18/04/2012

Dicas #15 - In the War

O dicas está de volta com um tema que conquista muitas pessoas apesar de retratar uma época dolorosa da história. Não é difícil encontrar livros ambientados na segunda guerra, são até muito comuns, mas ainda há uma boa parcela deles que o grande público desconhece. Por ex. qual o primeiro nome que vem na sua cabeça quando falamos nesse cenário? Deixa eu advinhar: "A Menina Que Roubava Livros", ou "O Menino do Pijama Listrado"? Alguns podem lembrar de "O Diário de Anne Frank". Acredito que enquanto existir ser humano vai existir livros com esse tema. Ano após ano chega ao mercado mais livros desse tipo. E é pensando nisso e no meu gosto por esse tema que decidi trazer algumas dicas para vocês. Livros que, acredito eu, poucos conhecem. Livros que merecem sua atenção, tanto para os que já gostam do tipo quanto para aqueles que querem começar, mas não quer começar com os famosos. Vamos a eles:

A Sala de Vidro
Simon Mawer
448 páginas
Quando o empresário judeu Viktor Landauer e sua mulher Liesel contratam o visionário arquiteto Rainer von Abt para construir a casa do casal, eles têm a intenção de erguer um lugar moderno, repleto de luz e despido de ornamentos. A casa se torna referência, e sua sala de vidro, uma verdadeira obra-prima, é capaz de deixar transparecer as relações mais complexas e veladas entre seus visitantes. Mas quando a invasão nazista tem início, o casal é obrigado a abandonar tudo e fugir. Os alemães invadem a casa, transformando-a em laboratório de pesquisa nazista. Mais tarde, ela é (...)
A Ponte Invisível
Julie Orringer
728 páginas
Uma narrativa ficcional cativante, que pode ser lida como uma história de amor, um thriller de guerra ou um romance histórico. Aos 22 anos, Andras Lévi recebe um convite para estudar na École Spéciale d’Architecture e se vê diante da repentina realização do sonho de deixar a Hungria para residir na charmosa Paris dos anos 1930. Tibor Lévi, por sua vez, consegue ingressar na faculdade de medicina de Modena, na Itália. Sempre que as parcas economias e a rotina de estudos permitem, os dois irmãos se reúnem para trocar confidências e aproveitar a noite parisiense. Nenhum deles previa (...)

Os Anagramas de Varsóvia
Richard Zimler
378 páginas
Início dos anos 1940. Os nazistas encerram milhares de judeus numa pequena área da capital da Polônia. Uma ilha urbana isolada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a se mudar para o gueto com uma sobrinha e o sobrinho-neto de 9 anos, Adam. Mas numa manhã de frio cortante, o menino desaparece. E reaparece morto. O corpo encontrado no arame farpado. Uma das pernas cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Em breve outro cadáver aparece — desta vez o de uma jovem, a quem foi cortada uma das mãos. E as provas começam a (...)
Caçando Rommel
Steven Pressfield
272 páginas
A Alemanha nazista parecia bastante próxima de conquistar seus objetivos mas após a segunda batalha de El Alamein, no Egito, uma guinada crucial se deu na campanha do norte da África. Começava um cerco ao avanço das forças do Eixo rumo ao canal de Suez e aos campos petrolíferos do Oriente Médio. As muitas batalhas no front africano tiveram papel decisivo no Grupamento do Deserto de Longo Alcance, uma unidade de reconhecimento do Exército inglês, extinta depois da guerra. Sua especialidade era infiltrar-se por trás das linhas inimigas, coletando informações. Nas páginas de (...)
O Anexo
Sharon Dogar
288 páginas
Das oito pessoas que viveram escondidas com Anne Frank no anexo de um armazém em Amsterdam, durante dois anos da Segunda Guerra, apenas uma resistiu à barbárie dos campos de extermínio: o pai de Anne Frank, que se encarregou de publicar os diários da filha sobre o período em que viveram reclusos. Em O anexo, a escritora inglesa Sharon Dogar faz com o personagem Peter van Pels, de quinze anos, o que Otto fez com Anne: dar a oportunidade para que “fale” sobre a vida naquele ambiente claustrofóbico. Dogar inverte a perspectiva do diário da menina judia, fornecendo uma nova (...)
Aqueles Que Nos Salvaram
Jenna Blum
392 páginas
Uma história que ultrapassou todas as barreiras e preconceitos religiosos e ideológicos em nome do amor. A história de Anna, uma jovem de 18 anos com um futuro promissor aos olhos do pai, um simpatizante nazista: casar-se e ter filhos com um oficial alemão. Ao se apaixonar por um médico judeu, no entanto, sua vida muda completamente. Revelando uma história de paixão e amor condenado, um retrato sobre a vida durante a guerra e um impressionante drama da relação mãe e filha, o livro explora profundamente aquilo que escolhemos suportar ou resistir para sobreviver e o legado (...)


