26/09/2012

Resenha - 21/12


Nome: 21/12
No Original: 12-21
Autor (a): Dustin Thomason
Páginas: 280
Editora: Paralela
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em Los Angeles, nem todo mundo acreditava que o mundo acabaria em 21 de dezembro de 2012: luzes vermelhas e verdes decoravam cada canto da cidade para as festas de fim de ano. Mas quando uma doença altamente transmissível começa a se espalhar pela humanidade deixando as pessoas insones - e descobre-se que seu surgimento está intrinsecamente ligado ao aparecimento de um antigo manuscrito maia -, até os mais céticos começam a temer o fim do mundo.


Quando vi as três opções de livro de setembro da parceria, fiquei na dúvida sobre qual escolher porque gosto bastante de livros com contos e foi com muita dúvida que acabei ficando com 21/12. Mesmo não curtindo muito esse tema thrillers "fim do mundo". Dustin Thomason é famoso por um livro que até hoje não tive muita vontade de ler por causa da capa e me senti compelida a descobrir porque o autor é tão elogiado. Thomason construiu uma história possível e interessante misturando medicina e cultura maia.

11 de dezembro. Dr. Gabriel Stanton é especialista em príons e doenças priônicas. Os príons são compostos por proteínas e não possuem DNA e RNA, sendo então agentes causadores de doenças incuráveis. Um exemplo que todo mundo conhece é a doença da "vaca louca". Doenças priônicas causam insônia severa e todos os sintomas que ficar mais de uma semana sem dormir desencarreta. Leva a pessoa a morte em pouco tempo. Stanton não teve muito trabalho depois que os cientistas conseguiram isolar o gene dos bovinos que levava a produção dos príons e passou os últimos anos pesquisando. Isso até receber o telefonema da Dr. Thane, o chamando para avaliar um caso que segundo ela era doença priônica. Stanton não estava convencido, mas chegando ao hospital constatou que o desconhecido estava mesmo doente. O problema é que ele não fala uma palavra de inglês e a causa permaneceria desconhecida até um tradutor chegar. E é ai que entra Chel. Ela é da região maia da Guatemala, mas vive nos Estados Unidos há muitos anos. É curadora do Getty Museum, especialista em antiguidades maias, extremamente competente quando se trata de analisar e traduzir documentos antigos. Chel recebeu de um velho amigo algo inimaginável. Um códex, o mais antigo que Chel já tinha visto e que, ao ser chamada ao hospital pelo Dr. Stanton ela teve certeza estava intrinsecamente ligado a nova doença. Uma doença que se espalhada poderia devastar o mundo.

Essa é a premissa central da história. Um códex antigo aparece e junto com ele uma variável assustadora de doença priônica, capaz de se espalhar facilmente. A narrativa de Thomason flui rápida e explica o necessário para o leitor leigo sem prolongamentos desnecessários. A trama soa extremamente possível, afinal que forma melhor de devastar a humanidade até o dia 21 de dezembro do que uma doença de transmissão rápida, sem cura e que leva a morte em menos de dez dias? Quando se fala em fim do mundo todo mundo imagina o planeta explodindo, mas ninguém pensa na possibilidade de que apenas os seres humanos morrerão? Se o livro está correto vale lembrar que os maias falaram em o fim da nossa raça, para o começo de uma nova era.

É nesse ponto que falarei da extensa pesquisa que Thomason fez para construir ambas as estruturas do seu livro. Tanto a parte sobre doenças priônicas quanto todos os pormenores da cultura maia são encaixados na história muito naturalmente. Ao unir fatos históricos comprovados com um tema tão explorado nos últimos tempos o autor conseguiu criar uma história bem interessante. Ao longo da trama o autor intercalou capítulos do códex que Chel estava traduzindo em busca de informações sobre a doença. Ao mesmo tempo em que tentava encontrar alguma pista para a história central fiquei pasma com a quantidade de detalhes da cultura maia que foi possível aprender. O ruim foi que o autor pesou demais em alguns capítulos desses e o leitor menos interessado em história pode achar cansativo.

O único pecado do livro foi focar na histórica, na riqueza de informações e esquecer a construção de seus personagens. Tanto Stanton quanto Chel são apresentados de forma sucinta. O mesmo vale para os secundários. A sorte é que a outra parte prende e instiga o leitor até o fim. O livro ganha ritmo a medida que a trama vai se desenrolando com ação e descrição do cenário que a doença causa. O final foi satisfatório e pela forma que o autor finalizou fica claro que ele queria uma história mais séria, sem aquele apelo trágico que livros e filmes que falam do 21 de dezembro usam. Não é uma história que vai agradar a todos, mas que com certeza amplia a visão e de certa forma assusta. Afinal e se? E se uma doença dessas se espalha? Pois é...

Leitura rápida, agradável, de narrativa rica, com uma história original dentro de um tema que está ficando batido e que com certeza renderia um filme diferente. A edição que recebi da Paralela não é a final, mas gostei deles terem mantido a capa. Recomendado a todos que gostam de thrillers com mais densidade, mais informações do que ação em si. Um pouco de romance, suspense e mistério. Plausível e inteligente sem ser forçado. Leiam! Até mais!

25 comentários:

  1. Ain, ñ deu muita vontade de ler não...algo que eu adoro é a construção dos personagens e depois de vc dizer que ele peca nesse lado...sei lá

    ResponderExcluir
  2. Oláa! Não li esse livro ainda, achei interesante a história...

    Boa dica de livro...

