18/06/2012

Resenha - A Maldição do Tigre


Nome: A Maldição do Tigre
No Original: Tiger's Curse
Autor (a): Colleen Houck
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.

Desde que esse livro foi lançado fiquei na dúvida se lia ou não lia. Por um lado a curiosidade era grande. A cultura indiana é muito interessante, repleta de mitos, deuses e lendas a serem explorados. Se a autora conseguisse unir apenas um décimo de toda essa riqueza o livro já seria muito bom. Sem falar na capa belíssima. O meu medo estava no romance. Não gosto muito de livros onde o romance toma grande parte da narração e o maior medo era um possível triângulo amoroso blasé. Ganhei o livro da minha mãe e com o lançamento do livro dois fiquei curiosa para ler. Juntando isso com a escolha dos leitores na coluna você decide, acabei lendo. E estou surpresa, apesar de desapontada com as ações finais da protagonista.

Kelsey é uma garota comum a procura de um emprego de verão. Precisa do dinheiro para a faculdade que vai começar no próximo ano. Ela mal acredita quando consegue um emprego de duas semanas no circo. Sua principal função será tratar de um tigre. Animada com a experiência Kelsey começa o dia com tarefas diversas e na hora do espetáculo fica paralisada, presa ao olhar do tigre. Um lindo tigre branco de olhar desconcertante. Kelsey passa a alimentar e fazer companhia ao tigre. Sente que ele é diferente e pela sua vida cativa naquele circo. O que ela não imaginava é que ao fazer isso estaria se envolvendo em uma história inacreditável. Ao ler e tratar o tigre Ren com tanta atenção e carinho ela devolve a Ren o poder de se tornar humano por 24 minutos a cada dia. Quando um comprador misterioso a convida para acompanhar o transporte de Ren para uma reserva na Índia Kelsey fica feliz em aceitar e cuidar para que o tigre seja livre. Ela não sabe por que, mas gosta muito de Ren e deseja sua liberdade. Ao chegar à Índia tudo muda e ela se descobre ligada a uma maldição de séculos. A partir daí tem início da jornada de Kelsey e Ren em busca da quebra da maldição.

A narrativa de Colleen Houck é estranha. É muito boa, mas é um pouco confusa. Aliás, seria melhor eu dizer que a personagem é confusa. A protagonista criada pela autora é um misto de características que funciona muito bem, mas que irrita qualquer leitor mais rígido. Kelsey é forte, inteligente e independente, mas agiu feito uma besta nos capítulos finais. Eu sinceramente não entendi como alguém que se mostra independente e inteligente na maior parte do livro pode mudar tanto nas páginas finais. Mas tirando isso o livro é ótimo. Adorei o tigre e a forma como ele foi descrito. Gostei das partes onde a autora falava de deuses e costumes indianos. Foi uma forma de aprender mais sobre a Índia.

Quero descobrir agora porque Kelsey é a escolhida da deusa. Tenho alguns palpites, mas espero que eu esteja errada. Pelo menos parcialmente errada. Se eu entendi direito e se a pesquisa que fiz estiver correta são quatro profecias. Uma já foi cumprida, faltam três. Ou seja, a série era para terminar no quarto livro, mas pelo goodreads vai até o volume cinco. Espero sinceramente que termine ali e a autora não começa a esticar a história. Ficará sem sentido. E ela tem uma história e tanto nas mãos. Basta saber manejar. Os lugares que eles passaram e as tarefas que eles cumpriram foram todos bem desenvolvidos. O desafio final também foi muito bom. Só espero que o tal triângulo que parece que vai acontecer não tome muito tempo dos próximos livros. Kelsey vai se mostrar totalmente avessa ao que eu vi na maior parte do livro se começar uma choradeira do tipo "fico com um, fico com outro". São tantos deuses a serem explorados. Tantas lendas a serem recontadas. Já estou curiosíssima para ler os próximos volumes e descobrir mais sobre uma cultura fascinante.

Leitura agradável, de ritmo cadenciado e tema inovador. É nítido que a autora fez uma boa pesquisa antes de contar sua história. Das descrições de ambientes ao comportamento dos personagens. Tudo remete bem ao país. Fiquei até curiosa para conhecer mais os deuses da Índia. A edição da Arqueiro está linda. A capa foi fielmente mantida, a fonte é do tamanho padrão da editora e a introdução de cada capítulo ficou ótima. Não encontrei nenhum erro no livro. A Paramount comprou os direitos de adaptação e o filme já até roteirista. A escolhida é showrunner da série Vampire Diaries. Livro recomendado para todos que gostam de uma boa série jovem adulto. Também recomendo para os que gostam de conhecer novas culturas e aprender sobre novas coisas em suas leituras. É um panorama interessante sobre a Índia. Romance, aventura e conhecimento. Até mais!

