11/10/2012

Novidades e Lançamentos #95

Olá! Como foi o dia? Estava quase terminando a resenha de "O Começo de Adeus" quando resolvi fazer uma edição dessa coluna. Surgiram alguns lançamentos bem interessantes e não resisti. Cá estou. A principal novidade fica por conta da edição nova de "O Hobbit" pela WMF Martins Fontes e uma nova edição de "O Mestre Gil de Ham" do Tolkien com capa nova também. Temos dois dos quatro lançamentos da Novo Conceito para novembro. Que acabei de cadastrar um e arrumar o outro no Skoob. E acredito que a essa altura todos já devem estar sabendo das novidades da iD para o restante do ano. A editora faz dois anos e vem cheia de novidade até dezembro. Vou colocar aqui para cumprir calendário. Além da iD temos lançamento da editora Seguinte, da Lafonte, da Intrínseca e da Fantasy Casa da Palavra, Arqueiro, Universo dos Livros, Lua de Papel e Verus. São eles:

A Sabedoria do Condado - Noble Smith - 176 páginas - Lançamento: Novembro
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.
A Luz Através da Janela - Lucinda Riley - 544 páginas - Lançamento: Novembro
A Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços e segredos familiares principalmente na família de Emilie, os De La Martinières. Quando sua mãe faleceu, deixando o legado do château da família para ela, a única herdeira, Emilie fica devastada e quer vender tudo para que possa voltar à sua rotina comum de veterinária. Entretanto, Sebastian Carruthers aparece em sua vida para ajudá-la a cuidar de toda a documentação e a consola nos momentos mais difíceis. Emilie se apaixona pela sua gentileza e decide se casar com ele. Assim, ela se muda para a casa do marido, Blackmoor Hall, em Yorkshire. Contudo, a vida que ela, ingenuamente, pensa estar começando bem, trará a ela muitas surpresas e revelações do presente e do passado de toda uma geração.

Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien - 104 páginas - Lançamentos: 10 de Novembro
Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.
O Hobbit - J.R.R Tolkien - 320 páginas - Lançamento: 10 de Novembro
Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu comportamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão! Escrito para os filhos de J. R. R. Tolkien, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como “um dos livros mais influentes de nossa geração”.

Cósmico - Frank Cottrell Boyce - 360 páginas - Lançamento: 21 de Outubro
Liam Digby é um garoto comum de doze anos. Um garoto comum de doze anos muito, muito, muito alto. E com um pouco de barba. Algumas pessoas até achavam que ele era um adulto. Cósmico é a incrível história de como Liam contou algumas mentirinhas, quase roubou um Porsche, visitou um parque de diversões e meio que acidentalmente foi parar no espaço.
Espíritos do Tâmisa - Ben Aaronovitch - 368 páginas - Lançamento: Outubro
Uma aventura incrível, para inglês ver. E morrer de medo. O jovem policial Peter Grant está prestes a descobrir que quem manda de verdade em Londres não vive em palácios. Nem são humanos. Após investigar um crime em que a principal testemunha é um fantasma, Grant é transferido para uma unidade secreta da polícia londrina, onde aprende magia, feitiços e conhece seres que nunca imaginou encontrar em Londres. Este é o primeiro livro da trilogia Enigmas de Londres, onde acompanhamos o jovem detetive Peter Grant investigar o mundo oculto de Londres na unidade secreta da polícia londrina que trata de casos sobrenaturais e de magias. Aventuras com muito mistério, um pouco de humor e seres como trolls, vampiros, ninfas e muito mais.

À Primeira Vista - Nicholas Sparks - 256 páginas - Lançamento: 07 de Novembro
Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão. Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir. À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida desse jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar. 
Lady Almina e A Verdadeira Downton Abbey - Condessa de Carnavon - 288 páginas - Lançamento: Novembro O castelo de Highclere, em Hampshire, na Inglaterra, é cenário principal da aclamada série de televisão Downton Abbey, vencedora de prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro. Na vida real, durante as primeiras décadas do século XX, a suntuosa construção foi a moradia de lady Almina, a quinta condessa de Carnarvon e herdeira do banqueiro Alfred de Rothschild. Sua fortuna assegurou a sobrevivência da propriedade, permitiu a realização de festas luxuosas e ajudou a financiar as escavações da tumba do faraó Tutancâmon, no Egito. A partir de registros encontrados nos arquivos do castelo, como diários, cartas e fotografias, sua atual sucessora, lady Fiona, faz em Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey um retrato vibrante de uma corajosa mulher que, além de bela e rica, teve participação na vida política de seu país, abriu as portas de seu castelo para soldados feridos na Primeira Guerra Mundial e tornou-se a mais célebre moradora de Highclere.

