20/03/2012

Resenha - Presentes da Vida


Nome: Presentes da Vida
No Original: Something Blue
Autor (a): Emily Giffin
Páginas: 383
Editora: Novo Conceito
Comprar: Americanas - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor. A história se passa após o livro O Noivo da Minha Melhor Amiga.

Sexto livro que recebi através da parceria com a editora Novo Conceito e um daqueles livros que me pegou desprevenida. Os livros de Emily Giffin nunca estiveram na minha lista de leitura porque sendo muito sincera sempre achei que seus livros seriam romances muito melosos e clichês, contudo mordi a língua ao perceber que não só ri muito durante a leitura como também estava grudada no livro. “Presentes da Vida” é um livro começa como quem não quer nada, sem uma história muito encorpada, mas ao passar dos capítulos já estamos ligados a Darcy, tanto pelas loucuras dela, como pelos absurdos que ela fala e faz. Foi uma boa surpresa gostar do livro.

Eu não li “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, portanto não acompanhei a história de Darcy antes de terminar o noivado, mas conhecia a história então não senti falta de nada. Para aqueles que não conhecem Darcy Rhone foi noiva de Dexter Thaler por sete anos. Ela conheceu Dexter através da sua melhor amiga Rachel, as duas eram amigas inseparáveis desde crianças mesmo sendo completamente opostas. Darcy é uma mulher superficial, egoísta, competitiva, sempre se considerou mais bonita e mais esperta que Rachel. Por isso mesmo sempre teve certeza que tudo daria certo em sua vida, a começar pelo casamento dos sonhos com Dexter. As vésperas do casamento Darcy pega Dexter só de cueca dentro do guarda-roupa da amiga. A mesma Rachel que ela considerava sem graça, sonsa e sem beleza. A cena termina em barraco, ela arma o maior escândalo e fica com ódio de Rachel. O que ela não leva em conta é que também estava tendo um caso com Marcus, amigo e padrinho de Dexter. O ponto de partida do livro é esse. A história de Darcy após o escândalo.

Darcy está histérica por ter sido trocada e não para de se colocar no papel de vítima traída e abandonada. Não acredita que Dexter a trocou por uma mulher daquelas e começa a bolar teorias de que foi só uma noite e que logo Dexter vai voltar pedindo perdão, implorando para reatar com ela. Os dias passam e Darcy já planeja um novo casamento, uma nova vida de sonhos ao lado de Marcus. O problema é que ele não está entusiasmado com essa história de bebê e casamento. Depois de alguns fiascos o namoro começa a ficar insustentável e Darcy é largada pela segunda vez, só que desta vez ela está grávida. A fofoca começa a circular na sociedade de NY e a única saída que ela encontra é recorrer a Ethan, um velho amigo que mora em Londres.

A partir a história se desenrola de forma gradual e muito mais agradável. Darcy continua a mesma arrogante, mas a história ganha forma e compreendemos melhor a personagem. A primeira metade do livro é um pouco irritante para quem não curte personagens fúteis, aquele tipo de mulher que preza beleza, roupas de marca e que jamais quer envelhecer, mas sendo justa a segunda metade do livro é muito boa e conquista o leitor a cada página. Antes de ler esse livro você precisa entender que realmente existe muita Darcy pelo mundo e que a mudança que ela sofre é gradual como em todo mundo. Não adianta julgar o livro nas primeiras páginas e empurrar a leitura com aquele mesmo conceito. Permita-se entender a personagem.

A narração da autora é leve e bem-humorada sem ser clichê. Não há exageros na personalidade de Darcy e ao contrário do que possa parecer ela não mudou da rainha da futilidade para a mais desprendida das mulheres. O que mudou foi a forma de entender as pessoas e os sentimentos. Os pontos fortes do livro são o cenário e Ethan. Não sei se já perceberam, mas uma das coisas que mais considero ao ler um livro são as descrições. Não existe nada melhor do que um livro bem ambientado. O poder que cada detalhe tem é incrível. E nesse ponto posso dizer que Emily Giffin foi muito bem, ela conseguiu colocar cada mínimo detalhe da paisagem londrina. É um livro que você sente o lugar com os personagens. Já Ethan é um personagem perfeito, o jeito que ele cuidou de Darcy, o jeito que ele se preocupava com ela e o bom amigo que foi durante todo livro valeu pelos primeiros capítulos complicados. Ele roubou a cena nas últimas cem páginas do livro e ajudou em um final que apesar de deduzível, foi compensatório.

A narrativa em primeira pessoa casa muito bem quando temos uma personagem que muda tanto durante a história. Acredito que se fosse uma narração em terceira pessoa o livro teria soado comum. A mudança de Darcy foi mais profunda e me surpreendeu a capacidade da autora de narrar de forma tão real. O livro não é uma continuação por isso não tem problema ler apenas ele. A adaptação para o cinema deve sair, mas não tem confirmação de nada ainda. A edição da Novo Conceito segue o padrão da editora, a fonte é agradável, a diagramação é a mesma e não encontrei erros. O livro é grosso por causa da fonte e do espaçamento, mas isso não interfere no tempo de leitura. Recomendo o livro para quem curte um romance engraçado, bem escrito e leve, mas com uma pegada de realidade. Também aconselho a ler sem formar uma opinião imediata, deixe-se levar pelos capítulos que é muito melhor. Até mais!

