09/08/2012

Resenha - 100 Armários


Nome: 100 Armários
No Original: 100 Cupboards
Autor (a): N.D. Wilson
Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A história começa quando Henry muda-se para uma pequena cidade no Kansas para viver com o tio Frank, a tia Dotty e os primos Penny, Henrieta e Anastásia. Em sua primeira noite lá, ele foge do seu quarto no sótão para ir ao banheiro, mas descobre que a porta está fechada e a luz acesa. Ele espera e vê um homem baixo sair do banheiro e entrar no quarto do avô, que tem estado fechado desde que ele morreu, dois anos atrás. No meio de uma outra noite, descobre estranhos armários, de diferentes tamanhos e formas, sob o gesso do teto do seu quarto. Logo o jovem compreende que não se trata de armários comuns, mas, sim, portais para outros mundos. Embarca, então, numa odisseia que envolve magia, revelações sobre sua família, seres malignos e mundos maravilhosos e comoventes. Ao lado de seu peculiar tio Frank, de sua amável tia Dotty, e dos seus primos, ele descobre mais sobre si mesmo na luta contra o imortal e antes aprisionado mal que ele libertou acidentalmente.

Faz muito tempo que sou doida para ler esse livro, mas nunca comprei porque só encontrava dele em livrarias, mesmo online. E os preços da Rocco nesses sites são absurdos. A chance apareceu esse ano quando a Rocco anunciou o lançamento do segundo livro da trilogia. Era a desculpa que faltava para eu comprar seja aonde for. Passei dois dias procurando cupons e finalmente depois de 20 dias de espera o livro chegou. Ele foi um dos primeiros que adicionei a lista de leitura quando voltei a ler e estou contente por finalmente ter lido. N.D. Wilson construiu um universo muito inovador, repleto de mistérios e fascinante.

Os pais de Henry desapareceram enquanto faziam uma expedição na América do Sul. Sem perspectivas o menino é enviado para a pequena cidade de Henry, no Kansas. Em comum com a cidade ele só tem o nome. Campos de plantação que se estendem indefinidamente e uma paixão pelo baseball. Henry é um garoto de 12 anos acostumado a viver sozinho, até um pouco apático que subitamente se vê as voltas com três primas curiosas, uma tia muito boa e um tio empolgado pela sua presença. Uma vida chata se durante a noite pequenos farelos de gesso não tivessem despertado Henry do sono. De repente lá estava em seu teto uma pequena fechadura. Curioso como todo menino começa a arrancar o gesso e pouco a pouco uma pequena portinha aparece, e outra, mais outra. Algumas parecem gavetas, outros pequenos armários. Já era quase manhã quando parou porque seu canivete estava cego de tanto raspar. Ele contou 38 portas de diferentes tamanhos e ainda tinha mais parede para raspar. Contando com a ajuda da curiosa e insistente Henrieta, Henry pouco a pouco começa a desvendar os mistérios por trás dos armários. O que são, para que servem e de onde surgiram. Ele só não imaginava encontrar, no meio dessa empreitada, segredos inimagináveis sobre si mesmo...

A partir dessa premissa a história se desenvolve. É uma narrativa rica, imaginativa e um cenário muito criativo. A história que N.D. Wilson criou é única, um mundo fascinante e muito interessante. Poderia ter um livro de cada um daqueles mundos por trás dos armários que não ficariam ruins. O autor não criou apenas um, mas diversos possíveis cenários. E isso é só uma pequena parte da história. Ao contrário do comum Henry não pula direto dentro de um dos armários e vive uma aventura na qual salva o mundo. A história é colocada de forma mais sensível e o ritmo mais introdutório. A cereja do bolo da originalidade foi contar sobre os tios dele. O que não vou falar para não estragar a sua surpresa ao ler. Estou muito curiosa para descobrir pelo menos um dos mundos por detrás dos armários. São tantas perguntas!

A história pode não ser muito agitada como eu pensei, mas o autor consegue com pequenos detalhes aqui ali instigar o leitor a continuar. A pista sobre os pais dele, o caso do velho misterioso no quarto que não abre e o gato preto que sai de um dos armários. Henry é um personagem que ganha personalidade ao longo do livro, mas sem parecer forçado. Tinha traços que toda pessoa solitária tinha e vemos isso mudar de forma gradual e muito bem desenvolvida. Henrieta também é muito boa apesar de ser um pouco chatinha em momentos inconvenientes, mas isso é perdoável quando você lembra a idade dela. O autor provavelmente cresceu com muitas meninas em volta dele porque acrescentou detalhes bem críveis a personalidade do trio de irmãs. A típica curiosidade e chatice que toda menina possui uma com a outra e principalmente com meninos.

Um final que fechou bem a história e a introdução ao universo da trilogia além de abrir caminhos muito bons para a história. Henry fica com várias perguntas sem respostas além de ter que lidar com problemas que não foram sua responsabilidade. Leitura rápida, agradável, com descrições pontuadas e que deixa o leitor com mil ideias na cabeça. Na maioria perguntas do tipo “o que, como, onde, quem”. Se você não gosta de livros que dividem muito entre a introdução e futuras tramas é uma pena porque “100 Armários” fica nessa categoria. É uma história fechada focada nas descobertas. Sendo que essas vão levar obrigatoriamente ao próximo livro, a não ser que você não seja nem um pouquinho curioso.

A edição da Rocco está ótima. A fonte é bem agradável e a capa foi mantida do mesmo jeito. O mapa dos armários no início ficou ótimo. O direito de adaptação do livro foi comprado em 2010 pela Beloved Pictures, mas até agora nada. O que é uma pena porque a história ficaria perfeita. Já consigo até imaginar os tons do filme, as cores. Enfim. Leitura mais do que recomendada. Um infantojuvenil que foge da fantasia comum. Um universo repleto de mistérios a serem descobertos. Recomendo a todos. Um quarto com 100 armários e infinitas possibilidades. Você não ficaria curioso? Leia, descubra e se apaixone. Até mais!

