01/05/2012

Dicas #16 - Períodos Históricos

Olá! Como vai o feriado? Bom trago para vocês hoje dicas de livros com fundos históricos. Esse é um dos meus gêneros favoritos. Autores que coseguem romantizar certo período histórico sem alterar de maneira drásticas o que realmente aconteceu. Outro motivo para eu postar as dicas com esse tema é o desafio literário. O tema do mês de maio é esse e achei interessante dividir os livros que pretendo ler esse mês e os que já li desse tema. Sou tão lerda que li um e resenhei antes. Mesmo sabendo que não ia valer nada para o desafio resenhar antes do mês de maio. Enfim. A lista está um pouco maior. Vamos a lista:

Queda de Gigantes
Ken Follett
912 páginas
O destino de cinco famílias durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Aos 13 anos de idade, Billy Williams entra em um mundo de homens nos poços de mineração da Gália. Gus Dewar, um estudante de direito norte-americano sem sorte no amor, encontra uma carreira nova e surpreendente. Dois irmãos órfãos russos, Grigori e Lev Peshkov, embarcam em caminhos radicalmente diferentes separados por metade do mundo quando seus planos de emigrar para os Estados Unidos falham por causa da guerra e da revolução. Estes e muitos (...)
Sashenka
Simon Montefiore
488 páginas
Sashenka Zeitlin tem só 16 anos e já pressente que seu mundo está para se transformar por completo. Nascida numa família burguesa, bem-relacionada com o regime do tsar Nicolau II, ela, a exemplo de seu tio Mendel, se converteu ao bolchevismo, que, no ano de 1916, está prestes a tomar a Rússia de assalto. Enquanto sua mãe frequenta os aposentos íntimos do sombrio Rasputin, Sashenka trabalha em segredo para os líderes do que se tornará o Partido Comunista da União Soviética. Mais de vinte anos depois, a "ditadura do proletariado" é uma (...)

 Elizabeth & Mary
Jane Dunn
488 páginas
Elizabeth nasceu em 7 de setembro de 1533, filha do famigerado rei Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena. Antes de completar três anos, a mãe de Elizabeth foi executada e a pequena princesa foi criada como filha ilegítima, bem longe da corte. Nesta época, o rei passava por sucessivos casamentos em busca de um herdeiro do sexo masculino para se tornar seu sucessor. Apesar de tudo, a filha de Ana Bolena é integrada à linha sucessória e acaba coroada Elizabeth I, rainha da Inglaterra e Irlanda, em 1559. Já Mary Stuart nasceu (...)
A Irmã de Ana Bolena
Philippa Gregory
626 páginas
Aos 14 anos, a inocente Maria Bolena, sua irmã mais nova, Ana, e o irmão George chegam à corte. À época, as grandes famílias aristocratas habitavam os arredores do palácio real e ter uma mulher de sua prole nas proximidades do leito do soberano era garantia de ascensão social. A doçura e beleza de Maria chamam a atenção do rei. Como nova amante de Henrique sua aventura amorosa é incentivada pelos irmãos. A conspiração da família, no entanto, sofre uma reviravolta e Maria precisa declinar de seu sonho. A irmã se aproveita da ausência de (...)
Azincourt
Bernard Cornwell
448 páginas
O arqueiro inglês Nicholas Hook tem uma aptidão sem igual para se meter em problemas. Quando seu senhor o envia a Londres em uma força especial designada para conter uma possível insurreição dos lolardos, Nick se descontrola durante uma briga e é declarado fora-da-lei. Refugiando-se do outro lado do Canal, Nick se junta a uma força mercenária da Inglaterra que protege a torre de Soissons contra ataques franceses. Lá, ele presencia as atrocidades que chocaram a Europa e o conduziram de volta para a Inglaterra, onde se (...)
 O Palácio de Inverno
John Boyne
456 páginas
Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos 16 anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos (...)
A Máquina de Xadrez
Robert Löhr
407 páginas
Séculos antes de o computador vencer partidas de xadrez, outra máquina já mostrava que o xeque-mate é uma jogada de mestre. No século XVIII, o barão Wolfgang von Kempelen encantou toda a Europa com o que parecia a primeira máquina inteligente; um autômato vestido de turco, invencível diante de um tabuleiro. O mistério persistiu até descobrirem que o responsável pelos movimentos era um anão, escondido dentro da formidável estrutura de madeira que se tornou uma das maiores fraudes da história. Invento que existiu de fato, a máquina de xadrez (...)
E ai? Gostaram das dicas? Tenho algumas outras sugestões, mas decidi por essas para variar bem os períodos históricos. Por ex. muitos livros usam superficialmente e por isso não coloquei. Algumas séries são bem interessantes, como a "Tudors" de Philippa Gregory, "Crônicas Saxônicas" de Bernard Cronwell, "O Imperador" e "O Conquistador" ambas de Conn Igullden, são muitos livros e séries. Pena que nem todas chegam ao Brasil.Vou ficando por aqui. Ainda estou resolvendo uns detalhes para a promoção coletiva e vou sortear a escolha seu livro de novo já que uma das sorteadas não entrou em contato e vai perder o livro. Espero que comentem, pois está triste a situação. Gastar horas escrevendo e nem meia dúzia comentar. Até breve!

21 comentários:

  1. Post perfeito :D Esta muito bom mesmo, parabéns. Tenho vontade de ler A Irmã de Ana Bolena e A Máquina de Xadrez. Vou logo separar um tempo para eu ler esses dois livros. Até mais !!

