12/08/2012

Resenha - A Herança de Ana Bolena


Nome: A Herança de Ana Bolena
No Original: The Boleyn Inheritance
Autor (a): Philippa Gregory
Páginas: 476
Editora: Record
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Travessa
Sinopse: Em 1539, toda a corte dos Tudor encontra-se apreensiva. Henrique VIII está doente e envelhecido, com apenas um herdeiro, o pequeno Eduardo, de 3 anos de idade. O soberano inglês precisa de uma nova consorte. No entanto, as três mulheres que frequentaram o leito real sofreram ao lado do poderoso monarca. Interessado em estreitar as relações com a Alemanha - e, por extensão, aliar França e Espanha do tabuleiro político - Henrique VIII negocia um novo casamento, com Ana de Cleves, a qual conhece apenas por uma tela do pintor Hans Holbein. Escolhida para ostentar a coroa inglesa, a jovem consorte pressente que a corte mais se parece com uma armadilha prestes a se fechar a seu redor. Enquanto isso, Catarina Howard, dama de companhia de Ana de Cleves, tem a consciência de que sua beleza é notada por todos os homens da corte - e está disposta a seguir os passos da prima Ana Bolena e tomar o assento ao lado de Henrique VIII. Porém, se há mulher que deseje o poder a qualquer custo, ela é Jane Bolena. Seu passado tem o gosto amargo da traição e morte. Viúva do irmão de Ana Bolena, viu o marido e a cunhada serem executados por traição. Agora, ela tem um único objetivo na vida: manipular o destino da nova rainha e ser, dos bastidores, a mulher mais poderosa da Inglaterra.

Toda vez que escrevo resenhas da série Tudor falo do quanto eu gosto de história. E é verdade. A cada novo volume fico mais encantada com os detalhes históricos apresentados por Philippa Gregory, que a despeito da romantização, não perde de forma alguma na parte histórica. Dessa vez pulamos uma das rainhas de Henrique VIII e através de três narradoras importantes conhecemos através da visão da autora o período de Ana de Cleves e Catharina Howard.

A história começa com Jane Bolena. Isolada da corte foi chamada de volta por seu tio, duque de Norfolk. O homem que a salvou quando seu marido George Bolena e sua cunhada Ana foram julgados e condenados ao cadafalso por traição. Até hoje ela tenta não se lembrar das provas que ofereceu contra os dois. Mais uma vez estava indo para corte servir uma rainha. A quarta rainha. Ela vai ser os olhos e os ouvidos do duque. Descobrir qualquer coisa que no futuro possa ser usada contra Ana de Cleves. Dividindo a narração com Jane temos a própria rainha Ana. Uma jovem criada num pequeno ducado da Alemanha. Acostumada com um irmão tirano ela é madura, forte e esperta o suficiente para perceber que a posição de rainha é mais uma armadilha do que uma dádiva. Um incidente logo no primeiro encontro com o rei transforma qualquer chance que ela tinha em pó. Horrorizada com o Henrique que encontra ela vai tentar sobreviver, não importa qual a acusação inventarem. A terceira e não menos importante é Catharina Howard, uma jovem de 15 anos deslumbrada, sempre sonhou com os bailes e com as mascaradas da corte. Tudo que importa para ela são seus vestidos e flertar. Uma moleca que logo atraí a atenção do rei. A partir daí da visão dessas três mulheres a trama se desenvolve.

Um rei velho e doente, uma jovem inocente e deslumbrada. No meio do caminho Ana de Cleves. Uma das poucas que sobreviveram ao casamento com Henrique VIII. O nome do livro é perfeito quando você pensa que a maior parte da tirania e loucura de Henrique veio por causa de Ana Bolena. Ela causou e incitou o rompimento da Inglaterra com a igreja e agora todos tem que aguentar a vontade do rei, que segundo ele é a vontade de Deus. A narrativa da autora mescla muito bem a parte ficcional e a parte histórica. Acrescentando, a partir de pesquisas extensas, visão e profundidade a nomes conhecidos. Em pouco mais de dois anos Henrique teve duas rainhas e se desfez delas como se fossem roupas velhas. Particularmente adoro a era Tudor, mas em algumas passagens desse livro fiquei imaginando o quão tenso deveria ser viver com um rei tão instável.

Jane Bolena é uma incógnita como personagem, muito bem construída e a autora conseguiu mostrar uma faceta diferente da Jane que apareceu no livro anterior. Aqui entendemos um pouco da mágoa que ela tinha da cunhada, mas foi apenas nos capítulos finais que a verdadeira Jane se revela. Um pouco cruel e um tanto louca. É um período sombrio na Inglaterra, e gostei de como Gregory desenvolveu essa parte da história. As maquinações de Thomas Howard, a execução de Thomas Cromwell, os massacres no condado de York, e muitas outras ações que marcaram a época. Um rei louco e um homem com sede de poder. Combinação perigosa. O final do livro apesar de ser conhecido por todos teve um pouco surpresa para mim. Porque de todas as rainhas a que menos conhecia era Catharina Howard e seu destino ao lado de Jane Bolena.

