14/07/2012

Resenha - O Clã dos Magos


Nome: O Clã dos Magos
No Original: The Magicians' Guild
Autor (a): Trudi Canavan
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Desde que o lançamento foi anunciado fiquei ansiosa para ler porque tive a impressão do livro ser parecido com "Estudos Sobre Veneno", que está entre os meus favoritos. Não estava enganada, a história narrada por Trudi Canavan é muito boa e a forma como ela construiu seu universo é bem criativa. Uma magia madura, uma trama a primeira vista simples que ao longo do livro ganhou complexidade e promete bastante nos próximos volumes. Um livro que só não entrou para a lista de favoritos por causa de um pequeno e irritante detalhe.

Imardin é uma cidade dentro de muralhas. Nos círculos centrais encontra-se o palácio do rei, casas reais e o Clã dos Magos. Nos círculos da borda as pequenas casas de comerciantes e pensões. As pessoas que moram nessa parte da cidade não são ricas, mas vivem bem. Há mais de 200 anos após um terrível inverno que varreu as áreas rurais o antigo rei ordenou que os magos promovessem uma purificação para limpar a cidade. Milhares de pessoas que haviam vindo do campo foram despejadas e assim nasceram as favelas. Os anos passaram, mas rei após rei a cerimônia de Purificação continuou. Sonea e os tios mudaram das favelas para a cidade anos atrás. Com os serviços que sua tia fazia conseguiam viver em uma pensão. Tudo ia bem até que a família dela foi uma das expulsas da cidade. Milhares de famílias se aglomeravam rumo às favelas. Sonea estava irritada com os Magos por participar desse horror, fora os milhares de boatos que conhecia sobre eles. Ela não imaginou que a pedra atravessaria o escudo, como também não imaginou que usaria magia. Sonea estava atônita e só teve tempo de fugir. O Clã inteiro estava atrás dela e ela não ia ser pega assim tão facilmente.

Essa é a premissa do enredo e a partir da fuga de Sonea o universo vai se construindo pouco a pouco. A história serve como uma apresentação muito bem elaborada de personagens, de contexto e do mundo onde se passa a história. A narrativa é muito boa, consegue ser leve, informativa e com detalhes dosados de acordo com a parte. Uma coisa que nem todo mundo vai gostar é o ritmo que a autora escolheu para entregar detalhes da história daquele mundo e da magia. Grande parte do livro é dividida entre o lado de Sonea sendo caçada e o dos Magos nessa caçada. Nesse meio tempo pouco da história do Clã, da magia e do reino é contada. Só recebemos algumas informações a partir do momento que Sonea é capturada.

O porém da narração fica por conta das abreviações e gírias que a autora optou por usar para diferenciar os moradores das favelas. No começo achei que seria algo mais sutil, nada contra um "cê" aqui e outro ali, mas a quantidade e variedade aumentou muito, tornando alguns diálogos ruins de ler. Chegou um ponto que estava lendo sem elas, visto que muitas eram dispensáveis na frase. A sorte é que isso foi compensado com bons personagens e uma boa história. Os personagens centrais são todos interessantes. Sonea é uma garota inteligente e arisca, que aposto tem segredos no passado importante para a trama central. Aliás, o final foi inesperado. Nem estava lembrando me daquela cena e a autora surpreendeu ao dar seu sentido justo no final.

A leitura é rápida, prende até o fim com uma história mais voltada para a apresentação. Uma mistura de suspense, ação e com magia de plano de fundo. A autora retratou de maneira crível o elitismo, as diferenças sociais e conseguiu dar uma face nova a magia. Não foram muitas informações, mas o suficiente para eu ficar curiosa em descobrir mais sobre como ela funciona nesse mundo. Lembrando que esse livro é de 2001, bem antes da chuva de livros de magia. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte muito boa de ler. Gostei do tom que deram ao fundo da capa, melhor do que o branco da original. A história daria um bom filme, mais maduro do que uma simples aventura, contudo não encontrei notícias sobre adaptação em lugar nenhum. Recomendado para todos que gostam de uma boa trilogia juvenil com ação, pitadas de romance e uma fantasia mais suave. Leiam! Até mais!

