20/10/2012

Resenha - Floresta dos Corvos


Nome: Floresta dos Corvos
No Original: Ravenwood
Autor (a): Andrew Peters
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ark vive no alto das últimas árvores que restam no mundo. E, já que mesmo em um país suspenso como Arborium alguém precisa desentupir os canos, ele tem uma profissão: aprendiz de encanador. É enquanto está ocupado com o vaso sanitário de um político poderoso que o garoto se torna testemunha de algo que vai mudar sua vida. Sem querer, Ark entreouve a conversa de conspiradores que pretendem destruir seu país. Uma perversa enviada de Maw, o império inimigo, feito de vidro e metal, planeja tomar as ricas árvores de Arborium e transformá-las em matéria-prima, fazendo de seu povo, os pacíficos dendrianos, nada mais que escravos de seu plano maligno. Flagrado, Ark precisa fugir para não ser morto, e terá de percorrer o gigantesco arvoredo e chegar à sombria Floresta dos Corvos, onde talvez esteja sua única chance de proteger seus amigos e seu lar.

Faz bastante tempo que tomei gosto por livros infantojuvenis e quando surge algo interessante por aqui não penso duas vezes. É tão difícil lançar esse gênero por aqui, ainda mais séries. Além disso, o que me fez desejar "Floresta dos Corvos" é a mistura que a sinopse propõe. Corvos e povos das árvores. Adoro corvos e tudo relacionado à sua mitologia e só de imaginar uma sociedade que vive na copa das árvores fiquei fascinada. Andrew Taylor uniu com destreza alguns variantes da mitologia celta a um mundo novo e rico.

Ark é um menino pobre que vive em Arborium. Em um futuro muito distante o nosso mundo estava se desfazendo, a sociedade morrendo aos poucos sem a natureza e com o planeta morrendo sem seus benefícios uma única cientista acreditava que a resposta estava nas árvores. Então a partir de muita pesquisa surgiu às árvores que viriam a ser Arborium muitos séculos depois. Incomensuráveis árvores que formam uma floresta infindável. O povo de Arborium nada sabe do que aconteceu ao restante do mundo e nem se preocupam. Com suas grandes vias sob as copas das árvores o povo vai vivendo no reino de Quercus. E é nesse cenário que Ark trabalha como encanador. Lá apenas as crianças ricas e abastadas têm condições de seguir estudando depois de ficar mais velho. Enquanto desentupia o encanamento do velho Grasp, conselheiro do reinado de Quercus, Ark ouve através dos canos uma conversa que mudaria sua vida. O que Grasp está planejando com uma enviada do império de Maw é alta traição. Ark sabe disso e precisa escapar. Primeiro por sua vida e depois por seu mundo inteiro. O problema é que um velho conhecido dos tempos de colégio, Petrônio, é o filho subestimado de Grasp e vai fazer de tudo para agarrá-lo. Através de uma fuga cheia de imprevistos e descobertas Ark e seu amigo Mucum terminam nos lugares mais estranhos e fazendo descobertas extraordinárias. Além de finalmente descobrir porque foi abandonado com a irmã gêmea ao relento nos galhos das árvores.

A premissa é essa. Um garoto no lugar errado na hora errada dependendo de quem vê. O mais interessante é a proposta do autor de situar essa trama em uma árvore, uma floresta mais precisamente. Numa época onde o planeta foi devastado e por causa da ciência um pequeno refúgio de árvores gigantes protegido, que sobrevive graças à engenhosidade das próprias árvores. Um recurso natural que impede invasões. Andrew Peters foi extremamente feliz ao criar as bases para esse mundo, construiu com cuidado detalhes que deram riqueza a história. Por ex. da mesma forma que os humanos que vivem em Arborium se adaptaram e ganhou um físico, uma aparência diferente as pessoas que vivem no império de Maw também se transformara ao viver em um domo de vidro, só com tecnologia, sem nada natural. Isso também valeu para o Flô e todo o povo que, mesmo sendo de Arborium tem uma aparência própria, além de uma cultura diferente, já que vivem nas raízes das árvores, os explorados de metais. Andrew Peters usou a caracterização para deixar claro que não é apenas o povo numa árvore. É um país, com norte, sul, povos, sotaques, culturas diferentes. Tudo isso nas árvores. Árvores de tamanho incomensurável que ganharam uma explicação plausível e interessante.

