22/08/2012

Resenha - Belo Desastre


Nome: Belo Desastre
No Original: Beautiful Disaster
Autor (a): Jamie McGuire
Páginas: 392
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão. E acredita que seu passado sombrio está bem distante, porém, quando, para cursar a faculdade, se muda para uma nova cidade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy do local: Travis Maddox. Um jovem com um corpo esculpido, abdômen definido e braços tatuados. Tudo que Abby precisa – e deseja – evitar. Mas o menino é um conquistador e logo se depara com a resistência de Abby ao seu charme, Intrigado, Travis a atrai com um jogo. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, nem passa pela cabeça do garoto que ele acaba de se deparar com uma adversária à altura.

Desde que vi esse livro no Goodreads fiquei curiosíssima. Era tanta resenha negativa e tanta resenha apaixonada que eu precisava saber qual era a do livro. Confesso que desde lá vinha alimentando a opinião de que as resenhas negativas tinha razão. É complicado, mas eu vou ficar ali entre as poucas pessoas que sobem no muro e ficam. Não é o horror negativo que muitos pregaram por lá, mas também não fica entre as resenhas de paixão total. Jamie McGuire simplesmente contou a história que se repete em muitos e muitos lugares mundo a fora e quem acha isso negativo não entende nada da vida assim como quem achou tudo positivo.

Abby é uma garota que busca esquecer o passado e mudou-se para tornar isso possível. Sua melhor amiga de uma vida inteira foi com ela e juntas estão se saindo bem. America arrumou um namorado e tudo parece ótimo. Até o dia em que America a leva em uma das lutas clandestinas que acontecem no campus. Abby sabia que não devia ter ido. Era como voltar para os ambientes que ela tanto quer esquecer. E é lá que ela um pouco fascinada e um pouco assustada conhece Travis Maddox. O campeão certo de todos os combates. Travis é o modelo de homem errado. Saí com tudo quanto é garota e não se envolve seriamente com ninguém. Perdeu a mãe quando era criança e cresceu com irmãos que estavam sempre pronto para baterem nele, por isso é tão bom lutador. Ele se encanta com Abby. A garota diferente, que não deu a mínima para ele. A partir daí uma amizade inusitada e carregada de desconfiança pela parte de Abby surge e pouco a pouco as coisas se complicam. Tanto pela personalidade de Travis como pela teimosia de Abby.

A história criada por McGuire é complicada de analisar, porque ao mesmo tempo em que contém elementos que eu não suporto apresenta algo de real inquestionável. E é com muita estranheza que afirmo para as mulheres que leram esse livro e ficaram chocadas que elas estão bem desatualizadas. Não estou dizendo que é certo, mas as mulheres se comportam da mesma forma e até pior do que muitas do livro. Aceitam o pior tipo de tratamento de muitos homens. Comentário à parte gostei bastante da narrativa de McGuire e da forma como ela dosou o andamento da história, além disso a ambientação é muito boa, eficaz quando se trata de detalhes.

E sendo sincera o que mais me irritou foi o comportamento de Abby e não o de Travis. Abby parece que passou a história toda escondendo o que era. Só no final que um pouco dessa impressão passou. É como se ela fosse pior do que as piores vagabundas do campus, só que estava disfarçando, fugida de outra cidade. Tanto que a reviravolta para mim foi quando a história do passado dela foi revelada. Pensei em coisas bem piores. Já Travis é o tipo de cara que só respeita a mãe e a mulher, quando essa é a pessoa certa. Nada do que ele faz no livro me surpreendeu. Não vou arrancar os cabelos porque ele é um babaca com a maioria das mulheres, homens como ele existem, então não entendo quem joga toda a raiva na autora. Jamie McGuire só explorou um segmento que quase ninguém tem coragem. Relacionamentos jovens muito distorcidos, mas que de uma forma geral dão certo pela diferença.

