11/06/2012

Resenha - Mr. Sebastian e O Fantástico Mágico Negro


Nome: Mr Sebastian e O Fantástico Mágico Negro
No Original: Mr Sebastian & The Negro Magician
Autor (a): Daniel Wallace
Páginas: 280
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Estados Unidos, meados dos anos 1950. O Circo Chinês de Jeremiah Mosgrove não é exatamente um centro de artistas virtuosos - tampouco tem qualquer relação com a China. Seu chamariz é uma série de atrações freak, que apresenta de cidadezinha em cidadezinha, em estilo mambembe: a Garota Ossificada, o Homem Mais Forte do Mundo, a Mulher Gorda. Seu grande astro, porém, é Henry Walker. Mais conhecido como o Mágico Negro, é ele quem surpreende o público pelo absurdo de seus números. Totalmente desprovidos de magia, seus truques são um desfile de incompetência pura e simples, marcados pela tristeza e pelo desconcerto. Exatamente por isso, divertem a plateia. O que o público sequer desconfia, porém, é que Henry Walker já foi o mago mais impressionante do mundo. E que, antes de ser negro, ele já foi branco, e faquir, e herói de guerra, e negro novamente. Que, aos 10 anos de idade, fez um pacto com o próprio Diabo - o que lhe deu, ao mesmo tempo, seu único tesouro e sua invencível desgraça. A magia do mundo circense é atravessada pela tragédia e pelo mistério. A grande aventura que é a vida de Henry Walker é narrada por seus colegas do Circo Chinês, após o sumiço do mágico. Como num espetáculo de ilusionismo, nada é seguramente o que parece ser nesta narrativa fantástica, que lança ao protagonista doses equivalentes de mistério, carisma e tormenta. A ilusão sempre foi sua vida, anuncia o mestre de cerimônias do Circo Chinês.

Não conhecia nenhum livro ambientado em circo além de Água Para Elefantes quando descobri Mr. Sebastian e O Fantástico Mágico Negro. Como nunca tive interesse em ler o primeiro fiquei muito animada com a descoberta. Não sabia o que esperar afinal a sinopse falava bastante, mas nada muito certeiro. Daniel Wallace conseguiu me impressionar de várias maneiras e é preciso de um tempo para você absorver o que o livro deixa. É preciso sensibilidade para entender a história de Henry Walker, o fantástico mágico negro.

A história de Henry começa com ele no circo Chinês de Jeremiah Mosgrove, um circo que apesar do nome não tem nada de chinês. Quando ele chegou ali Jeremiah não acreditou na sorte que tinha. Um mágico negro em plenos anos 50 e ainda por cima incompetente. Henry era de longe a coisa mais negra que ele já vira. O que poucos sabiam era a história triste e sombria da vida de Henry. Após três apresentações na mesma cidade do interior do Alabama Henry notou que três adolescentes estavam o encarando, com caras bem zangadas. Ele sabia o que aquilo significava. Ser negro nos anos 50 era morte certa, principalmente no sul dos EUA. Na primeira tentativa Henry escapa, mas na segunda ele cai nas mãos dos três valentões. Segundo eles um mágico branco é o correto, não um negro. Depois desse dia Henry desaparece. Ninguém sabe o que aconteceu. Muitos acreditam que ele morreu outros que seu segredo foi revelado. A partir daí começa as narrações. Cada um dos colegas, atrações, do circo vai contando tudo o que sabiam sobre Henry. Tudo que o próprio Henry dividiu com eles nas horas vagas.

Henry além de mágico era um contador de histórias. Muitas daquelas pessoas não acreditavam nem na metade do que ele contava, mas ele gostava de contar assim mesmo. Pouco a pouco e de forma não linear acompanhamos um quebra-cabeça se formando. Cada personagem tem uma parcela de informação para acrescentar. Não posso contar nem um décimo dessas narrações porque estragarei as diversas surpresas do livro, mas vou tentar contar algo que faça a diferença na hora de você decidir ler.

