15/06/2012

Resenha - Deslembrança


Nome: Deslembrança
No Original: Forgotten
Autor (a): Cat Patrick
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Não tenho passado. Minhas lembranças estão no futuro. Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Apaixonei-me pela capa e pelo do livro assim que descobri o lançamento enquanto procurava material para a coluna de novidades aqui do blog. Precisava ler o quanto antes e a despeita da minha preocupação com o pequeno número de páginas tratei logo de comprar. A premissa era boa demais para eu não passar o livro na frente da fila. 256 páginas depois e não me arrependo. É muito bom. Cat Patrick conseguiu narrar uma história bonita e agradável, mas se precipitou em um detalhe, dependendo de quem é o leitor.

London Lane não tem memória. Ela não lembra o que comeu ontem, não se lembra dos lugares por onde passou e nem as conversas que teve. Desde os seis anos de idade London têm lembranças do futuro. Lembra-se de um acontecimento até o dia em que acontece após isso sua memória apaga. Todo dia às 4h33min da manhã tudo é zerado. Consegue se lembrar da faculdade que frequentou, da formatura e das viagens que fez. Sendo que tudo isso ainda não aconteceu. Para não viver em completo caos London anota tudo o que pode, consegue e considera importante em bilhetes. São lembretes do que ela fez, do que ela usou, do que ela estudou. Sem eles a vida dela seria um eterno recomeço. As únicas pessoas que sabem disso é sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. A vida ia bem nesse ciclo de lembrar e esquecer até que duas coisas acontecem: ela conhece Luke e começa a ter lembranças de um enterro. Ou seja, alguém vai morrer. O problema é saber quem.

Acompanhando o dia a dia de London conhecemos mais como tudo funciona e a trama vai se desenvolvendo. London está empenhada em descobrir informações sobre o pai, em ajudar Jamie a não cair em uma cilada, no porque Luke não aparecer em suas lembranças futuras e em descobrir se é capaz de mudar algo que já viu acontecer em suas lembranças. Seria ela capaz de evitar o enterro que viu? E principalmente, qual a ligação do pai com aquela lembrança? O que sua mãe tanto esconde?

Uma narrativa leve, uma escrita fluida e um enredo que renderia um livro espetacular se a autora não tivesse focado demais em umas partes e corrido em outras. Antes de falar do problema tenho que dizer que gostei do livro. Gostei de London, de Luke e da trama. A narração é em primeira pessoa e por isso o foco em London é grande. Achei que seria chato o romance dela com Luke, mas não foi. Gostei dos dois juntos. Só achei que ficaram mal divididas as partes dos dois e a parte do mistério. Muitas pessoas criticaram o quão rápido London absorvia as informações de sua vida. Como, por exemplo, London esquece todo dia de Luke, quem é ele. Portanto ela só sabe que está namorando e que o ama pelos bilhetes que acumulou ao longo do namoro. Ela confia no que escreveu e naquele instinto que diz que os bilhetes são verdade. Acontece que London nem sempre teve esse dom/problema e por isso algumas impressões devem ficar, mesmo que fora da memória. Além disso, amor é amor, mesmo o consciente não lembrando. É um pouco complicado e merecia um desenvolvimento maior do que a autora deu. Eu não vi problemas, mas muita gente pode achar sem sentido ou irreal. Esse amor novo todo dia.

O grande problema é a sensação de que o livro poderia ter mais 200 páginas e não teve. O desenvolvimento da trama envolvendo o pai e o enterro foi muito estranho. Devagar demais em algumas partes e rápido demais em outras. Foi uma surpresa o que aconteceu nos capítulos finais. Merecia mais, muito mais, páginas desenvolvendo aquele lado da história. Principalmente algo que explicasse mais detalhadamente o fato de ela só lembrar o futuro depois do tal acontecimento.