51 Encontros em 50 Semanas - Kristen McGuiness - 320 páginas - Lançamento: Outubro
Solteira, e sem namorado, Kristen se perguntava se o seu destino era passar às noites diante da tevê tomando sorvete. Em vez de esperar pelo homem perfeito, Kris­ten partiu para a luta, elaborando um plano ousa­do e ambicioso: ter 51 encontros românticos em 50 semanas e só depois escolher com quem ficar. Com a ajuda de sites de relacionamento, de um chefe inacreditavelmente solidário, dos encontros às cegas arranjados pelos amigos e até mesmo de um xamã, ela embarcou num carrossel vertigino­so de cafés e jantares com homens que ela normal­mente não classificaria como almas gêmeas. Seu plano inicial de achar o homem certo logo se transformou em algo mais do que bate­-papos com estranhos. As experiências viraram missões em busca da verdade, jornadas na dire­ção de seu passado problemático e aventuras espi­rituais de medo e fé. Cômico e brutalmente honesto, este livro é capaz tanto de provocar lágrimas quanto garga­lhadas, num coquetel borbulhante que mistura Bridget Jones e Sex and the City. Uma história real, que retrata a busca corajosa do amor e a descoberta de si mesma.
O Lugar da Felicidade - Maddie Dawson - 320 páginas - Lançamento: Outubro
Annabelle McKay reconhece que não tem do que se queixar. Vive um casamento estável há quase 30 anos, dois filhos maravilhosos, jantares familiares em torno de uma mesa sólida de carvalho e um marido tão dedicado que ainda reserva as sessões de amor às quartas-feiras de manhã. Mas ela começa a questionar se quer manter o casamento com Grant. Passadas mais de duas décadas, ela continua apaixonada por outro homem. Nos primeiros e tumultuados anos de casamento, Annabelle teve um romance clandestino. A traição magoou muito Grant. Quando o caso terminou, ela e o marido se reconciliaram e fizeram um pacto de que nunca mais falariam sobre o assunto. Mas agora, anos depois, com os filhos crescidos e longe de casa, um abismo ameaçador se abriu entre eles. Annabelle não consegue esquecer aqueles dias gloriosos e apaixonados, e se pergunta se escolheu o homem certo. Ao partir para Nova York para ajudar a cuidar da filha grávida, ela reencontra seu antigo amante, e tudo se reacende. Diante de uma segunda chance de viver um amor inesquecível, ela tem de escolher entre o homem que faz seu coração bater rápido e o marido apaixonado que resistiu fielmente a seu lado.

O Caminho - Richard Paul Evans - 296 páginas - Lançamento: 17 de Outubro
Alan Christoffersen, um publicitário bem-sucedido, acorda uma manhã e encontra-se ferido, sozinho e preso a uma cama de hospital em uma pequena cidade de Washington. Ele já havia passado por situações extremas quando decidiu atravessar o estado de Washington. Em busca de respostas, essa longa caminhada poderia ser um recomeço para sua vida. Mas, quando encontra-se imobilizado, ele percebe o quanto a vida ainda tem a lhe mostrar e ensinar. A segunda jornada da série Walk traz ainda mais lições para um homem que busca incansavelmente por esperança e que está disposto a retomar a sua vida de onde parou. Um romance inspirador sobre a esperança e o significado da vida.
O Hárem de Kadafi - Annick Cojean - 235 páginas - Lançamento: 25 de Outubro
Soraya tinha apenas quinze anos quando Muamar Kadafi foi visitar a escola onde ela estudava. No momento em que ela lhe estendeu um buquê de flores, ele colocou a mão na cabeça da menina e acariciou seus cabelos. Era o gesto secreto que sinalizava a suas guarda-costas que ele a havia escolhido. Soraya foi raptada e viu sua infância chegar ao fim. Durante sete anos, foi estuprada, espancada, forçada a consumir álcool e cocaína e depois integrada às tropas das "amazonas" de Kadafi. Neste livro, a conceituada jornalista Annick Cojean dá voz a Soraya, desvelando um aspecto pouco conhecido da ditadura de Kadafi - o abuso de drogas que estimulava a megalomania sangrenta do ditador e o cruel abuso sexual de jovens líbias, escolhidas entre aquelas que lhe chamassem atenção. Inúmeras mulheres tiveram o mesmo destino de Soraya, centenas provavelmente. Talvez nunca se saiba ao certo, pois o assunto ainda é tabu na Líbia. Annick Cojean arriscou sua vida ao ir a Trípoli investigar essa história. Ali, encontrou uma sociedade hipócrita e decadente, dilacerada pela prostituição, pela corrupção, pelo terror, por estupros e assassinatos. 

