05/09/2012

Resenha - Sereia


Nome: Sereia
No Original: Siren
Autor (a): Tricia Rayburn
Páginas: 306
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo - do escuro, de altura, do mar, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon e que vai mudar sua vida para sempre.

Comprei esse livro porque estava barato. Simples assim. Sempre que via no Submarino a 9,90 imaginava se era bom e se valia a pena. O tempo passou, lançaram o dois da trilogia e ele voltou para o preço normal e acabei arrependendo de não ter comprado. Até que outro dia estava passando pelo Submarino e o encontrei por 7,56. Nem pensei duas vezes. Já sabia mais ou menos do que se tratava e comprei. Assim que o livro chegou decidi ler umas páginas, quando vi já estava na página cem e cá estou. Li o livro em menos de um dia. A história de Tricia Rayburn me surpreendeu porque não esperava nada do livro. Nunca havia lido nada sobre sereias e não imaginava a história da forma que a autora apresentou. Uma grata surpresa.

Vanessa passa todas as férias de verão na casa de praia da família em Winter Harbor desde que é criança. Ela e sua irmã mais velha Justine cresceram esperando pelos verões e ano após ano elas vagavam pela cidade com os irmãos Carmichael. Até que eles cresceram. Justine e Caleb começaram a sair juntos todos os verões, Simon foi para a faculdade, e a única coisa que continuava sendo igual era a amizade dos quatro e os diversos medos que Vanessa sentia. Medo de água, de altura, de escuro e mais uma gama variada de medos. Sua irmã era o porto seguro, a garota destemida e amada por todos. Quando a notícia que Justine estava morta chegou Vanessa não suportou. Ela ainda não acreditava que sua irmã havia pulado do penhasco em meio à tempestade e não gostava do que as pessoas estavam insinuando. Sua irmã era uma estrela, popular e ia para a faculdade, tinha Caleb e jamais desistiria de tudo. Porém pouco tempo depois de sua morte Vanessa descobre algo sobre sua irmã que a deixa perturbada. Decida a esclarecer tudo ela retorna a Winter Harbor em busca de resposta, mas única pessoa que poderia esclarecer algo sobre aquela noite está desaparecida. E respostas inesperadas começam a surgir no seu caminho. Segredos e mistérios que Vanessa não sabe como aceitar.

Essa é a premissa central de Sereia. Nada de mulheres com rabos de peixe, até porque o “sereia” do livro vem da mitologia grega e não do folclore de vários países. Para quem não sabe fica a curiosidade: em inglês “siren” se refere a mitologia grega, belas mulheres, com vozes mortais que atraem homens para sua ilha e consequentemente para a morte. E “mermaid” significa um ser meio mulher, meio peixe, que vive nas águas e que também atraem as embarcações com seu canto, mas para fortes tempestades, afundando os navios, etc. Só que não existe tradução diferenciada em vários países, por isso a confusão geral quando se fala em sereias por aqui. A mitologia do livro se trata do primeiro tipo, de belas mulheres, irresistíveis aos homens, cruéis e que sentem necessidade de conquistar os homens e depois levá-los a morte. Adorei quando soube que o livro explorava a sereia da mitologia grega. Apesar de a autora ter optado por misturar pequenas partes o resultado foi muito positivo.

A narrativa é objetiva, com um ritmo fluido que encaixa as partes da trama muito bem, as descrições são precisas, um cenário bonito e coerente com a história. A autora desenvolveu o enredo de forma acertada, com uma evolução gradual que envolve e instiga o leitor até o final. Investindo no lado sombrio Tricia Rayburn construiu peça por peça um quebra-cabeça que nos leva não apenas a resolução do mistério central, mas também a formação de um novo cenário. Ficam pontas interessantes para os próximos volumes da trilogia. Ao mesmo tempo em que sabemos o que vai acontecer com Vanessa ficamos curiosos como ela para entender melhor tudo o que está acontecendo e as consequências daquilo no futuro.

