17/06/2012

Resenha - O Amor nos Tempos do Blog


Nome: O Amor nos Tempos do Blog
No Original: El Amor en los Tiempos del Blog
Autor (a): Vinicius Campos
Páginas: 96
Editora: Cia das Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado.

Desde que a editora anunciou o lançamento desse livro fiquei curiosa. A ideia era interessante. Desenvolver um amor através de blogs. Lembrando um pouco o formato epistolar. Por isso quando a editora enviou um exemplar autografado para todos os blogueiros fiquei feliz. É um livro curto devido ao formato. O autor consegue em 96 páginas contar uma história de amor jovem, atual e que encanta.

Tudo começa com a criação de um blog. Ariza, pseudônimo que usa na internet está começando em um colégio novo e suas expectativas são muitas. No blog ele começa contando suas experiências e seu dia a dia e é no blog que desabafa sobre a linda garota que encontrou na biblioteca do colégio. Ele acredita que ninguém acompanha o blog e por isso fica surpreso quando uma garota começa a comentar em suas postagens. A Cinderela Virtual comenta e dá conselhos, acompanha a paixão a distância de Ariza e os desabafos sobre a vida em casa. Surge uma espécie de amizade entre eles. E a partir daí uma trama cativante vai se desenrolando apenas através de postagens de blog e comentários.

A narrativa é leve e conseguiu captar todas as sutilezas da idade dos personagens. Quem nunca se apaixonou enquanto estava no colégio? Quem nunca passou horas no pátio observando a tal pessoa e jurando que ia ter coragem de falar alguma coisa? Nem que seja um mísero "oi"? Através das postagens acompanhamos Ariza na difícil tarefa de falar com a garota misteriosa. Mas nem tudo é fácil para que ele descubra se esse sentimento tem alguma chance. Interligando três blogs o autor desenvolve a história de Ariza e da garota misteriosa. Através de postagens construímos todo o cenário da história e conhecemos os personagens. O autor conseguiu usar uma linguagem dinâmica que tem a ver com a blogosfera sem soar forçado. Até os intervalos entre as postagens foram pensados para casar com o momento da história. Surpreendi-me na parte final e nem me toquei que o nome do blog de Ariza era uma dica clara dessa surpresa.

Falando em nome o livro faz diversas referências ao livro "O Amor em Tempos de Cólera" do autor Gabriel García Márquez. Sendo Ariza o nome do protagonista do livro de Márquez. Eu ainda não li o livro, mas estou curiosa para ler e poder entender melhor a ligação do personagem com esse livro. Outro ponto que vale citar é o fato de o livro ter sido lançado em espanhol primeiro, na Argentina e em outros países da América latina sendo traduzido para o português pelo próprio autor.

Uma leitura rápida e gostosa. A edição da Companhia das Letras está perfeita. É um livro bonito e agradável por dentro. A diagramação ficou ótima, adorei as cores e a mudança das fontes de blog para blog. Fiquei muito curiosa para saber por que escolheram a capa que escolheram. Gostaria de ver a história adaptada para o cinema. Nada mais atual do que um amor que nasce na vida real e se mistura com o virtual. Bem original a ideia. Enfim. O livro é juvenil e recomendo para todos. Um modo diferente de falar de amor. Aquele amor jovem e diferente de tudo. Você vai se encantar com o blog de Ariza e companhia. Até mais!

22 comentários:

  1. Algo me diz que esse livro deve ser uma gracinha hahaha Excelente sacada envolver a blogosfera na história.

    ResponderExcluir
  2. Romances e amizades virtuais é um assunto que está muito em alta, devido a popularidade das redes sociais. Fico super curiosa pra ver como os autores estão abordando esse assunto e quero ler @mor, do Daniel Glattauer, e também O Amor nos Tempos do Blog. A capa ficou bem bonitinha e deve ficar linda na estante! *-*

    ResponderExcluir
  3. Li sobre esse livro a um mês atras, porém não sabia o que esperar da historia. A resenha me fez colocar na lista de futuras compras.

    ResponderExcluir
  4. A resenha está ótima, mas o livro n~]ao me despertou interesse. Eu ficaria feliz se alguém me desse livro, parece ser interessante. Mas comprar... acho que não.

    ResponderExcluir
  5. O que mais me despertou o interesse por esse livro foi a referência à Garcia Marquez, uma sacada e tanto do autor; achei muito fofinho, quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha e marquei ele como "vou ler" no skoob.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e apesar de ser juvenil vou acabar lendo. Acho tão fofo certos tipos de amor e estou bem curiosa quanto ao formato. Blogs é uma forma criativa mesmo. Ninguém pensou nisso mesmo sendo uma coisa que ficou no auge na internet. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Estou com vontade de ler esse livro, sabia? Deve ser bem legalzinho ^-^ Ariza é o nome artístico de uma das minhas cantoras preferidas, mas o dela é com S, enfim hahahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Desejando muito esse livro, deve ser ótimo mesmo. Parabéns pela ótima resenha, adorei *_*
    Abraços, até mais !!

    ResponderExcluir
  10. Olha, vou falar que minha reação ao ler a sinopse do livro foi "...blé", mas lendo sua resenha eu me peguei realmente interessada pelo livro e pelo mistério. Fiquei realmente MUITO curiosa quanto ao livro. Sei que há pouquíssimas chances de eu lê-lo, mais por falta de oportunidade mesmo, mas né ): haha

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro! Terça tem o lançamento dele na Livraria Cultura e não vou poder ir mas vou tentar passar antes de começar! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curioso em ler esse livro.. Parece ser bem legal!
    Parabéns pela resenha!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não sei, mas a história me parece tão bobinha... gosto de livros mais adultos mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Apesar de nao ser muito o tipo de leitura que eu gosto, eu até gostei o que você falou na resenha.
    Quem sabe um dia desses compro e leio.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa com o livro, ele tem cara de ter uma leitura super agradavel e rápida, e no meu caso este tipo de leitura está super bem vinda - no momento.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história bonitinha, mas não sei se leria... não sei se a história iria me convencer.

    ResponderExcluir
  17. Tb nunca li o Amor nos tempos do cólera, sou louca pra ler. A história do Ariza me pareceu legalzinha,mas ñ sei se seria o tipo de livro que eu compraria...vamos ver...hhe

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece o tipo ideal para se ler quando se está de ressaca literária. Sabe quando você pega aqueles livros pesados e depois está cansada e quase nem consegue ler nada? então...

    Parece bem divertido e interessante, sem contar fofo.
    Eu quero

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  19. Adorei a idéia do livro, achei que seria um casal que se apaixonou lendo mensagens do outro... mas uau, que tema legal.
    tenho certeza que vou gostar, o tema tbm é bem adolescente, e fico curiosa pra saber as revelações que os personagens colocam em seus blogs.

    ResponderExcluir
  20. Achei sua resenha muito boa. Gostei do que li, pois me parece ser uma história bem simples, leve e divertida.

    ResponderExcluir
  21. Gosto de histórias com mais reviravoltas e ação. Achei o livro meio monótono demais, por isso não leria.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.