06/12/2012

Projeto - Hora de Clarice

Olá! Tudo bom? Hoje eu trago para vocês uma iniciativa muito legal da editora Rocco. Para os que não sabem dia 10 de dezembro é aniversário da autora Clarice Lispector e pelo segundo ano consecutivo a editora relembra a autora com diversos eventos em várias capitais brasileiras. E se você não mora nas capitais não fiquei triste pois a Rocco também colocou o projeto no facebook.

O aniversário será lembrado com palestras, leituras de textos, oficinas, debates e outras atividades em diversas capitais brasileiras. José Miguel Wisnik, Wander de Mello Miranda, Eliana Yunes, Odilon Moraes e Nadia Gotlib estão entre os nomes confirmados para as mesas-redondas. No domingo, dia 9, uma série de ações culturais tomará conta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O parque ganhará cinco bancos com frases da escritora, produzidos pelo designer Antonio Bernardo, com patrocínio da Rocco, e sediará saraus e atividades para crianças, além de um passeio guiado organizado pela biógrafa Teresa Montero. Super legal, né? As cidades de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Curitiba também serão palco de palestras e encontros sobre a obra de Clarice reunindo escritores, pesquisadores e especialistas em literatura. Estudiosos da autora na Argentina, em Portugal e na Espanha também se uniram ao projeto e preparam atividades em homenagem à autora de "A Hora da Estrela" em seus países.

Se você ainda não passou por lá curta aqui a página do projeto e fique por dentro de todos os acontecimentos. Além de conferir videos exclusivos com diversas personalidades comentando a obra de Clarice. Além disso pode conferir todo dia uma nova frase da autora no cabeçalho da página. Ao final da postagem você confere toda a programação dos eventos.


Sobre Clarice:
Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas. Clarice nasceu em 1920, na Ucrânia, então uma das repúblicas da extinta União Soviética. De família judia, chegou ao Brasil com os pais e mais duas irmãs em 1922 e foi naturalizada brasileira. Morou primeiro em Maceió e depois em Recife, onde passou a infância. Perdeu a mãe em 1930 e, três anos depois, o pai mudou-se com as filhas para o Rio de Janeiro. No Rio, Clarice formou-se em Direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária com o romance Perto do coração selvagem, em 1943. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos, Pedro e Paulo. Clarice morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes de completar 57 anos. Em 1998, a Rocco adquiriu os direitos de publicação da obra de Clarice Lispector, relançando todos os seus livros, inclusive os textos infantis e infantojuvenis, em um projeto especial que incluiu padronização gráfica e rigorosa revisão dos textos, baseada na primeira edição de cada título.

Algumas obras da autora lançadas pela editora:


Se você quiser conferi a obra completa da autora lançada pela editora Rocco você pode clicar aqui ou ir direto na página do facebook do projeto. Lá você encontra todas as capas. Particularmente eu adoro o projeto gráfico dos livros acima. E por fim deixo com vocês os as datas, locais e detalhes dos eventos no Rio de Janeiro e São Paulo. E o link com as mesmas informações para Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Florianópolis.


Por agora é isso! Espero que quem puder aproveite para conferir os eventos. Eu não posso, como sempre, mas vou acompanhar tudo o que conseguir pelo facebook. Até daqui a pouco com mais postagens!

10 comentários:

  1. Confesso que não li muito Clarice quanto muitas pessoas, mas tenho vontade de ler mais. Bem legal a iniciativa da Rocco. E eu também adoro as capas dos debaixo. Não conhecia essa série crônicas jovens, mas como disse de Clarice li uns três, quatro só quando estava no colégio. Vou ver o facebook, ótima postagem. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica homenagem! Ela é uma das minhas autoras favoritas, uma imersão na alma humana... Verei a programação agora :)

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Achei sensacional esse projeto e fiquei com vontade de ir mesmo nos eventos infantis. Ainda não sei se dará p/ conferir os eventos (os p/ adultos mesmo!) por causa dos horários, mas de todas as formas, a Rocco está de parabéns pela iniciativa.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai, que massa! É uma pena que não tenha nada aqui em Alagoas sobre 'A hora de Clarice'. Eu sou uma grande admiradora da obra de Clarice. Adoro a sua intensidade, o seu jeito todo único de escrever. Esse projeto da Rocco para homenagear a Clarice é totalmente merecido. Clarice é diva.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz de ver tantas homenagens a essa tão grande escritora nacional de obras esplendidas.
    Infelizmente não pude ir a nenhum dos eventos, apesar de ter planejado ir ao encontro do dia 10 na FNAC em BH, mas já estava chovendo muito aqui na minha cidade naquele dia tive que cancelar, uma pena, porque quem compareceu deve ter adorado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da homenagem que decidiram fazer pra ela, porem não ha nenhuma nenhuma na minha cidade.

    ResponderExcluir
  7. Que legal!!!
    A Clarice tem algumas coisas maravilhosas. Queria que houvesse algo aqui.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Acho que só li um livro dela, mas suas citações fazem sucesso em qualquer tumblr e facebook. Atemporal, convenhamos.

    ResponderExcluir
  9. Não me matem, mas eu não curto clarice ;/
    Mas achei o projeto bem legal :)
    beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.