02/10/2012

Resenha - Conselho de Amiga


Nome: Conselho de Amiga
No Original: A Little Friendly Advice
Autor (a): Siobhan Vivian
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby, sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Desde que a Novo Conceito anunciou esse lançamento eu odiei. Sério que espécie de capa era essa? Mas lá no fundo queria dar uma chance, afinal a autora já tem um livro publicado de que gostei relativamente e segundo porque é muito feio julgar o livro pela capa. Acabei demorando a ler o livro por causa desse detalhe. Siobhan Vivian mantem aqui muitas de suas características, mas peca ao escrever uma história de personagens com personagens não tão bons quanto deveria.

Ruby como a sinopse diz está completando 16 anos. Ela vive com a mãe e apesar de não ser popular conta com três amigas fiéis. Uma de longa data, uma de médio tempo e uma mais recente. Todas três têm personalidades muito diferentes e por isso mesmo formam um trio de amigas que vivem divergindo nos conselhos. Ruby sofreu muito quando o pai deixou a família. Partiu sem nenhuma explicação e nunca escreveu nem uma palavra se explicando. Ela pensava ter superado a situação, mas quando o pai aparece na comemoração de seu aniversário o clima fica tenso, sentimentos há muito esquecidos retornam e Ruby não sabe como lidar com a situação. Ela simplesmente foge da situação. Sai para aproveitar a noite com as amigas e esquecer. Mas o que trouxe seu pai de volta não é simples. E justo nesse momento suas amigas parecem diferente, elas podem não ser exatamente aquilo que parecem ser. Segredos do passado, falsidade e mágoas se misturam as descobertas de Ruby faz.

Essa é a premissa central do livro. O retorno do pai, os segredos, as mentiras que cercam sua partida e seu retorno além das situações que esse simples fato desencadeia no grupo de amigas. Um dos meus maiores problemas com o livro foi a abordagem e a construção dos personagens. Por isso demorei a escrever essa resenha. Detesto ter quando um livro tem uma história boa, mas mal aproveitada. A história gira em torno de relacionamentos e seus erros sendo assim dependente direta da construção de seus personagens. E Siobhan Vivian pecou ao apresentar adolescentes tão rasos. Ruby é uma protagonista difícil de entender e de gostar porque ao decorrer da história amadurece pouco, mesmo com toda a questão do retorno do pai e detalhes que foram ocultados dela desde quando ele partiu.

Outro ponto mal resolvido foi as três amigas. Em alguns momentos pareceu que elas estavam ali só para fazer isso ou falar aquilo. Não senti como parte do todo. É como eu disse, uma história que é construída através de personagens precisa de sentimentos e de mudanças ao longo da trama. A melhor coisa do todo é como a relação com Charlie transforma um pouco Ruby. Ali que mora os melhores momentos do livro e que a autora desenvolveu melhor. Uma coisa que percebi é que talvez a autora tenha colocado a idade de suas personagens um pouco para cima do que deveria ser. Se por exemplo Ruby e suas amigas tivessem 14 ao invés de 16 teria sido muito mais crível. Os conflitos casariam melhor. A narrativa da autora que muitos conheceram no outro livro também está presente. Com uma escrita leve ela criou um ambiente muito bom e que funciona bem quando você lê o livro por entretenimento. Outro ponto que preciso citar é como a autora fugiu de apresentar as amigas com os famosos estereótipos americanos que todos conhecemos bem.

Uma leitura rápida, boa para intercalar com leituras mais densas e que finalizou de forma satisfatória. Um livro para quem quer uma mensagem bonitinha e fugir um pouco do estresse que é estudar. Bem juvenil mesmo, que vai agradar aos mais novos com o cenário e as personagens e aos mais velhos com a história central. A edição da Novo Conceito está ótima como sempre. Fonte agradável que fez as 224 páginas passar mais rápido ainda. O único crime da editora foi a capa. O pior é que as modelos, em minha opinião, não remetem as quatro personagens. Enfim. Uma história jovem para refrescar. Deem uma chance a história de Ruby e suas amigas. Leiam! Até mais!

26 comentários:

  1. Essa capa... enfim, é uma pena a autora ter pecado nas personagens. Mas adoraria conferir, li um outro livro da autora e gostei da leveza, adoraria conferir esse também.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que as meninas da foto não aparentam ter as idades mencionadas, fiquei curiosa com o lançamento desse livro, não tenho mais a idade delas mas gosto de ver esses livros assim, as vezes nos trazem mensagens que são viáveis! Gostei bastante da sinopse, e sua resenha está ótima e com medida, espero poder ler em breve este livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler ainda, sua resenha só falou o que já estava desconfiada, mas gostei muito do livro anterior "Não sou este tipo de garota" e mesmo com essa capa lindaaaaa NOT, vou ler. Ótima resenha, e sincera ao contrário de uma que vi por ai. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha gostado da capa a princípio, mas acho que me acostumei e não acho ela tão feia assim, apesar de não gostar de capas com pessoas. Mas realmente essas meninas parecem ter entre 12 e 14 anos!
    Eu não li o outro livro da autora, mas esse pelo menos não tenho vontade de ler, já vi várias resenhas falando de como os personagens são mal construídos, sendo que até a personagem principal ouvi dizer que não tem muita personalidade... daí fica difícil!

    ResponderExcluir
  5. Achei fofo esse livro e vou ler em breve. É bem leitura leve mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho muita vontade de ler esse livro.

