31/12/2012

Balanço do Ano - As Melhores Estreias Séries/Trilogias de 2012

Olá, como vai o dia? Essa postagem era para ter saído ontem, mas após um pequeno tempo com o notebook no colo já não aguentava mais. Estou gripada e com dores crônicas portanto me perdoem. Essa é a penúltima postagem do Balanço do Ano. Já tivemos "Os Melhores de 2012", "As Surpresas Positivas de 2012", essa e finalizando no dia primeiro, hoje, "De 2013 Não Passa". Porque as melhores estréias de séries e trilogias? Porque eu assumi de vez meu gosto por séries e trilogias. Ao contrário do que muitos falam e até mesmo escondem não acho tão abominável ler muitas. Infelizmente na lista não entra séries lançadas em outros anos. Do contrário ficaria grande demais. E como podem perceber tem muita distopia. Não concordo com quem julga o gênero como modinha, clichê e momentâneo. As pessoas deviam lembrar que qualquer gênero antes de alcançar o sucesso febril já existia. Gosto de distopias há bastante tempo e principalmente quando ela interliga-se com a ficção científica. Enfim. Espero que curtam a lista. Vamos aos livros:

10º. A Seleção, de Kiera Cass
Um reino, um novo país e um modo peculiar e proposital de escolher a próxima rainha. A curiosidade é o principal ingrediente. No meio do desenvolvimento da competição ganhamos detalhes nas entrelinhas. A divisão da sociedade, o formato desse inusitado país e uma política feita as margens onde a competição no fundo serve para desviar o pensamento da população para algo mais simples. O motivo dado nada mais é do que uma desculpa. Ao invés de questionar o governo todo o reino só pensa na escolha da próxima rainha. Até os intervalos entre as competições servem para favorecer uma política que pouco informa o povo. A protagonista tem contato com um mundo completamente diferente. Diferenças gritantes. Ficando no meio de ataques e conflitos contra o rei e seu governo.

9º. Estilhaça-Me, de Tahereh Mafi
A história pode não ter agradados a muitos por ter trago uma espécie de organização X-MEN. Claro que isso não fica claro logo no começo, mas está óbvio que o poder da protagonista é não é único. A outra parte que me agradou foi a construção do cenário. Uma distopia com militarismo naquela época era tudo o que não pensei encontrar. Toda a parte desde a saída de Juliet da instituição, passando pelo temor e pelos planos do exército para garota até os capítulos finais a trama instiga o leitor em buscas de respostas mais formuladas. Apesar do fim não ser algo além do imaginável ele deixa muitas possibilidades para os próximos livros. Os personagens que ainda podem ganhar espaço são bastante interessantes e espero que o segundo livro venha confirmar a minha opinião sobre esse começo.

8º. Legend, de Marie Lu
O lançamento deste foi uma surpresa daquelas que quase tira a gente da cadeira. A história de Marie Lu também envolve distopia com militarismo além de trazer biologia e genética para o front. No meio de uma guerra tudo é válido para velha República e você provavelmente vai se surpreender com as entrelinhas e detalhes da trama mais do que com o foco central da primeira parte. Os dois protagonistas têm vidas opostas e foram usados no passado, mas o garoto não teve chance. Enquanto June lida com mudanças drásticas, Day sofre ao tentar de tudo para salvar a família de mais um vírus mortal. Os caminhos se convergem não pelo caminho óbvio, mas pelas descobertas que traz June para a realidade escondida. Se o segundo livro trouxer a ambientação que espero será o casamento perfeito de tramas.

7º. Predestinados, de Josephine Angelini
Já esperava o lançamento deste, mas não estava totalmente certa. Apesar de praticamente amar mitologias não faz muito meu gênero uma adaptação nos dias de hoje da história de Helena de Tróia. Seria apenas romance? Para um pouquinho de surpresa a autora entrelaçou elementos variados entre a história dos dois. O que acaba deixando tudo mais plausível do que apenas recontar o complicado amor de Helena e Páris. Outra coisa que gostei no livro foram dos detalhes que a autora retirou a história original. Eu não conhecia bem e adorei o que descobri. É sempre bom conhecer mais sobre algo que gostamos. A maldição que coloca os protagonistas unidos e a ligação entre Helen e as fúrias ainda promete muito. A trama é ágil, introduziu o universo e conseguiu levantar perguntas e instigar a curiosidade do leitor.

