29/11/2012

Dicas #21 - This Moment

Olá! Como vai o dia? Pensei em três temas para o retorno da coluna que já estava sem ir ao ar desde o mês passado e acabei escolhendo o mais genérico porque os temas estavam se misturando demais. Então resolvi pegar o melhor de cada um deles. As dicas de hoje envolve livros pouco conhecidos e que mereciam mais atenção do leitor e do mercado brasileiro. Grandes sucessos de crítica e venda no exterior, mas que no Brasil ficam a margem do conhecido e do divulgado na blogosfera. Certamente os fãs dos gêneros abaixo vão conhecer um ou dois, mas espero que todos vocês curtam e aproveitem uma ou duas delas. Vamos as dicas desta edição:

Reconhecimento de Padrões, de William Gibson
416 páginas
Cayce Pollard é a uma coolhunter, especialista em caçar tendências de moda e avaliar o design de logomarcas. Cayce também faz parte de uma comunidade virtual de fãs obcecados por uma misteriosa coleção de fragmentos de vídeo disseminada pela Web por uma fonte anônima. Seu hobby e seu trabalho se unem quando é secretamente contratada por um cliente para rastrear quem está por trás desse “filme”. A essa busca se junta o desejo de descobrir o paradeiro de seu pai, um ex-agente da CIA, desaparecido nos ataques de 11 de setembro em Nova York. A jornada de Cayce irá levá-la a lugares perigosos, em um jogo de altas apostas, percorrendo os subúrbios (...)
Sangue no Inverno, de Mons Kallentoft
504 páginas
É o inverno mais frio dos últimos tempos. Perto de Linköping, no coração da Suécia, um homem é encontrado morto, pendurado numa árvore. O estado do corpo faz lembrar os rituais de uma antiga religião viking, em que, justamente nessa época do ano, se ofereciam animais e seres humanos aos deuses em troca de felicidade e bem-estar. Mas os tempos são outros. Terá sido mesmo uma oferenda ou tão somente um crime com requintes de crueldade? Lá do alto, sob as estrelas do céu, uma voz se faz ouvir. A detetive Malin Fors é a única capaz de percebê-la; uma presença que acompanhará de perto seus esforços para reconstruir o crime. Com sua (...)

Branca de Neve Tem Que Morrer, de Nele Neuhaus 
472 páginas
Numa noite chuvosa de novembro, Rita Cramer é empurrada de uma passarela e cai em cima de um carro em movimento. Pia e Bodenstein, da delegacia de homicídios, têm um suspeito: Manfred Wagner. Onze anos antes, a filha de Manfred desaparecera, sem deixar pistas, e um processo baseado em provas circunstanciais condenou Tobias, filho de Rita Cramer, a dez anos de prisão. Logo após cumprir a pena, Tobias retorna à sua cidade natal e, repentinamente, outra garota desaparece. Os acontecimentos do passado parecem repetir-se de maneira funesta. Pia e Bodenstein se deparam (...)
Essas Coisas Ocultas, de Heather Gudenkauf
352 páginas
As vidas de quatro mulheres convergem em um único ponto - Joshua, um menino de apenas 5 anos. Para duas delas a ligação é óbvia. Claire, a mãe adotiva, e Charm, que o entregou para adoção. As outras, entretanto, ocultam mais mistérios. Allison está livre aos 21 anos, após cumprir cinco anos de prisão por crime hediondo, e Brynn, sua irmã caçula, uma menina psicologicamente frágil. Cada uma observa o crescimento de Joshua ao mesmo tempo em que enfrentam seus demônios íntimos e avaliam os papéis que assumiram como mães (...)
A Máquina Diferencial, de William Gibson & Bruce Sterling
456 páginas
Um marco na literatura steampunk - gênero que ganhou fama no final dos anos 1980, trazendo crônicas ambientadas no passado, subvertendo fatos históricos importantes. Graças ao gênio de Charles Babbage e à sua máquina diferencial — capaz de realizar avançados cálculos matemáticos com um simples girar de engrenagens —, a Inglaterra vitoriana consolida-se como potência mundial. Entretanto, uma sinistra conspiração ameaça as bases do governo, colocando em risco todas as conquistas do Partido Radical. Envolvendo controversos personagens históricos e ficcionais, os autores tecem uma trama repleta de intrigas políticas, romance e ação (...)

