09/09/2012

Resenha - A Magia de Mistwood


Nome: A Magia de Mistwood
No Original: Mistwood
Autor (a): Leah Cypess
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 248
Editora: Prumo
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O reino de Samorna está em perigo e o príncipe Rokan precisa lançar mão de todos os recursos para assegurar o domínio sobre suas terras. Contra seus inimigos, muitos dos quais se encontram no próprio castelo, o príncipe percebe que não serão suficientes os conhecimentos do alto feiticeiro ou as diversas magias há muito praticadas. A única força superior capaz de garantir a concretização de seus planos é o poder da Mutante, que, retirada à força da floresta de Mistwood, sente-se compelida por um antigo feitiço a proteger Samorna e seus reis. Mas antes de mais nada precisa descobrir os segredos do príncipe que jurou proteger.

Quando conheci a editora Prumo no final do ano passado esse foi um dos primeiros livros deles que vi e que fiquei com vontade de ler. Adoro fantasia, principalmente livros com magia e seres encantados, por isso foi com alegria que escolhi este como o primeiro livro da parceria com a editora. Uma sinopse que a primeira vista não apresentada nada diferente, mas Leah Cypess construiu um mundo interessante para uma história criativa, gostosa de ler, de personagens marcantes e final surpreendente.

A Mutante é um ser de séculos que por um feitiço muito antigo é ligada ao reino de Samorna. Há séculos sua tarefa é proteger o rei, sua família e seus interesses. É uma força da natureza, que pode mutar na forma de qualquer animal. Isabel era o nome que ela usava já há muitos anos. Algo terrível havia acontecido da última vez que esteve na corte, a memória dela estava comprometida e ela estava na floresta de Mistwood há muitos anos e na mesma forma quando o príncipe Rokan veio ao seu encontro. Ela poderia ter mutado para um pássaro e fugido. Seu poder em Mistwood era ilimitado, aquela era sua floresta. Mas não o fez. Foi capturada facilmente e assim que a pulseira tocou sua pele sentiu o feitiço agir. Sua obrigação era proteger Rokan de qualquer mal. Ele era o atual rei de Samorna. Estava sendo questionado pelos nobres do norte e Isabel ajudaria na sua proteção. Era mais uma vez a "Mutante do Rei". Mas Isabel não está bem, não se recorda de como saiu da corte e sente que tem muita coisa errada escondida, um segredo que muda tudo e para piorar seus poderes estão diferentes. O ar da corte trouxe algo inquietante para sua mente e ela precisa descobrir o que é para proteger Rokan.

Essa é a trama central do livro. O retorno da Mutante para a corte, os mistérios sobre seu passado e a possível trama de assassinato contra o novo rei. A narrativa é uma mistura bem dosada de mistério, intrigas e suspense que tem a base da trama em seus personagens. A escrita de Leah Cypess é lírica e em vários momentos notamos o quanto a história é ligada aos personagens, suas emoções e sentimentos. Algo que delimitou bastante isso foi o fato de a Mutante não ser humana. Ela não deveria sentir pena, raiva, e muito menos se afeiçoar pelas pessoas, mas a corte estava mudando isso. Aliás, a corte é uma das coisas que enriqueceram a história. Com descrições ricas e precisas a autora ambientou muito bem sua história e todas as cenas do castelo acrescentou ao ar de intriga da trama. É uma trama que flui e instiga o leitor atrás do que vai acontecer. O que aconteceu com Isabel anos atrás? O que Rokan esconde dela? Quem está falando a verdade e quem está mentindo?

São várias perguntas e a sensação permanente de que este ou aquele personagem está mentindo. E apesar do foco maior ser em Isabel todos os outros personagens secundários foram bem desenvolvidos, mostrando nuances próprias. Os personagens que surgiram no meio do livro foi uma surpresa, não esperava aquela pessoa e menos ainda a reviravolta final sobre o tal personagem e sua irmã. Outro ponto que merece elogio é a ambiguidade que a autora manteve até o final. Clarisse irmã do rei foi o tempo todo de uma dualidade que ficou difícil prever qual seria seu papel na trama toda.

Leah Cypess amarrou tudo muito bem em um final que só não satisfez mais porque não "explicou" tudo o que poderia da bomba que ela soltou nas páginas finais. Foi surpreendente e ao mesmo tempo fechou todas as pontas. São poucos os autores que conseguem unir seus personagens tão bem em um só centro de ação e fechar a história bem. Leitura rápida que passa sem você nem perceber. Estou ansiosa pelo próximo livro, que por sorte a editora lançou recentemente, apesar de que saber que são histórias independentes. O mesmo mundo, mas outro reino e apenas alguns personagens em comum. Espero um próximo volume que desenvolva mais o que ficou nesse final. O tão esperado romance que ficou na última página.

A edição da Prumo está perfeita, com uma fonte extremamente agradável e a divisão das quatro partes da história ficou muito bonita. Só achei um pouco estranho o castelo da capa, mas ainda assim ficou boa. É uma história que daria um belo filme, mas mais adulto. Intriga, uma mutante, assassinato, personagens ambíguos e principalmente um cenário belíssimo, de época. Vai dizer que não é a receita de um belo filme? Recomendado a todos que gostam de fantasia e que estão em busca de algo diferente. É fantasia, mas com foco maior em outras coisas. São livros avulsos dentro do mesmo cenário e isso é perfeito para quem cansou de séries. Leiam e se encantem com Mistwood e Samorna. Até mais!