As Feiticeiras de East End - Melissa de La Cruz - 320 páginas
É setembro em Hamptons, cidade ficcional de East End, uma comunidade contida que parece estar presa no tempo. Um mundo de fantasia, East End é dividido pela rivalidade entre os feiticeiros e feiticeiras residentes. As feiticeiras de East End conta a história das garotas Beauchamp – Joanna, Freya e Ingrid – depois de sua chegada em East End. Tudo para estar correndo bem até que uma jovem menina aparece morta. Um por um, os moradores da cidade começam a desaparecer e todos parecem ter a mesma suspeita em mente: as garotas Beauchamp…
Finnikin, O Guerreiro - Melina Marchetta - 416 páginas
Finnikin o guerreiro e seu guardião, Sir Topher, não estiveram em sua amada casa em Lumatere por dez anos. Desde que os dias obscuros em que a família real foi assassinada e o reino foi colocado sob uma terrível maldição. Mas então Finnikin é convocado para conhecer Evanjalin, uma jovem mulher que tem uma afirmação incrível: o herdeiro do trono de Lumatere, Príncipe Balthazar, está vivo. Evanjalin está determinada a retornar para casa e ela é a única que pode levá-los ao herdeiro. Enquanto fazem juntos essa jornada, Finnikin é afetado pela arrogância dela… e por sua esperança. Ele começa a acreditar que verá seu amigo de infância, o Príncipe Balthazar, novamente. E que as pessoas amaldiçoadas poderão entrar em Lumatere e se reunirem com aqueles que estão presos lá dentro. Ele acredita que irá até encontrar seu pai preso. Mas Evanjalin não é o que aparenta ser. E a verdade irá testar não somente a fé de Finnikin nela… mas sua fé em si mesmo.

Partials - Dan Wells - 535 páginas 
A raça humana está quase extinta depois da guerra contra os Partials — seres orgânicos projetados idênticos aos humanos — que dizimaram a população. Reduzidos a uma dezena de milhares pelo RM, uma arma viral da qual somente uma parte da humanidade é imune, os sobreviventes na América do Norte se juntaram em Long Island enquanto os Partials misteriosamente recuaram. A ameaça dos Partials ainda é iminente, mas o pior é que nenhuma criança nasceu imune ao RM em mais de uma década. Nosso tempo está se esgotando. Kira, uma médica em treinamento de dezesseis anos, está na linha de frente desta batalha, observando o RM devastar a comunidade enquanto as leis obrigatórias de gravidez ameaçam a levar o que resta da humanidade para uma guerra civil, e ela não está satisfeita em não agir e só observar. Mas quando ela faz uma decisão desesperada para salvar os últimos de sua raça, ela irá descobrir que a sobrevivência de humanos e Partials dependem dela descobrir as conexões entre ambos – conexões que a humanidade esqueceu, ou talvez nunca souberam que estavam ali.
Traição - Gillian Shields - 320 páginas
Existem as pequenas traições: as palavras duras, as pequenas mentiras. E existem traições que quebram corações, destroem mundos, e tornam a forte e doce luz do dia em amargas cinzas. Quando Evie Johnson entrou na Wyldcliffe Abbey School para jovens garotas, sua vida mudou de maneiras que ela não poderia ter imaginado: a descoberta de sua ligação com Lady Agnes, sua ligação especial com Helen e Sarah, e sua irmandade nos surpreendentes segredos de Mystic Way. Acima de tudo, o amor de Evie por Sebastian virou seu mundo de cabeça para baixo. Agora Evie retorna a Wyldcliffe para mais um ano e mais perigo. Cercada por inimigos, ela vive todos os dias com medo de que Sebastian cairá na escuridão da servidão dos Unconquered Lords. O coven de Wyldcliffe está tramando para destruir Evie e usar Sebastian para garantir suas próprias imortalidades. Evie e suas irmãs devem dominar o poder do talismã, antes que seja tarde demais. Mas poderia ser o próprio Sebastian quem acabará por trair Evie?

