26/11/2012

Resenha - Sem Deixar Rastros


Nome: Sem Deixar Rastros
No Original: Fade Away
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou definitivamente das quadras. Porém, 10 anos depois, o agente esportivo, que também atua como detetive nas horas vagas, está de volta ao jogo – não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério. O ídolo dos Dragons de Nova Jersey Greg Downing, principal adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. À frente do caso, Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar obter informações que o levem ao paradeiro do antigo rival, com quem também competiu pelo amor de uma mulher. O que a princípio parece um típico desaparecimento vai ganhando contornos inesperados à medida que a investigação avança, reacendendo em Myron lembranças que ele nunca imaginou ter que reviver. Com a ajuda de seus fiéis escudeiros, o excêntrico Win e a ex-lutadora profissional Esperanza, ele comprovará que seus piores pesadelos estão mais vivos do que nunca. E, em meio ao glamour da NBA e a criminosos da pior espécie, vai descobrir coisas sobre si mesmo que mudarão sua vida para sempre.

Já faz alguns bons meses desde que a Arqueiro lançou o livro anterior e estava ansiosa por mais um livro do Harlan. Não sabia se a editora lançaria o novo do autor ou continuaria a série, mas o fato é que eu ainda não tinha notado o tanto que gosto dessa série até o lançamento deste livro. O terceiro livro da série segue o mesmo ritmo dos outros cinco já lançados. Uma história intricada, repleta de ação, reviravoltas, soluções improváveis e claro ótimos personagens.

Myron foi chamado por um velho conhecido para uma reunião na sede dos Dragons, um time de basquete de Nova Jersey. Ele só não imaginava o tipo de proposta que Clip lhe faria. Clip, diretor e dono do clube quer contratar Myron, não apenas como jogador, mas como investigador. Myron não joga basquete desde o fatídico acidente que interrompeu sua carreira profissional bem no início. Assunto que ele acredita já ter superado, mas que fica claro ao ouvir a proposta ser uma lembrança muito mais dolorida do que sempre demonstrou. Clip o quer no time para se aproximar e descobrir pistas através dos outros jogadores do paradeiro de Greg Downing. Astro do time e antigo rival de quadras de Myron. Win, seu melhor amigo e companheiro de investigações não acha a ideia nada boa, e enxerga que seu amigo está trazendo um passado mal resolvido à tona. O que era para ser só uma busca termina no assassinato de uma obscura figura de um grupo radical. E revelando um segredo que poderá mudar para sempre a vida de Myron. Entre pistas falsas, suspeitos improváveis e reviravoltas a trama se desenvolve.

A premissa central é essa e por grande parte do livro nem desconfiava do que viria à tona. Um pouco disso pode ter sido lerdeza, mas a maior responsabilidade é do autor que com seus enredos intricados sempre interliga assuntos impossíveis a figuras distintas conseguindo assim levar o leitor a imaginar diversas soluções para o caso de Greg. A narrativa possui um ritmo rápido e fluido que desenvolve uma história cheia de faces, acompanhada de descrições pontuadas e diálogos excelentes. O mais interessante sobre esse terceiro volume da série é a solução de um dos mistérios passados do protagonista. E Harlan Coben não podia ter nos dado uma solução melhor e mais bem executada. De forma instigante o autor desencadeia uma série pistas e reviravoltas que mantem o leitor preso até as páginas finais.

Os personagens continuam ótimos. Myron a cada novo livro ganha novos contornos e nuances interessantes. Todas as lembranças e mágoas não curadas do passado que sempre estiveram escondidas sobre a máscara de homem forte, bem-sucedido e brincalhão voltam a perturbar a estabilidade de Myron a cada nova pista que o caso ganha. Imbatível mesmo é Win. Um dos personagens mais ambíguo e apaixonante que já conheci. É impossível não gostar dele, mesmo com alguns de seus pensamentos. A dupla segue cada vez mais afinada, mesmo enxergando o mundo de forma tão diferentes. A amizade deles atinge um novo patamar depois daquele final e Win definitivamente merecia uma série só para ele.

