23/09/2012

Resenha - A Seleção


Nome: A Seleção
No Original: The Selection
Autor (a): Kiera Cass
Páginas: 368
Editora: Seguinte
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Sabia que o novo selo da Companhia das Letras ia lançar este livro desde o princípio do ano e estava ansiosa por ele. Que apesar da comparação idiota que fizeram na sinopse original prometia bastante coisa. E claro é impossível resistir a uma capa dessas. Não só pelo vestido e pelo efeito espelho, mas pela cor. Aquela é uma das minhas cores favoritas. Mas voltando ao ponto. Kiera Cass construiu uma história que dividi opiniões.

America Singer acaba de completar dezesseis anos. Em Illéa isso significa poder se inscrever para Seleção. Desde que o país foi formado após uma imensa e sangrenta guerra que a Seleção acontece. Todos os príncipes desde então escolhem suas esposas e futuras rainhas entre 35 candidatas de todo o país e de todas as castas. America pertence à casta cinco, os artistas, pintores, cantores, escultores, etc. A mãe insiste para a filha participar. Ela sabe que o dinheiro seria importante para a família que anda cada vez mais apertada e Aspen, seu namorado secreto também quer que ela se inscreva. Aspen é da casta seis, de carregadores, serviçais, arrumadores, etc, e é muito orgulhoso. Quando rompe com America só porque ela lhe prepara um jantar com a comida que conseguiu tirar da pouca que sua família tem America fica arrasada, mas não tem tempo para pensar no assunto. Ela é convocada. Dentre milhares de garotas ela foi a escolhida de seu estado. As regras são muitas, a chegada ao castelo foi assustadora e os contrastes sociais são gritantes, mas America quer ficar pelo dinheiro que sua família vai receber. Ela não quer ser rainha como as outras garotas. Porém a cada dia que passa no palácio America começa a conhecer tudo o que sempre julgou. Começa a enxergar o país com outros olhos e desenvolve uma amizade diferente pelo príncipe. Entre brigas, invasões, falsidade e amizades ela começa a descobrir o que realmente quer para sua vida.

Essa é a premissa do livro que mescla a introdução do universo criado pela autora e uma pequena trama. A verdade é que em meio à competição muitas outras informações são passadas e nem todos os leitores vão perceber isso. Kiera Cass montou um cenário interessante para apresentar seus personagens e uma maneira mais curiosa ainda para juntar seus protagonistas. A narrativa em primeira pessoa limita um pouco a visão dos outros personagens ainda mais quando você pensa em 35 garotas em um único lugar. Em vários momentos senti falta da visão de uma ou outra competidora. Claro que a autora não precisava dividir o livro em tantos pontos de vista, mas as principais competidoras deveriam ter tido um espaço. Acredito que teria ajudado a montar o panorama sobre como as pessoas veem o regime do país. A motivação para se tornarem rainha, e mais porque em vários momentos me perguntei se uma delas estava ali por mando dos rebeldes. Como uma forma de tomar o poder.

Kiera Cass em diversos momentos seja pelos diálogos entre Maxon e America ou pelas descrições mais detalhadas das invasões rebeldes tencionou prolongar mais o livro para poder inserir uma trama mais consistente ao lado da história da "Seleção". Aliás, posso estar enganada, mas a impressão é que o editor cortou, resumiu as partes em que a autora falava sobre rebeliões, as causas, partes mais políticas como vemos em outras distopias. O foco fica na escolha do príncipe e temos apenas flashes desse conflito. Com isso a construção desse mundo ficou comprometida. Em apenas um capítulo a autora resumiu como Illéa surgiu, o porquê do nome e um pouco sobre as divisões de casta. Espero que no próximo volume esse quadro inverta e a trama venha para o lado do conflito.

