28/07/2012

Dicas #19 - Contos

Oi! Como vai o sábado? Desculpe a demora, mas perdi um tempão atrás de um livro e não consegui encontrar em lugar nenhum! A edição antiga está esgotada porque foi publicada por uma editora pequena. E todos os usados que encontrei estão abusivamente caros. Não sei o que vou fazer, mas vou conseguir! E é dessa história que o tema dessa edição do "Dicas" saiu. Nem todo mundo gosta de ler, ou melhor, comprar livros de contos, mas depois de conhecer os contos de Neil Gaiman passei a gostar e a caçar contos. Quem aqui nunca ouviu falar dos contos dos irmãos Grimm? Ou dos contos de Hans Christian Andersen? Apesar de até hoje não ter saído uma edição completa desses contos aqui no Brasil todo mundo conhece. Mas vamos deixar de conversa. O livro que me deu a ideia aparece em primeiro na lista. Vamos a ela:

Fumaça e Espelhos
Neil Gaiman
304 páginas
Dos 31 contos  que compõem Fumaça e espelhos, são poucos os que não surpreendem de cara pelas idéias. E os que não chamam atenção nas primeiras linhas geram várias surpresas posteriores, pois você nunca sabe se aquele jovem pacato é um lobisomem ou se o heróico narrador do conto é o assassino. Ou mesmo o assassinado. Há desde a sua conhecida predileção por terror fantástico e magia até um conto erótico. Um elemento, porém, une todos os textos: seu vínculo com a tradição. Fumaça e espelhos é uma coletânea de textos que Neil Gaiman escreveu nas décadas de 80 e 90. Na categoria (...)
103 Contos de Fadas
Angela Carter
504 páginas 
Todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares. Escritas em uma época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras. Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos (...)

Ruas Estranhas
George R.R. Martin & Outros
496 páginas
Uma coleção de 16 histórias fantásticas urbanas onde George R.R. Martin e Dozois se  reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris, Conn Iggulden, Glen Cook, Patricia Briggs, Diana Gabaldon e outros autores de destaque. Nessas histórias nascidas da imaginação de escritores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos. Cuidado! O perigo está ao final de cada esquina (...)
Os Contos de Beedle, O Bardo 
J.K. Rowling
132 páginas
Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas. Enquanto nos livros (...)
Pesadelos e Paisagens Noturnas
Stephen King
572 páginas
Aqui está minha mão. Agora vamos. Conheço bem o caminho. Tudo que você precisa fazer é segurar firme... e acreditar. O convite está feito. Segure o fôlego e mergulhe neste universo macabro e fascinante do grande mestre do terror. Livro em dois volumes. Histórias "muito estranhas", escritas em diferentes épocas. A coletânea traz autênticas curiosidades. Como um relato de Sherlock Holmes no qual o dr. Watson se adianta para solucionar um caso. King conduz o leitor ao mais sobrenatural dos mundos. Leva-nos a acreditar piamente nesse seu universo, onde dedos que saem para fora do ralo (...)
Coisas Fragéis
Neil Gaiman
376 páginas
Em Coisas Frágeis, Gaiman mostra que seu talento como contador de histórias funciona perfeitamente no reino das narrativas curtas. Neil Gaiman escreve com desenvoltura sobre os mais diversos universos - sejam criados por outros autores, com contos que aludem aos mundos de Sherlock Holmes, Matrix e Nárnia, quanto seus próprios, como no conto que tem como protagonista o personagem Shadow, de Deuses Americanos. Os nove contos de Coisas Frágeis trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica, combinando o Sherlock (...)
Poderia citar vários outros como "Contos Inacabados" de Tolkien, que não tem só contos, mas que vale como livro de histórias diversas. Para quem procura algo mais atual tem ainda as coletâneas da série "Infernais" lançado aqui no Brasil pela Galera Record e que agora saiu em kit, os três primeiros livros juntos. Lá fora já virou tradição livro de contos, tanto como acompanhamento de séries e trilogias como apenas contos. Por ex. tem um que eu gostaria muito que fosse lançado aqui que é uma reunião de contos sobre bullying. Onde autores famosos contam suas próprias histórias, vítimas ou não, em forma de conto. Espero que essa onda chegue por aqui. Contos é uma boa pedida para quem quer uma leitura mais leve em semanas que estamos cansados ou sem tempo. Ou em alguns casos uma ótima maneira de continuar no universo de uma série já encerrada. Enfim. Espero que aproveitem as dicas! Ah! Tem resenha de Coisas Frágeis aqui no blog. Vou ficando por aqui. Até mais!