The Blessed: Abençoadas - Tonye Hurley - 320 páginas
As adolescentes do Brooklyn: Lucy, Cecelia e Agnes encontram-se na sala de emergência do Hospital Perpétuo Socorro, no ponto mais baixo de suas vidas. Três garotas com personalidades diferentes; garotas rebeldes enfrentando o drama de suas vidas, atormentadas por corações partidos e sonhos desfeitos. Então chega Sebastian. Misterioso, atraente, sedutor. Ele parece trazer à cada uma o que por muito tempo buscavam… Mas na batalha pelo seu coração, poderão elas perder suas almas?
Sobrenatural: Solo Consagrado - Cynthia Hand - 360 páginas
Por meses Clara Gardner, parte anjo, fora treinada para enfrentar o incêndio florestal de suas visões e resgatar o sedutor e misterioso Christian Prescott do incêndio. Mas nada poderia prepará-la para as decisões fatídicas que ela seria obrigada a fazer naquele dia, ou a surpreendente revelação de que seu propósito: A tarefa que foi destinada a ela na terra – não é tão simples como pensava. Agora, dividida entre seus sentimentos cada vez mais complicados por Christian e seu amor por seu namorado, Tucker, Clara se esforça para dar sentido ao que ela deveria fazer no dia do incêndio. E, quando ela é puxada mais para dentro do mundo dos parte anjos e o crescente conflito entre os Asas Brancas e Asas Negras, Clara descobre a nova terrível realidade que ela tem de enfrentar: Alguém próximo a ela morrerá em questão de meses. Com seu futuro incerto, a única coisa que Clara sabe ao certo é que o fogo foi apenas o começo.

Beije-Me Antes de Morrer - Allison Brennan - 352 páginas - Lançamento: Outubro
Parecia bem típico: uma adolescente fugiu de casa para curtir uma festa, como fazia todos os fins de semana. O problema é que, dessa vez, ela não voltou. Enquanto isso, um serial killer apelidado de Estrangulador de Cinderelas, frequentador assíduo das festas mais undergrounds de Nova York, está se aproveitando da vulnerabilidade de mulheres drogadas. Já são três vítimas friamente assassinadas. A agente do FBI Suzanne Madeaux está na caça desse assassino, e o investigador particular Sean Rogan está tentando encontrar a garota desaparecida. Para isso, ele conta com a ajuda de sua namorada, Lucy Kincaid. Atormentada por lembranças cruéis, Lucy está determinada a impedir que mais inocentes se deparem com o destino do qual ela mesma escapou por pouco. Sondando a psique distorcida de um assassino desumano, ela precisa confrontar os próprios medos – mesmo que isso ponha em risco o futuro emprego no FBI e a felicidade ao lado de Sean.
Aquele Verão - Sarah Dessen - 288 páginas
Haven tem 15 anos e sua vida está mudando rapidamente. Ela é baixinha, seu pai está casando de novo e sua irmã, a sempre perfeita Ashley está planejando seu próprio casamento. Haven apenas deseja que tudo volte a ser como era antes. Quando um velho namorado de Ashley resurge Haven vê através dele como realmente foi o passado e dessa forma começa seu futuro.

E ai? Gostaram da imensa lista de lançamentos? Nem vou comentar porque perdi muito tempo me estressando com capas e tamanhos. Adorei os dois do Tolkien claro. Adorei também o lançamento da Novo Conceito sobre o Condado e esse da Fantasy Casa da Palavra parece muito bom. Uma trilogia de fantasia diferente e que pretendo ler. "Cósmico" foi meu pedido na parceria e esse mês ainda vocês conferem resenha e sorteio dele aqui. Quanto aos da iD adorei saber de vários, como a trilogia Finnikin e a trilogia nova da Melissa de La Cruz assim como estava ansiosa para saber sobre "Partials" e agora que sei que ele sai pela iD já estou querendo. :D Por agora é isso! Até mais!