Adorei todas as descrições que ele deu de Arborium, sempre fui fascinada por povos que vivem em árvores, tudo bem que não são elfos, mas toda a mistura de modo de vida mais rudimentar e as descrições de como tudo funciona só acrescentou mais a história. E não vá pensando que é muita descrição porque está tudo intrínseco a trama. O desenvolvimento da história desde a fuga de Ark até o encontro nos capítulos finais foi ótimo. A ideia de unir isso à mitologia de Diana e a deusa do Corvo, que aqui aparece um pouco mais branda sob o nome Corvena foi muito boa. O ritmo que o autor imprimiu ao desenvolvimento conjunto trama, história de Ark e a ambientação variou em alguns momentos e teve algumas voltas que pareceram desnecessárias, mas acabaram sendo justificadas logo a seguir, portanto nada muito grave a reclamar do conjunto da obra.

Os personagens são adoráveis, Ark é inteligente, leal e corajoso até demais quando se trata de proteger aqueles que ele ama. Personalidade ali não foi problema e mesmo tendo que lidar com uma mudança radical em sua vida o garoto conseguiu enfrentar tudo sem sair correndo, coisa que achei louvável e não irreal como alguns vão dizer. Garotos daquela idade gostam de “aventuras” e de se enfiar onde não são chamados. Duvido que na vida real exista algum garoto que recuaria se estivesse no lugar de Ark. A amizade não tradicional dele com Mucum deu um tom a mais ao livro, e rendeu ótimos momentos. Assim como o corvo Hedd e seus companheiros. Muita pergunta sobre ele e sua ligação com Ark ficam para o próximo volume. Aquele final concluiu bem a trama do livro, mas também deixou no ar perguntas. O que Hedd foi fazer na terra dos mortos? Qual o verdadeiro papel de Ark na floresta?

Leitura rápida, instigante e em um mundo que fascina. O autor construiu um mundo inovador que vai conquistar leitores de todas as idades. A edição da Intrínseca está ótima. Fonte agradável capa linda e marcação de capítulos muito bonita também. A diagramação me lembrou um pouco da série Percy. Um mundo que com toda certeza ficaria espetacular no cinema. É um contexto que inovaria no quesito adaptações de livros jovens. Recomendado para todos que gostam de uma boa história, que inova, tem aventura, ação, personagens cativantes e uma trama com background interessante. É uma série que está começando agora, portanto fácil de acompanhar. Leiam! Até mais!

Floresta dos Corvos - Andrew Peters
1- Floresta dos Corvos
2- Sem Título Ainda

27 comentários:

  1. Ah, estava procurando uma resenha desse livro :D Quase comprei esses dias, mas acabei comprando outro no lugar justamente por não saber se valia a pena... A sua resenha fez com que eu me arrependesse de não ter comprado rs. Fica pra próxima vez, com certeza!
    A resenha está ótima :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a gostar bastante de infanto juvenil aqui no CL e estava curiosa por uma resenha dele. Legal que a sua foi a primeira que li. Esse negócio de viver em árvore a primeira coisa que pensei foi que tamanho essas pessoas teriam, mas como a resenha esclareceu isso agora fiquei certa de que quero ler. Árvore gigantes, um país em árvores, numa floresta dessa, que sonho! Ótima resenha como sempre e torcendo por um sorteio!

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa linda, mas a sinopse não tinha me interessado taaanto... Já assisti várias animações que os personagens são animais, mas em livro não estou acostumada.
    Gostei bastante da sua resenha, é um mundo bem diferente, fiquei bastante curiosa! Também tinha ficado na dúvida sobre as árvores, ainda assim é difícil imaginar.

    ResponderExcluir
  4. É a primeira resenha que eu leio desse livro e não imaginava que ele pudesse ser tão interessante.
    Eu gosto de livros infanto juvenis quando são bem escritos, então esse parece se encaixar no meu perfil. Fora que a capa é linda vista ao vivo! *-*
    Vou ler assim que puder!