14 comentários:

  1. Adorei as dicas! Infelizmente eu li so um livro de contos, Coisas Frageis do Neil Gaiman, e gostei, mais de uns que de outros, acho ele super malucos, rs. Ainda não comprei Coisas Frageis 2, mas quero também. É uma pena o livro que você quer estar esgotado e outras edições caras demais.

    ResponderExcluir
  2. Assim que vi o link desse post no twitter podia apostar que teria pelo menos um livro do Neil Gaiman HAHAHA Desses da lista, eu só li Os Contos de Beedle, O Bardo, que eu adoreeeiii <3 Tenho muita vontade de ler Coisas Frágeis, uma vontade que começou antes de eu saber sobre o que era o livro e que era do Neil. Tudo culpa da capa. Acho lindíssima! Li o primeiro da série Infernais que você disse, o das Formaturas e... não gostei muito, não.

    ResponderExcluir
  3. Legais suas dicas, mas não tenho costume de ler contos. Quem sabe um dia? Gostaria de ler Os Contos dos Irmãos Grimm...
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito boas essas dicas, não leio muitos livros de contos , mais estou interessado por alguns desses ai de cima.

    ResponderExcluir
  5. Desde que ganhei vários livros de contos, isso faz alguns mêses, estou adquirindo o gosto por ler contos, gostava de lê-los antes, mas não me sentia motivada por mim mesma. As dicas de hoje, ou melhor de ontem... enfim foram ótimas e espero com essas dicas aprecio ainda mais os livros de contos.

    ResponderExcluir
  6. Curti a lista! Desde que terminei de ler HP e as Relíquias da Morte estou louca para ler Os Contos de Beedle, o Bardo. A capa é linda, e os contos devem ser ótimos.
    Também quero ler Ruas Estranhas e Fumaças E Espelhos. Ah, li a sinopse do Pesadelos e Paisagens Noturnas, e gostei. Achei bem intrigante, fiquei curiosa até, mas não curto muito livros de terror :s Mas né, quem sabe..

    Doces Sapatos de Veludo

    ResponderExcluir
  7. Legal!
    Não me interessei por Coisas Frágeis...

    Bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Oii, não sou muito fã de contos, mas minha irmã tem o livro Os Contos de Beedle, O Bardo ela me fez ler, e eu gostei bastante...
    Adorei o post, quem sabe não me interesso por algum desses livros..
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Dentre todos listados, só não me interessei por... os Contos de Beedle o bardo. Isso porque já tenho. Todos os outros já ouvi falar, menos o Pesadelos e Paisagens Noturnas e 103 Contos de Fada. Contos são especialmente legais, e adoro ler de vez em quando. Agora mesmo acabei de terminar mais um! Sério...

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho Os Contos de Beedle, o Bardo, mas ainda não li. Gosto de contos apesar de não ler com muita frequência...
    Uma vez você comentou que estava procurando um livro com a obra completa dos irmãos Grimm. Eu tenho um livro antigo, só que não vi mais pra vender, imagino que só usado. Mas outro dia encontrei na Cultura um de capa dura em alemão com todos os contos e não estava caro, em torno de 35 reais!

    ResponderExcluir
  11. Não leio muito contos e adorei as dicas. Gostei dos três primeiros. Quase comprei o último, e quem sabe um dia animo a comprá-lo. O problema é que sempre minha lista aumenta e livros assim acabam passando. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Neil Gaiman: Meu ídolo.
    Eu tenho os Contos do Beedle, owwnnn...

    ResponderExcluir
  13. Quero ler os do Neil Gaiman. São fantásticos gente.

    ResponderExcluir
  14. Ruas Estranhas parece maravilhoso. Também gostei bastante do Pesadelos e Paisagens Noturnas. Coisas Frágeis não quero ler. Tenho um problema enorme com essa capa, me dá uma sensação horrorosa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.