6º. Todas As Coisas Que Eu Já Fiz, de Gabrielle Zevin
Estranhamente possível. Um universo assustadoramente perto do real. Uma crise energética? Possibilidade não muito longe de acontecer. Governo perdido que toma medidas descabidas, proíbe coisas que achamos banais, para disfarçar a falta de controle? Confere. Problemas com água? Quase lá. Esses são apenas alguns dos pontos que poderia muito bem acontecer já. Uma sociedade onde proibir cafeína e chocolate foi a saída encontrada para fingir um pouco de controle. E com isso as fábricas e todos os donos passaram para a criminalidade. Já imaginou uma multinacional como a Nestlé se transformar no império do crime? A protagonista enfrenta uma trama de traição dentro da própria família. Os Balantines controle o mercado negro dos chocolates nos EUA produzindo em países onde ele ainda é legal.

5º. Através do Universo, de Beth Revis
Foi difícil colocar esse em sexto lugar, mas é que daqui para baixo fica bastante difícil escolher. Estava ansiosíssima para ler esse livro desde que o vi no Goodreads. Por isso contei os meses para o lançamento e assim que lançou comprei. O que não foi um mau negócio. A mistura de ficção científica com um bocado de distopia ficou perfeita. É muito bom ver algo sair hoje em dia dentro da ficção científica. A trama de Beth Revis é simplesmente ótima. Todos os detalhes científicos acurados tornam a história melhor ainda. A trama da população da nave, da garota que só seria acordada quando chegasse ao novo planeta e a curiosidade de um garoto que viveu a vida inteira dentro das paredes de metal da nave. O ritmo com que a história se desenvolve só completa a trama que segue cheia de surpresas até o final.

4º. Gata Branca, de Holly Black
Outro que estava curiosa de tanto ouvir o burburinho que ele andou causando. A autora teve uma ideia ousada ao misturar fantasia com máfia. Todo o mistério em torno dos mestres e suas habilidades é instigante. O protagonista é supostamente o único de uma família que possuí só dons ruins, chamados mestres da maldição. E ao envolver famílias mafiosas tudo fica mais interessante. Cassey tem que descobrir os segredos da própria família dentro da família mafiosa para qual trabalham. Não foi pouca surpresa perceber que mesmo sendo um juvenil a autora usou cenários e cenas sombrias e investiu em um desenvolvimento mais real. A trama sobre os mestres serem ou não ilegais é bem interessante. A máfia não é apenas figuração, com dons sombrios muita coisa ruim deve vir por ai. Ansiosa.

4º. Divergente, de Veronica Roth
Outro difícil de classificar. Uma distopia que apresenta uma sociedade dividida de forma muito curiosa. Aliás, vale lembrar que achei muito estranho e ousado dividir uma sociedade pelas características de personalidade. E poderia dar errado se a trama e os personagens não fossem bem desenvolvidos. Quando comecei a pensar na concepção desse universo estava cética, mas a história me conquistou pelos detalhes que foram se desenrolando. A protagonista é o exemplo claro que a sociedade está errada se pensa que a divisão é real e justa. O conceito dos testes é interessante e o rumo que as coisas tomam inesperado. A curiosidade para saber como o mundo, ou apenas a cidade, chegou aquele ponto é demais. Estou ansiosa para saber os rumos que tudo isso vai tomar.

3º. Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor
Complicado demais daqui para frente escolher entre um e outro. A trama do livro é diferente de tudo do que havia lido. Quimeras, demônios e serafins em um cenário criativo. A autora criou um mundo no mínimo fascinante. Fui surpreendida porque não esperava gostar tanto do livro. Nunca fui ligada a serafins, mas a adição das quimeras e dos diversos mundos me conquistou. Sem falar que a protagonista é muito interessante. A paixão dela por desenhos, as missões que ela tem de realizar e o mistério de sua origem é o suficiente para conquistar até os mais céticos. Acabei o livro querendo aprender a desenhar e ansiosa pelo próximo. O que será que aconteceu? São tantas perguntas e com as reviravoltas finais estou contando os dias para ler o próximo. Surpreendente, misterioso, criativo, ousado. Simples assim.