E ai? Gostaram das dicas? São três thrillers policiais e dois que entre o romance e a ficção científica. São cinco livros que neste momento gostaria de comprar e ler, mas com a fila grande do jeito que está acho difícil que consiga comprar todos. O segundo é de um autor sueco e o terceiro de um autor alemão. O quarto é de uma autora que seu mais novo lançamento concorreu ao Goodreads Awards como melhor thriller de 2012. Não são tão conhecidos, mas deveriam ser. Vou ficando por aqui. Ainda tem mais coisa para colocar no ar. Espero que aproveite uma dessas dicas para variar sua leitura e sair do conforto do lugar-comum. Para quem busca autores diferentes esses dois são perfeitos. E para quem quer um grande livro fique com o primeiro. Até mais!

12 comentários:

  1. Gostei demais de todos eles, especialmente Sangue no Inverno e Branca de Neve Tem que Morrer, que eu já conhecia.
    Amei a capa de Reconhecimento de Padrões e a história também parece ser muito interessante.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Já li "Essas Coisas Ocultas, de Heather Gudenkauf", a autora é muito boa, mas tem alguns pontos que não convencem, não dá pra discorrer mais porque pode acabar saindo algum spoiler (qualquer coisa além da sinopse é spoiler). Quero ler também Branca de Neve Tem Que Morrer, de Nele Neuhaus e Sangue no Inverno, de Mons Kallentoft.

    ResponderExcluir
  3. Heather Gudenkauf é a autora de O Peso do silêncio, como você disse, um pouco mais conhecido e divulgado nos blogs.

    Ótimas dicas. obrigada, sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  4. Branca de Neve Tem Que Morrer parece ser bem legal, amei amei.Gosto de livros assim, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Todas as dicas são muito boas mas eu escolhi 3 que mais gostei que foram "A máquina diferencial", "Branca de Neve tem que morrer", único dos 5 de que já conhecia, mas nunca li, e por ultimo o que mais gostei foi "Sangue no inverno", apesar de esse gênero nunca ter me agradado muito a parte histórica me deixou curiosa, gosto muito de culturas antigas.
    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. As sinopses dos livros "Sangue no Inverno e Branca de Neve tem que Morrer" me fascinaram. Ainda não tinha ouvido falar e nem li desses autores, nossa, estou desatualizadíssima!

    ResponderExcluir
  7. Oi..rsrs Vim aqui de intrometida porque lembrei que você disse que adora o Neil Gaiman e a Oferta 24 horas do Submarino hoje são 4 livros dele e está um preço realmente muito bom.

    =)

    ResponderExcluir
  8. Ja tinha visto o da Branca de Neve e o das COisas ocultas, mas so superficialmente mesmo... Parecem muito bons!

    ResponderExcluir
  9. huuuuuuummm, gostei só de A Máquina Diferencial. Fiquei um pouco assustada com o segundo, o terceiro e o quarto, rs, e o primeiro simplesmente não me interessou.

    ResponderExcluir
  10. Legal, gostei de Sangue no Inverno e também de A Máquina Diferencial, parecem bons!

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. O único do qual eu já tinha ouvido falar é o Branca de Neve tem que morrer, e por uma aluna, hein! Adorei.

    ResponderExcluir
  12. creio que para quem quer realmente um grande livro é melhor ficar com SANGUE VERMELHO EM CAMPO DE NEVE, o primeiro da tetralogia de Mons Kallentoft. Li os quatro e são realmente o que há de melhor em suspense na literatura sueca atual. Minhas edições são portuguesas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.