12/11/2012

Resenha - Através do Universo


Nome: Através do Universo
No Original: Across The Universe
Autor (a): Beth Revis
Páginas: 408
Editora: Novo Século
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Do outro lado do universo, um mundo inteiro os espera. Conseguirá sobreviver a essa incrível viagem? Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra-Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2.312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.

Desde que soube que a Novo Século tinha adquirido o direito de publicação dessa trilogia fiquei contando os dias para o lançamento. A sinopse de "Através do Universo" conquista logo nas primeiras linhas e não engana. A autora construiu um universo rico, que passeia pela ficção científica respeitando os padrões da ciência além de desenvolver uma trama que discute até onde o ser humano é capaz de ir para ter poder e controle.

Amy já havia decidido. Largaria toda sua vida na terra para acompanhar os pais na longa viagem até o novo planeta. Amy foi criogenizada, está numa espécie de transe, de sono, sonhos a períodos longos de lucidez. Congelada por duzentos anos. Enquanto Amy vive essa sub existência Elder é o único jovem da Godspeed. A mesma nave que Amy embarcou, a diferença é que ele faz parte do povo que nasceu e cresceu na nave. Seu mundo é a Godspeed e como se isso não bastasse ele é o próximo líder da nave. Está sendo treinado por Eldest. Um dia circulando pela nave em busca dos segredos que Eldest tanto esconde Elder descobre um novo compartimento, apagado dos mapas. E é lá que avista Amy, uma garota totalmente diferente do que ele já viu. Ela tem cabelos vermelhos e pela extremamente branca. Está congelada assim como centenas de outros. Após questionar Eldest e receber mais uma meia verdade Elder não podia estar mais frustrado quando soa o alarme. Algo grave aconteceu. E lá no compartimento secreto Amy desperta violentamente de seu sonho congelado. Uma dor lancinante e estranhos ao seu redor. Onde ela está? Eles já chegaram?

A partir dessa premissa a história se desenvolve. Intercalando capítulos de Elder e Amy, conhecemos pontos de vista diferentes sobre a mesma sociedade. Na Godspeed todas as pessoas têm a mesma aparência. Pele morena e cabelos pretos. Eldest o líder alega que a diferença causa discórdia e leva a conflitos graves. Elder até então concordava com ele, mas ao viver o choque da diferença com Amy começa a questionar se algum dia soube a verdade sobre Godspeed e Eldest. A narrativa possui um ritmo forte que instiga o leitor não apenas pela trama em constante movimento, mas pela ambientação rica e pela curiosidade em descobrir mais sobre o universo criado. Alguns assuntos e recursos que dependem de maior explicação, diversas áreas da genética, foram encaixados na trama com desenvoltura pela autora. Que fez se entender de maneira objetiva e satisfatória.

Beth Revis toca em assuntos sensíveis, expõe situações e fatos que nos faz questionar até onde a manipulação genética pode ir. O governo controlador e tirânico da nave usa todo e qualquer recurso para manter a ordem, mesmo que isso custe a liberdade de escolha. Eldest não é apenas tirano, com seus segredos macabros ele manipula o povo de uma forma surpreendente. Funcionou bem a mistura de ficção científica e distopia. Uma distopia diferente visto o cenário, mas ainda assim distópico. Imagina nascer, crescer e morrer dentro de uma nave espacial? A autora foi bem criativa ao conceber os detalhes de como tudo aquilo funciona. E adoraria ver, com os problemas deixados no final, a física entrar com mais força na história. Ela já misturou genética e ficção com perfeição.

Os personagens centrais são todos interessantes, com personalidades fortes e bem construídas. Amy é uma adolescente. Sabe pouco do seu próprio planeta, acorda atônita em uma nave toda errada, com pessoas estranhas e um garoto cheio de perguntas. Elder é o mais ambíguo deles. Assustado, mas esperto. Bobo, mas inteligente. E com um fato que ao longo da trama desconfiei, mas que me chocou do mesmo jeito. Não acredito que ele vá ser tão burro a ponto de seguir os mesmos erros de Eldest, mas se aquela pequena frase escondida nas entrelinhas do final for verdade, vem coisa muito boa por ai. Estou ansiosíssima para o próximo volume.

Leitura rápida, gostosa, que prende o leitor não pela necessidade de respostas, mas pelo universo e pela história interessante. O final foi ótimo, fechou a história e deixou uma dúvida insistente sobre o que vai acontecer. Entrou para a lista de favoritos. A edição da Novo Século está ótima, com fonte de tamanho ideal e capa mantida. Adoraria ver a história no cinema, mas não há notícias por enquanto sobre. É um cenário bem interessante para ver adaptado. Recomendado a todos que gosta de um bom juvenil e indo além, de uma boa ficção científica. Cenário inovador, uma pesquisa ótima por trás dos elementos da história, romance, mistério e boas discussões. Leiam! Até mais!

Através do Universo - Beth Revis
1- Através do Universo
2- A Million Suns
3- A Shade of Earth

25 comentários:

  1. Impressionante como vc chama esses textos gigantes de resenha! Bem faz quem sabe se expressar, falar do livro, de forma clara e sucinta, algo que, obviamente, você não tem o dom!

    Pra piorar, mal fala com os leitores nas redes socais. Você não é nada simpática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi blogs com resenhas maiores. E todo leitor assíduo do blog sabe que a divisão da resenha é:

      Introdução
      Sinopse
      Sobre a narrativa, descritivo
      Personagens
      Conclusão

      Quando gosto muito do livro é normal a resenha ter 6 parágrafos.
      Mas nunca passa disso.