E ai? Gostaram das dicas? Dos livros acima eu posso falar superficialmente já que ainda não li nenhum deles. Minhas dicas dessa semana são baseadas em críticas e resenhas positivas. O mais curioso da lista acima é que a maior parte dos livros não focam apenas no romance como a maioria que usa a segunda guerra como cenário faz. Espero que elas sirvam de inspiração na hora de comprar algo do tema. Em breve pode ser que vocês vejam resenha dos três primeiros e dos dois últimos aqui no blog. Outro livro interessante com cenário de guerra é "A Alemã", mas ele se passa no período final da primeira guerra e no pós segundo guerra. Por isso deixei de fora. Outro livro interessante é "A Chave de Sarah", mas não está na lista pois a narração é um olhar para o passado. A protagonista investiga a história da família durante a segunda guerra. Esse livro virou filme faz pouco tempo para quem interessar. Enfim. Vou ficando por aqui. Lembrando que faltam 3 dias para o fim da promoção "Escolha Seu Livro" e também 3 dias para sair o resultado do desafios de aniversário. Até mais tarde!

10 comentários:

  1. Ótimas dicas, adoro essa coluna. Sempre descubro livros ótimos. Gostei do primeiro, do segundo e dos dois últimos. Queria ver aqui brasileiros, dicas de livros daqui. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar por que AMO histórias da segunda guerra! Meu pai tem muitos livros sobre o período mas poucas ficções; eu adorei a lista! Alguns já entraram para minha lista de leitura! =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não posso dizer nada muito sobre o tema, pois não tenho muita afinidade com ele. Mas o segundo, o terceiro e o último parecem ser bem interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Os que eu li foram os primeiros citados: A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado. adorei os 2 , mas acho tão triste que só mesmo de tempos em tempos eu procuro esse tipo de leitura. Mas gostei das dicas, e vou sim procurar um desses livros pra incluir nas minhas leituras.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ótimo o tema das dicas dessa semana. Gosto bastante do período histórico e de ficcção já li o básico, que são os três que citou na introdução. Das dicas eu gostei dos três primeiros. Muito interessante esse "A ponte invisível", e grande. Caçando Rommel eu tenho, mas ainda não li. Como disse gosto do tema e ele não parece um livro muito romantizado, parece bem fiel a história. Muito bom os livros. Ótima escolha e repito a menina ali acima: faz dicas brasileiras, não digo clássicos e nem livros novos, mas encontre um meio termo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adorei todas as dicas, quero ler A Sala de Vidro e A Ponte Invisível. Nunca tinha ouvido falar desses livros, e por isso gostei bastante.
    Abraços. até mais !

    ResponderExcluir
  7. Os dois primeiros livros e o ultimo parecem ser os melhores, mas não vou julgar sem antes ler né :3
    Depois eu volto aqui so para adiciona-los no skoob

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser triste ler livros do tipo, eles me chamam a atenção, um livro da lista que eu gostaria de ler é Os Anagramas de Varsóvia.

    ResponderExcluir
  9. o segundo e o ultimo, me pareceram livros muito otimos, ja sabem neh/as capas são lindas :P,

    ResponderExcluir
  10. Não li A Sala de Vidro, mas gostei bastante da história. Se não me engano Apátrida e Jogando Xadrez com ajnos também se passam nessa época.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.