06/10/2012

Um Ano - Cultivando a Leitura

Um ano. Quem diria que estaria aqui hoje. 06 de outubro de 2011 às 1h28min da madrugada ia ao ar o primeiro post do Cultivando a Leitura. Nome sabiamente sugerido pela minha imprescindível mãe. Sabia que o blog seguiria, mas não sabia que seria tão bom e que conquistaria tanto em 365 dias. Vocês não fazem ideia do quão é importante é esse blog. Para os mais atentos, parte da minha história já foi dita aqui. Os últimos anos foram de pequenas maravilhas depois de um terremoto que reiniciou toda a minha vida. O blog é um lugar seguro que posso perder horas e horas com meu perfeccionismo. Seja ajeitando postagens, pensando em colunas, colhendo capas para colunas ou simplesmente criando páginas e mais páginas de catálogo e organização. A leitura veio para expandir minha imaginação que já não era das mais normais. Meu gosto por fantasia extrapolou as fronteiras da Terra-Média.

Conheci novos lugares, novas pessoas, aprendi sobre o funcionamento dos lançamentos, apanhei para entender o ego das pessoas e consegui subir uma escada cada vez mais lotada em busca de um pedacinho ao céu. Não me deixei levar por costumes e padrões. Procuro atender os leitores em primeiro lugar e manter cada palavra, cada imagem o mais alinhado possível. Gosto do que é simples e informativo. Sei que esse texto está ficando sem sentido, mas não tenho muitas palavras coesas para expressar o que o Cultivando a Leitura é hoje para mim. Foi uma coisa que aconteceu e teve que arredar muitas outras para conseguir seu lugar na loucura que é minha vida, mas está aqui e não pretendo desistir.

Vou continuar resenhando livros que ninguém mais conhece, vou continuar surtando com a maioria das fantasias que ler e seguir minha eterna busca por séries e trilogias. Vou resenhar clássicos que ninguém mais lembra e vou continuar vendo o lado bom dos livros ruins. Vou continuar não desistindo dos livros e vou tentar ler livros de vampiros. Quem sabe até tente essa nova onda que invadiu as editoras. Vou continuar lendo até as quatro da manhã e acordando as seis. Perderei mas um domingo no Goodreads melancólica com o fato de que no Brasil não tem capa dura. Vou anotar mais uma vez ideias que não usarei e vou parar tudo o que estou fazendo para publicar aqui no blog. Ah e vou continuar na dúvida sobre usar a palavra "postar". Vou lutar contra a vontade de criar colunas de séries e filmes. E acima de tudo vou manter a essência do blog. Seja ela qual for. Porque a essência dele é o que cada um de vocês vê.

Para esse próximo ano virá mais colunas novas e juro que vou tentar o máximo para colocar todas as outras no ar com frequência. Vem ai o jornal do Cultivando a Leitura e também desafios diferentes. Vai ter mais escolha seu livro. Arriscarei ideais estúpidas e vou seguir o que vocês pedirem sempre. Sonharei com o dia que adicionarei histórias em quadrinho aqui no blog. Tagarelarei na cabeça de vocês mais uma vez. E agradecerei todos os dias pelos velhos e pelos novos leitores. Comemorarei cada comentário. Imaginarei a voz de cada um que escreveu e gastarei mais do que posso mais uma vez em livros. E depois de tudo que passei só desejo duas coisas. Saúde para viver tudo isso e estabilidade, porque em um mundo onde a cada minuto surge um novo blog e onde a vida é tão pequena tudo é possível. Muito obrigada por fazer esse espaço possível. Muito, muito obrigada!

Projetos para o segundo ano do blog:
1- Jornal do Cultivando a Leitura
2- Podcast
3- Inserção de histórias em quadrinhos
4- Aperfeiçoamento das resenhas
5- Assiduidade na coluna Caixa Postal e na Capas pelo Mundo
6- Entrevistas internacionais
7- Desafios diferentes
8- Uma coluna interativa entre os leitores e o blog
9- Novas pesquisas sobre temas diferentes e interativos
10- Aprender mais sobre o perfil do leitor e dispor mais tempo para o blog.

E se você copiar uma dessas ideias vou rezar para todos os piores pesadelos sairem dos livros para sua mente. Ok, eu sei que não devia colocar essas ideias aqui, porque a blogosfera infelzimente é um campo aberto de batalha e todo mundo copia todo mundo. Depois juram que não, mas enfim. Espero tornar isso tudo possível com a ajuda de vocês. Vou ficando por aqui. Obrigada aos leitores, obrigada as editoras parceiras e obrigada a minha mãe. Sem vocês nada disso seria real. Até mais!