America é uma boa personagem, tem potencial para ser ótima, mas perdeu em certos aspectos. Para uma garota inteligente ela agiu de forma bastante estúpida no começo da amizade com Maxon e remoeu muito a relação fracassada com Aspen para no final das contas quase estragar tudo de tudo. Ficou um pouco sem sentindo o final dessa frase, mas depois que vocês lerem vão entender. Maxon também é bom, aliás, é injusto falar dele porque ele parece com qualquer pessoa criada cercado de cuidados, sem irmãos e afastado do mundo real. O mais interessante nele é as fortes opiniões por baixo da máscara de príncipe perfeito e ideal. Existe ali um conflito entre o que ele quer para Illéa e o que o pai dele faz para o país. Ficou claro em algumas das conversas dele com America e espero que isso seja explorado. Será que ele e America vão fugir como rebeldes? Ou algo parecido? Talvez descobrir o que os rebeldes tanto querem no palácio ou um segredo sobre o país?

Leitura rápida, agradável e que vai conquistar os que gostam de um bom romance, e claro os que gostam de distopias. É uma mistura inovadora dos dois gêneros. Tanto o romance quanto a distopia ganham caras novas. Uma mistura que rendeu um ritmo leve e uma trama que além de introduzir o mundo apresenta e constrói muito bem relações entre seus personagens. A versão que recebi da editora ainda não é a final, por isso não posso falar sobre, mas gostei da capa. Adoraria ver a história no cinema, mas sem foco no romance. Teriam de manter a mescla do conflito e da seleção. Recomendado a todos, mas principalmente aos que procuram uma distopia que mescla romance. Os fãs desses dois gêneros vão curtir a história. Uma ótima introdução para uma trilogia que inovou. Leiam! Até mais!

Trilogia Seleção - Kiera Cass
1- A Seleção
2- A Elite
3- A Escolha
Extra - Contos da Seleção

62 comentários:

  1. Estou esperando o lançamento desse livro já faz um tempo, me apaixonei logo pela capa. Umas das favoritas.
    Espero que o livro seja bom, sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente será minha próxima leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Estou curiosa pra lê-lo, e agora vi o resultado do sorteio de Cortesia do Skoob e eu fui uma das ganhadoras! Agora é só esperar chegar aqui em casa!!
    Que bom que gostou e a leitura é agradável, logo lerei!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Doida pra ler esse livro! E sei que vou fazer isso em breve. Adorei tudo nele e a história parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoroo azul! principalmente o azul do céu :)
    Mas ENFIM... quero muito ler esse livro!! já tá na minha lista há um tempo, estou esperando ansiosamente achar ele por aí nas livrarias, hihihi ^^

    Bjs, Laila.
    www.gotasdeframboesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Coloca impossível de resistir nisso. Fiquei encantada com a capa, e com a estória não vai ser diferente. Gosto de distopias, apesar de não ler muito, eu gosto, com A Seleção não seria diferente. Gostei da resenha, gostei mesmo. Assim que eu puder o livro vem pra casa.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha, eu amei a capa, e não vejo a hora de te-lo, mas tenho q esperar um pouco!
    Em breve ele vem para minha estante

    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O que chama mai a atenção realmente é a capa.
    Gosto de distopias (Jogos Vorazes é uma, não é?), mas de romance, aí depende do romance...
    Acho que daria uma chance ao primeiro livro. Se gostar seguiria até o fim da trilogia.

    Tem post novo no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;

    ResponderExcluir
  9. GOstei da sua resenha. Eu tinha lido opniões bem diferentes a respeito do livro, do tipo ou você ama ou odeia. Ainda não entendi o motivo, mas acho que vai ser uma distopia agradavel de ler, ja que tem essa parte do romance. Quero saber quais são os quesitos pra essa seleção, o motivo de cada garota ser escolhida e dela existir. Ah, essa capa é muito linda, eu amei.

    ResponderExcluir
  10. Vai ter promo desse livro? Ah adoraria poder ganhar e ler esse, realmente fiquei com vontade, acho que certamente gostarei de Maxon

    ResponderExcluir
  11. Gostei da capa, mas a história não parece muito crível pra mim sabe? Como se fosse uma forma aleatória de colocar romance e distópia, uma idéia aleatória. Parece muito bom, mas não sei se eu ia gostar da história principal, do lance da Seleção.

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Estou louca para ler esse livro, mesmo tendo muitos livros para ler em casa eu preciso muito ler esse livro, pois, me apaixonei pelo o seu enredo.. Gostei muito da sua desenha me deixasse com um gostinho de quero mais na boca.