    ResponderExcluir
  2. Quero ler "O palacio de inverno" e achei interessante também "Sashenka". Apesar de não ter o costume de livros historicos acho legal e quero incluir na minha lista de leitura. Todo romance pra mim é valido, então acho que consigo encontrar alguns que se encaixem no meu gosto. =)

    ResponderExcluir
  3. Conheci a pouco tempo suas dicas e uma é melhor que a outra.
    "O Palácio do Inverno" entrou para minha lista de leitura quando li uma resenha em outro blog; "Queda de gigantes" parece muito bom; e, "Sashenka" me interessou também! =D
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. FAz muito tempo que quero ler "O Palácio de Inverno". Não sei do que se trata a história (nunca li resenhas e nem a sinopse), mas essa capa é tão bonita (compro pela capa haha)! Não sou muito de ler históricos, mas acho que não faria mal... xD

    ResponderExcluir
  5. Muito legal suas dicas! Estou de olho no 'Palácio de Inverno' há tempos, aproveitei e dei uma olhada na sua resenha e fiquei com muita vontade de ler. Adoro histórias que se passam na Rússia (li Criança 44 e adorei, mas é um suspense na época stalinista)!!
    Esses livros da Philippa Gregory tb me chamam atenção, mas acho meio carinhos... as histórias são independentes ou tem alguma sequência?
    Me interessei por esse da Máquina de Xadrez tb, nunca tinha ouvido falar... Vc leu ele? Recomenda? Não achei resenha no blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias da série Tudors são independentes, fecham no próprio livro, mas para quem gosta de história ou para quem acha interessante acompanhar os livros na ordem que realmente aconteceu o certo é ler nessa ordem:

      1- A Princesa Leal
      2- A Irmã de Ana Bolena
      3- A Herança de Ana Bolena
      4- O Bobo da Rainha
      5- O Amante da Virgem
      6- A Outra Rainha

      O bom de ler nessa ordem é que acompanhamos a era Tudor na sequência certa, o modo que aconteceu. Mas se você só tiver um ou precisar comprar fora de ordem não tem problema para o entendimento.

      :)

      A Máquina de Xadrez está na lista de compras prioritárias e não posso dar prazo, mas acredito que leia ele antes do final de junho. O autor é alemão e tudo o que é da Alemanha passa na frente na minha lista de leitura.

      Espero que tenha ajudado e que bom que gostou das dicas.

      Excluir
    2. Obrigada!!!
      Ok, sem problemas! Tenho muuuitos livros na estante não lidos ainda hehehe Vou esperar sua resenha então!

      Excluir
  6. Adorei o post! Desde que li sua resenha de A Princesa Leal e O Palácio de Inverno que apaixonei por históricos que tem história real, sabe do planeta, não só romance. Desses aí gostei muito de Sashenka, Elizabeth & Mary e Queda de Gigantes. Vi que leu A Irmã de Ana Bolena, estava querendo a resenha dela. Vi que perguntou no twitter agora a pouco então tá ai minha resposta. To morrendo para ler essa resenha, heheh. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila a resenha sai hoje (quinta) e obrigada pelo comentário. Fico feliz que os leitores estejam gostando das dicas semanais.

      Excluir
  7. Fiquei louca com esse post sim ou sim????
    "O Palácio de Inverno" é um livro que eu realmente já queria ler. E agora fiquei encantada com Sashenka! Só tenho resistência com tudo que se refere às "Bolenas".

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum desses livros, apesar de que sou doida com Azincourt e O Palácio do Inverno. Ainda não li um livro do Bernard Cornwell que não gostei, então provavelmente esse vale a pena. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  9. O novo livro do John Boyne deve ser cheio de detalhes e muito bem estruturado. Ainda não li O Menino do Pijama Listrado, mas está na minha lsita de espera. E esse do Xadrez parece legal... rs. Falando em autômato lembrei de A Invenção de Hugo Cabret, que é uma leitura muito gostosa e que te prende.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que livros mais EU PRECISO OMG. Ótimas e perfeitas dicas. Achei a capa de O Palácio
    de Inverno muito linda, as outras também estão mas ela me chamou a atenção. A sinopse de Elizabeth & Mary me chamou para ler.

    ResponderExcluir
  11. Também adoro livros históricos! Estou louca pra ler A irmã de Ana Bolena e O palácio de inverno! Acho que a gente aprende muito com esse tipo de literatura! Nunca entendi tanto o comunismo como agora depois de ler Cisnes Selvagens, biografia de uma chinesa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa do jeito que eu sou leria todos estes rapidinho *.*
    tentei ganhar o palacio de inverno num blog, mas nao deu la muito certo e_e
    mas enfim né

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro histórico, mas morro de vontade, acho que eu ia gostar bastante. O problema mesmo é que eu sempre preciso escolher alguns para comprar e terão sempre aqueles que ficarão de fora...

    ResponderExcluir
  14. Bem legal as dicas, vários já estão na minha lista, mas o que eu mais quero ler é o Palácio de Inverno.

    ResponderExcluir
  15. Esses livros parecem ser muito interessantes, apesar de nunca ter lido nada do gênero, mais pretendo dar uma chance.

    ResponderExcluir
  16. os livros são muito bons, ainda mais quando o fato rola nos períodos históricos, cheio de romances, guerras, e intrigas

    ResponderExcluir
  17. Não li muitos livros históricos... Mais gosto muito!
    Quero muito ler "O Palácio de Inverno". Esses dias eu estava no quarto da minha mãe e vi o livreto do livro.. Não sei onde ela conseguiu mais eu li o primeiro cáp. ... É muito legal! Quero ler!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros que retratam períodos históricos, então gostei e quero ler todos. Me apaixonei pela capa de A Máquina de Xadrez.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.