Abraços, Yasmin

27 comentários:

  1. Olá Yasmin,

    O Cultivando a Leitura é um dos blogs selecionados da minha leitura. Gosto de ler conteúdos inéditos, resenhas bem escritas e sinceras. Desejo todo o sucesso literário e que venha mais um ano e muito mais leituras!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Yasmin. Seu blog de resenhas literárias é com certeza um dos melhores que sigo. Vc escreve bem, tem boa leitura e análise. Abraços!!

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Yasmim :D
    parabéns, pelo um ano de Cultivando a Leitura, eu que acompanhei desde o inicio, mesmo que tive que permanecer um tempo ausente, sei o quanto um blog se torna especial,um sonho, o que você construir nesse tempo é único, plagio sempre vai haver, mas só de quem teve a ideia, central vai saber cada detalhe, cada sentimento por trás, cada felicidade sei que esse teu projeto está sendo um sucesso, sinto falta do blorkutando, seu blog pessoal que acabou, mas enfim te desejo tuudo de melhor, que venham muitos anos de blogs, parcerias, enfim que continue fazendo a alegria dos seus seguidores :D

    ResponderExcluir
  4. Oun que fofo *0*
    Parabéns pelo blog!!! E que continue sempre tendo mais novidades, mais livros e tudo o que a gente ama no mundo literário! E que esse seja só o primeiro de muitos né! Os planos para o segndo ano são bons. Ah, posso dar uma dica de coluna? Desabafo literário! Sério, podia ter uma coluna só para falar daqueles livros que deixam lá em baixo de decepção. Não vejo muito isso, e quando li sobre as novas propostas essa me veio a mente. Só uma ideia louca...
    Enfim, parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não acompanhei desde o inicio o blog, mas desde que comecei gostei bastante. Apesar de todos os blogs estarem em busca de um pedacinho ao céu, o seu já tem um reservado. Talvez seja por causa do seu perfeccionismo, ou talvez, apenas pela essência do blog. Adoro aqui de verdade, fico muito contente que você continue a postar livros que ninguém conhece, ou que não se lembram. É chato sair por ai e encontrar as mesmas coisas, aqui não, gosto disso. Os projetos para o segundo ano está maravilhoso, e estou ansiosa por cada um deles. E estou contigo, que se alguém copiar sua ideia que tenham os piores pesadelos. Amém. Haha

    ResponderExcluir
  6. Só posso te dar os parabéns pelo lindo trabalho e agradecer imensamente, pois sem o Cultivando a Leitura eu nunca teria na minha estante Neil Gaiman, JK Rowling, Rick Riordan... Na verdade,acho a maioria dos livros que tenho, pois foram todos comprados com dicas, resenhas, capas, rs... Ah, e os que ganhei também neh, não vou esquecer nunca! Esse é um blog que acompanho desde sempre, e vou continuar sempre aqui, procurando um post novo, uma novidade, porque adoro. Desejo a você ainda mais sucesso! =)

    Parabéns Yasmin!!!!! \o/

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de te dar parabéns pelo excelente blog que você construiu ao longo desse ano. Também tenho um blog e seu o quanto é difícil pensar em formas de agradar a cada leitor, mas também sei o quanto é prazeroso e gratificante para qualquer blogueiro o reconhecimento por parte dos seguidores. É por isso, que eu te dou um super parabéns e um muito obrigada por nos dar um blog tão bom quanto o cultivando a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que amorzão!! Parabéns pelo aniversário, de coração.
    O Cultivando Leitura é um blog muito bonito, dá pra ver a tua dedicação em cada postagem. As resenhas são bem escritas, o layout é lindo, teus projetos carregam tanto empenho - dá pra perceber pela tua listinha o tanto de tempo e amor que tu dedica aqui <3
    Desejo muito sucesso!
    Um beijo, e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Yasmin! Por tudo. Pelo blog de qualidade e por separar um pouco do seu tempo corrido para estar sempre atualizando o blog, mantendo-o sempre na frente com as novidades fresquinhas!

    Uma ideia que gostei muito: Podcast! ♥

    ResponderExcluir
  10. Já acompanho seus blogs desde os tempos em que tu mantinha o blog com hospedagem na UOL e que eu participava assiduamente do Blorkutando e você SEMPRE fez ótimos trabalhos. O Cultivando a Leitura é mais um. Não me canso de dizer em como o seu blog é realmente o meu favorito e que, mesmo quando sumo daqui com comentários por estar muito ocupada e desorganizada com meu tempo, sempre dou uma olhadinha no blog. Que você continue sempre assim, que venha mais e mais anos de existência do Cultivando e que você receba todo o reconhecimento merecido do mundo pelo ótimo trabalho que você faz. Parabéns, querida! (:

    ResponderExcluir
  11. Querida,

    Quero te desejar Parabéns pelo seu excelente e maravilhoso Blog.. E torço para que tu consigas realizar todos os seus projetos para ele..

