13/04/2012

Resenha - O Espião


Nome: O Espião
No Original: The Spy
Autor (a): Clive Cussler & Justin Scott
Páginas: 416
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém - um ardiloso espião - está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes… Mas isso é apenas o começo.

Terceiro livro da série Isaac Bell e o primeiro a ser lançado no Brasil. A princípio eu estava com muita vontade de ler esse livro afinal sou apaixonada pelo tema. Espionagem em um dos períodos históricos mais movimentados nessa área. Pré-primeira guerra, o mundo estava começando a mudar de reinos e impérios para repúblicas. É um período fascinante e que provavelmente rendeu muita ação para espiões. Foram anos de intrigas políticas, quem invadia quem, quem era aliado de quem e o que cada país tinha a ganhar ficando deste ou daquele lado. E esse era o ponto onde o jogo da espionagem e manipulação entrava. Tornar a decisão deste ou daquele país mais simples. Fazer com que tal acontecimento desencadeasse uma pilha de dominós a favor do seu país. Era isso e muito mais o que eu esperava encontrar em "O Espião".

Infelizmente não foi o que encontrei. Claro que tivemos bastante de jogos e intrigas, perseguições e manipulações, mas passou longe de ser o livro que eu imaginei. Um dos principais problemas foi o livro ser o terceiro da série. Para quem não leu os dois primeiros isso pode ser um problema nos primeiros capítulos. Algumas boas partes ali eram informações que provavelmente estão nos livros anteriores. Contudo não posso deixar de lembrar que a trama era muito boa. Usar o cenário internacional para desenrolar o enredo foi uma ótima ideia e tanto Isaac Bell como alguns outros personagens foram muito bem aproveitados.

A história começa quando um dos grandes projetistas da marinha americana é encontrado morto, suicídio é o que todos supõem a partir das provas encontradas. Porém a filha dele, Dorothy Langner não acredita que o pai se mataria. Um homem no auge do sucesso e com a mente brilhante não tiraria a própria vida. Acreditando nisso ela entra em contato com a agência Van Dorn e pede que investiguem mais uma vez as provas encontradas pela marinha. Isaac Bell começa então a repassar todas as pistas do suposto suicídio e a partir daí descobre que a morte do projetista de canhões é apenas uma pequena parte de um grande jogo para enfraquecer a marinha americana. Arthur Langner foi assassinado assim como muitos outros. Isaac Bell tem então um caso muito mais importante do que pensou em mãos. Alguém está manipulando o cenário para desfavorecer os EUA e ele precisa descobrir logo quem é esse assassino, esse espião.

A narrativa na primeira parte do livro foi uma das coisas mais complicadas de acompanhar, porque por um lado você está mergulhado na história e na descrição precisa de uma época fascinante, mas por outro lado você já está enfastiado de termos técnicos e outros recursos narrativos cansativos. Não sei. Tem alguma coisa na escrita dos dois que não casou. Foi possível acompanhar grandes partes sem o menor aborrecimento, para no capítulo seguinte tudo se tornar lento e difícil de acompanhar. É um livro que terminei de ler pela trama e pelo cenário, mas que se dependesse do estilo narrativo teria sido abandonado. E olha que isso é muito visto que nunca abandonei um livro na minha vida. Os autores precisam achar um meio-termo e casar melhor o conteúdo, o contexto histórico com a forma que eles escrevem. Das duas uma ou vão ser bem-sucedidos e teremos livros riquíssimos no contexto da história do período narrado ou vamos ter um livro impossível de ler.

Gostei muito de Isaac Bell e de vários outros detetives. A pesquisa sobre costume, modo de agir e tudo mais que envolve esse mundo da espionagem foi muito extensa pelo que notei. Muitas cenas bem aproveitadas. Nada era simples e nada era o que parece ser. Aquele clima mesmo de filmes de espionagem. Tudo, diálogos, descrições de ambiente e vestimentas. Um livro bem rico e bom de ler nesse sentido. Mas poderia ter sido muito melhor se a narração fosse mais fluida. Não sei se a editora vai lançar os outros volumes e se vão lançar os dois primeiros, mas fiquei com vontade de acompanhar a série e ver que outros cenários e situações da época seriam explorados.