2º. Puros, de Julianna Baggott
Esse eu não conhecia quando foi lançado e foi outra tremenda surpresa. É triste, crível, com personagens tão vivos, tão sofridos, uma distopia que surpreende com cenários desoladores e rumos cruelmente inesperados. A pesquisa da autora por trás da trama é muito boa e só deixa tudo mais assustador pensar que aquela tragédia é algo possível. O modo como a autora uniu as duas frentes da trama foi ótimo. A ambientação é um dos pontos fortes, a autora usou as descrições em favor da história e ao final tínhamos uma história onde o visual é importante. Aliás, fica marcado na memória. Os acontecimentos finais são sombrios assim como todo o mistério por trás das bombas. Forte, mas sensível. Com possibilidades infinitas e aterrados. Ansiosa pelo próximo é pouco.

1º. Espinho de Ferro, de Caitlin Kittredge
O último de trilogia que li no ano e um dos melhores do ano. Nunca tinha lido nada steampunk e nem imaginei que leria tão cedo, por isso que a surpresa foi melhor ainda. Fantasia e steampunk? Diversos mundos, bruxas, engenhos, dirigíveis, vapor, vampiros, elfos e diversos outros seres, elementos. A autora foi ousada ao criar um mundo onde fantasia se mistura ao universo steampunk. A protagonista é cativante, forte e um enigma. A forma como a trama se desenvolve é instigante e o ritmo constante de mudanças, acontecimentos deixa a leitura mais interessante e impossível de largar. Espero que o próximo não demore muito. A mitologia do universo criado pela autora é fascinante. Os cenários sombrios e extremamente ricos. As possibilidades são infinitas.

E ai? Gostaram da lista? Confesso que do seis para baixo foi um inferno definir. Podia juntar os três primeiros em primeiro e os outros três em segundo. Espero que tenham curtido a lista. E que vocês conferiam as resenhas e leiam algum deles. Vocês não vão se arrepender. Deixa eu ir que daqui a pouco tem mais postagens. Dia apertado, e com o blogger ajudando a postagem atrasou duas horas enquanto tentava encontrar o bug. Acabou que tive de refazê-la inteira pelo Chrome. Enfim. Resenha já já. Até mais!

5 comentários:

  1. Dessas ainda não conhecia Todas As Coisas que eu Já Fiz. As outras, todas, adoro.

    Fiquei curiosa para ler ela, também.

    Na minha lista eu incluiria Beautiful Creatures e Acampamento Shadow Falls. Talvez Beautiful Dead, também.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito chegada em trilogias/séries. Eu semrpe começo e nunca termino. Nem sempre consigo achar o outro, ou demora para lançar, ou achei o e-book de um e não achei do outro - comprar que é bom, nada kkk
    Enfim, não curto muito, quero ler logo o próximo, sou muito ansiosa! E se eu não achar o próximo?

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, "do 6 pra baixo foi um inferno decidir" ri com essa frase. Vários da sua lista já estão nas minhas próximas leituras em 2013. Espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou gostando bastante de série, mas tento me segurar porque é complicado comprar seis, sete volumes de uma só, mas também é chato ler com espaço demais. Ultimamento estou louca por várias, concordo que sairam demais e só vou esperar o money aumentar e comprar alguns deles. Os que vai demorar nem vou sentir.
    Eu desses ai quero muito ler Puros, agora que li suas resenhas Todas As Coisas Que Eu Já Fiz e Espinho de Ferro também entraram para lista de desejos. Divergente já comprei, mas não li, Feita de Fumaça e Osso estou é o próximo que compro assim como Gata Branca se não ganhar.
    Adorei a lista!

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de comprar feita de fumaça e osso e divergente *-* Mas ainda quero comprar A seleção que é o livro que eu mais desejo. haha
    beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.