A Saga do Tigre - Colleen Houck
1- A Maldição do Tigre
2- O Resgate do Tigre
3- A Viagem do Tigre
4- Tiger's Destiny
5- Tiger's Dream

31 comentários:

  1. Resenha muito boa *_*
    Serio, to querendo muito ler esse livro. Quero conhecer um pouco mais sobre a cultural indiana. Deve ser fantástico \o/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li a série, mas amei sua resenha! Bom saber da personagem e dos detalhes sobre a narração. Adoro saber que um livro acrescenta algo. De Índia só sei o que vi naquela novela Caminhos da Índia e adoro deuses e essas coisas. Se for tipo mitologia então. Ótima resenha e estou no aguardo da próxima resenha da série. Ah e quando sai o próximo você decide? =D Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Estava curiosa pela sua resenha; já li o livro e também adorei a descrição da cultura indiana, a autora realmente fez um ótimo trabalho.
    Quanto aos personagens, quando li pela primeira vez fiquei inconformada com as decisões finais de Kelsey mas reli uma parte da história e percebi que ela tem um passado que a levou a essas atitudes. Não posso falar muito para não fazer spoiler aqui.
    Enfim, de qualquer forma no livro dois você também vai ficar com raiva dela em alguns momentos! Eu fiquei!rs..
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Bem legal saber que dá pra nos aprofundarmos mais na cultura indiana, não sabia dessa especificidade. Tenho muita curiosidade sobre esse livro, mas o final foi tão ruim assim? :/ Me desanimou um pouco saber disso, rs, mas tudo bem.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro e resenhei ele no meu blog.. Eu achei a Kelsey muito confusa também, e ela me irritou muito no final do livro.. MUITO mesmo.. Mais parece que o segundo volume da série vai ser bem melhor do que esse, com um pouco mais de ação, pelo menos!!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de l er os proximos! Terminei ontem "O resgate do tigre", adorei. Concordo que sinto raiva da Kelsey em certos momentos... Mas amo os tigres, Ren e Kishan. <3

    ResponderExcluir
  7. Livro bastante lido e resenhado. Li outras resenhas porém a sua está mas proxima do sentimento que tive do livro. O ritmo da narrativa está realmente bom.

    ResponderExcluir
  8. Tá aí um livro que eu até já cheguei a gerar boleto e no fim das contas não paguei, acabei desistindo ao saber que a série ganharia mais um volume, vou esperar lançarem todos e aí em compro já que a sua resenha só confirmou que o livro vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a capa do livro na livraria, já fiquei com vontade de ler esse livro. Depois que li a sinopse e algumas resenhas, inclusive esta, fiquei ainda com mais vontade! Está na lista dos próximos livros a serem comprados e lidos!

    Beijos,

    Raíssa
    @raissa_rossi
    http://pensamentos-aereos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Qdo vi a capa achei fantástica, mas o título não me animou muito. Só decidi ler qdo genhei o livro numa promoção aqui do Cultivando a Leitura. A história me surpreendeu! Os mitos indianos são muito interessantes e a leitura flui com facilidade. Mas concordo com você, Yasmin, as ações da Kelsey nos capítulos finais foram decepcionantes. Ela foi muito boba, pra não dizer coisa pior.
    Já li o livro 2 e como no primeiro não gostei muito do final. Parece que a Collen gosta de dar finais tristes aos seus livros.
    Msm assim não vou deixar de ler os outros livros. Parece que o livro 3 será lançado ainda este ano...
    Beijos, e parabéns pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Desde que esse livro foi apresentado no Clube do livro que eu fiquei curiosa para saber como essa maldição funciona, tipo por que o menino ficou preso no corpo do tigre, mas acho que isso só lendo mesmo né?

    ResponderExcluir
  12. Também não sou muito fã da Kelsey pela sua indecisão final.

    Estou no final do segundo livro e gostando demais.
    De fato o ponto forte da autora é nos 'levar' à India com sua narrativa, a leitura da série para mim está sendo uma experiencia única, porque nunca tinha visto e lido tanto sobre a cultura indiana.

    Acho que o filme tem tudo para ser ótimo, desde que explore bem a aventura e não só o romance.

    Abraços
    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante o fato da autora ter pesquisado bastante a fim de acertar nos personagens e na ambientação da história. Eu também, desde que vi o livro pela primeira vez, estou dividida, não sei se leio ou não. Mas adoro conhecer culturas novas, e pela resenha dá pra perceber que o livro é bastante rico nesse sentido. O que me desanima é ser MAIS UMA série, mas acho que vou acabar lendo.

    ResponderExcluir
  14. Eu via todo mundo falar desse livro e pensava que era mais uma dessas histórias loucas com armários poderosos e animais falantes. A capa é belíssima mesmo. Mas olha, tenho problemas com livros que falam da Índia. Fujo!!!

    ResponderExcluir
  15. Deve ser bem interessante, ainda mais que eu gosto bastante de aprender um pouco sobre a cultura de outros países.
    Ta na minha lista de desejados'

    ResponderExcluir
  16. Interessante.. Gosteida resenha e quero bastante ler esse livro, mas vou esperar sair a série toda.