Rachel & Darcy - Emily Giffin
1- O Noivo da Minha Melhor Amiga
2- Presentes da Vida

25 comentários:

  1. Postei um meme no blog citando voce!
    Dá uma olhadinha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amei este livro, ele se tornou um dos meus preferidos. Eu li O Noivo da Minha Melhor Amiga, e detestei, então foi incrível ler este livro e amar como amei. A Darcy apesar de irritante no início, é uma mulher muito forte e decidida, assim ela é com certeza uma personagem que me conquistou apesar de todos os defeitos.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parece ser um livro muito bom. Para mim parecia ser chato, mas você mudou essa ideia XD

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro e adorei Rachel e Darcy no outro livro. Sua resenha só fez dobrar a vontade de ler, acho que nem vou esperar a promoção. Ótima sua resenha e se você que não gosta do gênero gostou imagina eu! Coloca logo a promo no ar!

    ResponderExcluir
  5. Não li o primeiro, mas vi o filme e quero muito ler este. A capa é simplesmente linda e pela sua resenha parece perfeito! Muito boa resenha como sempre. =***

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, quero muito esse livro. Sua resenha me deixou ainda mais ansioso com o livro. A historia parece ser bem legal. Resenha está ótima , parabéns !!

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  7. Faz meu estilo, a capa é linda e o kit também. Quero muito, muito ler e já comprei o O noivo da minha melhor amiga. Acho que dá tempo de ler antes de ganhar o kit numa promo, hihi. Ótima resenha, sua visão do livro e da Darcy me deixou curiosa já tinha ouvido falar, mas não assim. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ah eu quero muito esse livro, mas ainda não li "O noivo da minha melhor amiga, então vai demorar p mim... QUero ler na ordem certinha, mesmo que não interfira em nada. Só vi o filme, gostei, então acho que os livros eu vou adorar. Cheguei a ver na saraiva, mas achei caro... Vou esperar e tentar comprar os 2.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha. Muito bom saber que a escrita da autora e' bem humorada. Ainda nao li O Noivo da Miha Melhor Amiga, entao acho que vou esperar ler primeiro para depois ler Presentes da Vida. Mesmo nao interferindo, acho melhor ler na ordem para saber o que se passou antes.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É, o livro parece ser legal, mas não me interessei muito. Quem sabe, se sair o filme e eu gostar dele, eu leio o livro. Mas, mesmo assim, a resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  11. Não estava muito animada pra ler, agora tô! *---* Parece ser muuuito bom.
    Gostei mt da resenha, (:

    ResponderExcluir
  12. adorei a resenha, parece ser mt bom o livro!

    ResponderExcluir
  13. Acho a capa desse livro muito bonita.. e acho que a história parece ser bem legal.. Depois dessa resenha minha vontade de ler aumentou! haha.. =)

    ResponderExcluir
  14. Um dos livros que quero muito ler, acho a estória bonita e claro, interessante. A resenha é mais uma que me faz querer ler mais ainda ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto desta autora, e sobre este livro! só lendo mesmo
    eu tenho o livro questões do coração, e ainda nme li, não sobrou tempo, mas espero que seja bem legal

    ResponderExcluir
  16. Acredito que já tinha lido sua resenha, mas não cheguei a comentar. Olha, para falar a verdade, nunca tive muita vontade de ler Emily Griffin, mas ultimamente ando lendo tanta coisa boa sobre ela que já subverti essa opinião HAHA sua descrição sobre o livro casou perfeitamente com o tipo de livro que eu gosto de ler: leve, divertido e romântico. Quero muito ler esse e também O Noivo da Minha Melhor Amiga, que eu quero com a capa original para não ser obrigada a ter com aquela horrenda capa do filme.

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ter uma conotação filosófica e isso é legal, pois é sempre bom quando o livro nos tras muito mais do que palavras secas. Lendo vou descobrir se é verdade e o que ele pode me acrescentar ;)

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro, estou terminando de ler O noivo da Minha melhor amiga, estou adorando a escrita da Emily, espero que a escrita de Presentes da Vida também seja da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  19. Não sou fã desse tipo de romance, mas foi um dos livros que me fez parar para refletir um pouco sobre nossas atitudes egoísta em um mundo tão individualista...

    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  20. Oi..

    Quero muito ler esse livro, pois, adorei o seu endereço e confesso que fiquei com pena da Darcy e ódio da Rachel.. Eu sei que muitas pessoas pensaram o contrário, mas na minha opinião por mais coisas que uma amiga te faça tu nunca deve trair ela.. E se a amiga é tão ruim pq continua essa amizade?? Estou lendo o noivo da minha melhor amiga para poder ler o presentes da vida..

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  21. Reflexivo e sentimental demais para mim...Seu que sou chatinha, mas nem com a história boa e o crescimento da personagem tenho vontade de ler. Passo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  22. Amo livros da Emily, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela, só li algumas resenhas e vi alguns livros...amei a resenha,e estou curiosa para ler:Laços Inseparavéis, Questões do coração e Ame o que é seu e também O Noivo da Minha Melhor Amiga, pra conhecer direito a história de Darcy e Rachel, lindos super romanticos...
    :D

    ResponderExcluir
  23. Eu li o livro e amei. Não há como não gostar de ver o aprendizado de Darcy logo que se grávida e vai morara na Inglaterra com seu amigo Ethan, que a faz crescer como pessoa e deixar de lado a menininha manhosa e petulante que era. O que acontece com Raquel e Dexter, vive acontecendo por essa vida afora. Nenhuma surpresa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.