito bom, mas como esta na moda trilogia ele deixa espaço para continuação, sem soltar nada com toda certeza vai ter continuação mais o livro acaba bem ....mas ela precisa encontrar duas pessoas muito importante ai o livro termina então tem continuação. Estou cansada de trilogias não aguento ter que esperar para ler o restante da historia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa história, fiquei doida por mais! É uma ideia que foi bem trabalhada, gostei de ler e foi uma história envolvente, de querer mais e mais saber o que acontece a cada página. Super recomendado!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e achei a capa muito criativa. Estou super curiosa para ler,acompanhar a história e descobrir o que acontecerá.

    ResponderExcluir
  14. Estou procurando livros que não são muito falados no seu catálogo de resenhas, bati com essa capa linda e resolvi ler a sua resenha.
    Amei a premissa, achei bem legal esses mistérios que tem no livro, e quero saber mais sobre o porque de Rose ficar adormecida tanto tempo.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.