A edição da Novo Conceito segue o padrão da editora com uma ressalva, a fonte foi menor do que a de costume. Talvez porque se colocassem o mesmo tamanho o livro teria algo perto de 600 páginas. Se cortassem os detalhes técnicos poderiam ser 100 páginas a menos. Um livro que se transformado em filme da maneira correta ficaria ótimo. Uma época fascinante para ser retratada tanto no cinema, como em séries. Já perceberam que adoro história então não liguem para meu falatório. É um livro que recomendo aos que tem um pouco mais de paciência e que apreciam o cenário. Um livro para os que adoram espionagem, a velha espionagem pré-guerras. Se procura algo diferente dentro do gênero investigativo sugiro que leia o livro. A capa ficou um charme, com aquele ar de pôster de cinema antigo, ar de HQ. Um livro complicado de avaliar graças à narrativa. As três estrelas são pelo cenário, pelo contexto e pelo desfecho. Até mais!

Isaac Bell - Clive Cussler
1- The Chase
2- The Wrecker
4- The Race
5- The Thief

27 comentários:

  1. Oi, Yasmin. Nossa, nem sabia que era de uma série. Eu ganhei esse livro, de aniversário. Estou doida pra ler, mas fiquei meio preocupada por saber que tem elementos que aconteceram nos dois livros anteriores... Nada a ver a editora lançar o livro 3º de uma série... achei que ele fosse único =/

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yasmin!
    A verdade é que não senti muita vontade de ler esse livro assim q foi lançado. Sua resenha me despertou curiosidade e ao mesmo tempo um receio. Se vc que gosta tanto desse estilo, não gostou taaanto do livro, será que vou gostar?
    Mas serve e muito de incentivo vc colocar que vai querer continuar a série. É acho que leria, sim! Gosto muito de investigações e este livro é apenas num ambiente diferente.
    Achei estranho ser o 3º livro o 1º a ser lançado aqui. Nem sabia que era uma série, então obrigada pela informação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que era uma série para começar a história e segundo eu adoro espionagem, mas do tipo da série "Chuck" já ouviu falar? Ótima sua resenha sabe, bem sincera e bem informativa. Quero ler o livro, o kit é bem legal e quero ver logo qual é a do livro. Muito boa resenha, parabéns!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Queria ler esse livro, mas agora estou receoso. Ainda acho que vou ler, mas não me parece ser tão urgente, já que é uma série, mas ok. A resenha está ótima :)

    ResponderExcluir
  5. Esse eu cheguei a ver na saraiva, mas não fez meu coração bater mais rapido...
    Gostei da sua resenha, também gostei da capa, mas não sei se teria paciencia pra esse tipo de história.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ai que pena que não foi tudo o que tu pensava! Estou louca pra ler desde que vi pela primeira vez! Espero não me decepcionar!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, estava muito animado para ler esse livro. Pensei que iria ser ótimo, mais vou ter que ler para tirar minhas duvidas. Resenha perfeita demais. E não sabia que esse livro era de uma série. Adorei muito a capa, tem cara de pôster de cinema antigo mesmo. Até mais !!

    ResponderExcluir
  8. Não sei, livros nesse estilo não me agradam. E como tu falou da narrativa, ainda não me encantei por ele kkkk

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer coro com o resto: Não sabia que era uma série! Ah que droga. Não gosto de ler séries pelo meio, mas eu quero tanto ler esse livro... Resenha excelente mesmo e adorei a promoção dele. Ganhar o kit e tirar minhas dúvidas. Adorei sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que tava muuuito animada pra ler. Agora já não tô tanto pelo que flou da narrativa... :s Mas amo história.. Vou arriscar. (: rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu também adoro livros de espionagem (inclusive hoje estou começando a leitura de um) e logo que soube de "O espião" fiquei curiosissima. Foi só depois de ler algumas resenhas que descobri que o livro é o 3º de uma série. Isso realmente dificulta a imersão do leitor na trama.
    Em um livro de tematica tão fascinante como esse é uma pena que a narativa do autor não consiga cativar o leitor em todas as partes do livro e o contexto histórico deveria ser uma parte extremamente interessante.
    A capa é mesmo linda e a editora caprichou no kit, né?