Trilogia 100 Armários - N.D. Wilson
1- 100 Armários
2- Fogo de Dente-de-Leão
3- The Chestnut King

22 comentários:

  1. Tem razão de tu ficar doida para ler esse livro. Parece ser um estória riquissima em tudo e adoraria conhecer toda essa riqueza. Já estou curiosa haha Depois dessa resenha só me resta anotar as informações do livro para que quando puder eu o adquiro e não vejo a hora disso acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Vi o lançamento do livro 02 aqui no seu blog e fiquei um pouco curiosa, mas agora superou. Diferente essa história de 100 Armários. Sabe o que imaginei? 100 Armários, em um deles a Terra-Média, em outro a versão do univero de Harry Potter, em outro Nárnia, em outro os Sete Reinos de Graceling, e em outro Westeros e o mundo de A Song of Fire and Ice. Ai sim! Eu queria um sotão desse! Quero ler, vi que está 37 em todas as livrarias acima, por quanto você comprou? Ótima resenha como sempre! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me faz ficar pensando mais ainda nesses armários!
      Sério Terra-Média! Westeros! Nossa, vou acordar dormindo e desmanchar o teto. Hahaha. Obrigada pelo comentário. Então, eu comprei o livro na Siciliano/Saraiva (é a mesma coisa), usando um cupom de 12% mais 5% no boleto. Comprei só ele e sem frete. Paguei 29,50. Espero que consiga porque vale muito a pena.

      Excluir
  3. Ainda não conhecia, mas pelo que eu li na sua resenha, você fez muito bem em comprar esse livro, gostei bastante e vou dar uma olhadinha nos preços, frete pro nordeste em algumas lojas online é um absurdo..
    Mas tem dia que eu até achoo alguns frete gratis perdidos por ai..

    ResponderExcluir
  4. Oi Yasmin,

    Nossa eu sempre tive vontade de ler este livro, mas também acabei nunca comprando. Agora fiquei com muita vontade de ler, nem sabia que já tinha a continuação. Eu quero. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais dessas histórias de outros universos.

    Esse ainda não tinha visto. Mas parece muito bom mesmo, ótima a resenha

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  6. rs... mais um livro curioso para procurar e ler! Tem muita coisa interessante que você posta aqui, dá vontade de ler todos...

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Pra variar, nunca tinha ouvido falar nesse livro. Não tô muito pra fantasia esses dias, mas esse parece muito bom mesmo, e essa capa eu achei muito massa!

    ResponderExcluir
  8. Que enredo interessante! Não conhecia esse livro, mas a sinopse já chama a atenção e sua resenha só reforçou a qualidade da história. Parece ser daqueles que nos levam para muito longe e nem dá vontade de voltar ...

    ResponderExcluir
  9. Yasmin, esse livro deve ser super interessante! Espero ter a oportunidade de ler um dia.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha! Vi o lançamento do segundo aqui no blog e agora com sua resenha fiquei com vontade de ler. Se achar um preço bom... Linda capa e muita boa resenha como sempre ;)

    ResponderExcluir
  11. Apesar da capa linda, não dava muito pelo livro. Não presumi que fosse ruim, mas só que não faria meu gosto. Mas lendo a sua resenha, cheguei à conclusão de que não poderia estar mais enganada. Que história original, gente, ADOREI!! Sei que as chances de eu ler esse livro são pouquíssimas, mas isso não interfere em nada no quanto eu achei essa história mágica. Não consegui não pensar em várias portinhas de Nárnia HAHA E a capa tem TUDO a ver com o livro, mais do que eu podia imaginar, achei genial.

    ResponderExcluir
  12. Parece muito bom e só tinha visto esse livro de relance uma vez na Bienal, mas nem me interessei. Achei que era infantil. A trama parece bem diferente dessas fantasias de hoje e a capa é tão bonita. E tem outra trama que envolve a família? Bem legal para ler em família deve ser. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Adoro uma boa série/trilogia juvenil e essa não conhecia. Nem ligo para quem fala que só leio juvenis, mas desde que Harry Potter acabou ando órfã e lendo de tudo. Adorei a temática diferente e vai para a lista de desejados. :P

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha.. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas assim que li a sinopsia na sua postagem fiquei fascinada pelo o livro e agora estou doida para ler.. =/

    ResponderExcluir
  15. Resenha muito boa, me instigou a ler mais um livro. Gostei bastante do enredo, 100 armários, cada um para um mundo diferente... boa ideia.

    ResponderExcluir
  16. Nem precisava da sua resenha maravilhosa, essa capa sozinha me deu contade de ler...aushaushaush Mas a ideia é muito interessante tb.

    ResponderExcluir
  17. quero ler esse livro...Adorei a história dele e a sua resenha me deixou mais animada. Amo livros YA especialmente se tratarem de fantasia, então esse é um prato cheio... Gostei demais, quero ele.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tinha visto esse livro, gostei bastante da resenha e achei a historia interessante, mas eu amei mesmo foi a capa do livro. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  19. Uau, me intereessei de cara por esse livro, como todo esse mistério envolvendo fantasia ainda. O personagem descobrindo sobre si mesmo, adoreei!

    ResponderExcluir
  20. Já me apaixonei pela história lendo somente a sinopse. Agora lendo sua resenha estou muito querendo ler o livro e ver como se desenrola a trama. A capa é bem legal.

    ResponderExcluir
  21. Só pela capa me chamou muito a atenção, minha curiosidade só aumentou com a sua resenha, que está ótima!
    Morrendo de vontade de ler!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.