14/07/2012

Pesquisa de Público - Comentário


Olá! Demorou mais do que imaginava, mas aqui estou com todos os dados da pesquisa arrumados. E como menos é mais decidi publicar tudo aqui da maneira mais simples e eficaz, do contrário levaria até segunda arrumando as mais de trinta imagens de gráficos com os resultados. Confesso que não estou surpresa com os resultados. A maioria do que vocês falaram já estava martelando na minha cabeça. Quem acompanha o blog desde o começa percebeu que mudei a ordem das postagens. Antes era coluna e resenha equilibrado, mas mudei isso no começo do ano porque notei que os leitores sentiam falta de resenhas. Porém parece que esse sentimento mudou novamente. Eu já desconfiava disso e agora obtive certeza. Essa e outras questões ficaram mais claras e a partir de hoje espero trazer o blog mais para perto do que todo mundo deseja. Vamos ao resultado, lembrando que a porcentagem foi calculada sobre o número de respostas:

As perguntas foram colocadas na pesquisa para que pudesse entender melhor o que vocês gostam, o que vocês esperam e o que vocês desejam no blog. É bem interessante a maioria dos resultados. Vou tentar comentar de maneira breve e clara os mais importantes.

40% dos leitores desejam resenha em um dia e coluna em outro.
40% dos leitores desejam uma resenha e uma coluna por dia. 
20% ficam dividido nas outras opções.
 
Essa é uma questão difícil que bate em outra pergunta, o número de postagens diárias que os leitores desejam. Muita gente adora e até reclama dos dias que não consigo postar duas vezes. Algumas pessoas comentaram que o diferencial do blog era as duas postagens diárias e o número de colunas. Ou seja, o blog está perdendo o diferencial. Sendo assim fica decidido que:
 
Serão no mínimo 4 resenhas por semana.Nos dias de resenha vai ao ar a resenha mais uma coluna e no dia de coluna vai ao ar a coluna mais outra postagem, podendo ser entrevista, promoção ou novidades e lançamentos. Para continuar vamos a última questão de interesse a ser debatida:

30% responderam que desejam mais colunas novas.
25% desejam mais resenhas
23% desejam mais colunas.
20% desejam mais desafios.
2% desejam mais entrevistas e promoções.

É o que eu disse no começo da postagem. Voltando as origens então. Se é para felicidade geral de todos eu voltarei a investir nas colunas, mas antes tenho que deixar claro algumas coisas. A coluna "Capas pelo Mundo" e a coluna "Em Capas" são duas que necessitam de temas. Nem sempre é fácil encontrar um livro publicado em um número de países que vale a pena juntar para postar na capas pelo mundo. Não faz sentido pegar apenas cinco países certo? Já a outra precisa de temas especifícos e não sei se vocês gostariam de temas mais genéricos. Vou tentar ambos e ver se funciona, mas não prometo nada. Enfim. 
 
Fica decidido que as seguintes colunas vão ao ar com no máximo uma semana de intervalo entre as edições: "Capas vs Filmes, Dicas, Capas pelo Mundo, Em Capas, Entrevistas, Lista de Desejos, Você Decide, Listas e Vale A Pena Ler de Novo". Além dessas começa a ir ao ar essa semana colunas novas, que se aprovadas continuarão no ar. As colunas padrões ficam sendo: "Novidades e Lançamentos" e "Caixa Postal". A primeira vai aparecer assim que surgir as novidades podendo ir ao ar junto com as postagens do dia, mas nunca no lugar delas. E a segunda vai aparecer todo sábado, sempre que receber livros novos, mesmo que um só. Agora vamos as perguntas simples, de censo ou curiosidade:
 
Sexo:
80% é do sexo feminino.
20% é do sexo masculino.

Idade:
40% tem entre 15 e 18 anos.
30% tem entre 23 e 26 anos.
14% tem menos de 14 anos.
11% tem entre 19 e 22 anos.
5% tem mais de 27 anos.

