18/08/2012

Resenha - A Idade dos Milagres


Nome: A Idade dos Milagres
No Original: The Age of Miracles
Autor (a): Karen Thompson Walker
Páginas: 216
Editora: Paralela
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Julia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova “normalidade”, Julia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente.

Desde que vi o nome desse livro na lista de lançamentos da Companhia das Letras no começo do ano fiquei curiosa e procurei a sinopse no Goodreads. Estava ansiosa para o lançamento e quando o vi no meio dos lançamentos da Paralela na Bienal fiquei muito feliz. É distópico sem ser, é o tipo de romance desastre que se bem construído renderia uma história fascinante. 216 páginas depois posso dizer que Karen Thompson Walker foi genial. Ela construiu uma história única, desconstruindo tudo o que é caro para nós e narrado de uma forma tão magistral que é difícil acreditar que esse é seu livro de estreia.

Julia tem 12 anos e era uma garota como outra qualquer. Tinha uma melhor amiga e jogava futebol. Foi em uma tarde de jogo que a notícia começou a se espalhar pelos canais de televisão, internet e jornais. A rotação do planeta terra estava diminuindo de velocidade. O planeta estava desacelerando e ninguém sabia por quê. O dia ganhava minutos. Os cientistas estavam como loucos atrás de respostas. O que causou e se ia continuar. Nos dias que se seguiram a notícia todo o mundo estava em pânico, os mercados eram drenados, religiosos falavam em fim dos tempos. A primeira mudança foi a gravidade que estava ficando mais forte, pássaros eram puxados para o chão, as marés estavam mudando. Muitos estavam fugindo e a pergunta que Julia se fazia era para onde. Afinal não adiantava mudar de estado. A mãe de Julia mudou. Estava com o medo estampado na cara. Seu pai parecia calmo e seguiu trabalhando. Os dias iam passando e os minutos logo se tornaram horas. Os relógios estavam obsoletos. O dia passou há ter 25 horas, depois 28 horas, em pouco mais de um mês já eram 48 horas, e só ia aumentando. Vieram às noites brancas para aqueles que ainda seguiam às 24 horas independentes do céu claro ou escuro. O nascer e o pôr do sol estavam cada vez mais distantes. Semanas no claro, semanas no escuro. E Julia ia vivendo.

É essa a premissa genial que dá início a uma narrativa reflexiva e uma trama linear que desenvolve um cenário desolador. Um cenário que mexe com o leitor. Terminei o livro sentindo um amor que jamais imaginei que ia sentir pelo nosso planeta. Só de pensar naquele cenário se tornando realidade meu estômago gela. Instinto de sobrevivência? Pensar que tudo pode simplesmente começar a parar e ir morrendo. O fim de um planeta. Seria possível? O pior é que sim. Já é fato que a rotação do nosso planeta está diminuindo. Claro que em um ritmo muito lento, 2,3 milissegundos por século, mas ainda assim é preocupante. E se essa diminuição for aumentando? Daqui, sei lá, 200 anos o cenário do livro pode se tornar realidade.

É apavorante e ao mesmo tempo emocionante pensar nisso. Contraditório, mas é verdade. Imagina viver em um planeta assim? Plantações ficando impossíveis, frutas, animais e tudo isso virando passado. É fascinante e muito, muito triste. A humanidade pode não ser grandes coisas, cheia de erros e defeitos, mas somos criaturas estranhas, inteligentes, que lutam mesmo quando o fim é certo. Imagine isso tudo apagado? Um simples planeta, vazio, morto, uma mera pegada na areia, um eco. É assustador. Existem teorias que aconteceu algo assim com marte e olha o que tem lá hoje em dia. Será esse o destino da terra?

A narrativa da autora assume um tom poético, melancólico, sem a intenção de parecer científico e muito menos um alerta. É um relato humano do fim de um planeta. A sensação ao ler é como se fosse um diário encontrado abandonado depois de muitos anos. Julia é uma garota que presenciou o mundo mudar, mas ainda tem sentimentos adolescentes. Através do seu olhar, simples, ágil e triste uma história surpreendente se revela. É uma mistura única de sentimentos que muda quem lê. Um livro que vai ficar na minha cabeça por muito tempo. Em cada nascer e pôr do sol. Mas do que uma forma de acordar o ser humano é uma história que mostra como a vida é efêmera. Podemos prever furacões, podemos ver as geleiras derreterem e a camada de ozônio se deteriorando, mas ainda assim existem muitas coisas que nem os mais brilhantes físicos podem prever. Somos uma pulga no universo. Prontos para sermos expelidos tão rápido como surgimos.

Leitura rápida, mas que exerce um ritmo próprio sobre quem lê. Podia ter lido de uma vez só, mas a história de Karen Thompson Walker é para ser degustada aos poucos. Ela fica com o leitor, impressa no pensamento para ser apreciada a longo prazo. A edição da Paralela está perfeita e a ideia da capa que brilha do escuro foi ótima. Fica lindo e na estante o livro se destaca a noite. Um livro que pagaria para ver adaptado para o cinema por um daqueles grandes diretores e roteirista. Material para um filme inesquecível. Recomendo para todos. Sem exceção. Um livro que deveria ser lido todos. Entrou para a lista de favoritos. Imperdível. Leiam e se emocionem. Até mais!

