25/08/2012

Resenha - Charlotte Street


Nome: Charlotte Street
No Original: Charlotte Street
Autor (a): Danny Wallace
Páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Tudo começa com uma garota... Porque sim, sempra há uma garota... Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-prodessor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

Quando a Novo Conceito anunciou o lançamento de "Charlotte Street" foi o maior barulho. Nome charmoso, capa charmosa e sinopse que deixa aquela curiosidade no ar, isso para não dizer que ela é charmosa. Londres, com o tempo aprendi a admirar Londres. Que cidade! Quanta história, quantos séculos, ela é tão, seria abuso dizer charmosa de novo? Mas é verdade. Charlotte é um nome charmoso. Não foi minha paixão platônica pela cidade que me conquistou. Foi o conjunto. Até perdoei aquele quadrado de código na capa estragando o charme do todo. Algumas horas depois fico feliz em dizer que Danny Wallace construiu uma história a altura das minhas expectativas e que justificam o uso proposital da palavra charme e seus derivados.

Jason Priestley, que não é o ator de Barrados no Baile está com a vida em decadência, terminou um namoro de quatro anos de forma mal resolvida com Sarah, que para piorar já está noiva de outro em menos de seis meses. Jason era professor, atualmente faz críticas diversas para um jornal, mas sem nenhum preparo verdadeiro, divide um apartamento com Dev, dono da loja de vídeo games antigos e mais bebe do que tudo. É nesse meio tempo que vê uma garota toda enrolada com pacotes tentando entrar no táxi, na esquina de Charlotte Street, sem deixar nada cair. Jason em um impulso nada londrino oferece ajuda e só quando o táxi partiu percebe que ficou com uma pequena câmera descartável nas mãos. Nada de extraordinário se um tempo depois no meio de um jantar ele vê a mesma moça de casaco azul passando apressada pela Charlotte Street em direção de um táxi. Ele a segue, mas paralisa apenas a observando ir embora de novo. E é a partir daí que a trama realmente começa.

O dilema de Jason de procurar ou não a garota, revelar ou não as fotos, continuar ir a Charlotte Street na esperança de vê-la ou não. Dev acha que sim. A narrativa de Wallace é muito boa, os toques de humor e as conversas com o leitor deixa tudo com um toque especial. As descrições são o ponto alto do livro, um verdadeiro passeio por Londres aliado a história de Jason. A partir dessa simples premissa e com uma narrativa em primeira pessoa extremamente agradável que conhecemos Jason e acompanhamos as mudanças que uma simples câmera com doze fotos promoveu em sua vida. O ritmo é algo crescente, à medida que a vida de Jason saiu da inércia o clima muda de forma sutil e animadora. Você pode pensar que o livro é sobre um herói imperfeito, uma garota misteriosa e um amor certo no final, mas não é. A história construída por Danny Wallace é sobre amizade, sobre transformação, sobre como momentos são importantes.

Os personagens são todos ótimos, bem caracterizados e com uma personalidade que evolui de forma muito natural durante a história. Jason por exemplo não sofre aquela mudança radical que vai do extremo fracasso para o extremo bem-estar. Foi mais como sair da inércia e da rotina. Foi muito bom como os pequenos encontros do início do livro se mostraram parte da trama principal. Bem criativo, aliás, o final do livro foi uma surpresa agradável para quem esperava algo mais comédia romântica cosmopolita. Não se é exagero meu, mas o autor conseguiu uma história com a cara de Londres. Entra na lista dos livros que quando termina queremos mais, a conclusão está ali, mas o clima é tão bom que porque não um pouco mais? Ainda mais com aquela última parte...

