11/12/2012

Novidades e Lançamentos #102

Olá! Olha eu aqui de novo. Eu ia colocar este lançamento junto com os demais, mas a capa dele é em outro formato e isso só serviu como desculpa para eu criar uma postagem separada. Estava ansiosa pelo lançamento deste livro. Mesmo sendo infantojuvenil, a propósito um gênero que gosto bastante. O caso é que todo apaixonado por livros já sonhou com o dia em que seus livros ganhariam vida e desde a animação quero conferir a história. A editora Rocco o lança agora em dezembro junto com o primeiro de outra série do autor que chega aos cinemas em forma de animação este mês.

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo - William Joyce - 56 páginas
Pode ser que você já tenha visto o desenho animado. Afinal, foram catorze prêmios. Pode ser que você já tenha visto as imagens em alguma rede social da internet. São lindíssimas e todo mundo deu "compartilhar". Agora, você vai ver o livro. O solitário Modesto Máximo está na varanda escrevendo suas memórias. Vem um furacão. Ele perde tudo, menos as memórias. No furacão, uma moça voadora joga um livro sobre ele. Esse livro guia Modesto Máximo até uma biblioteca. Ele se torna dono da biblioteca. Cuida dos livros. Vai escrevendo o seu. Quando termina de escrever suas memórias, ele também adquire a capacidade de voar. Sai voando. Nesse momento, chega uma menininha. O livro de Modesto Máximo acaba no colo da menininha. Vai começar tudo de novo. 

A história é simples. O que não é tão simples é a paixão pelos livros que a história contém. E não é simples porque é sutil. Passa pela combinação do texto, em frases curtas e diretas, com os desenhos, riquíssimos, cheios de detalhes. Passa também por umas homenagens, aqui e ali, a clássicos que abrangem bem mais do que a faixa etária a que o livro supostamente é dirigido. O caso é que não são só jovens leitores a curtir o ambiente de lusco-fusco da biblioteca antiga, a cara de Buster Keaton do personagem Modesto Máximo, as referências ao Mágico de Oz, ao Júlio Verne ou ao boneco Humpty Dumpty. São referências à infância de muita gente, eu aí incluída. E adultos ledores de jornais também poderão encontrar no livro uma comovente remissão de experiências dolorosas. A varanda do personagem Modesto Máximo, quando começa o livro e o furacão, fica no bairro velho de Nova Orleans, cidade da mesma Louisiana onde o autor do livro mora e sempre morou. E onde viveu não só o devastador furacão Katrina, mas a morte de uma filha, ocorrida pouco antes de iniciar a escrita do livro. 

Além disso, "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo" foi inspirado na vida de William Morris, que foi editor e grande amigo de William Joyce. Modesto Máximo se chama Morris Lessmore no original em inglês. Mas esqueça tudo isso. Só pense na paz de uma biblioteca, no tempo lento que é o tempo de um livro, seja na leitura, seja na feitura. Só pense no tempo, esse tão grande, que um bom livro fica na cabeça de quem com ele entra em contato. Só pense no tempo que passa e no que você faz da vida. Bom livro para você.

E ai? Vai me dizer que não está nem um pouco tentado a ler? Eu já separei o dia para comprar o meu. E se você procura algo maior do autor sugiro o também lançamento "Nicolau São Norte e A Batalha Contra O Rei dos Pesadelos", já falei sobre ele aqui no blog e quase comprei o meu essa semana. Ele é o primeiro da série "Os Guardiões", que foi adaptada para os cinemas e saiu esse mês sob o nome "A Origem dos Guardiões". Enfim. A resenha sai assim que eu ler. Até mais!

11 comentários:

  1. Ahh que lindo! Eu vi a animação, é encantadora... Com certeza lerei um dia.

    ResponderExcluir
  2. que demaaaaaaaaaaais. adorei a animação, coloquei ate no meu blog. quero muito o livro, não sabia que tinha. deve ter umas ilustrações fabulosas.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Eu adoro animações! A história parece muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha!Quero ver se tem ilustrações. =)

    ResponderExcluir
  5. Fantástica a história, da vontade de ler pela simplicidade dos acontecimentos, que apesar de simples de certa forma toca o coração de quem lê. Olha eu falando assim, mesmo só tendo lido resenha, bem mas foi isso que senti ao ler. É um livro bem pequeno, 52 páginas, espero que a Rocco não abuse de nos leitores e coloque esse livro a um preço acessível e compatível.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Eu quero muito ver o filme. Lindinho que ficou a capa e mesmo sendo pequeno quero ler. Adorável. Será que a outra sére que virou filme é boa? Parece bem legal as histórias do autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei, quero assistir a animação parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!!

    Já quero. Adorei a história e amei a capa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Parece bem interessante. E sim, é o sonho de qualquer pessoa que ame ler. Achei muito legal o nome que deram pra ele aqui no Brasil - Modesto Máximo.

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei essa animação, muito fofa!!! Ainda mais para amantes de livros como nós... quem não viu ainda, veja!!
    Quando vi que a Rocco ia lançar esse livro, achei que fosse inspirado no curta (e não o contrário) e por isso não tinha me interessado taaanto.
    Que diferente o formato! Como tenho evitado entrar em livrarias, não pude dar uma espiada pra ver como é ao vivo e por dentro. Puxa, 56 páginas é muito curtinho, espero que o preço seja 'pequeno' também!

    ResponderExcluir
  11. O título ficou encantador, hahaha! E a imagem também , me lembra os contos que eu lia quando era criança. Quero muito ter na minha estante.
    beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.