33 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, parabéns. Muito completa e informatica, mas ao mesmo tempo simples e objetiva. Eu ainda não conhecia esse livro, mas de cara já gostei muito dele, pois gosto dessas coisas que abordam um possível fim do mundo, porque fico pensando nas coisas e se isso mesmo acontecesse... A narrativa parece ser super legal e compatível com o tema, gostei... E o mais legal é que o livro é barato...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Esse papo de fim do mundo me causa calafrios, não gosto de ler livros que falam do mesmo, porém com esse livro a sensação foi diferente, algo nele me pede para ler.

    ResponderExcluir
  3. Sem querer te assustar muito, mas a nossa extinção é meio... inevitável. Não vi muito sobre isso da velocidade de rotação e suas possíveis consequências, então não sei quanto tempo isso demoraria para nos extinguir. Mas tem o outro lado: o Sol. A nossa vida depende dessa estrela (hoje madura) que tem um ciclo de vida e não temos como retardar isso. A tendência do Sol é ir esquentando cada vez mais (mas muito lentamente, algo da grandeza de 10% a cada 1 bilhão de anos), o que tornaria a vida aqui impossível. Depois de esquentar muito, ela passa por um período de retração antes de... explodir. Claro que a vida aqui provavelmente se vá muito antes da explosão por causa das altas temperaturas que irão chegar.
    Enfim, ou a gente arranja um jeito de fugir daqui ou está ferrado! heheh Realmente, se vamos considerar "nós" os humanos, somos só uma pulguinha no meio do nada. E se formos considerar a vida de cada um... bom, daí somos nada mesmo.
    Adorei a história do livro :)

    ResponderExcluir
  4. Já tinha me interessado pela sinopse, mas não sabia exatamente o que esperar da história. Adorei sua resenha e quero definitivamente ler esse livro!!
    Essa capa me chamou bastante a atenção, é estranha e bonita ao mesmo tempo... curti esse negócio de brilhar no escuro!

    ResponderExcluir
  5. Promissor.
    Confesso que me assusto cada vez que leio "distopia" nos resumos, pq parece que agora tudo virou distopia...mas essa parece interessante.

    ResponderExcluir
  6. É o primeiro livro sobre distopia que me interesso.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, confesso que com esse título eu não esperava isso tudo! Mas o livro parece fantástico, digno de um filme também.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Adorei a história, apesar de nessa hora parar pra pensar e sentir medo. Não é nada impossivel de acontecer, um dia. Ainda mais que essa semana assisti "2012" e achei terrível. Quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Gente, fiquei interessadíssima. Faço coro com quem disse que não esperava nada disso olhando só para o título. Parece ser daquelas histórias intensas e inesquecíveis que certamente dariam um bom filme. E viver como se nada estivesse acontecendo num mundo que está mudando....parece impossível!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que esse tipo de coisa, o assunto que o livro trata, me dá medo. Medo de que nossas vidas sejam interrompidas por conta de algo inexplicável e que está fora do nosso alcance de defesa. Espero que seja apenas ficção por muitos e muitos séculos. Espero.
    Mas, de qualquer forma, parece ser um livro fascinante!

    ResponderExcluir
  11. A sua resenha já me deixou emocionada (e um pouco aflita, confesso!) O tema é perturbador e pra mim, que tenho uma filhota, fica ainda mais complicado. Que tipo de futuro ela terá nesse nosso planeta? Grande dica de leitura!

    ResponderExcluir
  12. Só a trama do livro já me deixou muito interessada pela leitura.
    Olhei para a capa a princípio e não me atraiu nem um pouco, mas não se deve julgar um livro pela capa, né!

    ResponderExcluir
  13. Parece um livro muito bom e a forma como você falou me deixou bem curiosa. Não gosto muito de livros pós apocalípticos, mas esse parece diferente. Aliás é diferente é um pré, e mesmo assim mais centrado. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Legal esse livro. Não tinha visto muito ele não, só umas duas vezes em blogs e olhe lá. Nem sabia do que se tratava. Bem, pra ter recebido tantas estrelas é porque é bom mesmo não é? Gostei =D

    ResponderExcluir
  15. o título do livro me fez pensar em algum besteirol americano, ahaha, ai Yasmim eu acho que se você fizer resenha de um livro de Augusto Cury vai conseguir me convencer a ver alguma coisa boa, desculpe a piada, mas sua resenha foi brilhante, acho que uma das melhores que já li aqui no blog. Esse tema de extinção do planeta me deixa muito tensa também, é instigante, mas também é assustador, é como se fosse um tipo de fantasia que pode se tornar realidade. é provável que a nossa geração não esteja aqui para ver, mas nosso planeta vai sucumbir.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, e o livro parece ser muito bommm... Fiquei com muita vontade de ler agora... :)