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ué.. como eles lançam o 3° livro da série e não lançam os outros? Não entendi essa! UHASHU.. Estou muito curioso para ler esse livro.. parece ser bem legal!! =) ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Aliás a editora não falou nada. Quando lançaram eu pesquisei no Goodreads e corrigi a informação lá no Skoob. Só a partir daí que muitas pessoas notaram esse "detalhe".

      Excluir
    2. Ah.. eu não gostei muito de saber disso... Como que eles lançaram o 3° livro de uma série.. Muito "Não faz sentido"... Que saco! USAU.. Mais mesmo assim quero muito ler esse livro!
      HAHA

      http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

      Beijos

      Excluir
  13. nossa, adoro livros de espionagem, esse parece ser mt bom! quero mt ler esse livro, mas nao gosto de ler series sem seguir a sequencia :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interfere muito no final das contas. Só os primeiros capítulos que ficam meio estranhos. Desperta aquela curiosidade já que não temos a lembrança dos livros anteriores. Ah, mas se você gosta do tema vai ler sem problemas. :)

      Excluir
  14. Fiquei um pouco receosa desde que vi o livro, sua resenha me deixou curiosa em vários sentidos, mas desconfiada pela narrativa. Sou um desastre em ler livros lentos. Se ganhar o kit leio, do contrário acho difícil eu comprar, pelo menos não está na lista de prioridades para compra. =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo essa duplicidade de vontade. Se é que esse termo existe, hehe. O que posso dizer é que vale a pena ler pelo lado histórico, só precisa ter um pouco de persistência. :)

      Excluir
  15. Como assim o livro é uma série e esse é o terceiro!?
    Estava com vontade de ler, embora não seja muito fã de espionagem, mas agora estou na dúvida!
    Bom, se eu ganhar o livro, eu leio, se não, espero a série completa! =)

    ResponderExcluir
  16. Adoro o tema também, estou ansiosa pra ler o livro. Pena que é vei o terceiro livro da serie. Quem sabe ele fazendo sucesso por aqui venham os outros. Acho que vou ler sem esperar os outros =]

    ResponderExcluir
  17. Estava louca pra ler esse livro, principalmente pq li comentários mto bons a respeito. Bom saber, pois qndo começar a ler já estarei preparada! hehehe
    Parabéns pela resenha, talvez as outras q eu li o pessoal só tenha avaliado a história ou não goste mto de criticar...
    A capa é linda mesmo!
    Achei um pouco mancada da editora ter lançado primeiro o terceiro livro de uma série (de 5), pelo menos se pretende publicar os outros.

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente eu tinha odiado a capa e nem me importado com o livro, agora tento ganhar ele em dezenas de promoçoes :p

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu confesso que esse não é muito meu estilo literário preferido, mas acho que justamente por ser algo novo e um tipo de leitura a qual não estou acostumada é que tenho que procurar mais sobre, sei lá HAHA quando lançou o kit e a sinopse desse livro, fiquei toda acesa com vontade de lê-lo logo, mas o fogo acabou HAHA li algumas coisas sobre ele não tão positivas e o fato dele ser uma "continuação" de uma série é um tanto quanto decepcionante, porque quer queira ou não, eu acho que os livros que antecederam são importantes. A capa é linda, esse estilo meio xilográfico e o jogo de cores preto, branco e vermelho é um show!

    ResponderExcluir
  20. estou loucamente atras desse livro, eu quero muito ganhar ele, adorei tudo nele, a queria tanto ganhar um, a resenha está otima

    ResponderExcluir
  21. A capa é realmente, um charme..rsrs.Achei linda!!

    Meu O Espião está pra chegar, mas ainda não tenho ele. Adoro livros de ação e principalmente de espionagem. Imagino que grandes mistérios devem ocorrer na trama e eu ficarei doida para ler até saber tudinho.

    Tenho certeza que não me faltará paciência ao ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de livro policial e cheio de espionagem. Embora a capa não chame atenção à primeira vista, a sinopse e agra sua resenha, me fizeram querer ler o livro. Já está anotado.

    ResponderExcluir
  23. Um livro de investigação, eu não me lembro de ter lido algo do tipo.Espero ler, não sei se este, mas um livro de investigação, policial.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.