20/05/2012

Resenha - A Maldição da Pedra


Nome: A Maldição da Pedra
No Original: Steinernes Fleisch
Autor (a): Cornelia Funke
Páginas: 248
Editora: Cia das Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada canto do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após 12 anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.

Já disse que sou apaixonada pelas histórias, pelos mundos e pela escrita de Cornelia Funke? Creio que sim, mas não vou cansar de começar resenhas com essa afirmação. Ainda guardo o terceiro e último volume da trilogia Mundo de Tinta em uma tentativa de prolongar mais um pouco aquela história. Felizmente Cornelia começou outra trilogia. A trilogia Reckless conta a história de dois irmãos, um pai desaparecido e um misterioso, fascinante mundo de atrás do espelho. Claro que só poderia ser encantador e perfeito.

Como diz a sinopse o pai de Jacob e Will desapareceu sem deixar pistas, até que Jacob cansado de revirar o escritório onde o pai passava horas enfurnado descobriu o espelho e o mundo que se esconde atrás dele. Desse dia já se passaram 12 anos. Doze longos anos de Will cuidado da mãe doente e triste que nunca se recuperou do sumiço do marido. Doze anos de Jacob escapando e ficando longe em viagens cada vez mais misteriosas. Tudo muda quando Will segue o irmão e descobre o mundo do espelho da pior maneira. Ele é pego pelo feitiço da Fada Escura. A que acompanha o rei dos Goyls. Os Goyls são criaturas de pedra, pedra pura e olhos de ouro. Eles viviam no subterrâneo em um mundo a parte até que Kami'en se elegeu rei e partiu para conquistar os "pele macia". Os Goyls estão ganhando a guerra contra a Imperatriz com a ajuda da Fada Escura. O feitiço é conhecido naquele mundo e todos ao perceberem a transformação começar matam a pessoa. Pode ser o próprio filho ou a própria mãe. Não tem salvação. Jacob já está cansado de ouvir isso e prometeu a si mesmo que encontraria a cura. Ele não perderia o irmão. Em companhia da raposa Fux, do irmão Will e da namorada do irmão ele parte em busca da cura.

No mundo atrás do espelho Jacob é um famoso caçador de tesouros. Já encontrou diversos itens mágicos para os mais diversos clientes. Rosas da ilha das fadas, uma árvore que dá fruto de ouros, a bola de ouro de O Príncipe Sapo, um fio de cabelo de Rapunzel e muitos outros itens de contos de fadas conhecidos. Durante a trama temos várias referências a contos de fadas como o castelo de espinhos onde dorme a Branca de Neve, e a casa de doces abandonada da bruxa e muitos outros detalhes. Diversas regiões do mundo do espelho são regiões onde se passam os contos. Adorei cada mínimo detalhe das descrições e das referências que a autora fez. Outra coisa curiosa e criativa é desenvolvimento que está chegando ao mundo do Espelho. Trens, máquinas, fábricas, tudo isso está poluindo aquele mundo de fantasia. E não duvido nada que isso tenha a ver com o pai de Jacob. Tenho algumas teorias para o que aconteceu com ele e estou curiosíssima para ver se estou certa.

A trama central é a busca de Jacob pela cura e nessa narração temos detalhes do mundo, dos povos e da guerra dos Goyls. Cornelia consegue unir a apresentação do mundo e a história de seus personagens de maneira única. Ela cria toda uma mitologia nova com essa de que a industrialização está chegando aquele mundo. Adorei a cidade dos anões e as citações dos itens que Valiant, o anão que ajudou Jacob, negocia com seus clientes. Pela primeira vez vejo anões que não vivem em minas e si em uma cidade! Queria mais detalhes de Schwanstein, a principal cidade dos homens e onde fica o palácio da Imperatriz. Mas isso não é novidade, eu sempre quero mais detalhes de tudo. Os personagens são ótimos, a narração é ótima e a conclusão da história é de tirar o fôlego. Por um momento acreditei que tudo daria certo logo na primeira tentativa...

Fux é a personagem que mais me surpreendeu e não vou contar o porquê. Eu imaginei algo bem diferente do que foi revelado. Jacob também é um ótimo personagem e fiquei com vontade de acompanhar cada uma das caças que ele fez por tesouros. Will é o mais chatinho, acredito que foi proposital, para acentuar a transformação dele em goyl. "A Maldição da Pedra" entrou para minha pequena lista de favoritos, um mundo fascinante, uma história de lealdade, persistência e amor de irmãos. Uma das muitas características positivas da escrita de Funke é a maneira como ela constrói seus personagens e suas relações. Foi assim na trilogia Mundo de Tinta e é assim em Reckless. São retratos dos laços mais verdadeiros que uma pessoa pode ter, nesse caso a relação entre irmãos que mesmo abalada pelas ausências é inquebrável.

