29/10/2012

Resenha - Cósmico


Nome: Cósmico
No Original: Cosmic
Autor (a): Frank Cottrell Boyce
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Comprar: Folha - Cia dos Livros - Cultura
Sinopse: Liam sempre sentiu como se estivesse dividido entre dois mundos. Principalmente porque ele é um garoto de doze anos que parece ter mais ou menos trinta. Às vezes isso não é tão ruim, como quando o diretor da escola nova acha que ele é um professor ou quando ele consegue convencer um vendedor a deixá-lo fazer um test drive num Porsche sem apresentar a carteira de motorista. Mas na maior parte do tempo é muito frustrante ser uma criança presa num mundo adulto. Ele não pode cometer nenhum erro, ou todo mundo diz: “Um rapaz do seu tamanho deveria saber das coisas”. Então Liam decide agitar um pouco a situação e participar do concurso que vai eleger o melhor pai de todos os tempos - concorrendo como pai, claro. O prêmio é o direito de estar no primeiro foguete que vai levar pessoas comuns para o espaço, em um voo especial para um grupo de crianças e um adulto responsável - no caso, Liam. Não demora muito para que ele e seus novos amigos fiquem presos entre dois mundos novamente - só que dessa vez a 380 mil quilômetros de casa.

Desde que vi "Cósmico" entre as novidades da Seguinte fiquei curiosa. Gosto de infantojuvenis. E o tema espacial anda tão escasso quando se fala em obras atuais, pelo menos por aqui, que o escolhi este mês. Frank Cottrell Boyce surpreende o leitor com uma história simples, bem contada, com uma trama gostosa que vai fazer os mais diversos tipos de leitores sonharem com o dia em que viagens espaciais serão possíveis.

Liam é extremamente alto para um garoto de 12 anos e sofre por causa disso. Apesar dos leves momentos de diversão quando as pessoas o confundem com adulto a maior parte do tempo ele sente falta de ser "normal". Na escola recebe todos os tipos de apelido isso quando não é confundido por pais e professores, levando-o a situações estranhas, afinal a maioria das pessoas pensam mal de homens que vivem conversando com crianças de igual para igual. Liam então se refugia no jogo Word of Warcraft o que deixa seu pai preocupado e isso trás mais chateação para Liam. Só quando concorda de participar do grupo de teatro que as coisas melhoram um pouco. Ai então surge o acordo maluco com Florida, uma garota da mesma idade dele, porém de estatura normal. Os dois saem pela cidade fingindo ser pai e filha. Foi por causa da confusão que o acordo gerou que Liam acabou aceitando o convite da Dra. Drax para o parque e para a competição. Deixou a Dra. achando que ele era o pai e não esclareceu o engano, queria muito conhecer o parque. Usando sua velha "filha" partiu para o suposto parque de diversão. Só não imaginava que iria parar em pleno espaço...

Essa é a premissa do livro. Por ser narrada em primeira pessoa a história é na maior parte simples, direta, com observações típicas de um garoto. O autor foi extremamente feliz ao dar voz ao seu personagem. São poucos os que conseguem ter naturalidade ao narrar na voz de um personagem novo. Liam é esperto, mas tem atitudes imaturas e todos os seus comentários da vida de "pai" são bem engraçados apesar de alguns deles refletirem verdades sobre ser pai e ser filho. Simplificando, ele é crível. E conquista fácil, em diversos momentos tive vontade de defendê-lo da burrice alheia.

Além desse lado relacionamento fica clara a intenção de ode ao espaço. Nos agradecimentos do livro o autor comenta isso, o fato de os pais dele ter sonhado que na sua geração fosse possível passar o fim de semana na lua e voltar. O sonho espacial cresceu forte naquela geração de crianças e jovens que assistiram a famosa transmissão da Apollo 11. A pesquisa do autor foi bem longa pelo que vemos de dados. Todos os capítulos que aborda Liam e Florida no "parque" da Dra. Drax traz curiosidades que eu não sabia sobre as missões Apollo. Toda essa trama ensina bastante não só aos jovens. Tecnologia para ir ao espaço, criações específicas, ciência pura atual e a usada na época que os americanos alcançaram o sonho de explorar a lua. O triste é que estas missões hoje em dia, com toda evolução científica e tecnológica, trariam mais resultados e teriam mais proveito do que antigamente, mas o mundo está mais pobre, menos propício a investir os bilhões necessários. Então só nos resta a ficção...

Leitura rápida e instigante, uma viagem de imaginação com um final ótimo. Com duas tramas que casam perfeitamente Frank Cottrell Boyce criou uma história única e criativa que vai despertar os sonhadores. Uma pitada de ficção científica, bastante humor, ciência, aventura e descobertas pessoais. A edição que recebi da Seguinte é prova, portanto não posso falar muito, mas gostei da capa que escolheram. Recomendado a todos! Diverte e acrescenta conhecimento. Ação, aventura e amizade. Leiam! Afinal não custa sonhar com o espaço e todo seu infinito inexplorado. Até mais!