A leitura prende você até a última página. A história é envolvente, os personagens são muito bons e gostei bastante do livro. A sensação ao terminar de ler é o livro é que teria gostado mais e até virado favorito se a autora tivesse desenvolvido e investido mais na história. As tais 200 páginas que falei. Criativo, inovador e com um final corrido. Cat Patrick teve uma ideia única, "Deslembrança" consegue entreter e cumprir grande parte do que promete. A edição da Intrínseca está perfeitinha. O livro é menor do que o padrão da editora e a fonte segue o mesmo tamanho dos demais livros. Gostei da escolha da capa. A outra versão era mais feinha. Os direitos de adaptação foram comprados pela Paramount e já tem até atriz escalada para o papel de London: Hailee Steinfeld. A mesma que está sendo cotada para fazer a Min, na adaptação de “Por Isso A Gente Acabou”. Enfim. É uma história que com certeza daria um bom filme. Leitura rápida recomendada a todos que gostam de um tema diferente aliado a romance. Um livro gostoso de ler e uma história criativa. Imagina poder ver o futuro? Com toda certeza eu queria um dom desses, claro que sem a parte do esquecer o passado. Leiam! Até mais!

28 comentários:

  1. Esse livro deve ser muito lindo *_*
    A capa também é linda, querendo muito ler. Parabéns pela resenha \o/

    ResponderExcluir
  2. Uau! Achei super interessante a história! Bem diferente do que se vê por aí...
    Mesmo com a crítica quanto a falta de desenvolvimento de certas partes do livro vai entrar na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Estava de olho nesse livro desde que a Intrínseca lançou. Depois que comprei o livro li várias críticas de que a autora se perde no fim da história, apressa tudo e não explica muita coisa, daí acabei deixando de lado... Sua resenha ficou muito boa, me animou mais a ler! Que legal que vai ter um filme, quem sabe algumas coisas que faltaram no livro não sejam melhoradas na adaptação.

    ResponderExcluir
  4. estava querendo esse livro desde que vi a capa (tenho essa tendencia de escolher os livros pela capa), mas não é so a capa que é boa ao que parece gostei muito da historia e ja vou adicionar aos que vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Já estava interessada quando li a contracapa, e agora depois dessa crítica, fica mega interessada! ;oD
    Já está na minha lista! ;oD
    Xêros

    Paty

    ResponderExcluir
  6. Eu meio que amei esse livro agora, quero muito ler! Uma história dessa, bastante diferente das de hoje e dia.

    ResponderExcluir
  7. Uuia' esse livro sim que deve ser bom hein'

    E espera ai, esse livro vai virar filme, é isso produção?
    Então tenho que ir logo compra-lo e lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Já comprei o meu, agora com essa resenha vou iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ain, que demais! De todos os livros da Intrinseca, acho que só um me decepcionou. Ponho muita fé nos títulos da editora rs

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pois é, sua resenha também me animou a ler... Li algumas negativas e acabei desanimando. Passei ontem na saraiva e vi o livro, é menor mesmo, mas bonito, só que não tive interesse... De repente, se tivesse lido a resenha ontem, já trazia ele pra casa, rs.

    ResponderExcluir
  11. Hmmmm me lembrou daquele filme "Como se fosse a Primeira Vez". Achei angustiante hahaha E como assim "lembrar o futuro"???? Confuso esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Realmente a capa desse livro é muito bonita, e o livro em si parece ser ótimo. Essa é a primeira resenha que leio relacionado a obra e gostei muito. Ainda mais que você gostou e disse que poderia dar um bom filme, gosto de livros assim

