09/11/2012

Resenha - Queda de Gigantes


Nome: Queda de Gigantes
No Original: Fall of Giants
Autor (a): Ken Follett
Páginas: 912
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. O despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente – as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos. As vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. A saga de famílias de diferentes origens, uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha. A ação se desloca entre Londres, São Petersburgo, Washington, Paris e Berlim, retrato de um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo. O século XX está apenas começando.

Queda de Gigantes foi um dos primeiros livros que comprei ano passado quando voltei a ler. Todo o conceito da trilogia escrita por Ken Follett me agradava. O século XX foi extremamente movimentado. Um século onde a humanidade encontrou o seu pior e assistiu a tudo em uma espécie de choque. Nações entraram e saíram de guerras, impérios ruíram e uma nova ordem surgiu. Foi também um século de evolução cultural, científica e tecnológica. As guerras, os conflitos trouxeram avanços em diversos campos. Ken Follet através de uma rede intricada de personagens reconta de forma magistral o começo deste século que transformaria o mundo e o futuro. Uma prosa inteligente e que acima de tudo respeitou a história.

Não há como explicar a trama. Temos personagens na Rússia, no Reino Unido, na Áustria e nos Estados Unidos. São pequenos elos que ano após ano se envolvem na grande trama que foi a primeira grande guerra. No começo pode parecer confuso seguir tantos personagens, mas a medida que seus mundos são apresentados e ligações começam a surgir o livro impossível de largar. A maioria de nós já sabe como aquele começo vai terminar. A tensão do começo do século culminaria em um confronto sangrento, que mudaria culturas e enraizaria a semente do que no futuro causaria a segunda grande guerra. A sinopse já fala o cenário de cada personagem. Através de uma narrativa ambiciosa Follett representa os principais assuntos da época com seus personagens. Na Inglaterra, as sufragistas, que lutavam pelo voto feminino, os movimentos sindicais, a ascensão política do partido liberal. Na Rússia a insatisfação com Czar, o aumento a criminalidade, o sonho americano. Na Alemanha crescia a desconfiança sobre os países recém-formados no báltico. Enquanto os EUA viviam numa prosperidade industrial e territorial. Nobres, feministas, contrabandistas, diplomatas e políticos.

Ken Follett foi audacioso ao pensar em escrever uma trilogia do tipo e não poderia ter escolhido melhor o nome para o início do século. A queda de vários impérios, mas também a queda da aristocracia. As 912 páginas construídas por Follett chega bastante próximo de um caráter informativo. Toda a parte ficcional foi criada em prol da trama histórica. Cada um daqueles personagens pode muito bem ter existido. E um dos maiores méritos do autor é o cuidado ao utilizar figuras reais como Churchill, Woodrow Wilson e Lênin. Vale ainda observar que em grandes partes dos diálogos Follett contrapôs o que sabemos sobre os motivos da Primeira Grande Guerra e as opções que todos aqueles homens tiveram. Saídas diplomáticas ignoradas por ego e medo, ao notar que seus grandes impérios estavam ameaçados por revoluções. O que chega a ser irônico dado o resultado da guerra.

Não quero alongar demais nessa resenha, pois ainda assim faltaria alguma parte para comentar. É um livro para ser lido aos poucos, sem pressa. Não isento Follett de pequenos deslizes e omissões, mas ficou tudo tão rico que podemos entender que ele teve de enxugar algumas partes, caso contrário o livro teria o dobro de páginas. A trama é complexa e em vários pontos fica difícil de acompanhar. Se você não gosta de história e não tem a menor curiosidade a respeito do século passado sugiro que passe longe. Mas garanto que vai se surpreender caso decida ler. O grau de interesse e facilidade das cinco partes da história alterna durante o livro, o que instiga o leitor a seguir em frente. Todo o desenrolar da guerra é bem interessante e vai surpreender aqueles que desconhecem os pormenores do período que vai de 1912 a 1924.

Leitura cadenciada que varia de ritmo e vai prender o leitor pela riqueza da pesquisa e pela prosa rica, e informativa. Já estou lendo o livro dois e ainda não acredito que está acontecendo. Sempre quis assistir a história de perto, e acredito que essa trilogia será o mais próximo disso que vou chegar. A edição da Arqueiro está ótima. A fonte é agradável e facilita a leitura, e gostei de terem mantido a capa. Adoraria ver o livro adaptado, no caso ficaria perfeito em formato de minissérie como já aconteceu com outros livros do autor. Recomendado a todos que adoram um bom romance histórico. Perfeito para os que ainda não conhecem a escrita rica de Ken Follett. Um verdadeiro romance histórico, um projeto audacioso que começou com o pé direito. Ação, intrigas, suspense, paixões e revoluções. É como estar nos bastidores da época. Leiam! Até mais!