    ResponderExcluir
  5. Este livro havia me chamado a atenção por conta da capa; não me lembro de ter lido a sinopse antes. Mas sua resenha me apresentou o mais importante do livro que é essas pessoas morando em árvores, nem sabia que já moraram ou moram em árvores, e sem querer ser ignorante não sei o que são elfos. Credo preciso mesmo fazer umas pesquisas! Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu já gostei da capa... Agora com a sua resenha ficou um grande EU QUERO em relação a esse livro. Adoro fantasia, então sei que vou amar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Já estava apaixonada pela capa do livro e tal, vi na Leitura aqui da minha cidade e quase comprei, mas resolvi esperar resenha e claro um preço melhor do que o de livraria também ajuda. Ainda fala de mitologia dessas deusas? Adorei. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler. :)

    ResponderExcluir
  8. Livro bem diferente esse. Pra mim é, porque não estou lendo muitos assim a um bom tempo. Eu gostei, já vi uma porrada de resenha falando bem e a curiosidade vem aumentando. É legal mesmo esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de séries também e essa pareceu legal. Sua resenha falou de quase todas as coisas que queria saber. Só espero que não demore a sair o livro dois e tal porque é ruim esperar. É a única coisa chata de ler série. Gostei do blog e do estilo de resenha seu.

    ResponderExcluir
  10. Pessoalmente a capa é linda! Acheo bem legal o nome do lugar, Arborium, sempre quis uma casa na arvore, rs.

    ResponderExcluir
  11. Também gostei da idéia do autor situar a estória num árvore em vista da devastação. O tema me parece bem interessante com todos os personagens mitológicos.

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Gostei tanto da sua resenha que me deu vontade de comprar esse livro para ler, mas já tenho muitos livros que ainda não li, mas se por acaso eu ganhar ele e leio ele com certeza..

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro fascinante, adorei a temática, agora fiquei imaginando os personagens numa árvore... Criatividade total, apesar de que nunca li um livro acerca disso, e esse me tomou por curiosidade, espero ler.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, me parece ser uma história bem maluquinha, e gosto de histórias assim. além do mais adoro o gênero fantasia e mitologia.

    ResponderExcluir
  15. A capa realmente é muito bonita, mas não achei que condiz muito com a história. Pela capa, imaginava que se tratava de uma história de fantasia ou algo parecido, mas tudo bem. Em relação à história, gostei bastante, sou super fã de triller policial daqueles que não nos dá nem tempo de respirar direito.
    Achei legal, mas nao sei se entra na minha lista de livros mais desejados
    bjim

    ResponderExcluir
  16. Yasmin!
    Gosto muito dos livros infanto juvenis também, são carregados de aventuras e eles conseguem sempre atingir seus objetivos, porque são obstinados. Não deve ser diferente com o aprendiz de encanador. Quero muito poder apreciar essa leiura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é meio estranha, sei lá...ñ me fez querer ler. Mas a sua resenha me deu curiosidade, sei lá...

    ResponderExcluir
  18. Livros infanto-juvenis não me chamam muito a atenção.
    Não curto.
    Apesar de ter achado bonita a capa e bem criativa a história, não é o tipo de livro que eu leria.
    Mas tem quem goste!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  19. Quero muito o livro, tava procurando uma promoção pra eu ter a chace de ganhá-lo, hahahahaha.
    Adorei a resenha que você fez para ele, só me deixou com mais vontade ainda de ler...
    Parabéns pelo blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha.. Eu estou louco para ler esse livro. O Kit que a Intrínseca mandou para os blogs parceiros é lindo, capricharam no kit... Agora, depois de ler essa resenha eu fiquei MUITO curioso para ler o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros infanto juvenis, mas confesso que o titulo não me chamou atenção.
    Mas adorei sua resenha, e o livro parece ser bom. Fiquei com vontade de lê-lo.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  22. Dificilmente gosto de livros infanto juvenis, mas quando vi o lançamento de Floresta dos Corvos no site e twitter da editora, me interessei bastante. A resenha deu um toque à mais, para que eu realmente tenha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Começando pela capa, é mesmo muito linda! Quando li a sinopse, já gostei da história. Também me lembrou filmes antigos que eu assitia quando era criança. Essa coisa de mundos paralelos me encanta e sua resenha foi bem empolgada. Só não sei se quero mais uma série ... rsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Acho que é um dos livros que mais quero ler no momento, gosto muito de livros infantos juvenis e a resenha me deixou muito empolgada com essa hitória de morrar nas arvores, doida pra ler

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da sua resenha; achei-a muito boa, clara e positiva. quero muito ler esse livro e agora quero mais ainda, depois do que li aqui.

    ResponderExcluir
  26. Mais um belíssimo livro da Intrínseca!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  27. Amei a capa do livro e a sua resenha, eu também gosto muito de histórias com corvos, acho eles fascinantes!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.