Leitura rápida, de ritmo agradável e surpreendente. Não espere amor, espere amizade, descubra uma cidade e deixe-se levar, não se frustre no caminho por alguma falsa impressão. A história deve ser descoberta e não imaginada. A edição da Novo Conceito está ótima. A fonte é boa e gostei da escolha da capa. O direito de adaptação do livro foi comprado pela Working Title Films e o filme não deve demorar a sair. A história vai ficar perfeita no cinema, já até imaginei o clima, as cores e até a trilha sonora. É uma história e tanto. Recomendada para todos, os que gostam de romance, de amizades, e os que gostam de velhos cenários, mas novos, outras ruas, outros ares. E também para os curiosos. Leiam! Até mais!

42 comentários:

  1. Desde o lançamento do livro e essa sinopse que o livro me cativou e já coloquei ele na lista do livros que preciso MUITO ler. Sua resenha só veio para afirmar meu encanto pelo livro. Como você mesmo disse, o livro deve ser mesmo um charme e parece fazer bem o meu estilo. É o livro que eu vou tentar ganhar de qualquer jeito em promoção e, se não conseguir, vou comprar. Parece valer muito a pena! ((:

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento do livro e essa sinopse que o livro me cativou e já coloquei ele na lista do livros que preciso MUITO ler. Sua resenha só veio para afirmar meu encanto pelo livro. Como você mesmo disse, o livro deve ser mesmo um charme e parece fazer bem o meu estilo. É o livro que eu vou tentar ganhar de qualquer jeito em promoção e, se não conseguir, vou comprar. Parece valer muito a pena! ((:

    ResponderExcluir
  3. ADOREI a resenha! Sério, agora fiquei com vontade de ler o livro. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e ja me apaixonei. Fiquei curiosa pra saber quem é essa garota misteriosa, se Jason revela ou não as fotos, se eles se reencontram... Lista de desejados, já.

    ResponderExcluir
  4. Realmente você usou muito bem a palavra charme, é também a minha opinião sobre a capa e o nome do livro! Eu já tinha me interessado pelo livro, mas não sabia muito o que esperar do dilema de ir atrás de uma garota desconhecida... A sua resenha ficou ótima!! A história parece ser encantadora, e pelo que entendi a garota é o gatilho para a reviravolta na vida dele, o que me deu mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi sobre o lançamento do livro, fiquei curiosa para ler uma resenha a respeito e adorei a sua. Que bom que o livro atendeu suas expectativas. Fiquei com ainda mais vontade de conhecer essa história. Criativo, como disse. Que bom!

    ResponderExcluir
  6. Já??? Nossa não esperava resenha dele aqui tão rápido. Estava curiosa quando vi o lançamento e o kit. Adorei a resenha, me deixou com muita vontade de ler saber que o foco não o romance açucar de sempre, que é diferente. Também gosto de Londres e se tem humor, fotografia e a cidade deve ser mesmo muito bom. Ótima resenha! Aguardo a promo! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Por causa das outras resenhas que li, imaginava outra coisa do livro.
    Sua resenha me animou a ler, rsrs.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio e amei! É o meu tipo de livro e adorei do jeito que falou que o livro tem a cara de Londres. Amo fotografia e só de pensar numa história de amor não amor que começa com uma já sonho. O nome do livro é mesmo um charme. Amei a resenha e o primeiro parágrafo, quero muito ler. =)

    ResponderExcluir
  9. Oi...

    Adorei o livro principalmente pela a maneira como tu apresentou ele, me pareceu tão convidativo que estou doida para ler... Queria ter o dom das palavras como você tem... =/

    ResponderExcluir
  10. Que fofo! Assim como a Maria Lima, eh a primeira resenha leio sobre o livro, e confesso que nem li a sinopse. Achei a capa magnifica, e tenho certeza que a NC caprichou como sempre na edição do livro para que ele ficasse esse primor todo. Sendo amizade ou romance, como boa leitora meu instinto curioso foi despertado e já estou doidinha pra ter esse livro na estante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. esse foi o lançamento que me deixou mais curiosa. Com certeza vem pra minha estante ^-^

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o book trailer do livro e fiquei encantada, como você disse, é tudo muito charmoso! Londres é uma cidade encantadora e adoro romances que se passam por lá! Eu vi o livro na Bienal e ficou lindo, a capa, a lombada, tudo!

