07/09/2012

Resenha - Starters


Nome: Starters
No Original: Starters
Autor (a): Lissa Price
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento desse livro fiquei bastante curiosa, não apenas porque gosto de distopias, mas porque a proposta do livro era ao mesmo tempo assustadora, sinistra, absurda e interessante. Isso para dizer apenas as quatro primeiras coisas que pensei sobre essa história de uma pessoa alugar seu corpo enquanto sua consciência está adormecida. Lissa Price criou algo interessante, com alguns toques criativos, mas que pecou em algumas partes. E essa foi a diferença entre o ótimo e o muito bom.

Antes de falar da história gostaria de falar sobre uma coisa que difere a maioria dos livros dentro do gênero distópico: a construção do mundo. É ai que mora em minha opinião o maior pecado de Starters. Tudo o que sabemos é que ouve uma guerra de esporos e que todos acima de 60 e abaixo de 20 sobreviveram, pois receberam imunização por estarem dentro do grupo prioritário. Só dessa questão surgem duas perguntas: o que foi a guerra dos esporos? Por que esse tipo de arma? Contra quem e por quê? Isso me deixou desconcertada porque quanto mais eu lia mais queria a resposta, contudo a autora não trabalhou esse contexto. Se o resto do mundo foi afetado, quem estava em guerra, o desenvolvimento do mundo naquela época, tudo isso fez muita falta. Tudo ao extremo é ruim, poderia ter ficado no meio-termo e respondido parte delas.

Callie tem dezesseis anos, seu irmão Tyler é doente e eles vivem fugindo das autoridades, de esconderijo em esconderijo junto com seu amigo Michael. Os pais morreram na guerra dos esporos, eles não tinham avós ou parentes mais velhos que poderiam assumir sua guarda. A única solução que Callie encontrou para conseguir dinheiro suficiente para pagar um lugar para eles ficarem foi ir até a Prime Destinations. Já tinha ouvido falar dos aluguéis. Poderia alugar seu corpo para alguma Ender milionária e depois teria dinheiro para cuidar de Tyler. Foi com surpresa que com menos de uma semana depois de começar o último aluguel Callie viu-se de volta ao seu corpo. Tinha alguma coisa errada. Estava em uma festa, cercada de pessoas desconhecidas. O aluguel acabou? O que estava acontecendo? É com horror que recebe a resposta de Helena, a Ender que alugou seu corpo. As duas estão dividindo o corpo, de alguma forma a consciência de Callie voltou com Helena ainda lá, falando dentro da cabeça de Callie e ainda assumindo o controle por breves momentos. E é a partir desse cenário que a trama se desenvolve.

A narração flui em um ritmo rápido, desenvolve a trama de forma gradual, mas instigante. Tirando uma coisa ou outra a essência da história é boa, consegue ser criativa e deixa perguntas interessantes. Os personagens são bons. A narração em primeira pessoa limita um pouco a visão dos outros personagens, mas a trama compensa isso. Toda a ideia de aluguel de corpos, votos no senado para tomarem os corpos de vez dos jovens é apresentada de forma muito sombria. Surpreendi-me um pouco com a revelação sobre onde estava o “Velho”, que comanda toda a organização e tenho um palpite de quem possa ser ele. Esses são os dois pontos altos da história.

É complicado analisar o livro sem poder me alongar nos tópicos que queria comentar, mas não posso espichar muito a resenha se não ninguém vai ler. Lissa Price parece que ficou com medo de desenvolver mais a trama e cair no lado pesado da história. Callie é uma incógnita em certos aspectos, e se você for otimista pode ver isso como uma coisa boa. Uma adolescente, órfã, sem casa, nem dinheiro, arrastada para um jogo perigoso de vida e morte tem todos os motivos para ora parecer forte e ora tola. Corajosa e temerosa. O final satisfaz a maior parte das expectativas criadas ao longo da leitura e a opção da autora de deixar aquele mistério na última página foi acertada.