    ResponderExcluir
  13. Estou ansiosa pelo lançamento desse livro, a capa é linda (pelo menos aqui da tela) e a história é super cativante! Essa coisa de princesas e não ser amor a primeira vista a eu e meu príncipe e blá blá blá me atraiu! Quero muito ler essa distopia e ver o que há por traz dessa seleção o porque dela e conhecer esses personagens, principalmente o ex da principal ele parece ter um gênio forte!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito da capa mas quando li a sinopse achei que tinha cara de "romance de banca".
    Depois vi vários comentários positivos e me animei mais.

    Agora não sei, estou um pouco dividida. Apesar da história parecer promissora e da América parecer interessante, senti que a trama deve parecer um pouco "quebrada", pela sua resenha.

    Se tiver a oportunidade lerei, mas não é a minha prioridade.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Me apaixonei por essa capa! Amo distopias e não dispenso um bom romance, então estou louquinha para ler esse livro, a sua resenha só aumentou ainda mais minha vontade

    ResponderExcluir
  16. Li a resenha e, nossa, que demais a ambientação da história.
    Parece um livro que tem umas reviravoltas. Gostei muito do teu texto.
    :)

    ResponderExcluir
  17. Gente, eu simplesmente fui fisgada por essa capa. #prontofalei

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é muitooo linda. Estou muito ansiosa para ler esse livro, espero que a história seja tão maravilhosa quanto a capa. Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  19. A capa seduz logo de cara.
    Uma distopia com romance,hum,parece bom e bem detalhado na questão das regras,uma competição interessante.

    ResponderExcluir
  20. Estou curiosíssima pra ler esse livro!!! A capa é linda, a premissa interessante. Gostei bastante da sua resenha, sempre destacando os pontos importantes! As resenhas que tinha lido até agora focaram muito na falta de elementos distópicos e de que sentiram falta do dia-a-dia das candidatas (algo meio na linha reality show...) mas eu gostei bastante dos pontos fortes que você destacou, como a presença dos rebeldes e um pouco sobre o príncipe, e me deu mais vontade de ler. Tomara que no próximo livro tenha mais explicações que faltaram nesse!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro veio bem na alta da distopia, e fiquei pé atras de ler, já que quando um gênero começa a fazer sucesso, surgem muitos livros pra estragar. O fato de ser garotas selecionada, pra casar com o príncipe, não me interessou de início. Mas conhecendo mais da estória, comecei a amar só pela resenha.
    Perfeitamente inovador.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o livro! Li pela capa e por algumas opiniões, já a sinopse não me deixou curiosa. Concordo completamente em relação a America com Maxon. E Aspen mais ainda! Li ele muito rápido, mal posso esperar pelo segundo, estou muito curiosa!

    ResponderExcluir
  23. A capa é realmente apaixonante, já faz tempo que quero esse livro, e agora mais que antes, já que vai virar série! Sempre gosto de ler antes de assistir, espero ler em breve...

    ResponderExcluir
  24. Olha, to bem curiosa pra ler esse livro e com a sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Participando da promoção para ter uma chance de ganhar o livro

    ResponderExcluir
  25. Adoro muito os gêneros que envolve a trilogia. Não vejo a hora de ter meu exemplar de A seleção pra poder aproveitar essa leitura. É o livro que eu mais quero no momento. =]

    ResponderExcluir
  26. Só a capa já dá uma mega curiosidade!!! E por ser romance, já me ganha!!! esperando muito desta leitura e acho que não vou me decepcionar!!!

    ResponderExcluir
  27. Sempre vi essa capa em lançamentos da editora, e achei bem bonita.
    Porém nunca soube nada acerca da resenha,
    parece uma série bem interessante.
    Pretendo dar uma chance.

    ResponderExcluir
  28. Essa série simplesmente é fabulosa. Esse livro é daqueles que se começa a ler e não quer parar até chegar a última página. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  29. Esse livro simplesmente me seduz! Primeiro porque ele é lindo, que capa é essa? Segundo porque tem o Maxon, que é aquele cara super fofo e apaixonante. Esse é o tipo de livro que todo mundo se apaixona. E olha que estou falando isso só tendo em base as resenha que li sobre ele, porque ainda não tive a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  30. A resenha me fez querer ler mais o livro.