    ResponderExcluir
  13. Achando esse livro super fofo. Vi poucas resenhas dele até agora, uma mais diferente do que a outra, com opiniões diferentes, uns amando outros achando o livro fraco ou um personagem bem estranho. Uma loucura de opiniões para considerar. Eu quero ler de todo modo. Achei o livro bem legal!

    ResponderExcluir
  14. Oh, God, que capa linda!!!! Sua resenha me deixou muuuito curiosa, preciso ler!

    ResponderExcluir
  15. Londres é realmente uma cidade muito charmosa. E ler um livro descrevendo muito bem o cenário é maravilhoso. Se o livro for mais descritivo com os locais do que o livro Anna e o Beijo Francês irei amar - amei como a autora descreveu a cidade. Sou bastante curiosa, então sei que vou amar esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, me deixou super curiosa para ler o livro. Parece ser realmente bom.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  17. Ai Londres! Todos amam! Eu confesso que vim ler a resenha só por causa da capa desse livro, qualquer coisa que tenha a ver com essa cidade linda me chama a atenção, e a história acabou me parecendo interessante também.

    ResponderExcluir
  18. Ola!

    Que ótima resenha! Mostrou exatamente o tanto que você gostou do livro e porque vale a pena ler!

    Estou ansiosa! Realmente parece ser bem charmosa!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  19. Olá! A capa é linda mesmo. E não sabia que esse livro seria tão gostoso de ler. O seu gosto é bom então confio na sua resenha ;)

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  20. A resenha está ótimo, quero muito ler este livro.

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha! Estava esperando resenha dele porque adorei a sinopse e a capa, estava curiosa e agora estou com mais vontade ler ainda. Espero ganhar o kit rápido senão vou comprar correndo.

    ResponderExcluir
  22. Parece um livro charmosa,claro,sendo em Londres...
    Com essa resenha fiquei ainda mais curiosa para saber o final,mas como assim,não espere amor,espere amizade?!
    Achei que seria puro romance,coisa do destino pegar a câmera descartável dela,etc.

    ResponderExcluir
  23. Li uma resenha dele há algum tempo e lembro que foi paixão à primeira leitura, haha! Realmente, a palavra para definir a sensação que ele passa é 'charme'. Por se tratar de Londres, por se tratar de um romance, por se tratar de tanta coisa interessante... minha vontade de lê-lo é imensa!

    ResponderExcluir
  24. Eu não imaginava que seria assim a história de Charlotte Street .
    Parece ser ser bom, mas não me conquistou muito apesar de você ter dito que é um livro engraçado e inteligente. Se um dia cair nas minhas mãos leio sem problema algum .
    A história pode ser divertida, mas personagem que viaja demais acaba cansando a leitura.
    Vamos ver o que vou achar quando eu ler, né? rs
    Bjim

    ResponderExcluir
  25. Filmes que viraram livros... ops, mais um preconceito.
    Também não sou apaixonada por Londres e confesso que estranho um pouco essa loucura de todo mundo pela cidade. E o livro ganhou mais um ponto comigo quando você comentou "não espere amor, espere amizade", porque de romance o inferno e o céu já estão lotados.
    Quero muito ganhar \o/

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Não sabia que esse livro ia virar filme, não sei porque mas não tenho muito interesse nele, embora se sair o filme vou querer ver para depois ler o livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  27. Ai, concordo, Londres é muito charmosa!
    Adorei a capa e o nome do livro. Aliás, adorei o kit inteiro. A Novo Conceito arrasa nos kits, né? =D
    Enfim, eu adoro histórias leves, com doses certas de romance.
    Tenho quase certeza que vou gostar desse livro. A sinopse soa um pouco comum, meio que "mais do mesmo", clichê. Mas o fato é que às vezes o clichê encanta tanto quanto um livro incomum, com uma história quase nunca antes pensada.
    É isso, espero ganhar Charlotte Street na sua promoção! hahaha =D

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  28. já devo ter falado isso em outros comentários, mas é que não me contento, simplesmente amo romance, são sensacionais!!