Leitura rápida, boa para entreter e que pode assustar de você pensar em um mundo daquele onde nem seu corpo é propriedade sua. O que mais me frustrou foi o pouco desenvolvimento do mundo. O antes da guerra, a guerra e o depois. Espero que Lissa Price conte mais sobre a guerra no livro dois porque a história é criativa, só falta isso para melhorar. A edição da Novo Conceito está ótima, a fonte é a ideal, a marcação dos capítulos ficou boa e a lombada é muito bonita. Adoraria ver um filme da história só para ver como iriam montar o universo criado por Price. Recomendado a todos os fãs de distopia, ficção científica, mistério e um pouco de romance. Leiam! Até mais!

Starters & Enders - Lissa Price
1- Starters
2- Enders

30 comentários:

  1. Também estava - e ainda estou - bem curiosa para saber mais sobre o livro. Poxa, foi uma pena a autora ter pecado nesses quesitos, mas será que não serão respondidos no próximo livro. Só lendo pra saber, estou bastante empolgada para ler o livro e se ele não vier por parte de promoções, vai ser pelo meu bolso mesmo, não vou perder essa.

    ResponderExcluir
  2. Como é qeu é? As duas no corpo ao mesmo tempo, é isso produção? Que sinistro...fiquei curiosa, com medo, sei lá...

    ResponderExcluir
  3. Oi..

    Estou louca para ler esse livro e até chego a sonhar com isso.. Para mim ler esse livro é como ar que eu respiro, pois, necessito ler esse livro para sobreviver.. hehehehe Hum, você ficou frustada durante a leitura?? Nem me fale isso, pois, seria muito castigo depois de toda essa ânsia que estou pelo livro eu me frustar com algo referente a ele.. Estou rezando, implorando ao Pai celestial para que eu tenha sorte e ganhe esse top comentarista para poder realizar o meu sonho de ler esse livro. Gostei muito das palavras que usasse ao construir a sua resenha..

    Bjinhos!!!!! =/


    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  4. Quando a NC começou a divulgar Starters eu fiquei bem interessada. Li algumas resenhas negativas e fiquei com o pé atrás. Eu já conhecia isso de aluguéis de corpos, pois existia uma série chamada dollhouse que tratada desse assunto. Mas em minha humilde opinião a autora deve ter deixado para comentar mais sobre a guerra dos esporos no segundo livro.
    Beijos,
    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa pra ler esse livro e que bom que é em primeira pessoa! Mas essa história de 2 pessoas dividindo um corpo é msm sinistra. Acho essa capa demais!

    Ótima resenha :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Meu livrinho está aqui aguardando ser lido. Ain *-* tão fofo!
    Eu adorei a história de cara e espero adorar mais ainda quando ler. É bem legal a temática do livro. Falta ver agora se vale mesmo a pena.

    ResponderExcluir
  7. SIm, fiquei mais curiosa pra ler o livro, até pq a ultima resenha que li dele era super negativa.
    Deve ser mesmo desesperador um mundo em que existam só crianças e idosos. E idosos que alugam os corpos dessas crianças pra "sobreviver". BOm, se fosse agora, eu morreria, ja passei dos 20... Mas esses pontos que a autora não esclarece podem fazer a curiosidade ser tanta que causa confusão, e fazer a vontade de ler, sumir. Tomara que ela esclareça tudo no vol 2.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, gostaria de falar o quanto sou apaixonada por essa capa, apesar da capa ter o rosto de uma pessoa. Gostei da sua resenha, deixou claro pra mim que eu quero sim ler esse livro. Tô meio saturada de distopias, e nem é porque já li muitas mas sim porque é muito chato ver que os lançamentos são basicamente sobre um só tema. Mas esse livro parece legal e gostaria de lê-lo. Uma parte da história chegou a me lembrar de A Hospedeira, mas as histórias são bem diferentes. O livro é uma série, uma trilogia ou tem apenas dois livros?