Mistwood - Leah Cypess
1- A Magia de Mistwood
2- O Feitiço da Noite
3- Sem Título Ainda

26 comentários:

  1. Oi..

    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro e muito menos nessa editora, mas confesso que não caí de amores por ele.. Até achei ele um pouquinho bom, mas não sei se eu leria ele a menos que eu ganhasse de presente porque eu não compraria ele. E até achei a capa muito sem graça.

    Bjinhos!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  2. uhum, pelo título eu esperava mais da sinopse, não consegui me interessar pela história, em todo caso.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de reviravoltas, e gosto mais ainda quando o autor consegue fechar todas as pontas no final, sem deixar nada para trás. Confesso que o enredo não me chamou muito a atenção, mas estou começando a pegar o gosto pela fantasia, e acho que esse livro seria ótimo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem a editora! Bem, o livro tem um gênero que eu gosto, e a história parece ser boa. Acho que eu gostaria da leitura...Mas sério, que editora é essa?...

    ResponderExcluir
  5. Vi que você estava lendo ele e procurei saber antes. Adorei o título, mas na verdade foi a fonte do título que me fez procurar bem linda. Mas então adorei sua resenha e fiquei com vontade ler. Não são muitas as séries com livros assim e a história parece fantástica, misturar duas coisas que gosto muito que é fantasia, mas certo magia e mistério. Adorei e quero promo haha. Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha! Já conhecia a série de ver no goodreads e adorei saber que já tem os dois aqui no Brasil. Quero promo! Adorei a história e sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda. :) Adorei a resenha dele aqui.

    ResponderExcluir
  7. Eu adicionei o livro na lista de desejados tem um tempo já, mas sempre passa a chance de ler. Ótima sua resenha, deixa tudo bem explicado e ainda me deixou com mais vontade de ler, quem sabe agora compro o meu. Ótima resenha Yasmin!

    ResponderExcluir
  8. A capa é bem bonita. Não conhecia o livro, uma novidade interessante.
    Ah... onde está o resultado de top comentarista de agosto que eu não acho? :(

    abraçooos
    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que a editora Prumo é do mesmo grupo da Rocco, tipo, é um selo da Rocco neh?!
    O livro não me interessou a principio, apesar de a resenha estar ótima como sempre... Mas acho que não tô no clima para o genero, acabei de sair de uma distopia e agora tô num romance, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  10. Ai gostei da capa não...e esse lance de descrições ricas e precisas me assusta um pouco, eu não gosto de descrição. Mas como eu gosto de fantasia, quem sabe eu tente, né?

    ResponderExcluir
  11. Nao me interessei tanto pelo livro, mas como boa leitora leria se por milagre caísse em minhas mãos. A historia não me pegou como gostaria, não despertou tanto interesse de longe a capa. Mas gostei da sua resenha, por ela eu leria sim.

    ResponderExcluir
  12. super recomendo, emocionante a maneira de como o autor conta a historia, e a capa surpreendente!!!!

    ResponderExcluir
  13. E como não gostar de fantasia???
    Eu adoro e adorei também a resenha!!
    O que esperar dessas continuações???

    Só lendo pra saber...

    Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que livro!!!!

    A começar pela capa, diva.

    E nossa...amo livros de Fantasia. Esse parece perfeito. Uma história fantástica, com uma trama intrincada e bem escrita.
    Outra coisa que me encanta são personagens bem escritos, e pelo jeito esse livro tem vários assim. Fiquei mega curiosa para "conhecer" a Isabel e, principalmente a Clarice.

    Acho que vou amar esse livro, tenho que ler ele.

    Meus parabéns pela resenha, fez minhas lombriguinhas leitoras quase explodirem aqui

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Ai, não sei se gostei :/
    Acho que porque tenho um preconceitozinho (preciso melhorar, eu sei) quando não param de surgir NOVAS coisas envolvendo as VELHAS coisas de magia e/ou vampiros e/ou mutantes, por exemplo. Não sei explicar :(
    A tua resenha tá ótima, a série em si é que não me despertou curiosidade.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda! Me lembrou o castelo de Agrabah do filme Alladin.
    Ainda não conhecia esse livro mas a sinopse chamou um pouco minha atenção.
    Parabéns pela resenha ^^

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Acho que ainda nao li um livro dessa editora Prumo.
    Fiquei ate suspresa com esse livro. Nao o conhecia e nunca tinha ouvido falar nele, e ele pareceu ser mt bom, achei a capa simples porem bonita.
    *-*
    mt boa sua resenha
    bjim

    ResponderExcluir
  18. Esta é a primeira vez que vejo este livro e posso dizer que gostei muito da capa, diferente e um pouco misteriosa, chama atenção para o livro. Gosto muito de livros de magia e este parece ser um pouco diferente daqueles que estou acostumada a ler e ver por aí. Nunca li nada desta editora e nem da autora, mas através da sua resenha com certeza assim que puder vou ler.

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  19. Ainda não havia ouvido falar do livro, mas a capa me atraiu muito. Depois que li a sinopse fiquei apaixonada *-* Gosto de livros fictícios e esse parece ser bem interessante!

    Gostei da sua resenha!

    Beijos.

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  20. Adorei esse livro! Tem um contexto diferente (e legal) da maioria dos livros de fantasia da atualidade..

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei bastante do universo desse livro, e fiquei muito feliz de te-lo ganhado na promoção. Com certeza, vou fazer uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  22. Louca para lê-lo!!! Procurando na Feira do Livro de Porto!!!

    ResponderExcluir
  23. Parece um livro ótimo, adoro livros com fantasia e ainda intriga. A capa é linda e do jeito que fala me deixou com muita vontade de ler. Adoro personagens bons e esse ar de conspiração. Ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Mais uma trilogia que vou deixar anotada para ler depois. Gostei da resenha e confesso que não conhecia o livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.