Leitura rápida, que instiga os leitores em busca do final e que apesar de alguns elementos irritantes. Se você só consegue pensar em machismo e feminismo não vai gostar. Esse é um livro para quem consegue enxergar o mundo como ele é. É apenas um livro, mas que conta uma história bem plausível da realidade. Arrisco a dizer mais suave do que a realidade. O pior de Travis em relação à Abby é o apelido que ele usa desde a primeira vez que a viu. Tirando isso não tem motivo para tanto. Então sem falsos moralismos. A edição da Verus está ótima. Fonte agradável e adorei eles terem mantido a capa. Uma história que ficaria boa no cinema se fosse bem adaptada. Sem pesar demais para os extremos. Estou curiosíssima para ler o segundo livro com a visão de Travis da história. Recomendado para quem quer uma romance um pouco diferente e para quem está aberto a todos os lados do amor que existem. Não só o belo e o correto, mas o disfuncional e as margens. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Belo - Jamie McGuire
1- Belo Desastre
2- Walking Disaster

29 comentários:

  1. Ah, então não foi só eu que odiei o apelido carinhoso que o Travis deu pra Abby, que bom, porque isso me irritou demais. Mas tirando isso, eu adorei o livro. A capa é linda e a história me agradou bastante, o final não poderia ser melhor. Muita gente falou mal, achou que algumas coisas no livro são surreais, mas gente, é um livro, é ficção, então, quem liga?! =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha!!! Não li muito a respeito do livro, mas vi que o livro está 'dando o que falar'... eu concordo com tudo que você disse, e acho que o interessante é justamente o fato de ser um relacionamento real, sem idealizações, até doentio, o que não é tão incomum quanto parece! Estou bastante curiosa, quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa capa, borboletas sempre me atraem, mas a história em sim não me anima muita, não sei explicar por que, mas não gostei, sei lá, parece muito o típico, garota certinha x garoto mau e passados ocultos.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter a mentalidade um pouco feminista, retenho esse pensamento desde que me conheço por gente, graças a familiares e amigos. Belo Desastre é um livro que estou querendo e muito ler, são tantos comentários a respeito do livro, que acabei ficando toda empolgada. Não li muitas resenhas do livro, mas as que li todos - blogueiros - morreram de amores pelo livro, é legal ver que nem todos pensam da mesma maneira. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha como sempre! Eu estou na dúvida se compro ou não esse livro. Tirando as resenhas negativas no Goodreads e a dúvida geral que se abate em todo mundo que lê o livro estou curiosa mesmo e se sua resenha fica nesse caminho, mas para o positivo com realidade do que para o negativo inventivo acho que vou ler. Parabéns pela resenha! Adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não faz muito meu tipo, sei que é parecido com algumas realidades como você disse mas mesmo assim não acho legal. É como esses livros eróticos, pode até ter um pouco de realidade, mas nem por isso vou ler. É complicado porque achei a capa uma graça e todo o clima da sinopse me interessou. Sua resenha me deu um pouco de ânimo, vamos ver se ganhar ele por ai leio. Adorei sua abordagem na resenha.

    ResponderExcluir
  7. Eu me apaixonei por esse livro, tanto que não aguento nem mais um dia sem ter ele para ler.. Vou comprar ainda hoje pela a internet e rezar para não demorar a chegar, pois, estou morrendo de vontade de me afundar nessas páginas... Amei a sua resenha, Parabéns!!!... Só fizesse eu querer ler o livro com mais intensidade...

    ResponderExcluir
  8. Apesar dessa história de amores conturbados e meio paranoicos, digamos assim, não me agradar muito, estou bem curiosa sobre esse livro, acho que até por conta de uma certa polêmica que ele vem causando. Gostaria de ler para tirar minhas próprias conclusões e saber se esse "apelido" também vai me irritar.

    ResponderExcluir
  9. Ah sei lá se vou ler viu, as resenhas que vi no goodreads me deixaram muito desconfiada e apesar de ter lido só duas resenhas dele em blogs, a sua e mais uma todas duas falam a mesma coisa, desse meio-a-meio, vou acabar lendo para descobrir porque a cada comentário dele somado as resenhas do goodreads fico mais curiosa. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei muito, acho que não acrescenta em nada essa leitura, daquelas que são só pra passar o tempo. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha,eu ainda nao li o livro mas espero ler o mais rápido possível.
    A história parece envolver o leitar mais e mais a cada página

    ResponderExcluir
  12. Mais uma resenha boa desse livro e mais aumenta minha vontade de comprá-lo logo. Tá na lista de urgências. Achei a premissa do livro tão instigante e apesar dos elementos irritantes que foi praticamente uma constante em todas as resenhas que procurei e li desse livro, em nada minha vontade de ler esse livro me afetou. Só não me interessei muito em ler o segundo volume do livro na versão do Travis, sempre achei isso uma besteira, mas eu provavelmente estou achando isso porque ainda não pude ler Belo Desastre, né? haha

    ResponderExcluir
  13. Como sempre não gostei da capa (ou será que ela tem algo relacionado a historia?)Bem de cara ja amei a sinopse do livro. Ele me parece ser bem intrigante, me parece que os persongens principais são tipo gato e rato (adoro isso em historias) a narrativa parece ser muito boa. Peolo o que eu percebi tambem é que a pergonagem (Abby ) tem um tipo de de luta interna com o segredo que ela guarda,e se 'fechou' para o amor.
    Ps: muito boa a resenha parabens!