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, gostaria de falar o quanto sou apaixonada por essa capa, apesar da capa ter o rosto de uma pessoa. Gostei da sua resenha, deixou claro pra mim que eu quero sim ler esse livro. Tô meio saturada de distopias, e nem é porque já li muitas mas sim porque é muito chato ver que os lançamentos são basicamente sobre um só tema. Mas esse livro parece legal e gostaria de lê-lo. Uma parte da história chegou a me lembrar de A Hospedeira, mas as histórias são bem diferentes. O livro é uma série, uma trilogia ou tem apenas dois livros?

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse livro , amei a capa , a historia , adorei tudo , ganhei ele e to mt ansioso pra ler ..

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler esse livro, e esperando o resultado do top comentarista! ^^
    Ahhh que pena algumas de suas perguntas não terem sido respondidas durante a narrativa... Mas, como disseram aí em cima, talvez algo seja clareado no próximo livro.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Até agora os comentários que eu li sobre o livro tinham sido meio decepcionantes, mas sua resenha me reanimou! Acho que essas coisas que você achou que faltaram no livro serão (espero!) reveladas no próximo livro. Pelo menos em Jogos Vorazes eu senti isso, que não era explicada muita coisa e nos livros seguintes as informações eram acrescentadas aos poucos. O que eu até acho melhor, porque em várias séries acontece que o primeiro livro é superinteressante mas parado (pois descreve o 'mundo' no qual se passa a história) e o segundo é ação o tempo todo, sem muitas explicações...

    ResponderExcluir
  13. o que mais gostei foi essa parte de que as duas ficam ocupando o mesmo corpo, realmente adoro quando algo do tipo acontece numa história

    ResponderExcluir
  14. Eu também estou me irritando com esse novo "traço" dos livros distópicos, os autores parecem querer aproveitar o gênero literário 'da moda', mas se esquecem que precisam construir a sociedade e o cenário com muito cuidado para que seja fácil para o leitor acreditar no que está acontecendo.
    Não tenho certeza se vou ler Starters, vi muitas resenhas negativas em blogs americanos, mas a trama parece bem diferente e eu admiro a criatividade da autora.
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo querendo e comentando sobre esse livro. Apesar de não ser fã de ficção, confesso q a sinopse me deixou intrigada. De livros fortes assim só peço uma coisa: que terminem com um final lógico, que não fique no ar e sem explicações, ou, pior ainda, ter um final absurdo. Muitos filmes bem intrincados acabam por não resolver os problemas propostos e me deixam frustradas no final.
    Esse livro tem tudo para um ótimo roteiro de cinema.

    ResponderExcluir
  16. Acho esse livro incrível, afinal sou um leitor ávido de ficções. Um livro bom pra fazer uma analogia é Gone, do autor Michael Grant, que após um evento catastrófico coloca jovens sozinhos em situações igualmente catastróficas. É de suma importância existir um final lógico, a menos que o autor tenha escrito evidências para que possamos construí-lo. Ainda não li o livro e não sei se estou enganado quanto à originalidade da construção de uma sociedade distópica pela autora.
    Parabéns pela ótima resenha :)

    http://revolucaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não gosto dessa capa e me pergunto ainda o que viria a ser: Starters?! Enfim... mesmo assim o livro desde que foi anunciado me chamou atenção (como não chamaria com a editora e seu alvoroço?) ainda não o li porque tenho outros como "prioridade". As questões que você levantou deixaram até a mim que ainda não li com sede de respostas, quero muito ler o livro e tirar minhas conclusões da historia.

    ResponderExcluir
  18. Eu já li Starters e achei interessante, mas, pra dizer a verdade, não amei.

    Gostei do ritmo da história e achei a trama boa, mas achei a história meio "jogada" em alguns pontos (percebi que você também) e principalmente, não gostei da Callie.

    Achei ela bobinha e meio sem sal e passei o livro todo torcendo pra Helena tomar de vez o controle..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Fantástica a historia deste livro, quero ele pra mim. Vou ler o mais urgente possível. Adorei.
    Solange Moni

    ResponderExcluir
  20. Esse livro ta no meus desejados, adoro distopia e todo esse cenário tem tudo pra ser uma estória incrível!!!
    Mesmo vindo na onda de jogos vorazes, essa distopia foi totalmente diferente, gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Livro parece interessante... Não sou muito de distopia, mas esse enredo mexeu comigo.
    Achei a capa bacana, bem clean!