Trilogia do Mago Negro - Trudi Canavan
1- O Clã dos Magos
2- A Aprendiz
3- O Lorde Supremo

36 comentários:

  1. Estava bastante curiosa para ver a sua resenha, como havia dito no post anterior. Pela resenha o livro me pareceu tudo aquivo que eu imaginava, não vejo a hora de por minhas mãos no meu exemplar, fiquei bastante interessada nele quando soube do lançamento, agora com a sua resenha... preciso adquiri-lo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha como sempre! Quando vi esse lançamento da Novo Conceito fiquei curiosa porque eles não tinham nada de fantasia no catálogo, mas parece muito bom. O melhor é que esse eu posso comprar e até ganhar o kit quem sabe. Fantasia geralmente é caro e esse ai não. Animei a ler. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Desde que a NC anunciou o lançamento estou querendo muito ler esse livro! Só espero que não demore muito pra lançar os próximos, já que a trilogia já foi toda publicada lá fora...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Thaissa ai em cima, fiquei animada porque sendo Novo Conceito eu poderia ler. Sua resenha esclareceu algumas coisas e adicionarei ele na lista de desejados. Vamos ver se encontro uma boa trilogia. Muito boa resenha, clara como sempre. =) Aguardarei a promo para decidir comprar!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! achei o livro muito interessante, talvez eu leia ;)

    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  6. Estou com muita vontade de ler esse livro, não sabia que ele era de 2001, só me deixou ainda mais curiosa. Também gostei da cor da capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Wow, gostei. Só um pouco desanimado porque é série, mas é trilogia. E já que não é algo tãão novo, me deu mais vontade de ler. A resenha está ótima, até aumentou as minhas expectativas para o livro. Que cena é essa que é relembrada o final? o_O Só lendo mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Não me encantei pela história. Na verdade, quem quer ler esse livro é meu marido.^^

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é incrível? Como sua resenha deixa o livro interessante. Que é interessante, deve ser, mas o problema é que envolve magia, feitiçaria, algo que eu não costumo ler, não me é conveniente.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou completamente louca para ler esse livro! *o*

    Abraços,

    Rafa-@EuMaisLivros
    http://blogeumaislivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Estou bastante curioso com esse livro, deve ser uma ótima leitura.
    Adorei a resenha, parabéns. Adoro essa capa, muito bonita.

    ResponderExcluir
  12. Eu to bem curiosa pra ler esse livro desde que foi lançado.
    A história parece ser bem diferente!
    Eu desanimei um pouco porque estava lendo resenhas não tão positivas, por haver enrolação demais.
    Que bom que vc diz que a leitura flui bem, voltei a me empolgar! Finais surpreendentes sempre me deixam mais curiosa ainda pra ler.
    Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  13. Nossa to tão doida pra ler esse livro logo que lançou eu achei a capa liiindaaa, muita expectativa acho que vou adorar sua resenha foi bem esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa to tão doida pra ler esse livro logo que lançou eu achei a capa liiindaaa, muita expectativa acho que vou adorar sua resenha foi bem esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa to doida por esse livro desde que lançou eu achei a capa liindaaa a historia me chama bastante atenção acho que vou amar esse livro to com muita expectativa em ler. sua resenha foi esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Quero muito saber o destino dessa maga atrapalhada!^^ O livro me parece muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Interessante... Aguardando para ler o livro e ter uma opinião mais profunda...

    ResponderExcluir
  18. A história parece ótima, fiquei curiosa sobre o porque de Sonea ter poderes...

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser bem interessante, fato de falar de magia me encantou logo e uma maga que não controla seus poderes e esta a solta parece bem legal. Livros que se passam em ambientes de magia.

    ResponderExcluir
  20. Estou super anciosa pare ler esse livro ! Ja vi muitos comentarios bons ssobre esse livro e a sua resenha me deixa com uma boa emprensão sobre esse livro !

    ResponderExcluir
  21. Bela resenha. A sinopse é um pouco intrigante, a capa é linda e o título é bem maneiro. Abreviações? Que estranho! Deve dar agonia. O livro parece ser bom!

