25/06/2012

Resenha - O Temor do Sábio


Nome: O Temor do Sábio
No Original: The Wise Man's Fear
Autor (a): Patrick Rothfuss
Páginas: 960
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.

Quando li o primeiro livro tive certa dificuldade em me adaptar ao ritmo e a rotina do personagem que deixava a história densa e por vezes cansativa, mas ao término do livro estava encantada com a história. De várias formas a história criada por Patrick Rothfuss me encantou e conquistou, portanto estava ansiosa para ler o próximo livro. 960 páginas. Pensei bastante e acabei recebendo através da parceria, porque assim eu teria de lê-lo o quanto antes. A história de Kvothe segue no mesmo modelo, mas nesse volume começamos a vislumbrar o rumo que a história vai tomar e conhecemos muito mais do universo onde a história de passa.

O segundo dia de narração começa com Kvothe prestes a começar um novo semestre na Universidade, ele continua na mesma situação de sempre. Com pouco dinheiro no bolso ele espera uma taxa baixa para poder ficar na Universidade. Tocando a troco de comida e quarto na taberna do Anker consegue alguns talentos com sua música, o mesmo acontece quando toca na Eólica. Ambrose pode ter arruinado sua chance de ter um mecenas, mas ele ainda acha quem pague por sua música. Para complementar a renda ele ainda realiza trabalhos na Ficaria. O semestre começou bem e ele conseguiu uma vaga nas sonhadas aulas de Elodin, mestre nomeador. De quebra ainda teve sua banição do Arquivo revogada e agora pode perder horas a fio em um mar de livros. Ele ainda não desistiu de encontrar informações sobre o Chandriano e os Amyr.

Após mais uma confusão com Ambrose seus amigos Simmon, Willen e Manet o aconselham a passar um semestre longe da Universidade, como o próprio Ambrose está fazendo. Assim através de Threipe, um amigo nobre, consegue um cargo em Vintas. Vai trabalhar para o maer Alveron. A 1600 km da Universidade Kvothe vai conhecer o mundo e tentar encontrar as respostas que não consegue achar no Arquivo. Em Vintas se envolve rapidamente nos jogos da política e da sociedade. Após salvar a vida do maer conquista em definitivo sua confiança e é enviado para a floresta com um grupo de mercenários em busca de um bando de ladrões. Nessa viagem conquista a amizade do ademriano Tempi, com ele aprende sua misteriosa língua e sua arte secreta de combate. Na volta para casa encontra Feluriana, ser encantado que jamais deixou um homem retornar, e quando retornavam estavam loucos. Quando retorna Kvothe parte em uma jornada com Tempi para Ademre onde finalmente encontrará uma luz de conhecimento sobre o Chandriano.

O livro é imenso e não dá para descrever uma trama central. Lembrando que temos o Kvothe atual narrando seu passado. É uma narrativa complexa, repleta de informações e detalhes. Na Universidade não acompanhamos apenas uma trama envolvendo Kvothe, mas várias sendo que no meio disso conhecemos várias histórias do mundo criado pelo autor. Durante a história o autor narra em detalhes algumas das aulas de Kvothe tem e assim aprendemos mais como a simpatia (magia) funciona, aprendemos sobre os diversos povos, etc. A história ganha um ritmo mais interessante e gostei mais da relação de amizade de Simmon, Willen e Kvothe. Os três juntos são engraçados e apesar de serem tão diferentes ficam perfeitos juntos.

Apeguei-me ao protagonista e muitas vezes tive vontade de bater nele para deixar de ser tão tonto. Ele sempre quer se virar sozinho ao invés de contar com os amigos quando o assunto é a falta de dinheiro e quase se meteu em uma enrascada por causa disso. O personagem tem outro lado que me é estranho, não sei se gosto ou desgosto, mas às vezes irrita. Ele é pretensioso e não sei se isso é involuntário. O que acontece é que para quem virou uma lenda do próprio tempo Kvothe age muitas vezes de maneira, vamos dizer estúpida, apesar de não ser a palavra certa para o que quero descrever. Talvez seja o fato de ele ter crescido sozinho, órfão e sempre com a ideia de acabar com o Chandriano. Tem algo nele que não casa com a imagem que ele passa e Elodin viu isso. Com o passar do livro temos um Kvothe ainda muito jovem, mas maduro.