Vanessa é uma protagonista que evoluiu durante a trama, começou como uma garota frágil, temerosa, mas que cresceu com a situação toda. É uma história que me surpreendeu porque não estava esperando muita coisa do livro, quando me deparei com um mistério tão bem construído fiquei surpresa e não consegui parar de ler. Foi uma leitura de três partes muito agradável. Também gostei de Simon e de seu papel na história, ele funcionou como uma ligação entre a fantasia e a realidade. Uma ótima ideia para deixar a história mais crível, mais plausível. Dos personagens secundários Zara poderia ter sido mais explorada, mas entendo as limitações da narração em primeira pessoa. Espero por novidades no livro dois sobre ela, sua família e as sereias.

Leitura rápida, instigante e com um final que fechou as pontas necessárias de sua trama deixando perguntas interessantes para o próximo livro. Criativo sem ser pretensioso, com um romance leve, um mistério legal e uma mitologia que se continuar sendo bem explorada pode render bastante. Espero que a autora se prenda a explicação ligada à mitologia grega. A edição da Verus está ótima. Fonte muito boa e capa bem legal, os olhos e o título mudam de cor. É uma história que só ficaria boa no cinema se fosse adaptada de forma séria, investindo mais no lado sombrio da trama do que no romance como adoram fazer em filmes jovens. Recomendado a todos. Uma boa opção para quem nunca leu nada sobre sereias e também para quem não conhece esse lado da mitologia. Mistério, suspense e um romance leve. Leiam! Até mais!

Trilogia Sereia - Tricia Rayburn
1- Sereia
2- Encantos
3- Dark Water

20 comentários:

  1. Adorei a explicação, eu pelo menos não sabia, soube quanto você disse, e adorei a curiosidade. Não esperava tudo isso do livro, mas agora com a resenha eu o quero ler, vou ver quando encontro uma promoção maravilhosa dessa vou correndo comprar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também ja vi varias vezes em promoção mas nunca tive coragem de comprar. Agora posso colocar no carrinho sem medo, rs. Gostei do esclarecimento das diferenças entre siren e mermaid, eu mesma não sabia. Nunca li nada sobre nenhuma delas, e acho que pode ser interessante, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo esse livro barato no Sub, mas nunca comprei por causa de preconceito eu acho. Barato é igual ruim, sei que é burrice, mas não consigo evitar e agora com sua resenha estou me sentindo uma burra! Adorei a resenha e adorei saber da diferença entre sereia e sereia, haha, pensei naquele livro da iD, Mermaid. Bom saber, adoro mistério e com sobrenatural deve ter ficado legal mesmo. Fiquei curiosa demais para ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Gostei muito da sua resenha.. Eu tenho esse livro, mas até hoje não vi ele como uma prioridade para ler.. Recentemente eu li um outro livro sobre sereias que pós o fim me deu vontade de ler essa série, mas vou ler quando comprar o segundo livro da série... Pois, se ler o sereia certamente vou querer ler a continuação que ainda não tenho.

    Bjinhos!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  5. EU NÃO SENTI VONTADE DE LER ESSES LIVROS!! A principio pelo menos. Os livros são até que legais, mas a história mesmo não é das que eu curto muito. Acho que leria só pra saciar a curiosidade..