    ResponderExcluir
  22. Boa resenha!
    Concordo que alguns pontos foram fracos, mas que o final nos deixou com aquele gostinho de "quero mais" e teremos de esperar o próximo livro, para saber se as coisas serão ainda melhores. Lissa mandou bem em criar uma leitura fluida!

    ResponderExcluir
  23. Li esse livro e simplesmente AMEI! Também fiquei em dúvida em relação a essa guerra do esporos, porém, acho que a trama em si é tão boa que pra mim, o fato dela não explicar sobre essa guerra não tirou a maestria da história.
    Confesso que nas primeiras páginas achei meio cansativo a leitura, pois é muito explicativo, mas a partir do quarto capítulo não consegui mais soltar esse livro.
    Muito bom, fora a capa que é lindíssima!!

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo este livro agora e estou muito curiosa pelo final, ainda mais depois de ler esta resenha! hahaha Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia !! É a primeira vez que vejo o seu blog, devo confessar. Você já leu realmente imensos livros, apenas vim para aconselhar alguns !!


    Experimente: " The last song" - de nicholas sparks ;
    " The host" - de Stephenie Meyer;
    " A saga Luz e escuridão" - De Stephenie Meyer.

    Apenas me assustei com o facto de você já ter lido tantos livros e não ter lido estes !! Também já li Jogos Vorazes, Incarceron, Harry Potter, enfim, uns quantos que você já leu e não me apetece citar todos :P

    Desejo sorte com o blog, se quiser pode dar uma olhada no meu : carlaealexandra.blogspot.com
    Não se assuste se vir alguns dos livros que você já leu com outro nomes, é que cá em Portugal os títulos são traduzidos com outros títulos !!

    Boa continuação ;)

    ResponderExcluir
  26. Adoro distopias,esse livro já entrou há seculos na minha lista,mas nunca parei pra lê-lo de fato. :/
    Ele parece ser incrível,mas fiquei meio desanimada quando li pela sua resenha que a autora não fala muito sobre esse mundo que serve como pano de fundo da história.

    ResponderExcluir
  27. Eu tinha visto este livro quando fui a Saraiva e fiquei com uma imensa vontade e lê-lo. Essa semana o comprei e estou esperando que chegue logo. Eu tinha uma imensa expectativa nele, mas parece que não serão bem atendidas. A historia me lembrou A Hospedeira de Stephenie Meyer que eu gostei bastante. Quando estava escolhendo e pedi ajuda das minhas amigas pra escolher entre esse e outros titulos elas logo apontaram esse dizendo que era a minha cara rsrsrsrsrs Espero que seja mesmo. Ótima resenha.
    Byeni

    ResponderExcluir
  28. Que loucura!! Amo distopias, se tornou meu gênero preferido, Starters parece ser ótimo, amei a premissa, pirei na resenha e já estou louca pelo livro, vivo participando de soretios pra ver se ganho ele mas ainda não foi dessa vez :'(
    A autora inovou geral no tema hein, nunca li nada parecido, ouvi falar que a hospedeira é um pouco semelhante mas também não li ainda então para mim o tema é totalmente novo!

    ResponderExcluir
  29. E não é que essa resenha me instigou?! Já o tinha selecionado para ler, mas os pontos colocados aqui me trouxeram perguntas que as respostas só serão explicitas lendo, então.. Bora devora-lo! rsrs'

    ResponderExcluir
  30. Nossa é a segunda vez que vou comentar em um blog e o comentario some hoje rs, mas vamos la novamente..
    Eu estava procurando uma resenha do livro, pois tenho ele aqui e pretendo começar a ler.
    Uma pena a atora não ter explicado melhor o porque da guerra e como tudo começou, mas como fz parte de uma serie vamos torcer para ela tocar no assunto ja no segundo.
    eu começo a ler ainda hoje, espero gostar,
    beijos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.