15 comentários:

  1. Achei totalmente inusitado o lançamento da NC A Sabedoria do Condado, mas enfim. A Luz Através da Janela parece ser bom, mas vacilaram e muito nessa capa, pelo amor de Deus, que horror. As capas do Nicholas continua horríveis como sempre. Confesso que fiquei com vontade de ler Lady Almina e A Verdadeira Downton Abbey, parece ser realmente bom. Outros que me chamaram a atenção foram As Feiticeiras de East End, Finnikin, O Guerreiro e Partails. A capa de The Blessed: Abençoadas é um tanto estranha, mas acho que o conteúdo supera, ótimos lançamentos, espero conferi-los.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar com a Talita Silva sobre o lançamento da NC e a capa horrenda do novo livro do Nicholas! Peloamorde. As capas da iD estão mesmo lindas e parecem ser interessantes! Gostei mesmos dos lançamentos da Lafonte e Lua de Papel, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Lucinda Riley !!! Livro novo! Legal *-*
    Mas espera aí que ainda estou pirando aqui com À Primeira Vista finalmente no Brasil! Chorei horrores com esse livro. Nossa, é perfeito!!! Perfeito e perfeito *-* ai como adoro, é meu preferido, favorito, amado de todos os livros do Sparks e finalmente vou ter o meeeeeu *0*
    E esse Beije-Me Antes de Morrer? Droga, queria o primeiro =/ não li aquele e esse é bem capaz de não ler nem tão cedo...
    Ah, e olha ali o livro que falei ter a capa de Ps eu te amo!!! 3 LIVROS COM ESSA CAPA! ACHEI 3 LIVROS COM ESSA CAPA! Oo pessoal, parar de pegar capa que os outros usaram recentemente né ¬¬...

    ResponderExcluir
  4. Gostei de As Feiticeiras de East End. Os outros não me chamaram muito a atenção, realmente. Sobrenatural 2 e Aquele verão parecem interessantes também.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. E essa capa de "O lugar da felicidade"? Lembram de onde conhecem a foto? rs
    Discorod das meninas, eu gosto das capas do Sparks e essa segue o padrão. Gostei também de "A luz atravez da janela" e "51 encontrs em 50 semanas" também tem uma capa legal. =)

    ResponderExcluir
  6. O Hobbit é muito bom mesmo, e O Mestre Gil de Ham deve ser ótimo também. Os únicos que eu me interessei.

    ResponderExcluir
  7. As capas dos livros da LaFonte ficaram lindas!
    Fiquei com vontade de ler os da ID, Partials e Traição, gostei da sinopse e as capa são fantásticas!

    ResponderExcluir
  8. Já tenho uma edição de O hobbit, mas bem que gostaria de uma melhor, mais bonita. tenho tantos livros do Tolkien para comprar ainda.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li A Casa das Orquídeas, mas esse novo também me interessou bastante! Gostei da capa e da sinopse mais ainda!
    Enigmas de Londres pareceu bem interessante, e curti muito a capa também!
    A Arqueiro conseguiu fazer 2 capas quase iguais pros livros do Sparks ou é impressão minha?
    51 Encontros em 50 Semanas deve ser bem divertido, daria uma boa comédia romântica (apesar de que iam cortar mais da metade dos encontros pra caber num filme :P), só duvidei do 'uma história real'...
    As Feiticeiras de East End e Traição também me chamaram a atenção. O problema é que os livros da iD são tudo 39,90 e nunca baixam de preço! E já vi várias pessoas reclamando da revisão...
    Também queria ler alguma coisa da Sarah Dessen, ouvi falar muito bem da escrita dela.

    ResponderExcluir
  10. Capa feia a do novo da Lucinda Riley
    Gostei do do Condado
    Amei quase todos os da iD
    Parece interessante o Cósmico
    Enigmas de Londres é uma trilogia que estou querendo já
    Os do Sparks segue o mesmo estilo de capa como se fosse série
    Os da Lafonte parecem bom
    Os dois do Tolkien de capa nova quero muito
    Assim como o da trilogia do Richard Paul Evans

    :D Ótimas novidades

    ResponderExcluir
  11. Tolkien é GÊNIO. Estou procurando feito um doido Senhor dos Anéis Volume Único pra ler. E tenho vontade de ler muitos outros livros dele também, inclusive esses lançamentos.

    Mais um lançamento do grande Nicholas. Os livros de romance dele me cativam/agradam DEMAIS. E com ele já é assim: romance lançado, romace a ser lido. Adicionar no skoob.

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Adorei todos os lançamentos.. E já tem alguns que já comprei na sua pré-venda porque não me aguentei esperar pelo o seu lançamento..

    ResponderExcluir
  13. Que interessante esse livro sobre os Hobbits! Não imaginava a novo conceito lançando.
    Tenho vontade de ler algo da sara Dessen também.
    Os outros não me interessaram a princípio.

    ResponderExcluir
  14. Gostei de vários, que lista imensa!!! Mas a facul ñ me deixa ler anda...sniff sniff

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.