10/10/2012

Resenha - Do Seu Lado


Nome: Do Seu Lado
Autor (a): Fernanda Saads
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.

Quando chegou o kit desse livro fiquei imaginando o que esperar porque segundo a sinopse era apenas o romance. Demorei a ler, mas ontem enquanto estava arrumando os livros comecei a ler e já terminei. O livro se encaixa na descrição chick-lit nacional e para mim foi surpresa. Ainda não li muitos livros do gênero, sejam nacionais ou não. Fernanda Saads tem uma escrita gostosa e o desenvolvimento é bom, mas a história peca em alguns quesitos que pode incomodar bastante dependendo do envolvimento do leitor com o gênero.

Sarah é arquiteta melhor amiga de Igor e ex-namorada de Bruno. Como a sinopse insinua o relacionamento dos dois terminou muito mal. Todo mundo não cansa de dizer que Sarah se livrou de uma boa, mas no fundo ela ainda está insegura em relação a eles. E quando é chamada para o projeto da agência de publicidade de Bruno tem certeza de que não conseguirá resistir. Pelo menos ouvirá o que ele tem a dizer. E é nesse meio tempo que as coisas entre ela e Igor começam a ficar estranhas. O amigo simplesmente tira férias, desaparece e quando volta está de namorada nova. Sarah não sabe como agir. Precisava dos conselhos de Igor, mas o clima entre eles está muito carregado. Bruno não dá folga e parece genuinamente arrependido. A única coisa que era certa também parece perdida. A pós-graduação que ela e Igor pretendiam fazer na Itália perdeu o sentido agora que eles se afastaram. Entre amizades, erros e acertos Sarah precisa descobrir o que realmente quer.  Parar de mentir para si mesma e aprender a enxergar as sutilezas das relações. Pequenos detalhes que denunciam a verdade por trás de cada gesto.

Essa é a premissa central. Algo bem mulherzinha, se é que essa é a melhor palavra. Não acho justo usá-la porque poderia ser um personagem masculino no lugar de Sarah. Claro que com as devidas mudanças de personalidade. Todos nós corremos o risco de não enxergar o que está bem diante do nariz e jogar boas chances fora. A autora escreve bem e a narrativa tem um ritmo cadenciado muito bom de acompanhar. Os diálogos entre Sarah e sua amiga Mônica são ótimos, assim como o fato de Mônica ser mais velha que Sarah ter rendido diálogos muito bons.

Meu único porém é a cegueira de Sarah. Ok, ela podia não ter percebido o óbvio em relação a Igor, mas em relação a Bruno? Sei que é crível e que infelizmente as mulheres em sua maioria ainda enxergam um namoro todo errado como perfeito, mas ainda assim me incomodou. Durou demais. A autora poderia ter desenvolvido outras partes da história e criado uma trama maior. Por ex. a tal namorado do Igor. Podia jurar que ela tinha se envolvido com Igor a mando do Bruno. Ao final as coisas aconteceram um pouco diferente do que imaginei. Dos personagens secundários os melhores foram Igor, a avó de Sarah e Mônica. A história é ideal para quem curte chick-lits e romances puros. Com um final esperado, mas satisfatório.

Leitura rápida, com um ritmo fluido e agradável. A edição da Novo Conceito está ótima como sempre. A fonte é ideal e gostei da capa azul, apesar do clima noite não ter muito a ver com a história. Recomendado para quem curte chick-lits e nunca se aventurou em nacionais do gênero. Eu que não gosto muito do gênero acabei envolvida na história até o fim. Romance, humor com muita leveza e uma protagonista que pode ser facilmente identificada como uma amiga ou prima. Leiam e mergulhem em uma história de descobertas, escolhas e amizade. Até mais!

17 comentários:

  1. EU li, achei legalzinho, mas algumas coisas também me irritaram, na verdade, a Sarah irritou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns livros do gênero e gostei muito. Esse tem uma capa bem chamativa para mim e quando li a sinopse tempo atrás havia gostado bastante, vi muitos dizendo que não esperavam muito do livro e que no final se surpreenderam. Parece ser uma história interessante, confesso que depois que li a resenha achei o assunto do livro um pouco clichê, mas ainda quero ler sim. Os livros da editora estão cada vez mais bonitos e ainda não li nenhum nacional publicado pela mesma, gostaria que esse fosse o primeiro!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô com esse livro empacado aqui. Precisando ler...É bem legalzinho mesmo. Não achei que fosse perfeito, só legal. Queria ler porque gostei de onde a história se passa e parece ser um clichê bonitinho.

    ResponderExcluir
  4. Ameei essa resenha e o livro deve ser otimo.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esperava mais do livro, mas desde que fiquei sabendo do lançamento da NC eu fiquei bastante empolgada e vou dar uma chance ao livro assim que eu puder. Chick-lit são bem-vindos, desde que não sejam em excesso, não me lembro de qual foi a ultima vez que li chick-lit nacional e espero que logo, logo eu possa conferir esse.

    ResponderExcluir
  6. Achei a história um tanto clichê, também não sou fã de chiq-lit, mas acho que às vezes leio um pouco, sei lá, acaba sendo divertido; um livro desse gênero, nacional, me parece meio deslocado, para mim isso é a cara do besteirol americano, mas enfim, não parece todo ruim.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler esse livro já faz tempo, já participei de algumas promos mas não ganhei e já vi que vou acabar comprando. Gostei muito da resenha agora mais do que nunca quero ler.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho essa premissa bem fraca mesmo, sem muito a adicionar ao leitor. Não acho interessantes essas histórias no geral.

    ResponderExcluir
  9. Parece bem interessante e apesar de não ser nem um pouco fã do gênero eu sinto muita vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. A estória do livro pode até não ser muito meu gênero, mas a capa é lindíssima, toda azulada, achei lindíssima. Mesmo , como eu disse, não sendo muito meu gênero, eu pretendo ler, gosto de prestigiar escritores nacionais, e a estória em si não é tão boba quanto achei que seria.

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas desse livro.
    Acho bem envolvente/interessante e já está na minha lista definitiva de próximas leituras.
    A capa é linda, e pelo fato de ser nacional já ganha mais credibilidade.
    Quanto a sinopse, me identifico bastante com essa história... O que me dá mais ânimo pra ler.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Que coisa, acho que na época do lançamento não li a sinopse com atenção, pois como falava em terapia achei que a personagem estava com depressão ou problemas psicológicos e que esse era o foco do livro...
    A trama é bem clichê e até da pra imaginar o final, mas parece legalzinha. Como eu ganhei numa promoção vou ler, mas acho que não compraria.

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha curiosidade pra ler esse livro. Algo nele me chamava a atenção, mas não sabia dizer o quê.
    Agora não estou tão empolgada, parece ser um livro mediano. Vou ler se tiver oportunidade. :)

    ResponderExcluir
  14. Sou alguémq eu ñ curto chick-lits, mas vc tb ñ curte, então...será que vou gostar?

    ResponderExcluir
  15. Oi..

    Eu ainda não li esse livro, mas como o meu exemplar em breve chegara creio que lerei em seguida.. Além disso, amo livros Chick-lits

    ResponderExcluir
  16. Não é o tipo de livro que gosto... Agua com açucar demais!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha e fiquei curiosa com o livro. Esse enredo poderia ser de qualquer um de nós, e que você apresentou em sua resenha de tal forma, que me chamou bastante a atenção.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.