Um livro que flui rápido e que infelizmente passa rápido demais. Impossível de largar antes do final e com ilustrações muito bonitas. A cada início de capítulo e a cada fim uma nova ilustração. O tom cintilante da capa também confere um ar especial ao livro. Gostei muito da capa escolhida pela Cia das Letras, apesar dela passar uma mensagem diferente da capa original em alemão ou ainda da capa americana. A única coisa que não entendo é a opção de tamanho de fonte. Para que uma fonte tão pequena? O livro tem 248 páginas e poderia chegar tranquilo a 400 se tivesse uma fonte maior. Não é difícil de ler, já vi menores, mas pelo número de páginas pequeno eles poderiam ter feito a fonte maior. Isso é opinião pessoal e não interfere em nada. É só o meu gosto por livros grossos falando. Adoraria ver o livro adaptado para o cinema, aliás, a trilogia completa. Estou bem ansiosa para ler a continuação e ainda bem que o livro dois vai ser lançado ainda esse ano na Alemanha. Uma leitura recomendada a todos. Principalmente para os que ainda não conhecem Cornelia Funke. É mais barato que a trilogia Mundo de Tinta, portanto mais acessível. Uma leitura indispensável para os que gostam de contos de fadas e uma fantasia mais tradicional. Uma curiosidade: o nome de Jacob e Will é uma homenagem, uma referência aos nomes dos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm). Uma história que vai encantar crianças, jovens e adultos. Não deixem de ler! Até mais!

Reckless - Cornelia Funke
1- A Maldição da Pedra
2- Lebendige Schatten
3- Ainda Sem Título

21 comentários:

  1. Ow! Eu amo suas resenhas dos livros da Cornelia Funke! Todas as suas resenhas de autores que você gosta muito são tão, sei lá estimulantes. Coisa de gente velho né? Mas o que quero dizer é que voce escreve com sentimento e fica impossivel não desejar o livro... Pena que não vai ter promo, ou vai? Até hoje não li Mundo de Tinta e estou muito curiosa para ler Cornelia Funke graças as suas resenhas. Ótima resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ter promo... Esse fui eu que comprei. Mas quem sabe? Posso ver uma promoção dele para depois, em uma data especial. :)

      Excluir
  2. Nossa, amei sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler, ainda mais que apresentei ontem mesmo um trabalho sobre os irmãos Grimm. Li muitos contos deles na infância e eram as minhas histórias preferidas.
    Já estou há um bom tempo querendo ler a trilogia Mundo de Tinta. Essa acho que vou esperar sair toda aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. OI! Já tinha ouvido falar em Mundo de Tinta mas não sabia que era da Cornelia.
    Nossa, adorei, deve ser legal ler percebendo as referências aos contos de fadas em geral, e é interessante já de inicio a referência em Alice através do Espelho, com certeza.
    Bem curioso esse livro!

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lendo ele, mas eu estava achando o começo muito confuso. As cenas mudavam do nada, então li outro, mas lerei ele em breve ^^

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Cornelia Funke mas como só tenho visto coisas positivas pretendo dar uma chance já que achei a proposta dessa série bem envolvente.

    ResponderExcluir
  6. Legal eu até ja tinha lido alguma coisa sobre esse livro, mas quero ler primeiro "Mundo de tinta". Pena que no dia que encontrei promo dele, eu não podia comprar, e eram com as capas originais, nada de filme. E saber que a Cornelia é uma das suas preferidas dá um conforto maior pra gente ler. ^^

    ResponderExcluir
  7. A muito tempo atrás li uma resenha do livro. mas, não sabia que ele é de uma série. Amo contos de fadas apesar das mudanças que ocorreu, adaptado para ser estória infantil, o que antes era estórias para adultos, mas enfim, gosto de qualquer maneira. Eu participei de uma promoção uma vez valendo o livro, mas a sorte não estava comigo, quem sabe um outro dia ela esteja.

    ResponderExcluir
  8. Aeee!!! Preciso, preciso, PRECISO desse livro agora!!!! A resenha tá incrível, deu tanta vontade de ler o livro nesse momento!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler Mundo de Tinta mas ainda não tive a oportunidade (dinheiro para comprar ou alguém para emprestar).
    Esse livro também parece sensacional! Gosto de histórias mágicas que nos fisgam do começo ao fim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e fiquei gamada no livro.<as vou ter que esperar um puco agora.

    Bjos,
    Cida
    @c_i_d_a
    http://www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  11. aiiii o livro deve ser maravilhoso, comecei a adorar a cornelia a partir do momento em que li coração de tinta *.*
    espero que eu goste tanto deste livro quanto dos outros :)
    abraços
    ótima resenha

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro da Cornelia, mas a trilogia do Mundo de Tinta está na minha lista desse ano, minha irmã é vidrada nela.

    Esse também parece ótimo. Adoro contos de fadas assim.

    Ótima resenha, vi claramente su entusiasmo.. rsrs

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  13. li a resenha do livro e se passa uma impressão que é mais ou menos igual narnia no começo rs, a resenha está otima

    ResponderExcluir
  14. Como estou desejado esse livro :D A historia parece ser perfeita demais.
    Sua resenha está fantástica, parabéns !!

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que era a mesma autora de Coração de Tinta! Estou querendo muito ler a trilogia! E fiquei encantada com a resenha, quero ler essa trilogia também! Haja tempo e dinheiro!!!

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada dessa autora Cornelia Funke, com a resenha fica a sugestão.

    ResponderExcluir
  17. Indignada aqui, por nunca ter lido nenhum livro da Cornelia. Ela é sempre tão recomendada...

    ResponderExcluir
  18. Oi...

    Gostei muito desse livro, sou suspeita para falar, pois, adoro um livro de aventura..

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada da Cornelia Funke... Mas amei essa história e como fã incondicional de fantasia já me apaixonei por esse livro.

    Farei questão de ler, parece maravilhoso.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Amei sua resenha e fique com vontade de ler a série. Vou esperar pelos outros livros.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.