25 comentários:

  1. Oi..

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pelo que li na sua resenha achei ele bastante interessante e gostaria de ler ele num futuro próximo.. Mas, achei a capa um pouco sem graça.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm não conhecia esse livro ainda. O ponto positivo através da resenha é como se pode envolver com o personagem a ponto de querer defender-lo dos outros. È realmente interessante quando nos sentimos parte dele.
    A trama é bem diferente de tudo que leio, mas com certeza é uma opção, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Me amarro em liros simples, mas que são bons. E com essa resenha tão entusiasmada...hehe

    ResponderExcluir
  4. Passei a gostar de infantojuvenis aqui e esse ai parece ótimo. Gostei da sua resenha e principalmente do parágrafo sobre viagem espacial e as missões Apollo. Adorei saber que a capa é laminada tipo Delírio porque eu adoro livros assim. Já está na lista... Seria ótimo se tivesse sorteio. :) Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Livro com viagem a lua? Já gostei daí, mas ai você me fala que tem ciência e curiosidades sobre as idas a lua e já coloquei na lista de desejados. Muito boa resenha! A capa ficou realmente maneira.

    ResponderExcluir
  6. Pelo jeito não sou a unica que aind anão conhecia....
    O livro até que é bem legal, apesar de mega desconhecido pra mim, porque nunca vi nadinha mesmo dele. Tem um jeitinho de ser gostoso de ler pelo visto, eu gostei.

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio dele, mas ele já estava na minha lista desde que vi no facebook da editora. Achei esse novo selo da Cia das Letras um charme com os livros que escolheram, mas voltando a resenha, ótima e esclarecedora como sempre. Só me fez querer mais ainda. Também curto ficção científica, mas sei como é chato não encontrar nada por aqui, ainda mais light assim, gostoso de ler vamos dizer. Sei como é ser diferente quando criança, adolescente então ansiosa para ler. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  8. wth
    Que história mais bizarra. Hahaha. Bem sé pé nem cabeça.
    Porém depois de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias (estou terminando o volume 1) comecei a dar mais valor em coisas aparentemente malucas. :p
    Porque é um baita de uma obra!
    Porém tenho a impressão de que esse livro não me agradaria muito, parece bem mais infantil... Enfim, talvez seja só impressão. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Quando vi o lançamento não tinha me interessado, mas agora estou achando a história divertida e interessante pelas curiosidades sobre a missão Apollo. A resenha ficou muito boa!
    Eu vi uma foto da capa no FB da editora, ela é prateada, o que deixa mais charmosinha apesar de simples...

    ResponderExcluir
  10. Bem, achei muito criativa a história e apesar de a resenha estar muito boa, mas acho que ainda não é uma leitura para agora. Talvez num futuro próximo, mas achei esse livro uma ótima opção de presente de natal para meus primos pequenos, acho que eles sim vão adorar.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você quando diz que o tema espacial voltado para o público infanto-juvenil está escasso ultimamente, o que anda fazendo um mínimo sucesso é o guia do mochileiro das galáxias, o qual é bem antigo...
    Gostei da resenha que você fez, o modo como você deu uma introdução e depois foi dando sua opinião foi bastante interessante.
    Apesar de eu ter gostado do modo como você escreveu a resenha, não fiquei com muita vontade de ler o livro pois acho que não vai combinar muito comigo...
    Mesmo assim parabéns...
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Também fiquei curiosa quando vi o lançamento no site da editora, parece um livro muito legal! Adoro infanto-juvenis, e gosto de histórias "espaciais", ainda mais quando parecem ser bem divertidas! E, pelo jeito, Cósmico é tudo isso... Adorei!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  13. Primeiro de tudo, amei essa capa super fofa, que demais o trabalho da Cia.
    Gosto de leituras assim que só tende a acrescentar-nos, assim como li Leviatã aprendi muita coisa, talvez Cósmico possa me dar mais uma aula sobre a vida, 'vambora' ler, adorei a resenha.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha...tanto que dar um jeitinho para adquirir o meu exemplar eheheh...bjins e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Amei a novidade! Parece super divertido e interessante como leitura. E essa capa é uma gracinha.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros YA. Acho extremamente divertidos e ricos. Cósmico, além disso tem a sua dose de fantasia e ficção. Acho maravilhoso.

    Quero demais esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Tenho que confessar! me interessei pelo livro por causa da capa. mas depois q li a sinopse, o livro me instigou mais ainda!!

    ResponderExcluir
  18. Ficção científica, num infanto-juvenil? Parece ser muito interessante (:

    ResponderExcluir
  19. Acho essa história bonitinha e tenho curiosidade e vontade de ler. Explico: como o personagem, meu filho é adolescente, muito alto - e sempre dizem q é mais velho, por isso - tá nascendo uma barbichinha e ele inventa umas mentirinhas. Super justificado ou não? rsrs

    ResponderExcluir
  20. Acho essa história bonitinha e tenho curiosidade e vontade de ler. Explico: como o personagem, meu filho é adolescente, muito alto - e sempre dizem q é mais velho, por isso - tá nascendo uma barbichinha e ele inventa umas mentirinhas. Super justificado ou não? rsrs

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro e amei a história e a resenha que vc escreveu. Deve ser um livro bem leve de se ler e engraçado. Um jovem se passando por pai de uma amiga e concorrendo a uma viagem espacial. Adorei.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  22. Já li diversas resenhas sobre esse livo e a cada leitura fico mais e mais incentivada a ler o livro. Gostei muito da resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Para mim livros em primeira pessoa são muito bons, por mais que vários detalhes do cenário e outras coisas ficam de fora, faz a história ser simples
    e ao mesmo tempo complexa. A capa me chamou muita atenção, e sim a capa é, em boa parte a "causadora" de eu ler um livro.
    A história chamou muita atenção, e achei sua resenha muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Pena que ela é gigante mas parece ser legal

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.