02/07/2012

Resenha - O Livro do Cemitério


Nome: O Livro do Cemitério
No Original: The Graveyard Book
Autor (a): Neil Gaiman
Páginas: 336
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor. Ninguém passa a viver no cemitério da colina, adotado por um simpático casal de fantasmas e amado pelos outros moradores do lugar. Um misterioso morador, Silas, assume a responsabilidade de ser o guardião do garoto. Único vivo que mora no cemitério, apesar dos seus hábitos nortunos e habilidades fantásticas, ele é o responsável por trazer comida, livros e tudo que o garoto precisa do mundo terreno dito normal. Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin, desde um pequeno bebê, até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas.

Todo mundo sabe que Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos, top cinco mesmo e que procuro ler tudo o que ele publica. Sendo assim meses atrás quando encontrei esse livro em promoção decidi que era hora de ler "O Livro do Cemitério". Neil Gaiman é um excelente autor, mas consegue se superar quando escreve para "crianças". Entre aspas porque não é apenas para crianças, o foco são elas, mas esse livro é para todas as idades. A ideia é simplesmente genial, a ambientação é perfeita, os personagens são ótimos e a história é muito boa. Depois de terminar o livro só consegui pensar que deve ser chato não é? Ter tantas ideias geniais como Neil Gaiman...

A história de Ninguém Owens quando ele ainda era outra pessoa. Um simples bebê com pai, mãe e uma irmã mais velha. Desde bebê ele gostava de andar, explorar todos os cantos da casa e até mais se os pais não percebessem a tempo. Na noite que ele fugiu do berço e saiu escorregando escada abaixo o bebê não imaginava que estava fugindo da morte. Simplificando: Ele chegou ao cemitério do alto da colina, um velho cemitério desativado e guardado como reserva. Lá foi encontrado por uma simpática fantasma. A senhora Owens, que interferiu a favor do bebê. Eles viram o homem monstruoso que estava tentando entrar no cemitério. Depois de um conselho ficou decido que o bebê ficaria no cemitério. Lá recebeu o nome de Ninguém Owens, filho de Sr. Owens e da Sra. Owens. Foi lhe concedida a Liberdade do Cemitério. Cresceu entre criptas e lápides, aprendeu as coisas com Silas, seu guardião, que cuidava para que ele recebesse comida e tudo que precisasse do mundo exterior. Conheceu a história de cada um dos habitantes do cemitério, e também aprendeu muitas coisas que ninguém jamais sonhou existir. Aquele era o mundo de Nin, mas ele ansiava mais, queria descobrir o que estava além do cemitério. Mas Nin não sabia o que Silas sabia, não fazia ideia que lá fora algo maior e mortal ainda estava a sua procura.

É a partir desse enredo que a história de Nin se desenvolve. Movido pela curiosidade se mete em encrencas, chama a atenção para si e acaba como alvo da mesma caçada de anos antes. A narrativa de Gaiman é imaginativa, com um ritmo cadenciado e observações bem encaixadas. Nin é um menino como outro qualquer, mas com habilidades e possibilidades diferentes. Ele não sabe muito da sua vida antes do cemitério, afinal era só um bebê. Sua família era os Owens, seus amigos os fantasmas. De um modo descompromissado as informações vão se juntando e acomodando até um final perfeito. Senti falta de algumas explicações, mas a trama é muito boa e compensa isso.

As descrições do cemitério e dos personagens são perfeitas. O clima do cemitério faz metade da história, todos os elementos, a forma como são descritos, tudo é inovador. Fiquei com vontade conhecer cada um dos fantasmas. Todos os trezentos, se é que a conta está certa. Queria mais e tem história para mais. Neil Gaiman podia ter feito uma trilogia tranquilo, mas pelo fim isso não vai acontecer. Fiquei muito curiosa com tudo e adorei Nin. É tanta coisa a ser explorada... As formas de magia que o cemitério permitia que o Nin usasse também são bem curiosas e legais. É uma história que flui rápida e funciona como uma história que você imaginaria ter ouvido alguém contar. Algo de contos antigos.

Leitura muito agradável e instigante. Neil Gaiman consegue manter os altos níveis de inovação e criatividade que é comum aos seus livros. Um lugar novo e curioso. A edição da Rocco está perfeita. Fonte boa de ler e as todas as ilustrações foram mantidas. A escolha da capa também foi ótima e sem os famigerados selos de livro premiado. E olha que esse livro ganhou muitos prêmios importantes. O direito de adaptação para o cinema foi comprado pelos estúdios Disney e o filme vai ser dirigido por Henry Selick. Mal posso esperar para ver o filme. É o próprio autor que geralmente transforma seus livros em roteiro, ou seja, é certo que vai ser no mínimo uma adaptação muito boa. Recomendo o livro para todos os que gostam de um bom juvenil, criativo e inovador. Tem mistério, fantasia, suspense e até uma leve pitada de romance. Um ótimo começa para os poucos que ainda não conhecem o autor. Leiam! Até mais!