    ResponderExcluir
  14. Eu amei o livro e estou louca para ler!!! Amando os comentário dele, a história, a capa, ahh, tudinho! Perfeito e desejado! *-*

    ResponderExcluir
  15. Quando um livro tem a mesma quantidade de resenhas negativas e positivas, vc TEM que ler, pqe aí mesmo que vc fica curiosa, né? Te entendo, rs...

    ResponderExcluir
  16. Comprei esse livro do tanto que estava sendo comentado e não sabia o que esperar dele, ainda não li e vi pela sua resenha (como sempre) um lado diferente do que outros dizem. Acho que vou gostar, pois assim como você esse tipo de homem e mulher não me é nenhuma novidade, eles existem nesse mesmo mundo que vivemos e não só na ficção. O problema de quem não gostou é porque busca aquela mesma trama da garota e garoto perfeito que tem os mesmos gostos e assim ficam felizes para sempre.

    ResponderExcluir
  17. Eu não gosto de romances. Odeio livros que viraram modinha.

    Comecei a ler Belo Desastre e foi quase um tapa na cara... Não consegui almoçar, não dormi...Eu só queria ler.

    Adorei a narrativa e adorei o fato do amor deles, como você disse, não ser o certinho e perfeito de sempre. O disfuncional do livro é que me atraiu.
    Adorei os ataques, as situações estranhas e todas as bobeiras e esquisitices. Amei o livro.

    Thais Vianna
    Edathais

    ResponderExcluir
  18. A trama é bem diferente, e me anima ver que o livro meio que ta da uns choques e te trazem pra realidade, como vc citou, mulheres ao aceitarem alguns horriveis tratamentos pelos homens.

    ResponderExcluir
  19. Olha ahêe ... comprei ele .. me atraiu pela capa .. lendo essa resenha passei a gostar mais ainda ^^ hehe

    ResponderExcluir
  20. Li belo desastre tem alguns dias. O que eu achei da tua resenha? Então... O Travis é tipo Badboy Ok ok as garotas adoram um livro assim, certinho?
    O que me deixou meio "revoltes" é que Abby escondia coisas que não eram tão "medonhas" Nisso eu concordo contigo.
    Quem já leu sabe do que eu falo e quem não leu eu recomendo.
    Leitura rápida, uma linguagem pra lá de simples e como todo romance mantendo seu clichê de final feliz.
    Adorei a tua visão sobre o livro, não vou me estender.
    :)

    ResponderExcluir
  21. Amei o livro, a história é um grande cliche, mas é mt linda, acaba sendo inovadora rs
    Bjs,
    Luh

    ResponderExcluir
  22. Gostei da leitura deste livro, ele me prendeu até o final, com um enredo simples e um romance bonitinho. Quero ler o segundo sobre o ponto de vista de Travis.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns! Você foi a segunda Blogueira (na minha opinião) que escreveu um ótima resenha sobre o livro. E fora que, nem eu mesma conseguir ver esses anglos na escritor que você descreveu.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei esse livro e o ponto de vista do Travis é melhor ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li este livro, mas tenho curiosidade. Nunca li nada do gênero. Ótima resenha.Acho a capa mais ou menos. Poderia ser mais chamativa.

    ResponderExcluir
  26. Já li o livro e adorei, foi melhor do que eu esperava, me arrependo de não ter lido antes.

    ResponderExcluir
  27. Eu amei o enredo e a forma como ele foi elaborado, foi realmente muito bem planejado. Mas devo confessar que a autora exagerou um pouco na personalidade protetora do Travis. Ás vezes a preocupação dele te faz ficar espantada, mas não de uma forma ruim, o exagero se tornou de uma forma um tanto fofa que te faz ficar suspirando, mas aos olhos de outras pessoas, que não gostam de romances deste tipo, pode achar um absurdo, como já vi em várias resenhas.

    ResponderExcluir
  28. Comprei o livro pela sinopse, mas a leitura me irritou. A Abby escondendo um passado que nem era tudo isso, e se submetendo aos desejos do Travis. Nem me lembro mais o que me irritou, mas tiveram outros fatos, acabei trocando o livro por outro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.