08/03/2012

Resenha - A Sombra da Lua


Nome: A Sombra da Lua
No Original: Dark of the Moon
Autor (a): John Sandford
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade. Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros. Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região. Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homícidios. Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro.

Recebi "A Sombra da Lua" através da parceria com a editora e estava curiosa sobre o que poderia vir por ai. Seria apenas mais um autor de série policial cujo nome é o próprio detetive? Não conhecia John Sandford, mas pesquisando para essa resenha descobri que essa série é um spin-off de outra série policial do autor. Virgil Flowers aparece pela primeira vez na série “Lucas Davenport”, personagem que aqui faz o papel de chefe de Virgil. O detetive de John Sandford é diferente do tudo que já li no gênero. Além de não ter o estereótipo padrão possui uma personalidade no mínimo curiosa.

Virgil Flowers é investigador do departamento de detenção criminal do estado de Minnesota faz três anos. Essa agência existe mesmo, o DDC trabalha em parceria com as polícias locais, cuida de análises de provas para cidades que não possuem laboratórios e investiga casos complicados e casos que chamam atenção da mídia. Virgil é enviado a Bluestem para investigar há morte dos Gleasons quando chegando à cidade presencia o incêndio reduz as cinzas à velha mansão de Bill Judd. Um rico fazendeiro que se envolveu em um esquema ilegal no passado que tirou o dinheiro e as terras de quase todos da cidade. O xerife acredita que os casos estão interligados, cabe a Virgil encontrar a ligação. Muitas pessoas teriam motivo para matar Judd, afinal ele roubou muitos deles, mas e os Gleasons? Quem teria motivo para matar o médico aposentado e sua esposa? Virgil percorre a cidade atrás de pessoas que conheceram Judd no passado a procura de algum segredo que possa ter desencadeado as mortes. A cidade é pequena, todo mundo conhece todo mundo e fofocas correm rápidas. Virgil usa isso a seu favor e as perguntas que andou fazendo começam a surtir efeito. Logo ele descobre uma pista importante e a partir daí o mistério começa a se revelar. O antigo médico, o antigo xerife e o agente funerário. O que eles têm em comum com Bill Judd?

A narrativa, as viradas na trama e a ambientação do livro são muito boas. Todas as descrições são rápidas, mas precisas e por vezes é possível sentir o clima árido, o sol a pino e a vista de fazendas intermináveis. A forma como o autor desencadeia os acontecimentos tem seu diferencial e apenas com interrogatórios Virgil consegue juntar as peças do caso. Parte de um segredo aqui parte de uma notícia antiga ali e ele descobre qual é o grande podre da vida de Judd. Virgil conseguiu informações que o levaram direto a um emaranhado de dois casos. A intenção do assassino de desviar o foco de si acabou rendendo pouco. A ideia foi boa, o problema é que em momento nenhum consegui acreditar que aquele era o caminho. Eu não adivinhei o nome do assassino, mas quem ele era ficou claro assim que Virgil descobriu a principal pista. A surpresa do final fica por conta da “responsável” por tudo isso. Jamais poderia ter pensado que o assassino só apareceu por causa daquilo.

O que mais me incomodou no livro foi a personalidade de alguns personagens. Virgil com seus cabelos longos e camisas de banda de rock não é o típico investigador, parece mais um caubói. Até ai tudo bem, nada contra o que as pessoas usam ou deixam de usar. O problema é que ao longo do livro tem muitas brincadeiras sobre sexo e também não é muito agradável acompanhar as conversas de Virgil com o xerife Stryker, nem os pensamentos dele sobre as mulheres que ele interroga. A trama e a perspicácia de Virgil até salvam o livro de ficar impossível de ler, mas espero que ele mude com o tempo. Isso não acrescenta em nada na história. Todo livro tem sua parte leve e humorada, eu acho que o autor usou isso como essa parte, mas não funcionou.

A edição da Arqueiro é muito boa, falar disso é falar sempre a mesma coisa. A editora tem muito cuidado com o texto que publica. Seja na revisão seja na tradução é muito difícil encontrar algum defeito. A capa é bonita e o marcador do livro ficou bem legal. A boa notícia é que a série é nova. Tem apenas cinco livros publicados até agora e por isso quem gostar poderá acompanhar tudo. Essas séries costumam ser imensas e antigas. Quase sempre a publicação no Brasil fica dividida e impossível de acompanhar como é o caso de “Alex Cross” de James Patterson. É um livro que não recomendaria a qualquer pessoa, principalmente para algumas mulheres. Li algumas resenhas antes de escrever a minha e muitas delas não curtiram nem um pouco o jeitão de Virgil. Quem gosta do gênero não pode perder. É policial, mas John Sandford elabora sua trama de forma diferente. O que é perfeito para quem quer coisa nova dentro do gênero. É um livro policial que se diferencia pelo personagem principal e pelo modo de investigar próximo da realidade. Aliás, daria um ótimo seriado. Até mais!

Virgil Flowers - John Sandford
1- A Sombra da Lua
2- Heat Lightning
3- Rough Country
4- Bad Blood
5- Shock Wave

26 comentários:

  1. Sua resenha esta perfeita , ainda não tinha me interessado por esse livro . Mais sua resenha me deixou louco para ler logo. Até mais !!

