20/04/2012

Desafio de Clássicos


Está entrando no ar o mais novo desafio do Cultivando a Leitura. Desde que criei o blog em outubro do ano passado muitos leitores me cobram resenhas de clássicos. Grande parte deles tem vontade de ler clássicos, mas não sabem por onde começar. Ficam perdidos em meio a tantas opções e tantas opiniões. Pensando nisso e no meu gosto por desafios resolvi criar o "Desafio de Clássicos". Um desafio com formato parecido com o desafio "45 Dias".

A principal diferença é que ao invés de postar um item do desafio todo dia vamos postar a cada 15 dias. Afinal não dá para conciliar a leitura do desafio com as outras leituras e resenhas. Ao lado do blog "Fotos e Livros" pelos próximos meses o blog vai apresentar resenhas e postagens com livros e sobre livros de cada um dos itens da lita abaixo. Assim não só eu ganharei com o desafio, mas todos os leitores que poderão conhecer clássicos e separá-los de acordo com seu gosto pessoal. E como o desafio será realizado por dois blogs vocês poderão ler resenhas de dois livros de cada tópico. O mais importante é que para o último tópico vou precisar da ajuda de vocês. Pelo que mandem sugestões para eu poder escolher qual vou resenhar. Pode ser qualquer clássico, aproveitem para pedir um que vocês têm curiosidade. Vamos a lista:

1- Qualquer clássico do séc. XVII ou anterior 11- Um clássico francês
2- Qualquer clássico do séc. XVIII ou XIX 12- Um clássico alemão
3- Um clássico a sua escolha. 13- Um clássico russo
4- Um clássico de mistério/terror. 14- Um clássico italiano
5- Um clássico da ficção científica. 15- Um clássico brasileiro
6- Um clássico romance. 16- Um clássico vencedor do Pullitzer.
7- Um clássico infantil. 17- Um clássico vencedor do Nobel.
8- Um clássico com nome próprio de título 18- Um clássico contemporâneo.
9- Um clássico americano 19- Contos clássicos
10- Um clássico inglês 20- Um clássico sugerido pelos leitores.

E ai? Gostaram dos tópicos? Se você achar que está faltando algum tipo de clássico pode deixar nos comentários que vou analisar e ver se é possível adicionar na lista. Ao final do desafio estou pensando em promover um sorteio de clássicos. Assim vocês terão a chance de escolher dentre os livros resenhados no desafio o que mas gostou. Enfim!

De 15 em 15 dias novas resenhas e a postagem do desafio, onde darei outros exemplos de livros daquele tópico. Falarei um pouco da época, dos autores da época, do estilo predominante além de falar sobre a leitura. Qualquer sugestão, dúvida ou pergunta sobre clássicos poderá ser feita. Podem aproveitar o desafio para tirar dúvidas, pedir sugestões e tudo. Vou tentar  resenhar em outra oportunidade todos os clássicos sugeridos pelos leitores. Esqueci algum detalhe? Se sim, basta perguntar nos comentários. Por enquanto é isso. E não se esqueçam que amanhã é o último dia para participar da promoção "Escolha Seu Livro - Aniversário" e o resultado dos desafios de aniversário saí no mesmo dia do resultado dela. Nem vou pedir desculpas pelo atraso do desafio. Só o que posso dizer é que está bem complicado provas e tudo mais. Enfim. Até mais!

16 comentários:

  1. Ahh!! Amei esse desafio, mal posso esperar pra começar a ver aqui no blog! Os tópicos estão ótimos, espero que os livros sejam também.

    ResponderExcluir
  2. O que mais leio são clássicos. Assim, quando vc posta lançamentos eu fico curiosa pois não conheço nada.
    Ah, falar em "clássico contemporâneo" é meio contraditório, pois um livro torna-se clássico justamente por já haver décadas (ou séculos) de existência e ser lido sempre, por gerações e gerações, já que sua temática e proposta é atemporal.

    E onde podemos dar as sugestões do nº 20? Por aqui mesmo nos comentários?

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nessa questão de "clássico contemporâneo", mas já temos sim alguns clássicos mais recentes. Fiquei na dúvida entre clássico contemporâneo e clássico moderno. Vou pesquisar mais e quem sabe mudo. Um exemplo são os livros de George Orwell, são de 1948, ou seja mais recentes. Philip K. Dick também tem algumas obras que pode ser consideradas clássicos. Enfim!

      As sugestões você pode deixar aqui nos comentários mesmo ou enviar por email. É mais prático e melhor por aqui, assim os outros leitores podem acompanhar as sugestões e até aproveitá-las. :)

      Excluir
  3. Vou gostar de ver as resenhas aqui, já que não tenho costume de ler clássicos... Acho que li 2 até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Que desafio incrível !! Adorei muito mesmo, não leio muito clássicos, e esse desafio vai me ajudar muito. Esperando ansiosamente as resenhas.
    Abraços, até mais !

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Sou uma grande vergonha quando se fala de clássicos. Li tão pouco. Começo sugerindo já que ninguém sugeriu nada ainda: Jane Austen.
    Não sei se faz seu gênero, mas queria ver resenha dela aqui, ai posso resolver se leio ou não. Todo mundo fala tão bem dos livros dela.
    =**

    ResponderExcluir
  6. Perfeito gosto muito de classicos parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que desafio legal! Quero aderir ao meu blog tambéem *-*

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - eu voltei! rs

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    Não sou muito de ler clássicos.. Mais agora, com as resenhas, acho que vou começar a me interessar mais!
    Tenho uma sugestão para você : O fantasma da ópera.. Eu ainda não li o livro, mais eu faço peça do elenco do musical que um grupo de teatro vai apresentar aqui na minha cidade, e a história é muito legal!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela ideia!!! Acho que é uma maravilha divulgar clássicos!

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, nada como os clássicos! Este desafio será muito interessante.
    Sugestão para resolver o problema do clássico contemporâneo: melhor colocar clássico do século XX ou do século passado. Não acho que moderno resolva a questão.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um gosto por leitura muito variado, é até engraçado quando estou lendo um classico e chega alguem todo animado perguntando que livro estou lendo, ai quando veem que é antigo nao gostam.
    Os classicos são muito bons, adoro,

    ResponderExcluir
  12. Adorei os tópicos. Estou ansiosa pelos tópicos 7,14 e 15, não que pelos os outros eu não esteja, mas esses me intressei.

    ResponderExcluir
  13. muito bom o desafio, torcendo para que consigam, tem todo meu apoio

    ResponderExcluir
  14. AhhH, eu discordo de livro só virar clássico depois de décadas. Saramago, Vargas Llosa, Garcia Marquez, já nascem clássicos. Clássico no meu entender tem mais relação ao estilo da linguagem que propriamente com a idade do livro, o mesmo vale para filmes. Pra mim 'Travessuras de Menina Má' já é clássico... rs

    Leio muito menos do que deveria por escrever demais, então procuro quase sempre pelos clássicos... Ótimo desafio.

    ResponderExcluir
  15. A blogosfera necessita de clássicos. lançamentos são muito importantes, claro. Mas acho que clássicos são um quê amais, sabe? um diferencial.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.