Leitura rápida, que prende não apenas pelo mistério mais pela trama bem desenvolvida. Harlan Coben é em definitivo o melhor autor do gênero que leio e depois deste percebi que gosto mais da série do que imaginava. Espero ansiosa pelo lançamento do novo livro avulso do autor e do restante da série. A edição da Arqueiro está ótima como sempre. Fonte agradável, sem erros e a mesma diagramação que fornece uma uniformidade incrível aos livros da editora. A única coisa que me incomoda sempre que olho para o livro é o alinhamento do título na capa. Mero detalhe. Continuo torcendo para sair uma adaptação para o cinema. Pelo menos alguns deles. Adoraria ver Win ganhar vida na telona, mais até do que Myron. Recomendado a todos sem exceção. Se você ainda não leu Harlan está perdendo uma ótima leitura e se você já começou a série dê um jeito de continuar. A história segue eletrizante neste terceiro volume. Tenso, emocionante e surpreendente. Leiam! Até mais!

Myron Bolitar - Harlan Coben
1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- Back Spin
5- One False Move
6- The Final Detail
7- Darkest Fear
8- Promise Me
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

12 comentários:

  1. Ah, um dos meus autores favoritos. Adorei a série Bolitar, fiquei meio em dúvida, pq até pelo nome o personagem parece estranho, mas amei, ele é hilário. Ainda não li Sem Deixar rastros e Alta Tensão, só os que faltam, tenho certeza de que vou gostar desse, gostei de todos. Só fico meio assim com a série, pq foram publicados os "Quando ela se foi e o Alta tensão" antes dos outros, ai a estória fica meio perdida, mas td bem.

    ResponderExcluir
  2. vc ja viu o meu email sou a ganhadora da promoçao mentiras

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Sem Deixar Rastros, mas tenho certeza que vou gostar. Adoro o estilo do Harlan Coben, acho além de muito bem escrito interessante e divertido. Quero muito ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tive a oportunidade de ler algum livro desse autor. Eu já ouvi comentários muito positivos dos livros dele (principalmente quando o livro é desse Myron Bolitar)... Agora eu fiquei curioso para ler esse livro também.. Acho que vou colocar nas minhas próximas leituras!

    ResponderExcluir
  5. Eu já li dois livros do Harlan depois que conheci aqui no seu blog e adorei! Estou esperando sair os cinco primeiros da série assim posso ler. Uma pena a Arqueiro ter lançado fora de ordem, mas a cada resenha sua fico mais curiosa com Win e também Myron. Todo mundo fala muito bem, e sua resenha aborda todas as partes que me deixa curiosa, com vontade de querer ler um livro. Ótima resenha como sempre. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. ainda não li nada do autor, mas as pessoas falam muito bem, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha já li o livro e gostei muito até porque adoro os livros de Harlan Coben, principalmente naqueles em que aparece Myron Bolitar, que eu acho engraçadíssimo por sinal. Bem o que mais me chamou a atenção nesse livro foi que nele pela primeira vez a gente pode descobrir um pouco sobre o passado de Myron o que realmente aconteceu pra ele abandonar as quadras.
    Para quem gosta de um suspense policial esse livro é maravilho e eu recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, sou dessas que estão perdendo uma ótima leitura... nunca li absolutamente nada do harlan Coben. Morro de vontade, e essa vontade aumenta a cada resenha. Nunca li uma resenha negativa de nenhum livro dele, e isso é uma coisa muito rara de acontecer. Com certeza prova que a leitura vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Também estou virando fã dele. Li recentemente Quebra de Confiança e adorei o Myron e o Win! São realmente ótimos personagens... com certeza lerei este e os outros.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Tenho que resolver esse algo interior que me impede de realmente se interessar pelos livros desse autor...

    ResponderExcluir
  11. Os livros desse autor sao otimos,nao vejo a hora de ter toda a coleçao,uma historia melhor que a outra.........

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos livros que ainda não li dessa série. Li sua resenha e diversos comentários e estou bastante curiosa para ler. Adoro as histórias do Myron. Também gostei muito da capa do livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.