    ResponderExcluir
  17. Já li alguns livros que se passam na Índia, todos muito bons. Tenho curiosidade pra saber como é descrito esse romance entre a menina e o tigre, porque ele só vira humano alguns minutos por dia... Deve ser engraçado =)
    A edição é linda, e o segundo livro conseguiu ficar ainda mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. A Maldição do tigre é um livro que estou querendo ler desde que li algumas resenhas, e quanto mais as leio com mais vontade de ler eu acabo ficando. Sem contar que tigre-de-bengala sempre foi minha paixão, sempre tive uma adimiração pela anomalia dele - os tigres brancos.

    ResponderExcluir
  19. Eu descobri esse livro meio que sem querer, precisava fechar o preço mínimo do frete grátis e achei a sinopse interessante (além da capa lindíssima!). Comprei e ficou ali na estante, só depois que fui saber da série e então resolvi esperar sair os outros. Estou bastante ansiosa pra começar a ler, principalmente por causa dos mitos da cultura indiana! Também li algumas resenhas bem positivas, a única crítica que vi é que o pessoal achou a Kelsey meio chatinha...
    Sem contar que acho tigre o animal mais lindo! Acho que vai dar um belo filme!!

    ResponderExcluir
  20. Oi... Eu comprei esse livro, mas ainda não li.. Comprei, mas pela a capa linda dele, mas já li excelentes resenhas assim como assim e eu tenho certeza que quando eu ler vou gostar com certeza... =/

    ResponderExcluir
  21. Acredita que eu comprei esse livro para dar de presente e ñ li??? afff, ninguém merece...rsrsr

    ResponderExcluir
  22. Eu preciso dizer que já li esse livro. E o Segundo. E saí caçando o ebook para ler os outros...

    Apesar de achar a Kelsey uma chata as vezes (como 80% das protagonistas) eu amei a história. Gostei da narrativa meio "torta" da Colleen e eu tinha uma suspeita do motivo da Kelsey ser a escolhida e meio que acertei, mas só meio.

    Essa série é muito boa!!

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Não li esse livro, mas pretendo, e muito.
    O tema pode ate nao ser muito diferente, alguém amaldiçoado e outra tentando quebrar a maldição. Mas gostei de se passar em outra cultura, assim aprendemos mais e muda bastante o que ate entao, seria simples.

    ResponderExcluir
  24. Eu li esse livro e o seguinte também. Agora está faltando os outros três pois quero ler a série toda. A personagem Kelsey é uma jovem de sentimentos confusos mas ela progride. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  25. Nossa desesperada por esse livro, é super comentado rs
    Gostei da história parece ser um bom, livro vi algumas coisas sobre as continuações então, no aguardo de dinheiro pra poder comprar o livro.

    ResponderExcluir
  26. Sempre fiquei curiosa para saber do que se tratava essas histórias de Tigres, não conhecia nem sequer o autor, a partir das leituras de sua resenha e outras, fui descobrindo o que são estas histórias fascinantes, dividida em séries quer dizer, me alegrei muito com as capas, imagens, fiquei curiosa para ler,as primeiras séries do livro, me lembrei de Narnia..... Amei...
    :)

    ResponderExcluir
  27. Olá,a capa do livro foi a primeira coisa me chamou a atenção,já faz bastante tempo que quero ler esse livro,ele é demais.bjos

    ResponderExcluir
  28. Já faz muito tempo que eu li esse livro, na verdade, eu comprei ele na época do lançamento. Confesso que o que mais me chamou atenção foi a capa,mas quem pode me culpar? A capa é muito linda com esse azul metalizado e um tigre que parece até que vai saltar para fora do livro a qualquer momento.
    A história também é muito boa. O fascínio da Kelsey pelo tigre branco e logo depois a transformação desse tigre em um lindo, lindo, lindo príncipe foi perfeito. A única coisa que fez com que eu parasse de acompanhar a série foi a insinuação de um triângulo amoroso com o irmão gêmeo do Ren. Odeio os triângulos amorosos! Mas de resto a história é ótima e consegue prender do início ao fim.
    Se puder dar uma passadinha http://www.leituraesuasmanias.com/
    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  29. Realmente a capa é maravilhosa. O livro parece ter bastante aventura, acho que vou gostar bastante!
    A resenha está muito boa!

    ResponderExcluir
  30. Olá, adorei a resenha. Parece ser ótimo! Quero muito este livro!

    ResponderExcluir
  31. De início tinha ficado bastante curiosa com o livro, a capa é simplesmente perfeita, e me disseram que há muito romance no livro, o que eu gosto muito, mas não curto livros que falam sobre "deuses", o livro tinha tudo pra se tornar um de meus queridinhos mas esse detalhe aí meio que esfriou um pouco a vontade de ler esse livro. Maaas... por causa do romance e do triângulo amoroso que ouvi dizer, acho que darei uma chance ao livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.