Narrativa bem construída, com doses bem medidas de romance e uma pesquisa impecável. Phillipa Gregory encerra bem a parte da série que trata das rainhas de Henrique VIII. Fiquei triste por não ter um livro com Jane Seymour e um com Catherine Parr. Mas tudo bem. Adoro a forma como a autora ambienta a história e como une fatos com ficção. Sutil e eficaz. A edição da Record está perfeita. Fonte padrão, ótimo tamanho e leitura agradável. Se você se deixar levar termina o livro de uma vez só. O livro não foi adaptado para o cinema como seu predecessor, mas seria perfeito se acontecesse. Recomendado para todos que gostam de história, de romances históricos com focos mais reais e uma boa intriga. É o terceiro da série, mas pode ser lido separadamente, pois tem uma história fechada. Até mais!

The Tudors - Philippa Gregory 
3- A Herança de Ana Bolena
4- O Bobo da Rainha
5- O Amante da Virgem
6- A Outra Rainha

17 comentários:

  1. Essa série histórica parece ótima mesmo, cheeia de pontos detalhistas e bom saber que podem ser lidos separadamente.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a Inglaterra e morro de vontade de ler essa série da Philippa sabe, mas estão sempre caro onde eu compro! Sinceramente você devia contar seu segredo de pexinxa! Hahaha. Ótima resenha como sempre e parece melhor ainda visto assim. Quem sabe vejo a série baseada nessa série de livros porque é mais barato fazer download ou mesmo comprar (série completa tá 120 no Sub). Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava com muita vontade de ler esse livro, lendo sua resenha me empolguei mais ainda!!! Também gosto muito de história ^^

    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  4. Eu amooo essa escritora! Acabei de ler "the white queen", da série "the cousins's war" e me apaixonei por tudo. Quero logo o livro dois, mas não sei se vou achar, quero em inglês mesmo!!!
    Adorei seu post por sinal.. depois vou definitivamente ler os Tudor.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindas as capas com vestidos de época, parece um livro muito bom, fico com um pouco de receio por que nem sempre gosto de livros de época, é bem variado, já li alguns bons, outros nem tanto.

    ResponderExcluir
  6. Acho linda essa capa, querendo ler o livro a um bom tempo !!
    Parabéns pela resenha !!

    ResponderExcluir
  7. Adoro Philippa, até por isso minha beagle tem esse nome!!!
    São sempre romances maravilhosos.. adorei a resenha!!
    Bjokas
    http://bookeando.com/site/

    ResponderExcluir
  8. Ainda quero comprar toda a série e degustar todos os livros de um gole só, porém apreciando cada um. Pesquisa é fundamental, e quando é posta no livro de maneira com que as pitadas ficam corretíssimas ele fica melhor ainda. Apesar de cada um ter uma história fechada adoraria conhecer cada um seguidamente, espero ter essa oportunidade logo, e que nesse logo eu consiga um bom desconto, já que a série está meio salgadinha.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa série mas fiquei super interessada. Justamente porque adoro romances históricos que tem uma boa base da história real. Pela sua resenha, esses devem ser fantásticos. E se podem ser lidos de forma independente, é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Yasmin! Eu não leria esse livro porque se tornando de Henrique VIII e sua personalidade, acho que não seria muito positivo.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ver o filme sobre o segundo velume me fez passar raqiva, então fiquei de mla com a série. DAí me disseram que os livros são bons e lendo o que você disse sobre os livros...agora, quem sabe.

    ResponderExcluir
  12. Adoro romances históricos e já ouvi falar muito bem dessa série, o engraçado é que não sabia da ordem certa. Ana Bolena devia ser fascinante mesmo, e estou bem curiosa para saber mais sobre a era Tudor, o problema é encontrar bons preços. :x Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o filme e amei.. Vou procurar ler o livro, pois, o livro contém mais detalhes que o filme.. Mas, confesso que o filme me passou um pouco de raiva.. =/

    ResponderExcluir
  14. Na época do orkut vi muitos comentários sobre essa série mas nunca parei para ler nada, achei que fosse literatura fantástica mas pelo que vi envolve corte, princesas, reis, um tipo de história que aprecio muito! Ana Bolena parece ser uma personagem forte, achei que tivessem mais livros! Acho que vou procurar esse livro pra começar a ler a série :)

    ResponderExcluir
  15. Não li nada dessa série, mas nossa...já amei... Além de a capa maravilhosa, o contexto histórico, me senti fascinada por essa personagem que, aparentemente, é pra lá de forte... Quero ler a série o mais rápido possível.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Adorei o filmee, mesmo mesmo! E nao sabia dos livros, mas gostei de ser uma série, assim nos aprofundamos na história da personagem.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que livro empolgante. Quero ler a série toda. Sempre apreciei ler livros com histórias inglesas, principalmente as que contam com partes históricas. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.