15/11/2012

Resenha - A Sombra da Serpente


Nome: A Sombra da Serpente
No Original: The Serpent's Shadow
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

Faz quase um ano que li os dois primeiros livro desta trilogia e me surpreendi com o tanto que gostei da história. Tinha certo receio que Riordan fosse apenas Percy Jackson. "As Crônicas dos Kane" é acima de uma história juvenil um mergulho na mitologia egípcia. "A Sombra da Serpente" através de uma narrativa leve e bem-humorada encerra a altura a história de Sadie e Carter Kane deixando ainda uma promessa para uma nova série.

Sadie e Carter estão de volta pouco tempo depois dos acontecimentos no final do livro dois. Eles agora correm contra o tempo em busca de uma solução para derrotar Apófis. A situação é grave, pois quanto o Caos vem se alastrando e espíritos estão desaparecendo no Duat alguns domos da Casa da Vida continuam reagindo com violência a ascensão de Amós Kane ao cargo de sacerdote leitor chefe. Carter e Sadie estavam no Texas em busca do último exemplar de um livro que pode conter o feitiço chave para derrotar Apófis quando a serpente atacou. Apófis já tinha destruído cinco exemplares daquele livro. Os irmãos acreditam que ali está a chave para o sucesso. Porém ao receber uma visita inesperada e assustadora Sadie começa a crer que não é atrás dos livros que Apófis estava e sim da caixa onde eles estavam guardados. Escapando por pouco de serem consumidos ali mesmo por Apófis Carter, Sadie e todos os iniciados retornam a Casa do Brooklyn com mais do que jamais imaginaram. Bastet reluta em contar aos irmãos sobre o assunto, mas acaba cedendo. Existe um único feitiço capaz de deter Apófis. É arriscado, nunca foi e nem deveria ser feito. O pior que se pode fazer a uma alma seja de um deus ou de um mortal. Mas eles precisam arriscar. Seguindo por caminhos diferentes Carter e Sadie tem até o solstício para deter o Caos e restaurar a Ordem.

A premissa é essa. Assim como nos outros livros há muita informação nova sobre deuses egípcios e a cultura. A parte sobre o significado da alma egípcia foi muito interessante assim como os diversos lugares onde Sadie e Carter tiveram que ir. É verdade que visitamos muito outros locais conhecidos, mas com Riordan há sempre espaço para novidade. As descrições estavam acertadas e todos os novos elementos descritos, narrados encaixaram com perfeição a trama. A mitologia egípcia é tão rica, tão extensa que Riordan merece todos os elogios por criar uma história que trouxe para o presente toda essa riqueza amarrando a história dos mesmos à trama dos Kane. Em momento nenhum dos três livros tivemos algo solto, uma informação ou curiosidade que mais tarde não seria aproveitada e mais ainda em momento nenhum elemento que perdesse sua essência egípcia.

A conclusão foi ótima, o feitiço para destruir Apófis é realmente parte da mitologia egípcia e achei uma solução excelente, mas outras partes da história poderiam ter sido mais desenvolvidas. O foco apenas nos irmãos e em suas respectivas partes no plano contra Apófis não foi ruim, mas se Riordan tivesse expandido a trama, detalhando pelo menos o processo de Zia com Ráh a conclusão teria ganhado bastante. Aliás, toda a trama do primeiro nomo era importante, tanto que várias pequenas passagens, comentários, sobre Zia e Ráh, Walt e Anúbis aparecem ao longo da história. A única explicação plausível para esse arredondamento é o fato de Sadie e Carter serem os narradores e o curto tempo dos irmãos antes do solstício impediu uma visita demorada ao nomo e uma visão dessa parte da história. Porém a história é muito rica e esse detalhe afeta pouco, além do número de páginas, a conclusão.

Sadie e Carter continuam bem-humorados e com o carisma que conquistou o leitor. Além de enfrentar Apófis precisam enfrentar as mudanças que crescer trás. Gostei muito do fim de ambos e como as coisas se resolveram para os deuses e para os magos da Casa da Vida. E pasme, o final deixa uma ponta, uma entrelinha que é uma senhora promessa. Já imaginou Sadie e Carter com Percy e sua turma? Não sei se vai sair e o que Rick Riordan está aprontando, mas vem algo por ai. Todo mundo deve saber da influência Grega na mitologia egípcia no período helenístico, com a fundação de várias cidades de cultura grega como Alexandria. É torcer para sair...

Leitura rápida, extremamente gostosa, que encerra uma trilogia surpreendente e fascinante. Aprendi muito de mitologia egípcia, fui levada a pesquisas e descobertas interessantes. Um resgate arriscado que funcionou muitíssimo bem. E se você ainda não leu está perdendo tempo. A edição da Intrínseca está ótima com uma fonte muito agradável de ler. Adoraria ver essa trilogia no cinema. É um tema, uma cultura difícil de ver em literatura, ainda mais jovem. Recomendado a todos que gostam de juvenis. Ação, personagens ótimos, narrativa bem construída e história rica que acrescenta conhecimento. Leiam! Até mais!

As Crônicas dos Kane - Rick Riordan
1- A Pirâmide Vermelha
2- O Trono de Fogo
3- A Sombra da Serpente

25 comentários:

  1. Que coencidência voltar no blog com essa resenha! Eu amo essa trilogia mais do que Percy ainda e adorei sua resenha. Estou louca para ler desde que saiu e vou torcer para um sorteio. Adorei as 3 resenhas. Bjinho.

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa pra começar a ler as séries do Rick Riordan, até agora só li os livros solos. Nem acredito que nem li Percy ainda.

