24/08/2012

Resenha - Predestinados


Nome: Predestinados
No Original: Starcrossed
Autor (a): Josephine Angelini
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamurosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais. Predestinados é inspirado na Ilíada, de Homero. A feliz combinação de mitologia grega e romance.

Desde quando conheci esse livro no Goodreads no final do ano passado fiquei interessada. Mitologia grega com um novo foco e uma nova roupagem? Era perfeito dentro do que eu tanto procurava depois de ler Percy Jackson. Contudo quando o livro chegou por aqui desanimei. Por isso mudei de ideia quando fui solicitá-lo a Intrínseca como primeiro livro da parceria. Por isso foi com muita surpresa que o recebi dois dias atrás. Erro ou não, acabou que gostei muito da história de Josephine Angelini.

Helen Hamilton cresceu apenas com o pai em uma pequena ilha do Maine. Alta demais ela sempre tentou se esconder, aparecer o menos possível, mas nos últimos tempos isso tem sido mais difícil. Ela não para de sentir dores pelo corpo, está tendo pesadelos horríveis, acorda com os pés machucados, cheios de areia e o ano letivo promete com a chegada de uma família enorme a ilha. Os Delos são o assunto principal da cidade e para piorar sua fama de esquisitona no primeiro encontro que tem com Lucas Delos as coisas saem completamente de controle. Ela não só ataca o garoto como deseja ele morto. Isso no meio do corredor da escola, repleto de pessoas por perto. Após uma segunda situação Helen acaba buscando informações com a família Delos. Justificativas para suas características estranhas, poderes desconhecidos e uma trama que remonta a séculos da qual nem ela e nem Lucas podem escapar.

Essa é a premissa central da história e não vou discorrer mais sobre porque a sinopse já deixa bastante coisa clara apesar de exagerar em alguns pontos. O ponto alto do livro é a recriação do mito de Helena de Troia. Quando se fala de mitologia você ouve muito sobre deuses e semideuses, mas até agora ninguém tinha arriscado recontar em termos atuais a história de Helena e Páris. Os acréscimos que Josephine Angelini fez a história original foram muito bons. Os Descendentes, a organização em casas e a eterna batalha que eles têm que travar geração a geração foi tudo muito bem elaborado. Principalmente a questão das Fúrias e do retorno de Zeus furioso se eles descumprirem o acordo firmado no fim da guerra de Troia. O encaixe entre o que está na Ilíada com a história da autora foi ótimo. É perfeito para quem gosta de mitologia e quer expandir, conhecer outras histórias.

Os personagens também são bons. Helen é um pouco chatinha às vezes, mas o melhor é que muitas das manias dela são explicadas no decorrer de suas descobertas sobre si mesmas. Justificativas plausíveis e que não deixam muitos motivos para reclamar. Não quero falar muito porque tem bastante coisa que é preciso descobrir lendo. Os irmãos e os primos da família Delos são todos ótimos. A família tem uma dinâmica muito boa. Gostei do cuidado que a autora teve ao correlacionar cada um de maneira correta aos seus antepassados famosos. E estou muito curiosa para saber o que vem por ai. Ficam perguntas importantes para o próximo livro. O poder que Helen descobre no final deverá ser vital no próximo livro. O final satisfaz tanto aos que gostam mais da mitologia quanto aos que gostam do romance. E principalmente, como é o meu caso, aos que gostaram dos dois.

Leitura muito agradável, com descrições precisas e ritmo excelente. A trama se desencadeia de forma muito natural e diferente do comum é narrado em terceira pessoa dando uma perspectiva maior da história. A edição da Intrínseca está ótima. O único problema é o tamanho da fonte. 320 páginas que poderiam ser 440. Seria um problema se a história não prendesse o leitor desde o começo. Adoraria ver a história no cinema e segundo as notícias o direito de adaptação foi comprado pela Tom Sawyer Entertainment, porém sem data prevista para nada. Recomendado para todos que gostam de mitologia e para aqueles que sentiram falta de um pouco mais de romance em Percy Jackson. Uma adaptação sensível e criativa de mitologia grega com tempos atuais. Leia e se surpreenda como eu com a história de Helen. Até mais!

Predestinados - Josephine Angelini
1- Predestinados
2- Dreamless
3- Goddess

42 comentários:

  1. Não sei tudo sobre mitologia, mas o assunto sempre me chamou atenção, gosto de ler sobre o mesmo. Não gostei muito da capa, mas quando o interiror é melhor, você acaba esquecendo dos pequenos detalhes. Também acho o tamanho da fonte um pouco pequena, se fosse um pouco maior seria melhor, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente me apaixonei por mitologia depois de ler Percy e estou esperando ansiosa o encerramento da trilogia dos Kane. Falta agora conhecer a mitolgia nórdica, e esse ai parece perfeito para eu voltar a grega. Adorei a resenha e adorei saber que se trata de Helena de Troia e tal, não sabia achei que era uma versão feminina de Percy. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  3. Amo mitologia. Interessante conhecer esse livro, trazendo uma nova perspectiva para o tema. Mas, convenhamos, a capa é ruim - e, como sempre, com foto de gente. Isso tira a qualidade :(