Henry conheceu Mr. Sebastian aos dez anos, no período que vivia com o pai e a irmã em um hotel. Logo ficou fascinado com aquele homem muito pálido, alto, de cabelos muito pretos e olhos profundos. Ele não deveria estar naquele quarto. Segundo o registro o quarto 702 estava vago. O homem tinha vários nomes, mas Henry só conseguia chamá-lo de Mr. Sebastian. O nome com qual foi apresentado a ele. Sem razão aparente o Mr. Sebastian convida Henry a aprender mágica. Ele diz enxergar grande poder em Henry e propõe ensinar tudo o que sabe ao garoto. Henry só precisa fazer um pacto de sangue. Preso por uma sensação de magnetismo ele aceita prontamente e passa a ter aulas todas as tardes. Aprende rápido cada pequeno segredo e mais, sente que a mágica realmente acontece. Não sabe como, deveria ser apenas uma ilusão, mas era mais do que isso. As cartas possuíam vida. Tudo ia completamente bem até o dia que sua irmã desaparece. Hannah simplesmente some no ar assim como o misterioso Mr. Sebastian. Depois disso a errante “não vida” de Henry Walker tem ínicio.

Mágico de rua, mágico de espetáculos, ilusão, truques, morte e a segunda guerra. Henry Walker cresceu sozinho, fez sua sorte com Tom Haley, sobreviveu à guerra e passou toda a vida em uma fuga não intencional de ser quem ele realmente era. Passou a vida na sala de espera da própria vida. Sendo quem precisava ser, mas jamais sendo Henry Walker. Um mágico fantástico, mas sem ninguém. Tinha tudo e nada. A narrativa de Daniel Wallace prende o leitor até a última página. Com um enredo diferente e intrigante o livro fala de perda, de solidão, de aparências e de existência. As muitas faces que uma verdade pode ter. Uma mentira que fez a vida de Henry ser do jeito que foi. Afinal, era mesmo uma mentira? Viveu com uma ilusão na cabeça ou o que de fato aconteceu? Mr. Sebastian, o mágico e diabo, brincou com Henry. Usou uma mentira e transformou todo o caminho de Henry.

Leitura viciante, agradável e com um ritmo interessante. O livro não segue uma ordem cronológica, mas não atrapalha na leitura. Leva menos de algumas linhas para nos situarmos novamente. Descrevendo ambientes sempre sombrios e decadentes o autor conta uma história triste, profunda e diferente. Fala do estrago que uma mentira manipulada pode fazer. Triste muito triste o destino de Henry. De fato acredito que Mr. Sebastian era o diabo. Ele aproveitou da situação, que já iria estragar a vida de Henry para jogar com ele. A edição da Rocco está perfeita. Adorei a capa da versão nacional, melhor do que a original. A fonte é muito boa e bonitinha, gordinha. Os detalhes de algumas partes também foram muito bem reproduzidos. Não encontrei erros. A história ficaria excelente no cinema. Um filme meio noir. Tim Burton podia adaptar já que adaptou o outro livro do autor. Já consigo até imaginar as cenas. Enfim. Leitura mais do que recomendada. Um livro tocante, com uma história diferente e muito bem contada. Feita no ponto para os que gostam da ambientação circense e também para os que não gostam. Acima do cenário e da mágica está uma história de vida, de perda, de compreensão e de apenas sobreviver, quando o correto é viver. Leiam! Até mais!

22 comentários:

  1. Ótima resenha! Curti bastante a história do livro e ele com certeza entrou pra minha listinha de compra. A capa tá excelente!


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Desde "O Circo da noite" que apaixonei com temas de circos. Já li dois, ele e Agua Para Elefantes. Bom saber que tem outro para eu poder ler. Ótima resenha como sempre e bom que pelo que vi ele é Rocco, mas está num preço bom se passar por sites de desconto. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante esse livro! Nunca tinha parado para ler a sinopse dele. Não gosto de circo, mas circos sombrios chamam mais a minha atenção.

    Não sei se você já viu esse filme - O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus. É sobre um circo freak como esse, não com os mesmos personagens, mas com as mesmas intenções. Tem bastante mágica; é algo que mistura fantasia com um pouco do lado sombrio. Deve ter se inspirado nesse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal curti bastante a resenha achei tiva a oprtunidade ganhar esse livro porém deixei passar. Agora é correr atras. A resenha está como sempre maravilhosa. Gostei de vc ter chamado a atenção para "Fala do estrago que uma mentira manipulada pode fazer", um ponto bem importante que o livro coloca.

