05/11/2012

Resenha - P.S. Eu Te Amo


Nome: P.S. Eu Te Amo
No Original: P.S. I Love You
Autor (a): Cecelia Ahern
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Existem amores que duram mais que uma vida... Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


Faz bastante tempo que assisti alguns pedaços da adaptação para o cinema deste livro e a despeito de uma história criativa nunca tive vontade de ler o livro. A chance de encontrar a edição antiga eram tão pequena que acabou contribuindo para isso. Portanto foi uma boa surpresa quando a Novo Conceito anunciou o lançamento dos livros da autora Cecelia Ahern. P.S. Eu Te Amo finalmente ganharia uma edição nova. A história é consideravelmente diferente do filme se me lembro bem, mas ainda consegue entreter e até mesmo emocionar o leitor em algumas partes.

Holly acaba de ficar viúva e faz mais de um mês que vive como um zumbi dentro da própria casa. Não toma banho, mal come e só conversa com a mãe pelo telefone porque ela insistiu em ligar todas as manhãs. A casa está uma bagunça, as comidas estragam na geladeira e Holly está cada vez mais magra. Até o dia que sua melhor amiga Sharon resolve aparecer. Ela reabastece a dispensa, arruma a casa e injeta um pouco de ânimo em Holly. E é por isso que juntando toda sua coragem Holly decide que é hora de buscar o envelope que está esperando por ela na casa de seus pais. O amor de Holly e Gerry era o tipo único que todos sonham em encontrar, mas poucos conseguem. Eles viveriam juntos para sempre, morreriam velhinhos e na mesma época. O que nenhum dos dois imaginou era que Gerry encontraria um câncer no meio do caminho. Ele tragicamente morre jovem do câncer no cérebro. E a partir de uma promessa feita alguns anos atrás de forma casual Gerry surpreende Holly com o maior presente que uma pessoa que perdeu a outra pode receber. Doze cartas que deverão ser abertas mês após mês. A partir daí com a força desta presença inesperada de Gerry, Holly vai aos poucos superando o luto e a dor.

A premissa é essa. Conhecida por todos, mas que senti necessidade de apresentar de forma melhor. Cecelia Ahern sem dúvida nenhuma é uma ótima contadora de história e consegue construir uma história gostosa em cima de uma ideia original. A narrativa flui muito bem e ao investir em personagens secundários com histórias próprias o livro ganha contornos mais fortes. Não é só Holly se lamentando e tentando seguir em frente. Os amigos e familiares com histórias próprias tornaram a história mais crível. A ambientação também deu um charme a mais ao livro. Minha única ressalva é quanto ao desenvolvimento do luto de Holly. Não sei e não imagino como deve ser ruim ficar viúva jovem, mas achei toda a evolução muito rápida. Ninguém supera fácil a fase do luto, menos de um ano soou um tanto romantizado demais. Mesmo com as cartas de Gerry...

Toda a ideia de receber cartas de uma pessoa que já morreu é excelente, muito criativa e realmente seria um alento, uma ajuda para o luto. O problema é o conteúdo delas. Aliás seria melhor dizer "bilhetes" porque não são bem cartas. Em todo caso acho que a lista de Gerry só serviria para deixar Holly mais triste ou mais irritada ainda. Não vou comentar o conteúdo de nenhuma delas para não estragar a surpresa, mas acredito que muitos vão concordar que é bastante estranho pensar em uma pessoa que perdeu o amor da vida dela lendo e seguindo o conselho da maioria delas. O final foi o ponto contraditório de tudo isso. Foi bom, e me surpreendeu porque pelo encaminhamento da trama já estava pronta para perder de vez a paciência com a superação de Holly quando veio a virada final.

Leitura rápida, história gostosa, com bons personagens e de escrita leve. A edição da Novo Conceito está ótima. A divisão dos capítulos ficou bem legal, meu único problema é a capa. Além de ser com pessoas é uma foto muito usada para capas. Isso tira um pouco a identidade do livro. Seria bem legal se fossem apenas as cartas espalhadas na capa. Se ainda estiver na dúvida quanto a ler sugiro que assista ao filme, mas não é uma boa ideia. Recomendo para todos que gostam de um bom romance. Criativo, gostoso, triste e com uma mensagem positiva. Um romance tradicional, mas que foi original em sua fórmula. Coisa rara de se ver. Leiam! Até mais!