    ResponderExcluir
  6. Oi,ótima resenha! Eu tenho o livro á tempo,e tenho que dizer É PERFEITA ESSA EDIÇÃO DA VERUS! por dentro da capa é preto,e por fora os olhos e o titulo mudam de cor quando mexe *----------* eu adorei a história,quando terminou o liovro,eu não sabia se teria continuação,ai fiquei td desesperada mas apesar de já ter sido lançado "Encanto" eu ainda não consegui ler :c mas como faz muuuuito tempo que li "sereia" pretendo reler antes de ler encanto,pois já esqueci da maior parte dos detalhes da história D:

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Não conhecia essas origens e essas diferenciações (siren e mermaid). Adorei descobrir :)
    Gostei muito da resenha, tem um tantinho de mistério no livro, né?
    Tô gostando muito das tuas resenhas agora que tô frequentando o blog de verdade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Vi esse livro estava caríssimo!! Mas confesso que fiquei bastante instigada a ler. Achei que falasse de sereias, ou melhor Mermaid, isso que da não ler a sinopse! hehe gostei da historia parece ter bastante mistério, e uma trama onde o leitor é convidado a explorar a situação junto com o personagem principal. Vou esperar ver uma promoção dele.

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas explicações sobre o nome sereia, sempre me irritei com a confusão entre as duas mitologias... Tb vi esse livro barato no submarino, mas sei lá, não comprei. Será que deveria ter comprado, gente??

    ResponderExcluir
  10. Também sempre via em promoção por 9,90 no Submarino, mas nunca comprava, uma vez cheguei até a colocar no carrinho, mas desisti...
    A capa é bonita e a sinopse interessante, mas o nome 'Sereia' sempre me deixava com o pé atrás... Não sabia dessa diferença entre 'siren' e 'mermaid' (na real nem sabia que existia o termo 'siren'). Pela sua resenha o livro parece ser bem interessante, vou dar uma chance pra ele!

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que realmente me chamava a atenção sobre o livro era a capa, muito linda. Mas agora, lendo sua resenha, até que fiquei curiosa quanto a ele. Também nunca li nada sobre sereias. Nem mermaid nem siren (e, como a Fernanda, também não sabia a diferença existente entre os termos). Mitologia grega sempre merece nossa atenção, né? HAHA

    ResponderExcluir
  12. Eu amei Sereia. Já tinha gostado da capa e comprei. Nossa, depois que comprei amei mais ainda.
    A única coisa que me irritou um pouquinho foi as bobeiras dela em relação ao Simon. Mas tudo é compensando pelo "salto" que ela deu. Como você mesmo disse, no começo, ela era frágil e medrosa e a vemos crescer espantosamente.

    Estou maluca para ler Encanto. Tantas coisas para serem reveladas, nossa...

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei do efeito da capa, e a estória me parece ser bem legal, mesmo sendo a sereia um ser de fantasia, a trama é bem real, reações bem humanas, Gostei disso.

    ResponderExcluir
  14. Eu também não conhecia a diferença entre siren e mermaid!!! E como amo mitologia... essa triologia vai pra minha listinha!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho a capa lindíssima mas não sinto vontade de ler o livro. Talvez, um dia, quem sabe! Mas por enquanto, vou lendo as resenhas e comentários. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, nunca vi uma história tão diferente que envolva sereias, mistério.
    Com certeza vou ler. Só a sinopse me chamou a atenção, imagina então a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, nunca vi uma história assim envolvendo sereias e mistério.
    Com certeza vou ler!
    Se a sinopse me chamou muito a atenção, imagina a resenha, que está ótima!

    ResponderExcluir
  18. Eu ia comprar esse livro e acabei comprando Poseidon (da trilogia O Legado de Syrena), demorei um pouco pra perceber que os livros não faziam parte da mesma coleção (só me toquei quando vi que os nomes das autoras eram diferentes). Acho que essa confusão toda aconteceu em parte por causa da capa, em Poseidon a personagem principal tem olhos violetas, como na capa de Sereia. Alguém sabe me dizer se houve algum plágio entre essas duas histórias?

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro em pdf e amei, acho que foi o primeiro livro sobre sereias que li. Quero ler os próximos livros pq fiquei super curiosa pra saber o que acontece em seguida. Li outro livro sobre sereias "Despertar" da Amanda Hocking também é ótimo, também confundi pensando que era da mesma coleção, embora sejam parecidos cada um tem sua particularidade.
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.