    ResponderExcluir
  17. Uau! Amei sua resenha! Muito boa mesmo, centrada e me conquistou na hora. Preciso ler o livro. É o tipo de abordagem, pelo menos sua resenha deixa parecer que sim, que eu adoro! Ainda bem que tem sorteio porque preciso ler. Parece ótimo, delicado do jeito que gosto. Sem falar que esse negócio de fim da humanidade me angustia e adoro ler sobre, sabe uma perspectiva do que pode vir acontecer saido da imaginação de outra pessoa. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  18. Fiquei muito interessada! Confesso que quando vi o livro aqui nas novidades e lançamentos não me chamou atenção, acho que preconceito pelo nome, mas lendo sua resenha assim tão empolgada e emocionada fiquei com muita vontade de ler. Gosto do tema quando ele é tratado sem aquele catastrofismo do filme 2012. É sério essa negócio da rotação está diminuindo? Nossa, muito interessante. A propósito a capa é meio assim, mas brilhar no escuro é a primeira vez que vejo! Ótima resenha mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi..

    Gostei muito da Sinopsia desse livro ele deve ser bastante interessante.. E fiquei com muita vontade de ler... e também gostei muito da sua resenha..
    =/

    ResponderExcluir
  20. Esse papo de fim do mundo me causa calafrios, não gosto de ler livros que falam do mesmo, porém com esse livro a sensação foi diferente, algo nele me pede para ler.
    bjim

    ResponderExcluir
  21. Vou repetir um monte de comentários acima. Não imaginava pelo nome que se tratava disso, sou medrosa em relação ao fim da humanidade apesar de saber que nada sobrevive para sempre nesse planeta e fiquei curiosíssima para ler! Sua resenha me deixou apaixonada e imagina ler se só a resenha me deixou nostalgica. Parabéns pela resenha. Preciso ganhar essa promo! :)

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha! Não sabia que o livro abordava esse assunto, e a cada linha lida da sua impressão sobre a mesma, fiquei chocada no modo como iria perder uma história imperdível e reflexiva. Pelo visto esse vai ser um dos livros que vou procurar ler o mais rápido possível, pois realmente amei a história.

    ResponderExcluir
  23. Estou encantada pelo livro e sua resenha ajudou muito nisso. O livro parece ser muito bom, muito mesmo e mais do que nunca eu quero ganhar a promoção dele haha Acho que ia ficar desolada lendo esse livro, ainda mais porque eu tenho um medo incrível de que o mundo realmente acabe e das consequências na qual isso implicaria. Só de pensar dá um aperto no peito, né? haha Antes de ler a sua resenha, tinha ficado meio (????) quanto à capa, mas agora tudo faz sentido. As cores e o significado ficaram lindos, gostei muito!

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros assim, incrivelmente bons, que nos deixam até apavorados, altamente impressionados com tudo o que lemos. E o melhor de tudo, ele parece original, livros originais estão em falta hoje em dia, quero sem dúvidas ler!

    ResponderExcluir
  25. Tive que comprar esse livro, tentei trocas no skoob mas não deu... Hehe.. Deve chegar até o fim de semana, comprei na Saraiva... É o livro que mais quero ler no momento... rs

    :)
    http://www.grobsch.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    História bem interessante. Adorei! Ainda não li nada parecido.
    Parabéns pela resenha. Gostei muito e me incentivou ainda mais a ler esse livro.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  27. Eu também não conhecia esse livro, mas me parece uma distopia muito interessante. Pretendo lê-lo o mais breve possível!

    ResponderExcluir
  28. Não tinha visto nenhuma resenha sobre o livro, mas me chamou bastante a atenção. A história parece ser bem interessante e envolvente.

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é mesmo maravilhoso, bem mesmo como vocÊ disse, tem que ser degustado. E vale a pena ler. Leitura leve e instigante ao mesmo tempo. Adorei.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  30. Nossa, não tinha ideia do que se tratava nesse livro e amei... Parece ser delicioso de ler. Uma história muito inteligente e imagino interessante de ser lida.
    Acho que deve ser agoniante as pessoas estarem vendo as coisas mudando, acabando, e tentarem continuar tentando viver, se adaptar...

    Adorei...acho que quando pegar esse livro vou "grudar" nele e não querer soltar mais.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  31. Achei interessante a trama ser parecida com um diário de uma garota que passou por essa mudança no mundo,encontrado após muitos anos.
    Tava em busca da resenha deste livro, ja que ele vem fazendo bastante sucesso. A estória é bem diferente do que eu imaginei, e bem melhor!

    ResponderExcluir
  32. Eu já li esse livro e amei.Gostei muito da sua resenha, que como sempre, está excelente.

    ResponderExcluir
  33. Sempre quis ler um livro sobre fim do mundo. Vou ler esse.
    A capa parece ser bem bonita ao vivo! E o livro deve passar uma mensagem para nós!
    E está com um preço muito bom! Boa resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.