16 comentários:

  1. PS: Eu te Amo é meu filme favorito de todos os tempos, então sempre fui louca para ler o livro. Tive a oportunidade de ler ele pouco antes do lançamento da NC, em inglês, e sinceramente não gostei muito. Não que o livro seja ruim, porque não é e pretendo ler os outros livros da Cecilia que eu tenho, mas acho que meu amor pelo filme é TÃO grande e eu sou tão apaixonada pela maneira como a história foi apresentada nele que me decepcionei com o livro. Geralmente é ao contrário, né? HAHA sem falar que, pelo menos pra mim, o Gerry do filme é mais encantador que o do livro.

    ResponderExcluir
  2. Se o filme é lindo, o livro não deve ficar atrás...
    Desde o lançamento, está na minha lista de próximas aquisições.
    Parabéns pela resenha.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um pouco de medo desse livro. apesar da história ser criativa e a ideia boa, sei lá... Acho que acabarei ficando meio deprimida e com raiva do Gerry. Gostei da sua resenha, mas me deixou com medo pois percebo que as minhas impressões sobre as coisas negativas da história é real.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Ai é tão fofo esse livro! *-* adoro essa história - melhor que a cagada do filme ¬¬ - e adoro a autora. Foi uma ideia linda a desse livro, eu adorei. Já imaginou se o amor da sua vida te faz uma coisa dessas depois de morrer, só porque não quer deixar você aqui, só? Nossa...cara, é um negócio tão bem feito que me mata de tristeza só de pensar. Acho lindo esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu sou a única pessoa que acha P.S eu te amo um porre, sério, não vi graça no filme, e não aposto nem um centavo no livro, acho meloso demais para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia do que afinal se tratava a estória do livro, achei interessante ela ter ficado viúva cedo e o marido ter escrito cartas para ajuda-la a superar o luto, mas mesmo não sou muito de romances, entao...

    ResponderExcluir
  7. Ja tinha ouvido falar do filme, muito bem, inclusive, mas soube do livro há pouco tempo e não vejo a hora de ler. Eu não sei se seria bom ou ruim pra mim, receber cartas do meu marido, se ele morresse... Tenho duvidas se seria bom ou se eu ficaria ainda mais triste.

    ResponderExcluir
  8. Já vi o filme há algum tempo atrás e eu me lembro que na época eu adorei! Porém não lembro muito bem do que se trata, por isso queria ler o livro! Refrescar a memória e ainda acrescentar alguns detalhes que só os livros trazem, será ótimo!
    Adorei a resenha que você fez para o livro! Estou muito ansioso para lê-lo também
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ja vi o filme mas quando vi ja estava na metade entao nao entendi muito a historia, ja tinha ouvido falar do livro mas quando vi o filme nao fiquei com muita vontade de ler o livro, mas muitas pessoas dizem que o livro é muito melhor que o filme entao fiquei bastante curiosa pra saber se é verdade!! Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    Eu assisti esse filme e me apaixonei pela a sua história.. Fui as lágrimas em várias cenas.. E quando fiquei sabendo do livro não sosseguei até ter ele.. Adorei a sua resenha espero gostar do livro assim como gostei do filme.

    ResponderExcluir
  11. Lembro que fiquei morrendo de vontade de ler esse livro depois que assisti o filme. Na época, chorei horrores e foi um filme que me marcou bastante. Ainda bem que resolveram publicá-lo novamente. Quero muito poder comparar os dois, para ver se existe muita diferença, e também para poder ver esses pontos que tu comentou (o luto da Holly, as cartas).

    ResponderExcluir
  12. Já vi muitas resenhas e comentários sobre esse livro, mas sempre fico com um pé atras, tenho medo da história ser muito triste, não gosto muito de histórias tristes, principalmente quando envolve a perda de alguém para o câncer, ler esses livros me faz achar a vida tão injusta, sem falar que eu choro muito, não sei se você chora ou se eu sou uma manteiga derretida.
    Mas parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme, mas ñ lembro muito bem, só que meu pai chorou horrores e minha odiou...kkkk

    ResponderExcluir
  14. Quero muito esse livro, já vi o filme e me apaixonei então quero ler o livro agora.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louco para ler esse livro.. Deve ser muito triste ficar lendo cartas de uma pessoa que morreu deixou para você, não é mesmo? Mas eu acho que estou precisando chorar um pouco.. haha (se bem que eu nunca chorei lendo um livro! :/) Eu também não gosto de pessoas em capas.. Mas ultimamente está virando moda! :/

    ResponderExcluir
  16. Eu primeiramente assisti ao filme e simplesmente amei. quando fui ler o livro, achei um pouco maçante, mas a história é boa. Falta apenas aquela emoção que o filme passa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.