04/03/2012

Resenha - Harry Potter e A Ordem da Fênix


Nome: A Ordem da Fênix
No Original: The Order of Fenix
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 704
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursley, sua estranhíssima família no mundo dos 'trouxas', ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort. Neste o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.

Quinta resenha da série para o projeto de releitura "Percy & Harry", resenha que deveria ter saído domingo passado, mas não saiu. Esse sempre foi e sempre será o livro mais difícil de reler. As injustiças com Harry e morte do você-sabe-quem-lobo foi de matar. Isso sem citar Umbridge. Ao contrário da maioria eu concordo com Harry. Se as pessoas tivessem o tratado como um rapaz e não uma criança muita coisa teria sido evitada, mas não, tinham que esconder tudo dele. Deu no que deu. Acabei protelando sem saber como começar essa resenha e hoje não posso fugir. Lá vamos nós...

Harry está isolado na casa dos Dursley, sem notícias nenhuma do mundo mágico, nem mesmo de seus melhores amigos. O Profeta Diário não trás nenhuma novidade e nada de interessante acontece. Até que um dia no final da tarde Harry estava enchendo o saco do seu primo Duda e do nada surgiram dois dementadores. Para não morrer e salvar a vida do ingrato do Duda Harry conjura um patrono. Só então as pessoas lembram que Harry está correndo perigo e resolvem contar um pequeno detalhe para ele. "A Ordem da Fênix", uma organização criada por Dumbledore e que combateu Voldemort na primeira vez. Mas é só. Continuam escondendo as coisas dele. Lá na ordem ele conhece vários bruxos novos, revê Lupin e Sirius além de descobrir que o ministério está fazendo de tudo para desacreditar a história dele e de Dumbledore. Como o uso de magia por menores é proibido em casa, Harry recebe uma carta sendo expulso de Hogwarts, afinal o mistério adoraria ferrar ainda mais com ele. Óbvio que Dumbledore interfere e tudo corre bem na audiência. Basicamente o começo é esse.

Após a partida para Hogwarts é que Harry, Rony e Hermione percebem quanto às coisas vão ser ruins. Hagrid ainda não voltou de onde quer que ele tenha ido e o cargo de professor de D.C.A.T. não foi ocupado a tempo sendo então preenchido por um indicado do ministério. Umbridge atormenta a todos, mas piora quando é posta no cargo de alto inquisidora. Nunca tivemos tantas interferências em Hogwarts como nesse livro. Para piorar Harry é sumariamente ignorado sempre que faz perguntas, e Dumbledore se quer olha ele nos olhos. Os sonhos ou visões com Voldemort pioram e ainda somam-se a isso a expulsão do time de quadribol e as aulas de oclumência com Snape. Poxa J.K., o que aconteceu? Acordou com o pé esquerdo e resolveu maltratar o Harry até não poder mais?! Sei que sou a única que concordou com Harry, mas e daí. É verdade. Sirius não teria morrido. Afinal de contas, porque quando as pessoas chegaram ao ministério para ajudar os meninos ninguém foi enfrentar Belatrix junto com Sirius? Vai entender. Pelo menos a cena do Rony na sala dos cérebros foi muito engraçada. Uma pequena descontração no meio de tanta desgraça.

Muita gente reclamou da quantidade de informações, o que por vezes deixou o passar do livro lento, mas é inegável que narração continua ágil e é cada vez mais nítido o talento de juntar tantas peças soltas em uma história única. Toda a trama da profecia foi um pouco desnecessária, visto que desde o começo da série todo mundo percebeu que era Harry o menino que ia destruir de uma vez por todas Voldemort. O fato de ter sobrevivido com uma cicatriz já o marcava para esse destino. Acredito que só as pessoas muito novas não perceberam isso. J.K. pode ter decidido por esse rumo para não deixar "porquês" no final da série. Afinal todo mundo gosta de encher a paciência com pequenezas. "Mas porque Harry?" Sendo assim a trama da profecia não deixa dúvidas quanto à história.

A cada livro que passa a história vai ficando densa. Um sinal de que a história acompanha o amadurecimento dos personagens e que foi muito bem pensada. O livro não investe apenas na trama central como muitas séries fazem quando chega nessa altura. Além de lidar com a tensão da volta de Voldemort, com as críticas ao seu caráter e a morte da única pessoa viva que era sua família, ele também tem que os problemas que surgem estando no meio da adolescência. Não é o melhor livro da série, mas é muito bom. Pelo Harry que temos aqui e pelos outros acontecimentos muitos fãs não gostam nem um pouquinho dele, mas vamos encarar que estão tomando as dores de Harry. O livro não é mau assim.

A edição da Rocco é muito bonita, ao contrário de outros países o nome combinou com a cor. O escrito Harry Potter em prata ficou ótimo. Isso sem levar em conta meu amor por livros grandões. Não encontrei erros em nenhuma das vezes que li. O filme foi bem adaptado como sempre, apesar de a Umbridge ser bem diferente da que eu imaginei. Que roupa rosa era aquela? Imaginei uma megera magra e de roxo. Enfim. Semana que vem tem a sexta resenha. Era para ser hoje a resenha dele, mas tinha trauma de escrever a resenha desse livro e tudo atrasou. Peço desculpas. Até semana que vem!