    ResponderExcluir
  22. mais uma trilogia de fantasia!! Esse segmento só cresce, mas enfim.

    ResponderExcluir
  23. Estou louca para ler este livro. Amo livros de fantasia, magia e afins. Só vejo resenhas positivas sobre este livro e fico cada dia mais ansiosa. Já está na minha lista de desejados. rs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Oi..

    Gostei muito da sua resenha,pois, a maneira que tu fez ela me deixou louca para ler esse livro.. E espero ganhar a sua promoção para matar a minha sede desse livro... Bjinhos =/

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da sua resenha se antes dela eu já queria ler esse livro após a sua resenha ler esse virou uma necessidade, uma questão de vida ou morte... Pois, amei o livro e é tudo o que eu esperava dele e mais um pouco.. =/

    ResponderExcluir
  26. Faz tempo já que estou afim de ler este livro.
    Sou viciada demais nessas coisas de magos, e organizações secretas que escondem alguma coisa misteriosa demais para vir atona.
    Adorei a sua resenha, e quero saber logo o que Sonea vai fazer em relação aos seus poderes kkk
    bjim

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros sobre clãs e sobrenatural. Não achei que o livro fosse tudo isso, principalmente por ser o primeiro da trilogia. Normalmente quando o autor desenvolve um mundo novo, o primeiro livro da serie sempre fica com um tom "informativo" sobre personagens, lugares e palavras novas que fazem parte do mundo novo criado. O livro parece ótimo e com certeza esta em minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  28. Oi...

    Adorei a sua resenha.. Sou fascinada por livros que abordam o tema sobrenatural e rezo para ganhar para poder ler esse livro maravilhoso...

    ResponderExcluir
  29. Mal posso esperar para pôr minhas mãos em um exemplar deste livro. Minha irmã já havia comentado sobre ele. Não demonstrei muito interesse na hora, porém, realmente desejo lê-lo agora.

    ResponderExcluir
  30. Quero muito ler, cadê o tempo, Meu Deus???? Aliás, preciso muito ler Estudos sobre venenno tb, parece muito interessantee o tipo de coisa que eu gostaria de ler. Fiquei meio assim pelo que vc falou das gírias, isso me incomoda bastante, mas dá pra pular, né?

    ResponderExcluir
  31. Uau, esse livro é de 2001? Nossa.
    Eu tbm gostei desse livro pelo mesmo motivo, pela autora ter trazido bem a tona as diferenças sociais, por ter inventando um novo modo de usar a magia e ser suave.

    ResponderExcluir
  32. Eu li Clã dos Magos e gostei muito, porém em alguns momentos as transcrições dos diálogos, excessivamente informais e cheios de gíria me irritaram um pouco. E me confundi profundamente nos nomes, até boa parte do livro.

    Fora isso, o livro é ótimo e tem bastante ação e ficamos curiosos pela sequencia. Que venha A Aprendiz!!!

    Por falar em A Aprendiz, você gostou da capa? Eu odeiei

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  33. Incrivel . Sempre que via esse livro , eu achava que ia destetá-lo e ele seria cansativo e coisa e tal . Mas sua resenha mudou minha mente , O Clã dos Magos , quero mttttttt conhecer essa história !

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho o primeiro livro aqui e estou me enrolando a um bom tempo para le lo, e agora estava procurando uma resenha pra me inspirar a começar a leitura rs.
    Me parece ser um livro bem escrito, o que ja ajuda bastante.
    Uma pena neste não ter tanta magia e coisas do tipo, mas sendo o primeiro livro da serie faz sentido, ela ainda estava nos introduzindo neste universo, vou começar a leitura do livro hoje, espero gostar, beijos.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Sou proprietário do blog Bravura Literária.
    Tenho essa trilogia da Trudi, e não me convenceu muito... Achei que faltaram partes de ação.

    Bom, apesar de eu não ter gostado tanto assim do livro, gostei do modo como você resenha =)

    Me visita lá, sou novo ainda haha

    bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.