Frequência de visitas:
32%  Três a quatro visitas por semana.
29%  Sete a mais visitas por semana.
24% Uma a duas visitas por semana.
15% Cinco a seis visitas por semana.

Comentários:
70% dos leitores comentam apenas nas postagens que interessam.
27% dos leitores comentam em todas as postagens.
3% dos leitores comentam apenas em promoções.

O blog foi descoberto na maioria das vezes através:
De um tweet no perfil de amigos, através de busca do google, das promoções "Escolha Seu Livro" e através da página de blogs parceiros em outros blogs.

Editoras que os leitores mais querem de parceira do blog, respectivamente: 
Intrínseca, Rocco, Galera, Record, Record, iD, Suma de Letras, Bertrand Brasil, LeYa, Cosac Naify e Aleph.
 
Gêneros mais citado como favorito: 
Romance, fantasia, sobrenatural, policial, romance histórico, distopia e clássicos. 
 
Editora que os leitores mais tem livro:
Intrínseca, depois Novo Conceito e em terceiro Galera Record.
 
Variados:
A Novo Conceito foi a mais citada pela atenção com os blogueiros e leitores, além de ser a mais notada pelos leitores na blogosfera no geral.
A Rocco foi a mais citada no quesito preços altos. Muitos participantes citaram que apesar de gostar e desejar ler muito dos títulos publicados pela editora não o faz por causa dos preços.
Meio a meio: Está equilibrado o número de leitores que acham que a variedade de livros está boa em relação aos outros blogs e o número de leitores que quer diminuir o número de séries e trilogias.

Tudo explicado? A outra parte da pesquisa é mais técnica. Perguntas que não tem como eu publicar aqui o resultado, do contrário a postagem ficaria maior do que já está. Quando tiver um tempo vou colocar a pesquisa inteira em uma página. Assim fica lá para quem tiver curiosidade de conhecer com mais detalhes o blog. Espero que esteja tudo claro. Espero comentários com opiniões. Quero saber de tudo. Vou encerrar aqui e terminar a resenha de "O Clã dos Magos". Se notaram erros ou sentirem falta de algo deixa nos comentários que atualizarei a postagem assim que ver. Até mais!

16 comentários:

  1. Fiquei uns dias sem entrar pq meu filhote tava mal... Sem tempo nem de respirar...
    Vou torcer pelas novas parcerias! E continuar desejando sucesso ao blog, que eu adoro.

    ResponderExcluir
  2. Entre aqui tem pouco mais de 2 meses e adoro! Muito mesmo, respondi a pesquisa e gostei do comentário. Por mim tá bom e quanto mais coluna vier melhor! Vou ficar esperando. =) E torcer pelas parcerias! Sucesso e bjo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do blog e voltei a ler mais graças a ele sabe, vou adorar a volta de algumas colunas e desejo mesmo que você poste mais resenhas de romances, chick-lit e dê uma maneirada na fantasia. :x Fui sincera, desculpa, mas é que nem sempre dá para acompanhar as séries. Romance avulso fica mais fácil. :D Ótima postagem e adoro mesmo o blog, espero que não leve a mal o comentário. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Também te acho muito viciada em fantasia e acho sinceramente que esse não é o foco da maioria de seus leitores.

    ResponderExcluir
  5. Então... Eu levo em consideração que a Yasmin ama fantasias, ja sei disso faz tempo, haha. E ainda assim tem uma ou outra resenha de generos diferentes. Mas como eu disse na ultima resenha que comentei, também gostaria de ler mais resenhas de romances, que é meu genero favorito. Mas eu não acho ruim, pra mim é como um referencia, sabe?! Sei que se eu quiser uma boa fantasia é so entrar aqui e procurar. Como sei que no blog "x" vou encontrar ótimas resenhas de romances de banca. Acho que isso é a identidade do blog.