Harry Potter - J.K. Rowling

18 comentários:

  1. Cara, A Ordem da Fênix é o mais difícil de ler (e reler o que vou fazer em breve rsrs), mas eu considero sim o melhor livro da saga, apesar de eu ter gritado, chorado e xingado a tia Jô com a morte de você-sabe-quem lobo (rsrs). Até hoje eu não me conformo... Mas foi necessário.

    Bjos!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Huuum... eu li uma vez, em português, e a segunda em inglês. E amei as duas, aliás acho que curti mais da segunda vez, já mais madura, lendo no original e pronta pra enfrentar algumas das injustiças de Hogwarts :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu gostei muito desse livro,apesar de não ser o melhor mesmo. Adorei muito o filme, dicou muito bem adaptado. Sua resenha esta ótima, parabéns :)

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  4. De fato, o Harry está num momento muito delicado da vida, e ainda tem que lidar com Voldemort! Eu demorei muito pra ler esse livro, por que lia outros ao mesmo tempo, mas não tenho nada a reclamar quanto a quantidade de informações não.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro realmente é extenso. Também não consigo concordar que esse é o melhor livro da série, já que acho o primeiro esplêndido, e o terceiro também. Concordo com a maioria que você disse ali, mas Harry agiu um pouco que burramente também. Sirius era seu último parente de verdade ainda vivo, e ele devia ter confiado mais nele. Mas o que foi feito não pode ser desfeito.

    ResponderExcluir
  6. A Umbridge pra mim tá perfeita no filme, a J.K a descreve como alguém bem rosa, ao meu ver, cruelmente rosa. Se ela se vestisse de roxo ñ seria tão aterrorizante...Ah, eu tb achei ese livro difícil de ler, mas ñ ruin, apenas mais detalhado, era preciso. Foi um dos que eu li proporcionalmente mais rápido. E sabe o que eu mais odeio nesse livro? Cho Chang. Ela é um saco.

    ResponderExcluir
  7. Este foi o pior livro pra mim, muito parado. Ressalva para a Umbridge, que salvou o livro!

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio esse livro em treze dias. Sempre treze. Leio os outros da série em muito menos tempo, mas "A Ordem da Fênix" realmente tem uma narrativa mais lenta e alguns capítulos meio chatos. O único livro de que gosto menos (levando-se em conta que amo todos e já li várias vezes) é o sexto. Depois que vi o filme, li a livro com mais vigor. O filme encheu a obra da ação que precisava. :)

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Harry Potter, mas infelizmente só tenho o primeiro livro. Já os filmes, assisti todos. E adorei "A Ordem da Fênix". Mas eu sou super suspeita!! rs...

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Até ele eu amei. Mesmo com o Harry chato e mesmo com aquela Umbridge pegando no pe de todo mundo. Achei o final muito bom e achei injusto matarem Sirius. Tão bom personagem e tão pouco usado. O filme foi bom mais ainda prefiro o livro. Ótimaaa resenha e to esperando a do último da série.

    ResponderExcluir
  11. AHH como eu adoro os livros do Harry :3

    ResponderExcluir
  12. eesse foi melhor livro da série ate o filme saiu bacana , :D

    ResponderExcluir
  13. Meu sonho é ter todos os livros do HP, amo de paixão, e acho que esse foi um dos melhores. Ameeeeeei a resenha, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é bom. É ótimo. Mas quase fez eu ficar doente. Eu chorei. Chorei. E chorei. É muito bom, mas também é muito triste...Sério, eu quase tive um ataque no final do livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Dá até dó ler esse livro, pq mesmo que com o tempo a trama vai ser tornando mais madura, mais ação, logo vc sabe que chegam os ultimos livros.
    Com certeza, esse é o livro mais angustiante de todos, o Harry passando por toda conturbação da adolescencia, nao é facil, ainda mais com toda essa perseguição e pressão em cima dele. Mas é legal ver como ele evolui e cresce, como a dor muda ele.

    ResponderExcluir
  16. Como disse em outra resenha, eu apenas assisti a todos os filmes. Dos livros, tenho apenas Harry Potter - o Prisioneiro de Azkaban.

    ResponderExcluir
  17. O quinto livro da serie foi o que demorei mas tempo pra ler, pois eu fiquei com muita raiva das injustiças que aconteciam, de Umbrigde e de várias outras coisas, tive que parar para respirar várias vezes, mas como sempre J.K. Rowling consegue me deixar preza em seus livros e com este não foi diferente.
    Posso falar que chorei como uma manteiga nesse livro, meu querido Sirius se foi! O negócio da profecia e tudo aquilo, acho que foi só pra confirmar o que eu já sabia.
    Tudo bem admito que este não seja nem de longe meu livro preferido da saga, acho que talvez por causa de Harry, porém é mais um livro perfeito de J.K *-*

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler ontem estou adorando muito,detalhes são necessários para mim,e é o que me surpreende nos livros.Harry Potter

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.