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Adoro mitologia também, acho que a maioria gostou de ler depois as séries do Riordan, e esse livro sempre me pareceu delicado, acho a capa linda e sua resenha me deixou ansiosa para ler! Será que o livro 02 demora a sair? Gosto de ler quando já tem dois, mas vamos ver quem sabe eu compro, quem sabe eu ganho. Ótima resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro faz um bom tempo, mas estou esperando alguma promoção envolvendo ele.. A fonte é pequena?? detesto letra pequena, mas fazer o que quero ler esse livro.. Gostei muito da sua resenha você pinta o livro de um jeito que é impossível deixar de ler... =/

    ResponderExcluir
  6. 1º: Feliz aniversário pra mim!!! \o/ kkkkkkkkkkkkkkk Desculpa gente, não pude evitar, tô feliz!

    2º: Tô louca por esse livro! Adorei, a menina atacando o garoto sem saber o motivo, quero saber mais da história de Helen e Lucas... Não conheço quase nada de mitologia, mas quero muito saber mais.

    ResponderExcluir
  7. Eu terminei de ler Percy só esse ano e se a mitologia desse for tão criativa quanto como sua resenha fala vai ser o máximo. Helena de Troia é uma boa história e estou muito curiosa para ler. Só não entedni porque o nome dele é Lucas e não Paris! Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muita vontade de ler esse livro! Adoro mitologia e sempre que possível leio coisas relacionadas ao assunto. Predestinados devem ser um livro bem escrito e com um bom enredo. Adorei a resenha e a indicação!

    ResponderExcluir
  9. hm, já tinha visto ele no sub..me parece interessante, resenha muito boa ^^

    ResponderExcluir
  10. Esse é um que eu gostaria de ler mas ainda estou indecisa. Vi umas coisas, gostei, mas não me sinto totalmente compulsiva para ler... Sabe, não estou MORRENDO para ler esse livro, só quero conferir por conferir.

    ResponderExcluir
  11. Que coisa, acho que nunca tinha lido a sinopse até o fim, pois achava que fosse sobre seres imortais ou algo do gênero... Confesso que apesar da bela capa não estava muito a fim de ler, e já tinha lido uma resenha (daí descobri que era sobre mitologia grega) mas não me interessei tanto.
    Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de conferir o livro, mas vou esperar ainda pois não faz muito que li a série Percy Jackson e quero dar um tempo nesse assunto.

    ResponderExcluir
  12. Me amarro em miotlogia, amo a ilíada, curto demais um romance, você falou em do livro...acho qeu eu vou gostar, hein.

    ResponderExcluir
  13. Se a capa deste livro e sinopse já me chamavam atenção, imagine agora depois desta primeira resenha que leio?! Não parece ser uma coisa totalmente inovadora, mas achei muito curioso essa de estar com areia nos pés toda manha, quer dizer, deve ser sinistro. Como amoooo qualquer coisa relacionada a mitologia (apesar de não saber muito e de não ter lido o famoso Percy) estou querendo muito ler esse livro. Basta ver essa capa que eu ja fico meio doida kkk credo! Espero acha-lo em uma promoção rapidinho nas livrarias.

    ResponderExcluir
  14. Como gosto de leituras agradáveis e que não me deixe com vontade de parar de ler o livro, me interessei pelo livro.
    E mais, porque gosto de mitologia grega também.
    bjoks

    ResponderExcluir
  15. Ótimo livro gostaria muito de ler , parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Este livro parece ser muito legal e interessante. Adorei a inspiração na história de Tróia! É simplesmente uma das minhas preferidas! E, pelo que você descreveu, os personagens parecem bem elaborados e a história, como um todo, bem amarrada. Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  17. Curiosa para ler, gosto muuuuito de mitologia, mas a capa não instiga a leitura. Só lendo pra ter certeza!

    ResponderExcluir
  18. Amo mitologia, mas a capa não chama muito atenção. Fiquei curiosa pra ler, pois ele parece ter uma boa história.

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro mitologia, mas não sei muito sobre o assunto. Eu sei, sou estranha. Eu estou de olho nesse livro desde que o vi no skoob, desde o seu lançamento. Sem contar que, não é só o conteúdo (história) que pelo visto é ótimo... A capa está linda! Quero muito, muito ler.

    ResponderExcluir
  20. Eu comecei a ler mitologia tem pouco tempo quando ganhei a série do Percy, mas prefiro quando tem romance. Sua resenha me deixou com vontade ler ainda mais que agora sei que se trata de Helena, e é romance com mitologia. Quem sabe eu ganho. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. Ja li algumas resenhas do livro e o que me chamou a atenção é por misturar mitologia na história, gosto muito disso também. Estou fugindo de livros de adolescentes, tenho muitos aqui em casa que ainda nem iniciei a leitura, mas gostei da resenha e quem sabe, depois que a série estiver mais avançada não embarco nessa também.
    bjim

    ResponderExcluir
  22. inspirado na Ilíada não tinha como não ser interessante; isso fica me parecendo um pouco com fanfic, mas nada contra por que eu realmente adoro fanfics, então, tirando a parte do clichê da garota com 16 anos e tal e tal, a história me parece tentadora, adoraria ler.