Espero mais um tempo de sossego na Universidade. Odeio quando o Ambrose aparece e não é porque ele inferniza Kvothe. O problema é o personagem ser extremamente chato. Adoro a parte da história que acontece lá e quero mais daquela parte. Com os acontecimentos finais não sei o que esperar para o último livro. Provavelmente vai ser um livro imenso. Algo para lá de 900 ou 1000 páginas. Só espero que a Arqueiro não divida o livro em hipótese nenhuma! É bastante coisa que ainda tem para acontecer e pelo que prevejo além do Kvothe narrando ao Cronista o desfecho de sua história, ou seja, como ele chegou à hospedaria com Bast acredito que vamos ter uma movimentação no final. Será que ele vai voltar à cena e principalmente a velha forma? É estranho porque várias vezes esqueço que Kvothe não tem nem 25 anos. Ele era muito novo quando ingressou na Universidade e por consequência tudo aconteceu com ele novo. Se cálculo certo ele deve ter chegado à hospedaria com uns 20, no máximo. A não ser que o autor vá dar um pulo na linha temporal.

A edição da Arqueiro está perfeita. Adorei a capa e a cor, a fonte é agradável de ler mesmo sendo menor e não encontrei erros. Já estou pensando na cor para a próxima capa. Curiosíssima. Só rezo para que a editora não divida o livro, mesmo que ele tenha mais de mil páginas. Sobre filme: não duvido que vá sair uma adaptação, mas como os livros são grandes deve ser divido em mais filmes. Agora se sair um filme por livro pode ter certeza que vão estragar a trilogia igual fizeram com Eragon. Trilogia recomendadíssima. É uma fantasia épica única, contada de um ponto de vista diferente e criativo. O protagonista é muito cativante assim como os diversos personagens. Patrick Rothfuss construiu um mundo tão rico e inovador que não pode deixar de ser lido. Até mais!

A Crônica do Matador do Rei - Patrick Rothfuss
3- The Doors of Stone

22 comentários:

  1. Quero ler essa Trilogia *_* Nossa,esse livro é enorme. Isso não é problema para mim.
    Adorei a resenha, parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não acredito que perdi de comprar os dois livros por 39,90 no Submarino... na época não sabia o que era e acabei não comprando pelo tamanho do livro. Quero muito ler essa trilogia, mas ainda vou esperar baixar o preço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais, perfeito, vai para lista.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive chance de ler nenhum dos volumes da Crônica do Matador do Rei, nem foi pelo tamanho do livro, e sim pelo preço e pelo fato de que só estou comprando séries completas.
    Espero que saia filme. Na resenha você comenta sobre Eragon. Não li Eragon ainda então achei o filme legal, mas como todo mundo fala que é muito ruim perto do livro provavelmente vou mudar de ideia.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece realmente incribidilississíssimo. A resenha me despertou e deu mais vontade ainda de começar O Nome do Vento, que eu estou enrolando faz umas duas semanas. O único problema realmente é que o livro é enorme, e como demora-se para ler um grande trecho, às vezes eu desanimo e paro de ler por uns tempos. Mas deve valer a pena ler.

