15/04/2012

Resenha - Quebra de Confiança


Nome: Quebra de Confiança
No Original: Deal Breaker
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade. Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite na Universidade Reston.

Quem acompanha o blog sabe que gosto muito de Harlan Coben e que já li os dois livros mais recentes da série do Myron. Hoje eu trago a resenha do primeiro livro da série. É meio estranho ler o primeiro livro sabendo onde estará Myron daqui a alguns bons anos, mas isso não muda muita coisa. Foi muito bom poder ver onde tudo começou. Quebra de Confiança é um ótimo livro, com as melhores características de Harlan e uma trama muito bem elaborada. Espero que a Arqueiro continue a lançar a série na ordem.

Myron Bolitar era um atleta que tinha tudo para ser o próximo astro do basquete americano, mas uma lesão grave encerrou sua carreira de forma abrupta. Após largar as quadras Myron entrou para a faculdade onde se formou em direito e conheceu seu amigo Win. Após uma passagem pelo FBI ele decide abrir uma agência de representações. Junto com Win ele começa a MB Representações. Uma agência pequena, mas que representa algumas promessas do esporte como Christian Steele.

Há pouco mais de um ano e meio a noiva de Christian, Kathy Culver desapareceu misteriosamente. A polícia na época considerou Christian suspeito, mas a única evidência encontrada apontava outra coisa. Pouco a pouco a imprensa esqueceu o assunto, a investigação esfriou, Kathy foi considerada morta e o caso foi esquecido. Ao menos era nisso que todos acreditavam até que no meio da reunião que definiria o contrato da jovem promessa com um grande clube Myron recebe uma ligação de Christian aflito do outro lado da linha. Era sobre Kathy. Christian recebeu um envelope com uma revista de classificados de disque sexo marcada em uma página onde um anúncio trazia a foto de Kathy seminua. Christian ficou desesperado. Estaria Kathy viva? O que aconteceu na noite em que ela desapareceu? A revista poderia prejudicar Christian se chegasse à mídia e para evitar uma nova onda de assédio ele pede a ajuda de Myron para desvendar o mistério. De onde veio à revista? Quem colocou o anúncio?

Para complicar mais a situação Jéssica Culver, irmã mais velha de Kathy e ex de Myron, está de volta a Nova York. Ela acha que o assassinato do pai três dias atrás está relacionado ao desaparecimento da irmã. Ela reluta, mas acaba por pedir a ajuda de Myron para descobrir mais pistas sobre a morte do pai. Myron acha suspeito os dois fatos acontecerem quase ao mesmo tempo. Será que o pai de Jéssica descobriu algo sobre o desaparecimento de Kathy e por isso foi assassinado? Quem teria interesse em enviar essa revista justo agora para Christian? Myron conta com a ajuda do excêntrico, porém charmoso amigo Win para desvendar o caso.

Segredos familiares, máfia, empresários e treinadores inescrupulosos, indústria do sexo e assassinato. Uma trama que enreda o leitor logo nas primeiras páginas e em um emaranhado de personagens interessantes pouco a pouco a verdade vai surgindo. O mistério dura até os últimos capítulos e é impossível deduzir no meio da leitura o que está por vir. Harlan Coben conseguiu unir a trama central e uma segunda trama menor sem perder o rumo. Alternando entre essas duas pontas a narração não perde o ritmo um minuto se quer. Não é sem motivo que ele é considerado um dos melhores escritores do gênero. As tramas criadas por Harlan são sempre bem trabalhadas e seus personagens secundários são sempre cheios de defeitos e segredos. São essas características que fazem de Quebra de Confiança um ótimo livro. Sem abusar de extravagâncias o autor consegue deixar a investigação de Myron crível e muito interessante. O caso de Kathy é intrigante e pouco a pouco vai se tornando inacreditável, um desfecho no mínimo surpreendente. Talvez haja pessoas que desconfiou de tal personagem, mas eu duvido que pelo motivo correto.

Uma leitura rápida, agradável e perfeita para quem quer começar a ler Harlan Coben. Com habilidade Harlan transforma um caso que parecia simples em algo muito maior. A edição da Arqueiro como sempre está perfeita. Sem erros e a diagramação seguindo o modelo dos outros livros do autor. A imagem da capa não casa muito com o livro, mas isso é mero detalhe. No ano passado foi anunciado que o livro seria adaptado para o cinema pela Columbia TriStar, mas até agora não temos informações sobre elenco e previsão de estreia. Enquanto o filme não sai sugiro que leia o livro. Se você gosta uma boa trama investigativa, muitas reviravoltas e suspense vai adorar o livro. Para aqueles que estão querendo ler Harlan Coben há tempos, mas ainda não soube por começar “Quebra de Confiança” é uma ótima opção. Além de ter todas essas qualidades é também o primeiro da série. É leitura imprescindível para os que gostam de Harlan e recomendação certa para os que ainda não conhecem o autor. Até mais!

