27/12/2012

Resenha - Gelo Negro


Nome: Gelo Negro
No Original: Black Ice
Autor (a): Andrew Lane
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Você acha que o conhece? Pense duas vezes. Um quarto trancado. Um cadáver. Um homem empunhando uma faca. Quando o irmão de Sherlock é surpreendido com uma faca nas mãos, debruçado sobre um cadáver, todas as evidências indicam que se trata de um assassinato. Mas o garoto não acredita nisso, e sua natureza inquieta não o permitirá deixar de lado a oportunidade de investigar o caso a fundo - especialmente porque dessa vez não é apenas a solução de um mistério que está em jogo. Caso a verdade não venha à tona, Mycroft será condenado à forca.

Terceiro livro da série e definitivamente o que veio para me conquistar de vez. Não costumo ler séries em seguida justamente para não me apegar demais e ter que esperar quando os lançados acabarem. Mas por vários motivos Sherlock foi diferente. E cá estou três livros em duas semanas e mais uma vez apaixonada por Sherlock Holmes. Fazia bastante tempo que não entrava em contato com esse nome e a audaciosa ideia de Andrew Lane de trazer a juventude do personagem à vida fica a cada volume mais interessante.

A vida segue tranquila em Farnham e Sherlock segue suas aulas diferentes com o tutor Crowe. Assuntos atípicos, mas Sherlock gosta. Para completar sua felicidade seu irmão Mycroft o chamou para jantar em Londres. Eles iam discutir o restante das matérias que Sherlock deveria estudar, mas chegando ao clube Diógenes os dois encontram uma cena absurda. Mycroft os atende em estado de choque com uma faca nas mãos. No chão o corpo de um homem jaz. Mycroft não lembra o que aconteceu. Um homem trancado em uma sala fechada, um cadáver e uma faca já tem peso o suficiente para levar uma pessoa à forca. Para polícia é um caso resolvido. A primeira coisa que Sherlock percebe é uma mancha no carpete. Água. No homem é possível observar marcas que indicam que ele era um pobre operário que não teria condições de frequentar um clube daqueles. A terceira pista é o cartão, o homem só tinha um cartão, recém-impresso pelo cheiro da tinta. Mas é o nome que o cartão trás abaixo do nome do sujeito que chama atenção de Sherlock: câmara de Paradol. Foi uma armadilha. Assim como Sherlock, Mycroft seria atraído pelo nome permitindo a reunião com o homem. Mas como eles conseguiram executar tal plano e o que queriam com isso é um mistério.

A partir daí Crowe e Sherlock precisam seguir as escassas pistas pelas ruas de Londres enquanto Mycroft tenta a sorte com um advogado. A narrativa segue um ritmo ainda mais parecido com os dos livros de Doyle. O modo como os acontecimentos se desenrolam e o próprio Sherlock está com a visão mais aguçada para detalhes. As descrições minuciosas que Crowe faz para ele e o que ele conseguia a partir daí foram incríveis. A trama vira duas vezes e com o ritmo forte fica impossível largar. As cenas de ação estão mais bem narradas também e isso aliado ao desenvolvimento do protagonista ficou perfeito. Astúcia, pensamento rápido e um incrível poder de extrair das pessoas o que ele quer sem elas perceberem.

Pela primeira vez não tivemos Virginia e Matty na história, mas com o retorno da câmara de Paradol e a viagem a Rússia isso nem foi sentido. Ao contrário, colocar Sherlock sozinho em grande parte do tempo ou apenas com Mycroft em um país desconhecido enriqueceu a narração. Além de trazer cada vez mais veias que podemos identificar fácil, fácil. O final foi excepcional e deixa a promessa no ar. Pela sinopse do próximo livro finalmente Sherlock descobrirá a verdade por trás de relação estranha de seus tios com a governante sombria. Mycroft já tinha alertado Sherlock sobre Sra. Eglantine. É esperar para ver.

Leitura rápida e deliciosa. Andrew Lane segue por um caminho seguro nessa reconstrução da juventude de um dos personagens mais adorados do mundo. E o mais curioso que descobri recentemente é que o autor está procurando basear a construção das histórias em nomes de casos que foram referências feitas pelo próprio Sherlock nos livros de Doyle. Enfim. O que confere um ar mais acertado ao trabalho ao caminho que está sendo feito. A edição da Intrínseca continua ótima. A tradução transpassa o ritmo e não perde a essência. Recomendado a todos. É uma série que deveria ser lida por todos. Ação, mistério e informações variadas que você jamais imaginaria. Leiam! Até mais!

O Jovem Sherlock Holmes - Andrew Lane
 1- Nuvem de Morte
 2- Parasita Vermelho
 3- Gelo Negro
 4- Fire Storm
 5- Snake Bite

10 comentários:

  1. Você está apaixonada por essa série e está me deixando por tabela também. Já encomendei Nuvem de Morte graças a sua resenha, e estou pensando seriamente eu adquirir logo o Parasita Vermelho. Eu prefiro ler os livros das séries todas de uma só, porque quando passa muito tempo eu acabo esquecendo a história. O problema é quando a série não está toda lançada, ai acabo tendo que ler um por um.

    ResponderExcluir
  2. Vc já está acabando a série, rs... Parece ótimo mesmo. E como confio no seu gosto, pelo que ando vendo, deve ser bom mesmo!!

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Eu descobri o cânone de Holmes somente este ano, após ver a série da BBC. Achei incrível! Mas confesso que tenho receio a pastiches. O único que li foi "A Casa da Seda" e embora eu tenha gostado, fiquei com aquela sensação óbvia de "não é Sherlock Holmes de verdade".

    Não tinhas lido ainda nenhuma resenha sobre essa série com ele jovem, e até me pareceu mais bacana que o esperado (mas sem Watson é complicado..rsrs), mas será que faz jus mesmo a Sherlock ou os personagens poderiam ter quaisquer nomes? Essa é minha dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Dos livros da série, esse tem a capa mais bonita, não?

    ResponderExcluir
  5. Ow, mais uma resenha de Sherlock. Sendo bem sincera? Eu adorei as resenhas em sequência! Por favor poste mais resenhas de séries em sequência. :D Ótima resenha como sempre. Pelo que vi das resenhas a série amadurece e melhora a cada livro. E esse lance de usar nomes de casos que o próprio Sherlock citou quando adulto faz todo sentido. Beijos! Ótima resenha. Adoraria ver as de tantas séries assim em seguida.

    ResponderExcluir
  6. Ow, mais uma resenha de Sherlock. Sendo bem sincera? Eu adorei as resenhas em sequência! Por favor poste mais resenhas de séries em sequência. :D Ótima resenha como sempre. Pelo que vi das resenhas a série amadurece e melhora a cada livro. E esse lance de usar nomes de casos que o próprio Sherlock citou quando adulto faz todo sentido. Beijos! Ótima resenha. Adoraria ver as de tantas séries assim em seguida.

    ResponderExcluir
  7. Como eu disse antes, eu ainda não li nenhum livro da Série Sherlock Holmes. Mas devido as várias críticas positivas, tenho certeza que deve ser ótimo.
    Confio no seu bom gosto ;) Já que a série te conquistou né.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Estou morrendo de vontade de ler essa série. Já fui "curiar" os preços e quero ver se consigo comprar, pois me parece muito interessante.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler os livros, por tua conta, falando tão bem dele que fiquei MUITO curiosa!!

    ResponderExcluir
  10. Essa é outra série que quero muito ler. Amo ler tudo que diz respeito a Sherlock Holmes. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.