    Gostei da sua resenha, achei que descreve muito bem os pontos positivos e negativos do livro, mas mesmo assim não sinto vontade alguma de ler ele.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ja li "Não sou este tipo de garota" e gostei bastante da escrita da autora, facil de ler , terminei o livro e nem senti. Por isso tive curiosidade de ler "Conselho de amiga", porque se fosse como o primeiro, me agradaria muito. Mas acho que quando as personagens ja são tão novas, e ainda parecem ser mais jovens do que o livro diz, fica um pouco estranho de ler... Daí seria uma leitura indicada para as minhas primas, rs. Mas se a oportunidade surgir, quem sabe dando uma chance, eu goste. Afinal, um livro desses serve pra intercalar com outras leituras mais pesadas, como a minha do momento. Ah, essa capa é mesmo estranha, hehe.

    ResponderExcluir
  8. Não gostei muito também da capa do livro, e querendo ou não, a capa na maiorias das vezes é o que faz a gente deixar um livro de lado ou querer lê-lo o mais rápido possível. É uma pena não ter gostado muito do livro, mas sempre é bom conferir a história.

    Beijos!

    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha, não é de hoje que também não achei essa capa muito legal e nem mesmo a resenha.
    A resenha não me prendeu nem um pouco, parece o típico livro no qual retrata uma adolescente descobrindo novos horizontes, conhecendo algum rapaz e ouvindo conselhos das amigas num ambiente high school. Tudo isso juntando com uma pitada de drama por conta do retorno do pai. Não gosto de drama e nem de história high school voltado pra público teen, e sua resenha me desencorajou ainda mais a encarar esse livro. Porém após assistir Lola (com Myley Cyrus) no cinema, quebrei minha cara, e era uma história um pouco parecida.

    ResponderExcluir
  10. Também não gosto da capa. Só pelo título já me parecia esse tipo de história mais "teen", que eu até gosto, mas quando é bem feito.

    ResponderExcluir
  11. Me passou mesmo a impressão de um livro adolescente sem muito drama ou até mesmo graça.
    Ainda assim, gostaria de ler, talvez algo me agrade nele.

    ResponderExcluir
  12. Não achei a capa ruim, é condizente com uma história para meninas de 11 anos. Simples assim rs

    Clique aqui e visite o Lar da Escriturária
    Comentar é bonito e educado :)

    ResponderExcluir
  13. Achei meio ruim.
    Muito juvenil demais.

    ResponderExcluir
  14. Capas com pessoas, na minha opinião, tiram do leitor a possibilidade de imaginar as personagens conforme lhe convenha.
    Pela resenha, parece ser uma leitura levíssima mesmo, que até ajude pra limpar a mente depois ou durante uma outra leitura mais carregada. Mas, como estilo preferido de literatura, talvez só sirva pra meninas bem novinhas.

    ResponderExcluir
  15. Capas com pessoas, na minha opinião, tiram do leitor a possibilidade de imaginar as personagens conforme lhe convenha.
    Pela resenha, parece ser uma leitura levíssima mesmo, que até ajude pra limpar a mente depois ou durante uma outra leitura mais carregada. Mas, como estilo preferido de literatura, talvez só sirva pra meninas bem novinhas.

    ResponderExcluir
  16. Oi...

    Ainda não li esse livro, mas já li muitas e muitas resenhas sobre ele e posso dizer com sinceridade que a sua desmotivou muito a pegar esse livro para ele..Já estava com um pé atrás com ele.. Achei que a capa não é das piores...

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é podre e eu não gostei muito do único livro que li dela, então...sei lá. Quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  18. Também detestei essa capa! ¬¬
    Eu to com esse livro aqui em casa, mas está lá no fim da fila, sabe? Prefiro temas mais adultos e já li tantas resenhas negativas dele que to super desanimada.
    Vou ler, mas sem expectativas.
    beijo!

    ResponderExcluir
  19. é a capa não é nada atraente, e a resenha não muito também, mas quem sabe lendo o livro as coisas melhorem e quem sabe tenha algo que me prenda nele,vamos ver pela frente se consigo ler, só para ver como é né.

    ResponderExcluir
  20. eu nao li o livro e eu nao gostei da capa mas nao posso dizer que ele e ruim mesmo a resenha nao me atraindo

    ResponderExcluir
  21. A única resenha que vi super sincera do livros, as outras estavam elogiando demais o livro, e realmente a capa ficou muito criança. Mas como eu gosto de ler vários estilos, não me incomodaria de ler esse tbm.

    ResponderExcluir
  22. eu adoro livros com temática sobre amizade e suas derivações, pena que essa capa não é legal

    ResponderExcluir
  23. Essa capa realmente não favoreceu o livro, não sei porque a deixaram assim já que geralmente as capas da Novo Conceito são lindas. Acho que a primeira impressão que temos de um livro quando não conhecemos sua estória vem da capa, mas mesmo assim vale a pena dar uma chance a uma nova estória. Ainda não li, e não sei se irei gostar mas se um dia surgir a oportunidade vou conferir o enredo.

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  24. Que pena que, apesar da sinopse boa e da ótima proposta de discutir os conflitos familiares, a história tenha se arrastado sem satisfazer por completo... se é mais juvenil, certamente não vou ler, porque estou numa fase pós-30 (depois dos 30 é fogo!) pedindo leituras densas.

    ResponderExcluir
  25. Lia algumas resenhas e comentários sobre esse livro, e quase todas elas falam que esse livro é um pouco superficial. Mesmo assim, gostaria de ler pra tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.