Myron Bolitar - Harlan Coben
1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- Back Spin
5- One False Move
6- The Final Detail
7- Darkest Fear
8- Promise Me
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

21 comentários:

  1. Oi! Eu ganhei esse livro de presente. Então, como você disse, para quem não conhece o autor é um bom livro, eu começarei por este. Espero gostar, estou com muita expectativa boa, pois muita gente fala bem.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro do Harlan, meu amigo comprou Não conte a ninguém e está amando. Quero comprar um também :D Li a resenha, mas o livro não me interessou. Gosto de suspenses que tem algo mais interessante lol.

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso do livro (desaparecimento de Kathy) se desenvolve mais pelo lado "porque ela sumiu, que segredo essa história esconde". Mas ainda sim é um bom suspense. Entendo o que quer dizer.

      Excluir
  3. Ah, que ótimo!! Eu nunca li Harlan e acabei comprando justamente este livro para começar. E pelo visto, fiz uma ótima escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um ótimo começo. Mas se quiser um livro extra, sem ser série sugiro que leia "Não Conte a Ninguém" e "Cilada". São excelentes.

      Excluir
  4. Do Harlan eu só li Cilada é amei! Só li por causa da sua resenha e acabei gostando muito do autor. Ótima resenha como sempre, muito clara e me deixou com vontade de ler. Sempre quis ler Myron, mas não tinha os primeiros livros. Agora eu posso. Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, estava querendo ler Harlan Coben e não sabia por onde começar. Vou ler logo Quebra de Confiança,parece ser um ótimo livro. Até mais !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Yasmin,

    Eu li o Quando ela se foi e só quando fui resenhar que tive certeza da ordem da série rs, ai nem li o Alta tensão. Agora quero este para começar a ler na ordem. :P

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não leu "Alta Tensão" porque é quase que um fim para série. Aliás, ninguém sabe se Harlan vai continuar a série ou se terminou ali. :)

      Excluir
  7. Até hoje não li nada de Harlan. Fico tentada a comprar aquele kit do Submarino, mas queria começar com essa série. Pelo menos agora sei que ele é o primeiro. Muito boa resenha. =**

    ResponderExcluir
  8. Desse autor eu só li Confie em mim e Não conte a ninguém. Dois livros que gostei muito, só não li nenhum dos novos porque não sou chegado em séries. Pela resenha parece que o livro segue os moldes dos que eu li, um pouco menos interessante, mas ainda sim bons. Quem sabe leio um dia. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro do Harlan Coben mas tenho muita vontade! =D
    Achei muito estranho essa ordem de publicação dos livros! O bom é que, agora que sei, posso ler na ordem! =D

    ResponderExcluir
  10. É definitivamente preciso ler algo desta autora!
    Com toda certeza deve ser muito bom os livros dela!

    ResponderExcluir
  11. Poxa, necessito ler essa série. Amo trama investigativa, suspense. Mas o complicado de tudo isso é o resto dos livros da série, lançados fora de ordem :/

    ResponderExcluir
  12. Eu também gostei do livro. Realmente ele transforma algo simples em algo extremamente complexo.
    Linkei a sua resenha na minha.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi..

    Esse é um autor que não me agrada muito.. Eu não sei porque os livros dele não me agrada.. Até tentei ler um, mas a leitura não avançou muito.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro Harlan Coben, o cara escreve muito mesmo. Adorei ele desde que li "Não Conte a Ninguém". Incrível.

    ResponderExcluir
  15. Gosto do Harlan Coben, esse foi o segundo livro que li dele (assalto aos livros da mamãe..rsrs).

    Gosto da forma como ele conta as suas histórias, a narrativa ágil e as histórias bem amarradas.

    É bem rápido de ler, você gruda nele e nem quer mais soltar, até acabar e descobrir a solução.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Amo os livros de Harlan, acabei de ler um que é "Desaparecido para sempre", e reparei que o autor ama deixar seus leitores voando, com aquele final de surpreender e deixar o leitor de boca aberta, sem palavras, do tanto que o livro desde o inicio até o fim mexe com a cabeça do leitor, acredito que os livros dele são assim recheado de drama, suspense, final eletrizantes, rsrsr, ainda nao li nenhuna série do Myron, mas estou procurando livros de Harlan para ler, pois a leitura dele mexe muito com meu juizo... Amei a resenha...
    :)

    ResponderExcluir
  17. Só leio resenha que elogia o Harlan! Adoro suspense e investigação. Inclusive estou lendo um agora que segue essa linha.
    Por tudo que eu ja li a respeito, vai pra minha estante como desejo ler!
    Parabéns pelo Blog. :)

    ResponderExcluir
  18. Não me lembro de ter lido um livro ao estilo policial, mas vou ver se leio este.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.