    ResponderExcluir
  29. E mais uma vez andei pesquisando uns trecho e queria compartilhar esse com vocês, espero que gostem tanto quanto gostei.

    "Acredito realmente que as coisas mudam, é claro. Mas, na minha experiencia, acredito que, frequentemente, as coisas mudam porque as pessoas não mudam.”

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ser daqueles para passar o tempo. Mas algo que eu ouvi em muitos sites, é que no começo da leitura, todos começam animados, mas no final dizem que si tivesse 200 páginas ficaria ótimo. Mas quero muito ler.

    ResponderExcluir
  31. Quando você disse leitura rápida, me interessei. O que mais tenho bronca é de livros que a leitura não emplaca e a gente fica emperrada num enredo que não se desenrola nunca.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, eu pensei que o livro fosse diferente, por isso amei a sua resenha.

    Me empolgou mais ainda. Achei a capa do livro divina, mas não tinha me animado tanto assim com a história.

    Bom saber que ela é leve e, pelo jeito, divertida e fácil de se ler.

    Já é um dos meus favoritos.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Pela resenha dar para ter uma noção de que o livro é bacana.

    ResponderExcluir
  34. Nossa adorei sua resenha, vi outras resenhas do livro e vi que muita gente não gostou do livro e criticou. Eu amo londres apesar de nunca ter ido pra lá hahhaha essa é um das poucas capas de livros da editora novo conceito que eu realmente achei linda!! espero ler esse livro e ter as mesmas impressões que você.

    ResponderExcluir
  35. Simplesmente adorooooo quando o livro descreve um lugar específico.Nesse caso, um romance - ou a possibilidade de um - em Londres, me deixou tão entusiasmada! Amei sua resenha e a proposta do livro!

    ResponderExcluir
  36. Sou louca para ler esse livro. E pela sua resenha me apaixonei mais ainda. Gostei do jeito que vc coloca, que não espere amor e sim amizade. Muito legal essa proposta.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  37. Após ler seu resenha, a estória me lembrou bem os filmes de comédia romântica. Entretanto, fiquei curiosa quando você citou: "Não espere amor e sim amizade". Isso me deixou bem curiosa, o que será que acontece..? Fico aqui imaginando! rs
    Na maioria dos blogs há milhares de comentários positivos em relação ao livro, até mesmo, a própria editora deu prioridade para ele. Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Não ESpere amor, espere amizade.

    Ufa, sério, agora pretendo ler, isso é que dá uma estória legal aos livros, geralmente os autores melam demais no romance, sendo que o amor verdadeiro é isso, amizade pura e verdadeira, daí que nasce o amor.

    Também sou fascinada por Londres, um dia, se Deus quiser vou visitar.. e como você diz, o nome, a capa, a sinopse, tudo muito charmoso mesmo!

    ResponderExcluir
  39. Eu também achei um livro muito charmoso e por todas as resenhas que li estou louca pra lê-lo!!
    E, além do mais, Londres é minha cidade preferida no mundo!! Um dia morarei lá...

    A história do livro me parece muito boa, muito bem construída. E pela popularidade, me parece que vai vir um filme por aí logo logo...

    ResponderExcluir
  40. Começo ela capa que me encantou. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Eu já li muitas resenhas parecidas, e pareciam que estavam faltando algo a mais. Só tem um jeito de saber. Lendo o livro e espero não demorar para fazer isso.

    ResponderExcluir
  41. Sua resenha foi extremamente perfeita! Me fez ficar com muita vontade de ler este livro, eu achei meio com cara de comédia romântica, eu amo livros assim, que me fazer rir, mas ao mesmo tempo chorar aasauhsaushasuh Espero muito ganhar para começar a ler logo! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.