    ResponderExcluir
  3. Chegaram os meus livros das Crônicas dos Kane *-*
    Estou terminando de ler Levada ao Entardecer e vou pegar eles.
    Adoro Percy Jackson, então estou mega ansiosa para ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei o livro um depois que li as duas resenhas da série aqui, estava numa super promoção, mas acabou que ainda nem li e com esse lançamento quero ter os outros dois em mãos antes de ler. Li a resenha mesmo com risco de spoiler (vc nunca põe, mas td bem) e adorei! Parece uma ótima conclusão para a trilogia e que história é essa de promessa? Ai meu deus, misturar as duas mitologias? Preciso ler esse logo porque sei quase nada da egipcia e fiquei curiosa com o que fala nas tres resenhas. Coencidencia vc ter postado dia 15/11/11 a primeira resenha da trilogia e agora a última resenha dia 15/11/12. Vi no twitter, bem legal. Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ganhei o livro na cortesia do Skoob, e até então, não havia tido uma motivação para ler. Nunca me interessei por livros de mitologia, e assisti apenas um filme de Percy Jackson. Não tive oportunidade de ler a saga, mas que seja daqui para frente. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Ganhei o livro na cortesia do Skoob, mas não li até agora, por falta dos outros 2, que ainda não tive chance de comprar. Adorei a resenha! Explicativa na medida do possível - ou seja, sem spoiler. rs
    Nunca me interessei por mitologia, e só assisti apenas 1 filme da série Percy Jackson. Espero poder me "enturmar" nas escritas de Riordan.

    ResponderExcluir
  7. Nao sou muito fã dos livros do Rick Riordan pelo fato de eu nao achar a historia interessante o Percy Jackson nao gostei achei fraco e nao me interessei acho bem dificil que eu va ler a sombra da serpente!!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou na metade de A Pirâmide Vermelha e confesso que não estou muito empolgada! Mas todos falam tão bem do livro que estou insistindo um pouco!

    Não li a série dop Percy Jackson então não posso julgar outros livros dele, apesar de a maioria elogiarem também!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto dos livros do Riordan. Não digo que são "a melhor coisa do mundo",mas eles são leves e fáceis de ler, como leitura despretenciosa são ótimos.

    Ouvi falar que a próxima mitologia que ele vai meter o bedelho é a Nórdica. Vamos ver o que ele vai aprontar...

    ResponderExcluir
  10. Ainda tenho que ler o segundo livro dessa série , na verdade é minha próxima leitura. Rick Riordan é um dos meus escritores favoritos. Muito bom !!

    ResponderExcluir
  11. Acho bem interessante este tema, porém ainda não li os outros livros, eles já estão na minha listinha a um bom tempo.

    ResponderExcluir
  12. AH.. eu só li o primeiro livro de "Percy Jackson e os Olimpianos", mais eu adorei a escrita de Rick Riordan.. Quero muito terminar de ler " PJ e os Olimpianos" para ler as outras séries dele.. E essas capas são lindas demais!

    ResponderExcluir
  13. Essa saga tem excelentes recomendações do pessoal, tanto colegas meus que leem, quanto blogs.
    Tenho uma certa curiosidade pra conhecer.
    Não posso nem me ater demais a resenha pra não levar spoiler.
    No mais, obrigado pela recomendação.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li essa série, mas farei isso em breve. Estou apenas esperando o meu sobrinho me emprestar. Gostei da resenha, que está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Cara, essa série é demais!
    Mitologia egípcia é tudo de bom! Já tenho os dois primeiros e quero ganhar esse!

    ResponderExcluir
  16. Um dia, eu prometo a mim mesma, lerei algum livro do Rick Riordan. Simplesmente não dá tempo nunca...=/

    ResponderExcluir
  17. Até hoje fico muito feliz por Rick Riordan ter me apresentado ao mundo da mitologia. Sadie e Carter por mais chatos que as vezes são(tomei birra do Carter no segundo livro) a história deles é fascinante *-*
    Muito boa sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei de comprar essa trilogia e o box do Percy jackson ao mesmo tempo! rs... Tomei vergonha na cara pra conhecer Rick Riorda... já estava me sentindo uma ET... Acho que vou gostar mais dessa que da coleção do Percy, mas simplesmente preciso ler as duas séries com urgência!!

    ResponderExcluir
  19. Me apaixonei pelos livros do Rick quando li Percy Jackson, porque adoro mitologia e ele escreve de forma envolvente. já comprei os dois primeiros livros da série mas ainda não os li, quero ter o s três para quando começar poder ler até o fim sem pausa.. mas estou super ansiosa pra conhecer a historia de Sadie e Carter e ver qual foi o final que Rick escolheu para esses dois jovens heróis. / OU / Me apaixonei pelos livros do Rick quando li Percy Jackson, porque adoro mitologia e ele escreve de forma envolvente. mas ainda não li essa trilogia e estou super ansiosa pra conhecer a historia de Sadie e Carter e ver o que Rick reserva para esses dois jovens heróis.

    ResponderExcluir
  20. Adoro os livros de Rick Riordan, ainda não comecei a ler essa trilogia, mas quero ler logo :)

    ResponderExcluir
  21. Esse livro promete muito mesmo, estava super ansiosa pela finalização da série.
    Para mim Riordan é um novo gênio da mitologia...rsrs

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  22. Um dos fins de trilogias mais esperados, e não é pra menos né, o livro parece ser ótimo, ganhei esse mas não li ainda por não ter os dois primeiros, eu espero ler em breve porque sua resenha me deixou com mt vontade mesmo!

    ResponderExcluir
  23. Tenho o volume 1 desta série mas ainda não o li. Mas já coloquei ele na lista do desafio literário deste ano.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ler esse livro e amei!!
    A série é excelente e não consegui largar o livro até terminar de lê-lo. Rick Riordan soube finalizar a trilogia com maestria, fazendo com que eu ficasse presa na história do início ao fim!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.