    ResponderExcluir
  5. Que livro perfeito! Ultimamente o blog aqui tá cheinho de livros bons resenhados! Agora estou no aguardo das resenhas de O Temor do Sábio, já que vou começar O Nome do Vento essa semana e A Maldição do Tigre, para checar se vale ou não a pena comprar.

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito livros ambientados em circo, apesar da sua resenha ter ficado muito boa não fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive muita vontade de ler livros ambientados em circos, pois não sou muito fã de circo. Mas esse parece ser bom, denso, do jeito que eu gosto e demorarei pra ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin,

    Ótima resenha, não conhecia este livro.
    De circo eu também só li Água para elefantes, mas eu gosto do tema.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece bom, mas não me animei muito pra ler, agora não. Mas quem sabe , quando eu mudar de fase, tô mais pra romances no momento. Mas a dica ta anotada.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da sua resenha, fiquei com vontade de ler! Gosto muito de histórias ambientadas em circos! Até agora só li Água Para Elefantes, que gostei muito mas é romance, e quero ler O Circo da Noite. Vi o filme O Imaginário do Doutor Parnassus, e realmente lembra um pouco, como alguém comentou.

    ResponderExcluir
  11. Amei! Vc está de parabéns apresentando tantos livros sensacionais e diferentes. Este é mais um que eu quero ler. Amo circos, e este parece intrigante.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou colocando vários livros que vc indicou aqui, no Desejados do skoob!!!

      Excluir
  12. Gente, essa história parece ser muito boa. E concordo que daria um bom filme. Mistério puro

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Yasmin, por mais essa resenha maravilhosa.Deve ser incrível mesmo, vou querer logo ler \o/ A capa muito linda.

    ResponderExcluir
  14. Primeiro eu tenho que falar que amei essa capa! =)
    A história parece interessante; não sou muito fã de livros sem ordem cronológica mas se isso não atrapalha, tudo bem!

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei apaixonada por Água Para Elefantes, é o livro favorito da minha estante. Por causa dele tenho O circo da noite e já me interessei por esse também! Fiquei encantada com o universo do circo e todas os conflitos que existem debaixo daquelas tendas. A sua resenha ficou ótima, a história parece ser emocionante.
    Essa capa ficou muito linda e tudo a ver com a história do mágico!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum dos livros conhecidos com temática circense, e esse me fez pensar em O circo da noite, pela narrativa não cronológica; Interessante, quem sabe num futuro próximo eu pegue pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Que capa linda..
    NOSSA.. me apaixonei por esse livro.. Essa história parece ser MUITO boa.. Agora eu quero MUUUUUUUUUITO lê-lo.. AAH... esse blog vai me falir.. cada semana eu fico com vontade de comprar mais um livro!! asuhusa

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é muito linda. O universo circense sempre chamou a minha atenção, apesar de não ter ido muitas vezes ao circo, mas gosto do ambiente. Gostei banstante do que soube do livro pela resenha, espero ter a oportunidade de ler, sei que irei amar.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da capa, gostei do título e só pela sinopse me interessei. Mas lendo a resenha veio aquela sensação de "Necessito deste livro", haha!
    Que estória fascinante, que lugar ideal pra uma estória. Gostei de se passar num circo, falar sobre um mágico. Ensinando nos a ver mais qdo superficialmente. Olhamos apenas um homem fazendo mágica, e o autor trazer toda a estória de vida do personagem é fantástico.

    ResponderExcluir
  20. Gente!!

    Que história original. Estou super curiosa para saber como se desenrola. Acho que vou adorar esse clima circense e de magia.
    O último livro que li sobre história de vida de alguém (O Nome do Vento) me deixou tão animada que quando li que a história do Mágico Negro seria contada eu babei.

    Quero muito ler esse livro!!
    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Eis um livro que eu não conhecia. Gostei da resenha e também da capa do livro. Claro que vou querer ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.