    Mas e ai Yasmin, vai se aventurar num chick-lit??? hehe

    ResponderExcluir
  6. A pesquisa deu um resultado bastante interessante, gostei do que vi nos resultados. Assim da pra saber e muito onde modificar. E sobre algum erro na postagem. "Serão no mínimo 4 resenhas por semana.(Faltou espaço aqui)Nos dias de resenha..." Vou aguardar pela resenha de O Clã dos Magos estou bastante curiosa para ver sua opinião. Até.

    ResponderExcluir
  7. Resultados interessantes, hehehe :)

    Gosto muito do seu blog, continue assim ;)


    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  8. Acho que um dos diferenciais do blog são as resenhas. Realmente há mais fantasia do que qualquer outro gênero, o que é comum, levando em conta que esse é seu gênero favorito (eu acho né haha), mas a diversidade de títulos é muito grande. Vejo resenhas aqui o tempo todo de livros que parecem muito bons e que eu sequer tinha ideia de que existiam e acho isso o máximo. Achei muito legal a pesquisa e percebi que grande parte das minhas respostas está junto com a maioria hahaha

    ResponderExcluir
  9. Muito legal da sua parte querer saber a opinião dos leitores do blog e se preocupar em dar o resultado dela! Eu adoro o seu blog, as resenhas são muito boas, a variedade de livros é muito grande e também o layout é bonito e agradável de ler. Me identifico bastante com o seu gosto literário e por isso é o blog que mais acompanho e participo.
    Entendo que você queira adaptar o blog pra que as pessoas participem mais, mas não deve deixar de ler o que gosta. Afinal o blog tem um número grande de postagens, então variedade de gêneros é o que não falta apesar de você ler mais fantasias. Inclusive muitas pessoas já comentaram que estão mais numa fase policial ou romance ou o que for... além disso, ninguém consegue ler e resenhar todos os livros que todos querem ler, e por isso tem uma infinidade de blogs por aí!
    E acho que a coluna 'Você Decide' está aí pra isso, pras pessoas darem sua opinião em que livro querem ver resenhado aqui dentre os quais você quer ler.

    ResponderExcluir
  10. Acho que vocÊ está se prendendo muito as outros ao invés do que você realmente acha melhor pra você ;)

    ResponderExcluir
  11. Muito interessantes esses resultados. Até que não me surpreendem muito não hahaha Que eles te ajudem a tornar o blog ainda mais legal do que é.
    Bom, não pude deixar de notar os comentários sobre o gênero fantasia. Olha, vou aproveitar e fazer coro. Você capricha mesmo nesse gênero HAHAHAHAHAHAHAH É bom variar e não falo isso só porque detesto fantasia não, JURO HAHAHAHAHAHAAH Também não precisa ficar só no romance não, né? Poderia investir ainda mais em suspense, terror, clássicos, policiais, etc. Ainda que você não seja muito fã de certos estilos, seria uma boa tentar. Quem tem blog literário precisa se arriscar. Seria uma boa se você conseguisse para seu blog a variedade de gêneros que a gente não costuma ver nos blogs literários por aí. Certeza que você está quase lá.

    ResponderExcluir
  12. Acabei não respondendo... mas que bom que vai voltar com algumas colunas. Acho que é o diferencial dos blogs, já que resenha todo mundo faz.
    Acho que tu lê bastante séries e fantasia sim, mas não vejo isso como um problema. Querendo ou não, é meio que uma característica do teu blog. Como tu vai ter um número grande de resenhas por semana, acho que dá para mesclar bem: uma série, uma fantasia, um romance e um suspense, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma inveja boa (hahaha) do tanto que você consegue pra esse blog. Ele é ótimo!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. E quanto à fantasia, acho que vc deve sim se aventurar de vez em quando por outras águas, mas vc tem sua personalidade e suas preferências, ñ deve esquecer. É isso que torna seu blog único ; )

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto bastante do Capas Pelo Mundo, é bem diferente, quase nenhum blog faz. E as promo são incríveis aqui.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.