    ResponderExcluir
  31. Eu amei esse livro *-* Torço sem limites para o Maxon ;D
    Ansiosa demais para ler a continuação.

    ResponderExcluir
  32. Yasmin!
    Gosto de romance.
    Gosto de distopia.
    Gostei da resenha e fiquei com uma vontade de ler a série toda.
    O que não gostei foi de ser escrito em primeira pessoa e mostrar apenas uma visão dos acontecimentos, principalmente com tantas personagens, ainda assim, quero ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li a seleção mas estou muito curiosa para ler principalmente devido ao evento que vai ter para divulgar o segundo livro a elite. Espero ler em breve. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  34. Eu li A Seleção e O Principe. E o que eu mais senti falta também foi de saber mais das outras meninas que estão concorrendo. O problema é que como é narrado em primeira pessoa, fica muito focado no que a América sente e ver. Muito chato isso, prefiro livros que saõ narrados na 3º pessoa por isso. Podiam falar mais da Celeste e de outras.
    MAs amei o livro e estou louca para ler A Elite. E a capa é fabulosa mesmo!
    Beijos
    ADriana

    ResponderExcluir
  35. Já estava bastante ansiosa antes mesmo de lançar aqui no Brasil, amo essa capa. Vejo pessoas no twitter dando comentários tão positivos, estou bem louca pra lê-lo agora, só não ainda por não ter $

    ResponderExcluir
  36. Acho que essa foi a resenha mais detalhada que eu já li sobre A Seleção. Esse livro me encantou primeiro pela capa e segundo pela distopia.
    Fiquei triste que a autora tenha focado mais no romance do que na distopia, mas espero que no próximo ela consiga suprir as dúvidas dos leitores sobre o país Illéa!
    Adorei a resenha e espero ler logo esse livro =D

    ResponderExcluir
  37. Adoro distopias e confesso que sou simplesmente apaixonada por esse livro, ainda não o li, mas sei que quando eu ler vou simplesmente amar. Adorei sua resenha e pretendo ler o livro em breve!

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho problemas seríssimo com a realeza, te juro. Tem família real, amei o livro já hahahhaha Muito difícil não ser assim!! Ainda mais somando o fato de ser uma distopia e o Maxon ser um xuxu <3 Não consigo não amar!! <3

    ResponderExcluir
  39. oh gosh,
    eu ja tinha comentado em outras resenhas antes tbm mas quero comentar, falar que eu amei o desenvolver dessa historia - nem li ainda - mas eu imagino cada coisa, imagino até eu mesmo nessa historia - sou essa de azul - parei - hasuha, gente, esse livro deve ser perfeito tanto quanto a resenha!!!11!

    ResponderExcluir
  40. Simplesmente necessitada para ler esse livro..Desde quando lançou estava na minha lista de aquisições a capa e a história me chamaram tanto a atenção e agora que vai virar série OMG OMG já quero..É uma história tão diferente..Concurso, principe..parece uma versão de Cinderela sem a parte da fada madrinha e do sapato de cristal rsrs

    ResponderExcluir
  41. Eu já li o livro e é simplesmente maravilhoso!! Não conseguia parar, sempre queria saber o que iria acontecer.
    Fiquei triste quando acabei e fiquei sabendo que o segundo demoraria pra ser lançado...

    Agora que lançou, to loucaaa pra ler!!

    Parabéns pela resenha, muito bem feita. A América é uma fofa, né?!
    Parece um conto de fadas mesmo

    ResponderExcluir
  42. Eu já li algumas resenhas deste livro, primeiramente não tinha gostado do titulo e da capa, mas depois quando li essas resenhas, nossa achei interessante e agora to curiosa para ler. Parabens pela resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  43. Então com certeza vou curtir, pq adoro um bom romance e gosto mt de distopias. A capa desse livro foi o que me chamou a atenção em primeiro lugar, é lindíssima, o fato de ser uma distopia foi o segundo, e só tenho lido boas criticas, então não posso deixar de ler. É mt ruim qd temos a impressão que foi cortado alguma coisa no livro.