      E todo leitor assíduo sabe que pode ler o que quiser. A parte que interessa pois já conhece as partes da resenha. Sinto muito se não gosta. Não posso agradar a todos.

      Quanto as redes sociais. Fiquei ausente semana que passou 05 a 10 de novembro porque estava muito atarefada com trabalhos de faculdade e seminários. Espero que no futuro mude essa opinião. Ou que pelo menos dê seu nome ai poderíamos identificar melhor a situação.

      Excluir
    2. Estranho é ver alguém reclamar de texto grande e ainda postar como anônimo, com medo de dar a cara para bater. Tem certeza que você gosta de ler? Porque não faz sentido reclamar do tamanho da resenha. Isso é típico de leitor preguiçoso.

      Excluir
  2. Oi! Pois eu adoro suas resenhas. Sempre leio o que quero, porque as divisões são bem claras. Estava doida com esse livro também. A capa é linda e o principal: o tema! Ficção científica com narradora feminina é tão raro ainda mais com todo esse lance de criogênia, outro planeta, parece muito bom. Adorei saber que Amy é comum e não super heroina, adoro livros com personagens mais reais. Outra coisa que gostei de saber é que a nave não é deserta, podia jurar pela sinopse que todos iam ser acordados. =x Hahah.


    Ótima resenha, não ligue para o que os outros pensam. Prefiro grande a uma resenha pequena que só fala da história e jura que é resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Estava esperando a resenha, não sou muito fã de ficção científica, mas esse eu estava pensando em ler. Agora tenho certeza. Pena que a editora não lançou a capa metalizada como no original. Mas tá bom, achei de demoraria séculos a sair.
    Muito boa resenha, vou já adicionar da lista. Eu queria ter nascido numa nave. :)

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que vi o livro adorei a capa que é muito linda, quando vi a sinopse do que o livro se tratava fiquei super cuirosa pra ler, acho uma historia bem diferente das que existem por ai hoje em dia, e lendo a sua resenha fiquei ainda com mais vontade!! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! A primeira que leio e quero mto ler. História diferente parece e capa linda. Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa linda e a história original e interessante.
    Adoro ficção e livros juvenis, então acho que vou amar. Outra coisa que me interessou é que os personagens parecem muito interessantes.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Eu já quis ler, mas até hoje não fiz isso. Desisti no meio do caminho :S
    A história é boa, eu gostei do que vi dela. Parece ser uma boa leitura no fim das contas.

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    Faz muito tempo que quero ler esse livro, mas infelizmente o preço nunca baixa ou tenha uma promoção envolvendo ele.. Amei a resenha e espero ler sem seguida porque fiquei mais doida do que já estava para ler ele..

    ResponderExcluir
  9. A capa ficou lindíssima, muito muito a ver com todo o tema do livro. Achei que era um livro romântico, não imaginei que era uma distopia, e é claro, como fã de distopia, pretendo muito ler!

    ResponderExcluir
  10. Vc me bate se eu falar que ñ achei a sinopse interessante? aushausha Mas daí eu li o que vc escreveu sobre os personagens e achei tão bom que voltei e li a resenha desde o começo. E então eu acho agora que vale muito a pena ler, além do mais a capa é linda!

    ResponderExcluir
  11. Essa capa é linda demais!!! Confesso que também não tinha me interessado tanto pela sinopse (nave espacial, etc.), mas depois de ler a resenha fiquei com vontade de ler, principalmente porque adoro distopia!
    Adoro suas resenhas! Sempre completas e analisando os principais pontos! Pra mim, resumo não é resenha, nem só dizer se é bom ou não...

    ResponderExcluir
  12. A resenha me deixou bem curioso, sua historia parece ser bem diferente, ainda mais sendo distopia..

    ResponderExcluir
  13. nooooooossa adorei tudo neste libro preciso ler!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa e a história também interessante

    ResponderExcluir
  15. Resenha ta ótima, fiquei com vontade enorme de ler esse livro.
    Capa belíssima. Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
  16. Eu já achava essa capa linda, e agora com essa resenha fantástica minha vontade de ler o livro aumentou...

    ResponderExcluir
  17. Amo distopias; mesmo que essa seja um pouco diferente do normal, hehe, quero conhecer o livro. Gosto do fato das personagens serem bem construídas, isso é essencial pra mim. E a manipulação genética é um tema instigante.

    ResponderExcluir
  18. Capa e resenha show!!! Lista enorme de trilogias para ler...XD 2013 promete!

    ResponderExcluir
  19. Espera ai deixe-me ver se entendi direito... então esse livro, Através do Universo é apenas o primeiro de uma trilogia??Sabe me informar se os outros dois serao traduzidos para o portugues???

    ResponderExcluir
  20. Doida por esse livro.A capa é linda e se tratando de ficção científica é tdo de bom :)

    ResponderExcluir
  21. Eu acho essa capa linda!Adoro historias que se passam no espaço e fiquei muito curiosa para saber o que acontece nesse livro. Claro que vou ler.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada sobre viagens no Universo e tudo mais, então acho que vou começar por essa história, que parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  23. Que capa perfeita, se parece com a capa de Brilho um pouquinho, essas estrelas e tals, perfect. O tema também parece ser parecido, naves espaciais, universo enfim parece ter tudo para conquistar meu <3, eu tenho "Brilho" e a coleção "O guia do mochileiro das galáxias", mas ainda não li nenhum, o tema também é totalmente novo pra mim mas pretendo ler com certeza, vai ser o próximo na minha lista de livros sobre o Universo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.