    ResponderExcluir
  2. A resenha está muito boa. Esse não é um genero literário que me chame a atenção, sempre digo que prefiro romances e fantasias, não gosto de história policial e coisas do tipo.Não me atrai. Cheguei até a confundir esse livro com "Sob a luz da lua" hehe. Esse não entrou pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Ah pode ser que eu goste. Adoro os do Harlan e os do James Patterson. Adoraria ganhar na promoção e não ligo muito para personagens assim. Fica até mais real, menos frescuras. Ótima resenha, tocou em tudo o que gostaria de saber. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Espero poder ler esse livro logo, meu primeiro pedido de livro com parceria com a Arqueiro foi um diferente desse gênero, vi esse lá no site,mas não me interessei muito, mas lendo sua resenha, é outra coisa :}

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já li uma resenha sobre esse livro, era um pouco diferente. Tudo depende do modo como interpretam. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem algo diferente de todos que li .
    Quero tanto lê-lo *-------*

    ResponderExcluir
  7. Me pareceu que esse Virgil tem um humor um tanto idiota, mas gostei da história, tomar que eu ganhe a promoção.
    só na linha "por um bom português", na 4ª linha do segundo paragráfo você escreveu "é enviado a Bluestem para investigar há morte dos..", acho que esse "há" no caso seria apenas "a"; desculpe por não mandar pelo e-mail, mas enfim.

    ResponderExcluir
  8. Tenho problemas com personagens desse estilo. Acho que para mim seria mais uma obrigação terminar de ler e com certeza não daria nenhuma estrela rsrs. Não li muitos livros policiais e não sei se faz muito a minha. Porém, é sempre necessário abrir a porta para coisas diferentes né?

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada desse autor, adoro romances policiais e investigações. Até agora só li Agatha Christie! Espero também ganhar a promoção pra conhecê-lo!

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quando li sua resenha imaginei mesmo um seriado!!!

    Até gosto de policiais, mas não sei se gostei muito desse, acho que é por causa de ser meio cowboy!!
    Não sou muito fã desse tipo...

    Mas valeu o conhecimento, ainda não conhecia esse autor.

    Abraços
    Gabriela

    ResponderExcluir
  11. Lembro que há algumas semanas tinha ouvido falar desse livro mas nem cheguei a ler a sinopse,creio que nunca li nenhum livro do gênero policial, mas sua resenha me deixou interessada vou dar uma chance ao livro quando puder, quem sabe não me surpreendo!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Yasmin! Tudo bem?

    Você tem o nome da minha irmã, rs. Escrito do mesmo jeito e tal. Enfim...

    Pensei muito em solicitar "A Sombra da Lua" à Arqueiro. Adoro o gênero policial e a trama parece interessante. Sem falar em capa, edição... tudo muito bom. Todavia, na época, li algumas resenhas negativas e acabei optando por outro livro.

    Se a chance surgir novamente, pedirei esse livro. Sua resenha me fez ver que gostarei da obra, apesar da questão com as mulheres. E, sim, a Arqueiro sempre é impecável na produção de seus livros.

    Só uma dica: atente para a ortografia das palavras, acentos, essas besteirinhas, flor. A partir do segundo parágrafo (principalmente nele), percebe-se desvios gramaticais. Sei que você tem de escrever rápido e, às vezes, nem dá tempo revisar, mas fica o conselho. Você só tem a ganhar. :)

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro e também divulguei e fiz resenha em meu blog, não tenho muito o que falar dessa obra, eu gostei muito. Como vc disse mais uma vez a Arqueiro fez um ótimo trabalho, e eu quero ler os outros livros da serie.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto do gênero policial, desde que não descreva cenas violentas detalhadamente. Mas acho que teria muita preguiça dos pensamentos de Virgil sobre as interrogadas e de suas conversas com o xerife. Bom, só lendo pra saber o que eu vou achar mesmo... hehe...

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Humm...essas conversas...parece que não vou gostar...aushaushauhs Mas é sempre bom acompanhar uma série nova

    ResponderExcluir
  16. Esse estilo investigativo no livro e' o que mais me atri nele. Nao conhecia a sinopse e nunca tinha lido uma resenha sobre ele mas me apaixonei.
    Realmente a capa foi muito bem feita.
    Ainda bem que e' uma serie nova. Vou poder acompanhar.
    Quero muito poder ler esse primeiro livro.
    Adorei!!

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Galera,eu terminei de ler o livro hoje, é simplesmente genial,vale a pena comprar,O principal da história Virgil Flowers é um personagem muito engraçado e muito inteligente também.

    ResponderExcluir
  18. Faz muito meu estilo não, mas a capa é linda e quem sabe eu ganho ele na promoção. Adorei sua resenha, bem sincera e é isso que importa. Bom que é livro um se eu resolver ler. Desses autores eu quero muito é Harlan Coben. Sempre ouvi falar bem.

    ResponderExcluir
  19. Eu ADORO livros policiais e "A Sombra da Lua" está na minha lista. Não sabia que pertencia a uma série. Na verdade, não conheço o trabalho do autor, ams pretendo mudar isso em breve.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nunca li um livro policial... e acho que vou começar pela sombra da lua, porque você citou no começo que ele foge de estereótipos.
    Afinal, se é pra ler livros iguais, pra que ler?

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha!!!
    Não gostei muito da capa...Não expressa o que o livro tem a contar...
    Mas estou ansiosa para lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  22. Essa capa é linda e o livro deve ser muito bom!
    Quero ler!!

    ResponderExcluir
  23. Já está na minha lista claro :p
    e gostei da capa mas acho que poderia ser melhor

    ResponderExcluir
  24. a capa me passou uma coisa assim de ser velho naum sei num me interessou muito :S, mais a resenha está tima

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de livros policiais e de ação, mas pelo que você me descreveu sobre a personalidade do Virgil me fez desanimar do livro, de verdade.

    acho que não lerei.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente, eu não conhecia esse livro mas já fiquei fascinada com a história. Adoro um bom policial e essa história está ao tipo que gosto. Vou ler é claro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.