21 comentários:

  1. Vou indicar pro meu colunista do blog! Ele ama esse tipo de livro, ainda mais que é uma trilogia! *-*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha! Nunca li nenhum livro da série, mas parece que é uma leitura super educativa, já que envolve o século XX. Talvez possamos até dizer que foi um dos séculos mais turbulentos da sociedade "moderna". Século de evoluções, perdas, disputas, avanços etc.
    Adorei a sua resenha! Parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante do estilo do Ken Follett, adoro aventura e romances históricos, então acho delicioso. Muita vontade de ler essa trilogia.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Li a sinopse ontem no submarino. E hoje venho aqui de volta ao teu blog e por acaso encontro essa sinopse do livro, que eu me interessei bastante. É fazia um grande tempo que não aparecia por aqui, as vezes via vagamente de relance os post pelo twitter. É mais de 6 meses em of, inativa por aqui, mas eu que acompanhei esse espaço aqui desde o inicio, era como se faltasse algo! Pois estava, sentia falta das leituras daqui, de conhecer um pouco mais e inteirar se pelo mundo dos livros, que você nós proporciona. Porque a leitura está cada vez mais escaça, e as pessoas não se interessam mais por coisas simples de como é bom pegar um livro para lê!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito conhecer os livro dele! Nossa, esse tem MUITA história! Interessantíssimo! Então agora só falta o terceiro livro ser lançado no Brasil.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de história, mas sempre que tento mergulhar em leituras desse tipo acabo frustada, mas confiarei na dica, tentarei conseguir o livro e vamos ver, realmente estou com um pouco de medo porque alem de se tratar de um período confuso da historia da humanidade, com tantas mudanças em tao pouco tempo, o fato de o livro retratar historia de 5 personagens pode agravar ainda mais a confusão, mas tudo bem, vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi =)
    Então eu ainda desconheço a escrita de Ken Follet. O livro realmente tem tudo pra ser muito interessante pra quem gosta, não sou muito chegada a história, mas apesar de não gostar muito adoro a parte das guerras mundiais. Então de alguma forma me arriscaria a ler esse livro.
    No futuro quem sabe ele não esteja na minha estante.
    Adorei a resenha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já está na minha estante tanto este como o seguinte da série, e aguardo o terceiro ser lançado. É uma trilogia maravilhosa, adoro romances históricos. E são bem volumosos!

    ResponderExcluir
  9. aguardei muito essa resenha desde que vi que você estava lendo Queda de Gigantes, Yasmim, eu já estou com ele, desde o início do ano que fiquei namorando, mas ainda vou começar a ler, tenho muitas expectativas, pois já tenho boas experiências com Ken Follet, li três livros dele e todos foram muito bons; acredito que essa trilogia é uma das mais ambiciosas já escritas, por que trata de fatos reais e tals. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha como sempre!
    Não sei como consegue resenhar (e ler) livros tãooo grandes! Estou com vontade de ler, mas é muito grande e só para férias do jeito que está a faculdade. Eu não sou tão ligada em história, mas as duas guerras são assuntos que mexem comigo e quero muito ler. Minha mãe vive falando que Ken Follett é ótimo, e espero ler logo porque ganhei o primeiro dela e daria tudo para ganhar o segundo. Esperarei ansiosa a próxima resenha. Fiquei curiosa com a familília alemã e tal no meio da guera. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a ler esse livro em setembro e dei uma parada por que era muito pesado para carregar. Agora estou quase terminando. Concordo em quase tudo com sua resenha. Só achei um pouco lento no ínicio e corrido no final. Muito boa sua resenha. Tem toda razão, Follett foi audacioso em colocar o século XX no papel. É mesmo fascinante. :)

    ResponderExcluir
  12. Pelo número de páginas, o livro deve ser rico em detalhes. Justamente o que gosto em livros de épocas é dos detalhes bem definidos para se compreender a estória. O livro parece extenso mas acredito que seja uma leitura que prenda o leitor realmente.

    ResponderExcluir
  13. Essa trilogia faz tanto sucesso pela esfera literária, que da até dó nao ter lido nada desse autor ainda :/
    Logo eu que adoro romances históricos, adorei mesmo a trama se passar em vários países, ter vários personagens com sonhos bastantes distintos.

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu nunca vi esse livro? Achei bem bacana, gostei da História, adoro um romance assim.

    ResponderExcluir
  15. Deve ser um livro e tanto, me parece interessante. Vou esperar, quem sabe um dia eu leio ele.

    ResponderExcluir
  16. Nossa.. nunca tinha ouvido falar desse livro antes.. Achei o título e a capa interessantes.. Adorei a resenha também.. Acho que vou coloca-lo nas minhas próximas leituras! haha

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente não gosto de história, mas sei lá, abro exceção para alguns livros, e acho que pode ser o caso desse. Um dos meus favoritos, A Menina que Roubava livros, se passa em outra época, mas também mostra um pouco sobre o nazismo e me conquistou totalmente. Pena que esse série é muito cara, vi hoje mesmo na Saraiva. mas de repente aparece uma promoção! *-*

    ResponderExcluir
  18. Não sou chegada em livros grandões, mas o século passado é mesmo muito aturbulado e deve ser bem interessante um livro que coloca tudo isso no papel. Só conheço o autor pelas minisseries, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Adorei. **=

    ResponderExcluir
  19. Eu até tenho esse livro, comprei ele a um tempo já, mas nunca o li, e depois dessa resenha,me motivou a criar coragem de ler ele. bjs adorei seu blog

    ResponderExcluir
  20. Amei sua resenha. Se já tivesse lançado o terceiro livro, eu iria comprar de imediato. Mas vou aguardar o ultimo lançamento, se é que vai parar ai, e comprar a série toda.

    ResponderExcluir
  21. Comprei esse livro hoje, quero muito ler, adorei sua resenha, estava bem clara e resumida, o livro parece ser extremamente interessante!

    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.