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Quando esse livro foi lançado ele estava na minha lista de super desejados, mas foram tantas resenhas negativas que eu acabei deixando ele de lado. Sua resenha me animou pra ler esse livro, quando tiver uma promo provavelmente eu compre.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto a capa desse livro e amaaaado, mas nem tinha me tocado que não tinha lido a sinopse dele e, portanto, não tinha ideia do que o livro se tratava. E parece ser mesmo MUITO bom! A história é muito original e realmente sua resenha me fez ter uma vontade que eu não tinha de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Concordo, o livro poderia ter mais 200 páginas, e essas 200 páginas "a menos" deixaram o livro corrido, incompleto e insosso, ao meu ver. Eu queria saber qual era a sensação de acordar todos os dias e ter muitos detalhes como uma surpresa - queria saber o que era ver o rosto de Luke todos os dias e se apaixonar novamente! Mas a autora fez tão poucas descrições sobre isso! Não fiquei tão envolvida com o mistério, apenas na reta final. E de repente... O livro termina! Não gostei da história, achei que ela não atingiu nem metade do seu potencial ): Seja como for, adorei a resenha. É muito legal ler opiniões contrárias às nossa, dessa forma a gente percebe que o que é defeito para uns, pode ser algo muito bom para outros! :D

    ResponderExcluir
  16. Ainda não me interessei pelo livro! =/
    A história não me agradou; fico pensando nessa de esquecer o passado e saber do futuro e já imagino um filme de sessão da tarde!
    Bom, como o livro é pequeno, se a oportunidade surgir, vou dar uma chance!
    Talvez eu me surpreenda!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li esse livro e nem tenho, mas vi ontem na livraria e queria ganhá-lo =/ Tomara que eu consiga de alguma forma!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quando li a sinopse do livro, não conseguia parar de pensar no filme Como se fosse a primeira vez. Eu sei que no filme a moça não "se lembrava do futuro", mas não sei, não consigo separar as duas histórias. Aí, depois que vi várias críticas ao livro, principalmente sobre o final, perdi ainda mais a vontade de ler. Mas o trabalho da Intrínseca ficou lindo, adorei a capa e o interior do livro!
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Acho a capa desse livro lida, e eu quero muito lê-lo.. ele parece ser bem legal.. Gosto de leituras que me prende.. e quando acaba fica aquele gostinho de "Por que o livro não é um pouquinho maior? haha

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Desde que li a sinopse senti muita vontade de ler Deslembranças. Ainda tenho. A capa é linda e a ideia do livro parece muito interessante. Uma pena que a autora tenha conduzido mal a trama, tendo deixado a história lenta em alguns momentos e corrida em outros. Algumas resenhas que li falam que autora deixou muitos fios soltos, que a história não é bem amarradinha... ainda assim quero ler!

    ResponderExcluir
  21. Deslembrança é um livro tanto quanto... diferente, mas que me chamou a atenção, mesmo, mesmo. Vou acelerar as outras leituras pendentes e arrumar um jeito de tê-lo. Sei que não vou me arrepender de lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Oi..

    Eu li esse livro e amei.. Gostei muito, mas achei que o final podia ter mais informações e mais detalhes... Gostei da sua resenha..

    ResponderExcluir
  23. Apesar de me lembrar o filme Como se Fosse a Primeira Vez, achei muito original para um livro. Acredito que deva ser interessante as descobertas que ela faz durante a história.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  24. Quando li a sinopse desse livro na loja mesmo, fiquei bem animada. Gostei do "dom" da menina, se deitar, e só lembrar do futuro. Viver todo o drama que isso causa, é diferente, tem td pra ser uma história beem cativante, tomara que a autora tenha escrito tão bem quanto sua resenha destaca.

    ResponderExcluir
  25. Eu quero esse livro faz tempo, só que nunca acho nas livrarias. Achei a história do livro bem fofo, onde ela tem alguém que possa compreende-la.

    ResponderExcluir
  26. Estou super curiosa para ler esse livro. Depois de ler tantas resenhas e comentários positivos, não poderia ser diferente. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Eu li esse livro e adorei! Super recomendo.

    ResponderExcluir
  28. Vi todo mundo falando bem desse livro e resolvi ler a sua resenha. E, uau, parece ser impressionante! Uma história criativa, quem não gosta?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.