    ResponderExcluir
  44. Otimo livro eu estou louca pra ganhar,pra ler logo esse livro amei a resenha

    ResponderExcluir
  45. Primeiramente, a capa é linda! Como adorooooooooo romance, com certeza vou curtir muito o livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  46. Resenha, como sempre, ótima. Super desejando ler esse livro!

    ResponderExcluir
  47. Resenha, como sempre, ótima. Super desejando ler "A Seleção"!

    ResponderExcluir
  48. Amei esse livro S2
    Preciso comprar ele imediatamente!

    ResponderExcluir
  49. Sou louca para ler este livro.
    Todo mundo sempre fala tão bem dessa série.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  50. Esse livro divide opiniões mesmo, já vi resenhas e todas elas são bem equilibradas. A maioria diz, como você, que deveria ser focado mais a distopia(que pra mim é a melhor parte na história u.u) To louca pra ler, mas não tenho grandes expectativas. Beijos!

    ResponderExcluir

  51. Eu estou muito curiosa com esse livro. Simplesmente amei capa, tem como não amar?! Ouço diversas opinião sobre ele, uns amam outros odeiam. Quero ler p/tirar minhas próprias conclusões. Mas fiquei meio encucada, como assim é mais focado no romance? Eu já tinha ouvido falar nisso mais ñ tinha dado muito atenção!

    ResponderExcluir
  52. A capa desse livro é realmente bela, dá vontade de comprar só para enfeitar a estante. Como havia dito na resenha do segundo volume, embora ache a história interessante, não estava tão empolgada para a leitura do livro, mas gostaria de algum dia ler (com tantos livros para ler, prefiro dar a preferência e comprar outros..). Adorei a resenha!

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  53. A capa desse livro realmente me desanimou demais. Mas depois que li a sinopse e as várias resenhas sobre esse livro, fiquei com muita vontade de ler, principalmente porque a história é bem parecida com jogos vorazes.

    ResponderExcluir
  54. Esse livro é uma tentação, ele esta na minha wishlist faz muito tempo e nunca consigo comprar, sua resenha está muito boa!! :)

    ResponderExcluir
  55. Sou louca pelo livro, realmente a capa é linda, como não amar um reality desse? Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  56. Não sosseguei até comprar! Está na minha estante finalmente! auhsuahsuahsuah

    ResponderExcluir
  57. To doida pra ler esse livro.Só escuto e leio opiniões super positivas sobre ele.Pena que onde eu moro não tem ainda disponível pra venda :/
    Tenho certeza que vou grudar e amar América e toda essa distopia incrível.Além disso, a capa é linda ;)

    ResponderExcluir
  58. A Seleção é um livro muito legal para se ler. Ele é rápido e deixa a gente com vontade de saber o que acontece no próximo.

    ResponderExcluir
  59. Eu nunca tinha lido uma distopia… Sim, não li “Jogos Vorazes”, meu santo realmente não bateu com aquele livro. Enfim, eu amei “A Seleção”, achei uma estória bem criativa e empolgante, quanto mais eu lia, mais queria. Em pensar que eu havia deixado de lado desde a primeira vez que ouvi falar deste livro, pensei que fosse uma coisa meio infantil, afinal de contas, o que você pensaria sobre uma estória que envolve um príncipe em busca de sua princesa? Porém eu já havia lido “O Diário da Princesa” e foi por este motivo que agora dei uma chance, mas não foi apenas isto algumas amigas também me falado muito bem deste livro. Acabei não resistindo e cai nas garras da seleção.

    ResponderExcluir
  60. Gostei dessa resenha. Estou completamente louca para ler esse livro, irei compra-lo em breve, espero. <3

    ResponderExcluir
  61. Muita curiosidade para ler esse livro, gosto muito de distopias!

    ResponderExcluir
  62. Eu adoro a Seleção, apesar de que devo admitir que as atitudes da America são meio duvidosas... Mas enfim, a Kiera realmente escreve bem. Consegui ler esse livro em um dia e fiquei encantada pela série. Menos pelo Aspen.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.