    ResponderExcluir
  6. Tem muita gente falando super bem dessa trilogia e estou realmente ansiosa para ler, porém preciso terminar de ler tudo que já comprei, para depois encarar taaaantas páginas, pois pelo visto os livros são enormes!
    Eu também estou curiosa para saber a cor da próxima capa, as duas primeiras ficaram uma graça, e deve ficar bem bacana na estante! ;D

    ResponderExcluir
  7. Ah eu também perdi essa promoção de 39,90! Não acredito... E com meu cupom saia a 35,91 os dois! Burra, mil vezes burra! Ótima sua resenha e me deixou curiosíssima! Aquelas suas teses que postou no twitter também me deixou curiosa. Ótima resenha apesar de grande, mas com um livro desse tamanho é impossível ser pequena e quem reclama nem deve ler o livro. Beijo! Já adoro Kvothe antes mesmo de ler, só na curiosidade, Haha.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler a trilogia, mas o problema é que estou com uma pilha de livros pra ler! Queria ter mais tempo pra ler tudo o que tenho vontade!Acho ótimo ter parado em 3 livros, pois o que mais tem agora são séries com muitos volumes.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa trilogia. Tudo o que vc posta é interessante, impressionante. Como vc falou, é bem rica em detalhes essa história, o que com certeza chama a atenção do público leitor mais exigente. Quem sabe um dia eu leio!

    ResponderExcluir
  10. Huum...
    Muito interessante, o livro parece ser muito bom mesmo, apesar de ser imenso acho que vale a pena conferir, e quem sabe não incluo na lista de próximas compras.
    Quanto tempo você demorou para lê-lo?

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler esta série...estou namorando esses livros já algum tempo...adoro esses livros enormes rsrs...ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não deu vontade de ler, apesar de so ouvir coisas boas a respeito... TO meio traumatizada com As cronicas de gelo e fogo, hehe, são otimos e enormes! Dificil de carregar pra todo lado, então a leitura demora um pouco.

    ResponderExcluir
  13. Não sei se leria A Crônica do Matador do Rei, a estória não me chamou a atenção, diferente da capa. E o jeito que sou, provavelmente no começo irei me perder por causa da quantidade de personagem, mas sei que isso acontecer só no começo até ingressar na estória.

    ResponderExcluir
  14. Você recomendou o livro, o que é um ponto positivo; mas mesmo com a resenha eu ainda não me empolguei com o livro =(

    ResponderExcluir
  15. Acho que não é muito o meu estilo não, sabe? Pela resenha fiquei com a impressão de que dá para se perder na história fácil fácil hahaha

    ResponderExcluir
  16. Menina,

    Eu amo livros enormes e esse com certeza é.. Gostei muito da sua resenha e da sinopse dele e quero muito ler ele.. Mas, ele está sempre caro e nunca posso ter a chance de adquirir ele, mas quando tiver em promoção eu compro.

    ResponderExcluir
  17. PRECISO começar a ler esses livros...meu irmão está com os dois primeiros e eu aqui só enrolando...

    ResponderExcluir
  18. Ainda nao conhecia essa trilogia. Mas nao me empolguei com a história em si. A história me parece muito puxada, cheíssimo de detalhes, sei la.

    ResponderExcluir
  19. Meu Temor do Sábio está para chegar. Louca pelo segundo dia.

    Também acho o Kvothe meio tonto, as vezes. Se ele pedisse ajuda as coisas seriam tão mais fáceis, polparia muito trabalho. E ele é um tanto pretensioso e orgulhoso, sim..rsrs

    Mas eu gosto dele e da história mesmo assim...Me dá uma noção de magia e grandiosidade.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Nossa, sempre vejo esse livro na livraria e fico fascinado, ainda vou le-lo, tem uma historia incrivel e só aqui na internet fico mais proximo disso com resenhas owwn *0* , esse livro é muito bom! Estou com muitas expectativas para ler!

    ResponderExcluir
  21. Nossa! quase 1000 páginas! Tem que valer a pena ler algo tão grande assim.Pelo que já li, a série é ótima, todos os volumes valem a pena serem lidos. Já está na minha lista de livros para ler.

    ResponderExcluir
  22. Livros excepcionais! Em minha opinião são, de longe, os melhores livros de fantasia da atualidade. Adorei e não aguento mais para saber o desfecho de Kvothe

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.