19 comentários:

  1. É da Rocco? Legal, os 2 livros que tenho do Neil Gaiman são da Conrad... Eu gosto, acho ele muito criativo, as vezes estranho, viajante, mas acima disso muito bom. Deu vontade de ler O livro do Cemitério.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal. Tb gosto muito do Gaiman, mas confesso que li Coraline e me decepcionei. Achei bem fraco. Então esse livro tb terá filme? Gostaria de ver e quem sabe ler.

    abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sou louca para ler esse livro! Quase comprei uma vez, mas acabei desistindo. Hoje estou lendo Lugar Nenhum, também do Neil, e estou adorando! Esse é o próximo na minha wishlist!

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, que legal!! achei bem interessante a história, mais a capa podia ser melhor né?

    Mas o que importa mesmo é o conteúdo ;)

    Bjs, laila.

    ResponderExcluir
  5. A capa dele é linda, linda. a estória um tanto quanto diferente, um bebê no cimitério, gostei bastante, a resenha ficou muito boa. Ainda não li nenhum do Neil Gaima, mas quem sabe daqui uns dia eu não acabo conhecendo a maneira como o autro escreve, assim espero.

    ResponderExcluir
  6. Quero muuuuuuito ler ess livro, preciso dele agoraaaa! Neil Gaiman também é um dos meus autores favoritos, mas li muita pouca coisa dele... Enfim, a resenha está ótima! :)

    ResponderExcluir
  7. Querendo demais ler esse livro, a historia desse ser incrível.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor, só assisti aos filmes de "Coraline" e "Stardust". Fiquei muito curiosa com esse livro, primeiro pela capa, depois pelos prêmios e agora sua resenha. Outro dia achei ele por 26,00 reais e perdi. Ótima resenha, bem entusiasmada e isso é sinal de livro muito bom por aqui. :)

    ResponderExcluir
  9. Está aí um livro que não me chamaria a atenção, a não ser pelo autor. Do Neil só li Stardust e gostei mto. Achei interessante a trama e o desenrolar da história de Nin.
    Neil tem uma narrativa mto envolvente e a edição caprichada da Rocco só ajuda a melhorar a leitura.
    Que bacana que a Disney comprou os direitos. Espero que eles façam um filme à altura do livro.
    Gostei da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da resenha , ainda não tinha ouvido falar nesse autor , mas se tudo que ele escreve for mesmo nessa linha ja vi que vai se tornar um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li Neil Gaiman, que heresia D: Você está sempre tecendo tantos comentários ótimos ao autor que passei de alguém que mal sabia da existência dele para alguém que está louca por uma oportunidade de lê-lo! Livros com ilustrações são sempre tão <3 haha E a capa, que liiinda! Tinha que ser da Rocco, né, sempre com capas ótemas hahaha

    ResponderExcluir
  12. Sobre o que o Neil Gaimam escreve? Nunca li nada dele. Mesmo que ele escreva bem, o conteúdo do livro me leva à repeli-lo, por evitar temas ocultistas em livros.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Embora alguns não gostem dele, esse livro se tornou um dos meus favoritos. Recomendo para todos!!!

    bjs Cah

    ResponderExcluir
  14. Gente, eu chorei tanto lendo esse livro...sem noção de bom! E eu tb fiquei com mega vontade de conhecer os fantasmas...hehe

    ResponderExcluir
  15. Livros para criança tendo como título um cemitério, adorei, sério. Bem a cara do autor, gosto muito dele.
    A trama bem misteriosa, num universo aterrorizante, personagens super incrível. O autor é estranho, surreal e os livros o acompanham. Adorável.

    ResponderExcluir
  16. Livros para criança tendo como título um cemitério, adorei, sério. Bem a cara do autor, gosto muito dele.
    A trama bem misteriosa, num universo aterrorizante, personagens super incrível. O autor é estranho, surreal e os livros o acompanham. Adorável.

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma graça, esse livro. A capa linda e a história interessante..rs

    Quero conhecer a história do bebê que foi parar no cemitério.

    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas esse livro me parece uma ótima forma de começar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  18. Eu achei esse livro no skoob, e gostei muito da sinopse.
    Isso de o menino ter crescido em um cemitério é bem diferente de tudo que já li(derr)
    e isso de certa forma te faz ter vontade de ler o livro
    Nunca li um livro do autor, com certeza agora está na fila haha

    ResponderExcluir
  19. Acho que ainda não li nada de Neil Gaiman, pois não me lembro desse autor. Ler sua resenha foi um prazer e tomei conhecimento desse livro e desse autor. Gostei da história e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.