    Bjuuus

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa resenha, mas digo que não é meu estilo!
    Mas gostei de como descreveu o livro..
    concordo com a colega que a construção dos personagens são muitos importantes

    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante à parte de mostrar o nosso fim e o começo de uma nova era no livro. Gostei do que vi na resenha, adoro livros que focam na parte histórica, a resenha foi satisfatória pra mim e assim que eu puder eu confiro o livro. (:

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do livro, mas o fato de os personagens não serem bem descritos me desanimou um pouco. Sou daquelas que me apaixono pelos personagens, então isso deixa um pouco a desejar.

    Porém o fato da narrativa ser bem dinâmica e cheia de ação e suspense me fazem ter vontade de ler, sem dúvida.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu odeio ver coisas sobre isso? Apareceu livro eu saio correndo! A história é interessante, mas odeio tudo que tem a ver com isso. Acho uma bobagem e tanto!

    ResponderExcluir
  7. já eu gosto de thriller de fim do mundo e tals, embora você tenha dito que os personagens não sejam bem construidos, o que é realmente uma pena, o livro parece interessante.

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Adoro livros que contenham fatos históricos e esse é maravilhoso.. Eu adorei a sua resenha e com ela fiquei com um gostinho de quero mais e agora estou aqui louca para ter esse livro para poder me acabar nas suas páginas..

    ResponderExcluir
  9. OPA! Tem códex no meio já me animei. Fiquei meio fissurada por eles desde O Código Da Vinci.
    Sempre achei que o fim do mundo não é literalmente o fim do mundo e sim os humanos que se extinguem.
    Gostei muito da sua resenha. Aumentou minha vontade de ler esse livro.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. A resenha tá ótima, como sempre, mas não me animei de ler o livro. Não faz meu estilo literário, e esses dias eu tenho preferido ficar na minha zona de conforto, não saindo dos livros que fazem meu genero.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem!

    Tem selinho pra você lá no Vem ler comigo!
    http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/2012/09/selinho-e-meme.html#more

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Essas histórias tipo 2012 + cultura maia já deu no que tinha que dar. Eu não leria.

    ResponderExcluir
  13. Ach oque eu iria gostar desse livro. É bem da maneira como eu penso: que os seres humanos morrem não o planeta.

    ResponderExcluir
  14. Não sei se gostaria do livro, mas seria uma boa leitura. Ler é sempre bom, ver coisas diferentes. A história parece ser nova, envolvendo um tópico que tenho curiosidade, que são doenças e a humanidade, e o futuro. Leria sim, tenho curiosidade sobre esse temível dia 21 de dezembro!

    ResponderExcluir
  15. Eu não tinha me interessado nem um pouco por esse livro, não sou muito chegada a histórias malucas do fim do mundo, e me pareceu muito entrando na onda do 'fim do mundo desse ano' (pois já passamos por vários, não é mesmo?!)
    Confesso que pela sua resenha comecei a me interessar um pouco, parece uma ideia plausível, mas não sei se leria...

    ResponderExcluir
  16. Com essa onda de fim do mundo anunciado, a leitura desse livro me pareceu uma ótima dica para quem gosta do assunto. Até me arrisco a ler!

    ResponderExcluir
  17. Não dava muito pelo livro só pela capa, mas sua resenha me ganhou. Gostei da forma que falou da história e a parte da medicina com história me interessou. Gosto do tema desastres através de doenças como foi a peste negra e agora quero ler. Muito boa resenha e a primeira que vejo do livro. :)

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei da resenha e me interessei pela sinopse, eu sou apaixonada por historia e por sociedades antigas e como você disse na resenha que o autor se apega bastante a esse aspecto no livro eu creio que vou gostar, o tema em si me interessa. Eu gostei bastante da resenha e vou procurar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Não gostei... Nunca fui grande fã dos livros que falam sobre o fim do mundo.
    Mas a resenha tá ótima.

    ResponderExcluir
  20. Pra falar a verdade, nunca li nenhum livro que relatasse o fim do mundo. Mas nao me animei muito, quem sabe quando passar toda essa histeria, eu leia.

    ResponderExcluir
  21. O tema desse livro não me é desconhecido. Aliás, fim do mundo relacionado com doenças criadas em laboratório, não é nenhuma novidade. Há filmes baseados nesse tema. eu gostaria muito de ler o livro e ver como se desenrola essa história. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Não gostei da capa, parece uma revista. É livros cujo tema é o fim dos tempos já tem em excesso e parece longe de estar "batido", alguns autores são bem criativos com suas próprias versões do "fim dos Tempos". Não que este seja realmente original mas adoro quando ocorre esta situação de recorrer ao passado para resolver problemas presente! Ainda assim não vai pra minha lista, mas se cair em minhas mão lerei!

    ResponderExcluir
  23. Poxa, não devia ter entrado aqui para ler essa resenha.
    Porque você não colocou logo um aviso enorme SPOILERS do livro INTEIRO?

    Dê sua opinião, as emoções e fatos principais que mais te deixaram a fim ou contra o livro. Mas isso é exagero demaaaaais.

    ResponderExcluir
  24. Gosto de livros com o tema de fim do mundo, pena que são tão poucos, e mais raros ainda os bons.
    Bem bacana a ideia desse livro de o "fim" ser causado por uma doença e que irá matar apenas humanos. Amo saber sobre outras culturas então vai ser bom ler pra aprender mais da dos maias.
    Amei a resenha! Bjins.

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante a ideia e de uma forma diferente. Gostei bastante da resenha, com certeza leria.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.