    ResponderExcluir
  23. Sempre achei mitologia um assunto interessantíssimo, mas curiosamente nunca li nada que abordasse o tema. Nem Percy. Uma verrrgonha, eu sei. Quando vi a resenha desse livro por aqui e li sua sinopse, minha atenção não foi despertada. Mas aí, passeando pelo blog resolvi ler a resenha e não é que eu gostei???? rs A história parece ser diferente, além de ter como tema a mitologia, o que é o máximo. Gostei, tomara que eu tenha uma chance de lê-lo algum dia haha ps: a capa é ma-ra-vi-lho-sa, né?

    ResponderExcluir
  24. Sabe q até hoje não li Ilíada??? Sempre fui ruim em História (péssima memória!), e tinha (acho q tenho ainda) pânico de mitologia. Nunca entendi nada... rsrsrs
    Quem sabe lendo Predestinados eu me anime a ler sobre mitologia...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo mitologia grega e a capa desse livro é tão linda. Já li diversas resenhas a respeito, mas nenhuma tão detalhada. Gostei muito!
    Minha expectativa é enorme em relação á leitur

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha visto esse livro, mais eu nunca me interessei em ver o que a história contava... Fui ver ser só aqui, e me interessei muito!

    ResponderExcluir
  27. Ainda bem que a história não parece enrolar muito, pelo que vi na resenha o ritmo é excelente, e isso é bom pra mim. Só não gosto também de fontes pequenas, sempre dificulta minha leitura... Adoro mitologia, então devo gostar. Valeu a indicação.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei com vontade, principalmente por saber que tem mitologia grega, (me gusta mitologia!). Eu espero que seja um pouquinho parecido com Percy Jackson, só que terá mais romance, claro, mas a parte da adrenalina seria legal que prevalecesse.

    ResponderExcluir
  29. Lendo sua resenha, não me parece ser um livro ótimo, mas médio. Ainda não decidi se vou querer ler esse livro o tema é gosto, que é mitologia, A série é meio longa. Parece que o livro também tem um pouco de Romeu e julieta as famílias se odeiam, um amor proibido mas o casal acaba se apaixonando.

    ResponderExcluir
  30. Quero muito ler esse livro! Mitologia grega me encanta demais!
    Acho que a sua resenha foi a mais positiva que li sobre esse livro. Mas, ainda sim, quero muito ele.
    Adoro a história da Ilíada e sobre Helena e Paris (por que será né?)
    Parabéns pela resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  31. Esse livro entrou na minha lista assim que eu li que falava de mitologia grega, cara gosto muito! To louco pra comprar ele logo!

    ResponderExcluir
  32. Gente to loca por esse livro ! Ele ta na minha lista faz um bom tempo mas ate agora ainda não tive a oportunidde de le-lo sem falar que eu amo a cap desse livro ! É tão linda ! ^^

    ResponderExcluir
  33. Primeiramente, a capa é incrivelmente linda!!!
    Adoro mitologia grega e a história abordando esse assunto me deixou bem interessada. Parabéns pela resenha.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  34. Pela resenha eu tive a impressão de que ele era bem monótono, mas não gosto de julgar um livro desse jeito. Esse livro nunca me chamou muita atenção mas, como uma amiga me pressionou, eu resolvi lê-lo. Enfim, me desejem boa leitura! :D

    ResponderExcluir
  35. Estou muito curiosa para ler esse livro

    ResponderExcluir
  36. Gosto bastante de mitologia e, aliada a capa bonita, ja estava com bastante vontade de ler o livro.

    Gostei de saber que os personagens são bons e pra dizer a verdade, já estou acostumada a protagonistas que a gente tem vontade de dar uns tapas em alguns momentos do livro..rsrs

    Gostei de saber que a história é boa o suficiente e tem bom ritmo.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Eu já tinha visto esse livro para vender, mas nunca me interessei muito em ler a sinopse, quando vi a resenha aqui no blog, resolvi ler e não me decepcionei, a resenha esta ótima e eu me deixou com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria muito de ler , otima resenha

    ResponderExcluir
  39. A sua resenha ficou ótima, mas detestei esse livro, parece tão clichê, os dois se amam, ai lutam com os deuses para serem unidos e tal, sei la, muita melação.

    ResponderExcluir
  40. Adoro mitologia grega,e aumentou depois de ler Percy,a capa não chama muita atenção,a história ainda estou em dúvidas,mas posso estar enganada,só endo para descobrir.bjs

    ResponderExcluir
  41. Helena de Troia é sempre um tema muito bom para se criar um livro e quando você envolve os mistérios, magias, mitologia e romance, fica muito boa. Gostei muito da resenha e a capa do livro é lindíssima.

    ResponderExcluir
  42. Acho que vou gostar muito desse livro. Mistério e mitologia é comigo ;D
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.