    ResponderExcluir
  12. Yasmin, espero só coisas boas para o próximo ano nesse blog, o único ao qual realmente sempre tenho que vir olhar. Que o próximo ano seja ainda melhor que esse!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Muitas conquistas nesse um ano mesmo! Mas nada além do merecido, simplesmente todo mundo percebe o quanto de cuidado existe por trás desse blog.
    Que os próximos anos venham com muitas novidades e conquistas mais :) Adorei os projetos, quero ver como serão!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!! Acompanho o blog desde o início do ano e imagino como deve ser difícil mantê-lo sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. Espero que consiga realizar todos os seus projetos para o blog, e que venham mais aniversários e mais parcerias, pois você merece!
    Assim como alguém comentou, gostaria de deixar registrado aqui que muitos dos livros que comprei nos últimos meses foi por indicação sua!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Parabens e sucesso!

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Que bom que o blog chegou até aqui, e que dure ainda mais! Fiquei por fora um pouco, só lia os posts pelo e-mail, daí não comentava nada. Mas espero voltar. :)

    ResponderExcluir
  17. Yasmin,
    Parabéns por cada post, resenha, coluna, fantasia, alegria, tristeza, idéia.. enfim, parabéns pelo primeiro ano de blog!
    Tenho certeza que muitos anos virão! =D

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Yasmin,

    Parabéns pelo 1 ano, muitos outros anos de igual e superior sucesso.
    Que os seus projetos e sonhos para o blog se concretizem e que Deus te dê cada vez mais criatividade para torna-lo como já é. Um blog totalmente diferente e cheio de boas resenhas, com desafios ímpar e com opiniões sem censura!

    PArabéns
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo blog!!! Eu imagino o quanto seja difícil manter um blog, com novidades e ainda conciliar tudo isso com a vida real. Muita sorte pra você nos próximoS anoS de blog, que não falte criatividade, bons livros e conquistas em geral.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não conheço o blog desde o seu início, nem me lembro quando passei a seguir, mas sei que tem uns três meses que passei a ser mais assídua aqui e as vezes vejo algumas postagens antigas e vejo o quando o blog cresceu e o quando você mudou: na forma de escrever as resenhas e os posts comuns! Admiro muito o trabalho que faz, porque sei que faz de coração, caso contrário não perderia tempo aqui! Que o blog possa crescer ainda mais e que essas novas colunas possam vingar, já gostei delas! Parabéns pelo aninho.

    ResponderExcluir
  21. Adoro seu blog desde que conheci e nem lia muito na época. Conheci bem no começo e adoro. É um dos poucos que visito todo dia apesar de estar comentando pouco agora porque estou muito sem tempo, mas sempre leio no email. Adoro suas resenhas, sempre com todas as informações necessárias, adoro as colunas de capas porque não é só meia dúzia. É muita capa sempre cobrindo o mundo todo mesmo. Muitos anos de vida e que as conquistas sejam sólidas, que a parceria com as editoras sejam para sempre e tudo de bom para você. Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Eu nem preciso dizer que o CL é o único blog literário que eu acompanho assiduamente, né? Fico contente de fazer parte da história desse cantinho desde o início, admiro demais a sua dedicação ao blog, Yasmin, parabéns, desejo que o Cultivando a leitura continue firme e forte por muito tempo!

    ResponderExcluir
  23. Esse blog é excelente. Um dos melhores dos que sigo atualmente e que vi recentemente na blogosfera. Em questão de conteúdo diversificado, resenhas e escrita do pessoal da staff (impecável), layout lindo, entre outros.
    Que o blog possa prosperar muito ainda e ser referência na divulgação e disseminação de informações literárias.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Eu sei, estou bem atrasada, mas mesmo assim parabéns pelo aniversário do blog, e que ele continue crescendo e aumentando seu sucesso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. Não tá tarde pra dar os parabéns né?! hehe
    Eu já conhecia o blog, mas só agora tenho acompanhado mais de perto o que é feito por aqui. Parabéns pela organização, que é uma coisa que eu mais gosto num blog e desejo muito mais sucesso pra ele! :D

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo aniversário de blog, as resenhas são muito bem explicadas e a harmonia do site é relaxante aos olhos. Beijao.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.